Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Neide
Noiva Experiente Setembro 2020 Ourém

Documentos: Por onde começar?

Neide, a 27 de Setembro de 2019 às 13:16 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 11

Hello brides como estão as minhas meninas?

Por aqui tudo na mesma sem grandes avanços mas com muitas duvidas.

Por onde começar a tratar de Documentos?

Com que antecedência ?

Estamos a pouco menos de 1 ano e não sei do que tratar primeiroSmiley sad

Casamento religioso.. Por onde começar?


Ai meninas partilhem as vossas experiências por favorSmiley smile

Beijinhos a todas

11 respostas

Última atividade por Vânia, a 27 de Setembro de 2019 às 18:23
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Patrícia, as declarações de baptismo tem mesmo que ser pedidas nas paróquias onde o mesmo foi feito. O máximo que podem fazer é tentar ligar para a paróquia em questão e ver se é possível enviarem o papel pelo correio. Caso contrário, tem mesmo que se deslocar até lá.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Neide! Deixo-te aqui os meus dois debates sobre o tema Processo Religioso: a Agenda Obrigatória para Noivas em Preparação! https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/processo-religioso-a-agenda-obrigatoria-para-noivas-em-preparacao--t214687


    Trâmites para Cerimónia Religiosa https://comunidade.casamentos.pt/forum/tramites-para-cerimonia-religiosa--t203865 bjs

    • Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Novembro 2019 Portimão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ate' onde sei, tem de se pedir ao sitio de batismo. Eu fui batizada na Figueira da Foz, e fiz o crisma em Portimao, onde vou casar, e os meus pais tiveram de ir pedir o certificado 'a paroquia da Figueira da Foz, que e' onde esta' o registo/assento do meu batismo, em formato papel, assinado pelo padre, etc. O padre que nos vai casar disse que o processo era sempre assim nos casos em que se casa fora da paroquia de batismo, porque nesses casos eles ja' tem toda a documentacao nos archivos locais.

    Falem com o padre que vos vai casar. Se ele disser que tem de ir as paroquia de batismo, tentem experimentar ligar para a paroquia de Viseu, ou mandar email caso tenham, e com sorte mandam-vos isso por correio. Mas vejam bem, porque como sao dados privados e nao estao abertos ao publico, eles podem-vos pedir alguma prova de que efectivamente sao voces, e por telefone 'e quase impossivel. Ou se tem alguem em Viseu, a que possam passar uma procuracao em como autorizam essa pessoa a pedir o certificado em vosso nome.

    • Responder
  • Teresa
    Noiva Curiosa Dezembro 2019 Valongo
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá!! O casamento religioso também trata dos papeis legais contudo só a 6 meses de antecedência. Nós fizémos uma pré-marcação e a 6 meses da data voltamos lá.

    Espero ter ajudado... entretanto o resto das coisas podes ir começando a tratar devagarinho Smiley love Smiley kiss

    • Responder
  • Patrícia Lopes
    Super Noiva Agosto 2021 Palmela
    Patrícia Lopes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Peço desculpa a intromissão no tópico mas como tenho as mesmas dúvidas vou aproveitar 😊
    tanto eu como o meu noivo residimos no distrito de Setúbal mas ele é de Viseu e eu de Mirandela... fomos batizados lá em bebés. Eu fiz o meu crisma já cá em baixo. Neste caso eu poderei pedir aqui ou terei na mesma de pedir onde fui batizada? E não há outra forma dele pedir sem ter de se deslocar a um sítio que já não lhe diz nada praticamente desde criança?!?! 😔
    Obrigada desde já
    • Responder
  • Neide
    Noiva Experiente Setembro 2020 Ourém
    Neide ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Smiley heart obrigada Smiley smile


    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Neide ! Aconselho a ires falar com o padre. O processo no civil só podes abrir com 6 meses de antecedência, para esse tens de levar o teu cartão do cidadão e o do noivo e estarem ambos presentes. Vais pedir o certificado para casamento católico.

    Para a igreja, certidão de batismo ou paróquia e data do batismo. Depois tens de levar o certificado de casamento católico ao padre e há igreja que pedem CPM
    • Responder
  • Neide
    Noiva Experiente Setembro 2020 Ourém
    Neide ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Joana Smiley smile

    • Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Novembro 2019 Portimão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que a Vania disse tudo Smiley smile Para abrires o processo religioso, tem de levar os vossos certificados de batismo ( e crisma, caso tenham), que tem de ser emitidos na paroquia onde foram batizados. Esses certificados tem uma duracao de 6 meses, entao convem serem pedidos de maneira a que a data do casamento calhe dentro desses 6 meses. Se nao calhar, terao de ir pedir outra vez. Ah, e nao precisam de la ir voces pedir. No meu caso, a minha mae foi a minha paroquia pedir, e foi passado na hora.

    • Responder
  • Neide
    Noiva Experiente Setembro 2020 Ourém
    Neide ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Smiley heart obrigada pelo esclarecimento Smiley smile

    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Neide, quer no casamento civil, quer no religioso os processos só podem ser abertos com 6 meses de antecedência porque é a validade dos documentos necessários.
    Por agora o que te recomendo a fazer é caso cases pela igreja ir falar com o padre e ver com ele quais os documentos que precisam. Podes também ver se o padre te exige CPM e onde fazer. Se casares pelo civil basicamente só tens que esperar até aos 6 meses para depois ires abrir o processo. Não te esqueças é que mesmo casando pela igreja também deves iniciar o processo civil no registo que irá ser adicionado posteriormente ao processo religioso.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração