Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Alexandra
Noiva Constante Julho 2020 Sintra

Documentação Igreja e Civil

Alexandra, a 29 de Agosto de 2019 às 19:09 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 10
Olá a todas! Bom esta é uma dúvida que tenho! Já a andei aqui a vasculhar mas nao tenho a certeza, e pelo que percebi ja mudou muita coisa.

Casar pela igreja e pelo civil?
1. Que documentos precisamos para o Civil? Os da igreja ja me avisaram porque tenho fácil ligação a malta que trata disso na igreja
2. €€? Para a igreja ha um documento que custa 120€ e tem validade de 6 meses por isso so posso pedir em janeiro/fevereiro.
3. Qd casamos pela igreja hoje em dia tambem se assina lá os papeis do civil ou temos q ir 'antes' casar ao civil?

Desculpem as perguntas chatas!

10 respostas

Última atividade por Ana Afonso, a 31 de Agosto de 2019 às 00:03
  • Ana Afonso
    Noiva Ativa Outubro 2019 Sintra
    Ana Afonso ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É simples!!!!
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Constante Julho 2020 Sintra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olaaaa 😍 sim senhora! A malta é uma querida! Vou investigar 😘
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Xana!

    Tou a ver que já te ajudaram ehehe, precisas de ajuda com mais alguma coisa? Smiley heart

    E olha, já pensaste nas cores para o teu casamento? Porque não dar um toque de cor ao teu look de noiva, por exemplo? Espreita as nossas inspirações aqui e escolhe a tua favorita>> https://comunidade.casamentos.pt/forum/2-vestidos-2-cores-qual-escolhes--t217575

    Beijinhos querida!

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Constante Julho 2020 Sintra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado Catarina!! Realmente é mais facil do que estava a pensar!
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Constante Julho 2020 Sintra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigadooo! Vou dar uma vista de olhos!!
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Constante Julho 2020 Sintra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado!!! É q eu ja estava a ver mil papeis e tudo mais 😂😂
    • Responder
  • Ana Afonso
    Noiva Ativa Outubro 2019 Sintra
    Ana Afonso ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Alexandra, eu também estava super confusa e afinal acabou por ser muito simples. Partilho como foi comigo:
    Primeiro vais a igreja e tens uma série de papéis para preencher, com os teus dados, dados do noivo, padrinhos, consentimento para tratamento dos dados. Deram.me logo a data do CPM e o local, assim como os documentos que precisava entregar (dados do pároco - o nosso não é o pároco da paróquia -, certidões de nascimento, certificado para o casamento, a pedir no registo civil e fotocopias dos nossos CC e dos CC dos padrinhos)
    Pedimos as certidões online, mas não precisas (até fica mais caro!). Basta ires a conservatória pedir o certificado para o casamento na igreja, assinas os papéis que te derem e pagas os tais 120€. Passado uns dias voltas a buscar o certificado. Este só tem validade de 6 meses
    Quando tiveres tudo (não esquecer o certificado do CPM também) é só entregar na igreja e pronto, eles tratam do resto!

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Alexandra. Deixo-te dois debates meus sobre o assunto! Bjs

    Processo Religioso: a Agenda Obrigatória para Noivas em Preparação! https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/processo-religioso-a-agenda-obrigatoria-para-noivas-em-preparacao--t214687


    Trâmites para Cerimónia Religiosa https://comunidade.casamentos.pt/forum/tramites-para-cerimonia-religiosa--t203865

    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Xana, simples. Podes ir a qualquer conservatória do registo civil (não precisas de ir a Sintra ou Lisboa) pedir o certificado para casamento católico com o teu Cc e do David (tens de ir com ele) e se escolheres o regime normal é os 120€. Depende acho que também se queres adoptar o nome do David (mas não tenho a certeza porque não vou ficar com o nome do Bruno). só podes pedir isto 6 meses antes.

    Respondendo há última pergunta, no dia que casares na igreja casas pelo civil, porque a igreja católica tem esse poder.

    Tens de abrir o processo católico na igreja do Algueirão porque é a tua paróquia (independente de casares lá ou não), tens de levar certidão de batismo tua e do David (isto se não tiverem sido batizados lá) ou então se souberem datas e igrejas chega (pelo menos com o Bruno chegou) anda em cima deles porque a nós demoraram imenso tempo, mas isso é fácil para ti. Depois CPM (acredito que vocês vão fazer porque estão aí e acho uma mais valia - apesar de não ter feito) e depois disto tudo têm de ir ter um diálogo com o diácono (São umas perguntas) depois o processo segue todo para o patriarcado e lá vem luz verde. Se casares no Algueirão fica logo lá se não, tens de ir lá buscar e levar para a igreja onde vão casar. Quanto a valores eu sei que paguei 82€ por tudo na igreja.

    Qualquer coisa manda mensagem.

    Beijinho ❤️
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Alexandra. Para o civil só precisas do cartão de cidadão dos dois. Esse documento que falas, que pode custar os 120€ ou mais consoante o regime que escolhem, é tecnicamente o teu papel de casamento do civil. No dia do casamento, na igreja, assinas o livro da igreja e é só. Não precisas ir assinar nada no civil porque já abriste o processo antes, a não ser que não queiras o dia do casamento a civil no mesmo dia que o casamento religioso.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração