COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Catarina
Noiva Ativa Setembro 2017 Maia

Diocese paga-se???

Catarina, a 28 de Julho de 2017 às 12:38 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 15
Guardado Guardar
Responder
Ola meninas! Hoje escrevo porque tenho uma dúvida bastante grande... como diz o título deste post: a diocese paga se???Nós somos residentes no estrangeiro mas vamos casar em Portugal. A igreja não nos deixou fazer os papéis em Portugal então tivemos que fazer na paróquia da residência onde moramos no estrangeiro. Uma vez o dossier terminado foi enviado para a diocese qu por sua vez enviou para a igreja onde se vai realizar a cerimónia. Como não estávamos lá ligaram para o meu cunhado a dizer que faltavam papéis. Nomeadamente um papel da diocese do Porto. Ao que o meu cunhado foi a diocese solicita lo e lhe pedir 75€ de pagamento por esse papel !!! Alguém já casado ou que já tenha terminado a parte burocrática que me possa esclarecer por favor???
Desde já muito obrigada

15 respostas

• Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Já o fiz ao que me disseram que não passavam recebi para serviços da igreja. Talvez algumas igrejas funcionem diferente umas das outras. Já pessoas que se casaram antes queixam se do mesmo e não tiveram recibos mesmo pedindo. Quanto às tabelas não acho que existam sinceramente porque senão caso contrário os preços para serviços idênticos não variavam de preço. Isto falo na mesma igreja em que eu paguei 150€ para a celebração do meu casamento e outra pessoa pagou bem mais e é da mesma freguesia que eu.
    • Responder
  • Silvia
    Noiva Constante Outubro 2017 Braga (Concelho)
    Silvia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Como deves imaginar esses notários e tabelas estão nos serviços centrais da igreja (espaço físico como o registo civil) e não nas igrejas e se não tens recibo desse serviço deves exigi-lo.
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada minha querida! como é a primeira vez que caso e duas amigas minhas casaram e nao pagaram nada na diocese pareceu estranho, ate porque como nao consegui ir em pessoa trata-los nao pude perguntar o porquê.

• Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Pois... mas na diocese do porto não existem tabelas! quanto aos notarios da igreja pelo menos nas 3 que eu frequento nao têm tabelas e não dão recibos nem por pedidos como dão nos notários do civil!

• Responder
  • Daniela
    Noiva Constante Maio 2017 Maia
    Daniela ·
    • Denunciar

Eu casei na Sé do Porto e a organização do processo na nossa freguesia foram só 10€ mas depois a licença de casamento que nos passaram nos Paço do Porto para depois levamos para a Sé foi 100€.

• Responder
  • Silvia
    Noiva Constante Outubro 2017 Braga (Concelho)
    Silvia ·
    • Denunciar
    A igreja tem notarios tal como o civil pelo que é normal que se tenha que pagar pelos papeis. Quanto nadao ser tabelado na Diocese isso nao é verdade porque eu conheco a notaria e o chanceler da minha Diocese e existe uma tabela. Quanto as paroquias nao posso afirmar nada.
    • Responder
  • Liliane
    Noiva Ativa Setembro 2017 Coimbra (Concelho)
    Liliane ·
    • Denunciar
    Nos já pagamos cerca de 100€ para os processos na igreja.
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Sim ao menos isso!
    Sim... nem eu sabia que se pagava ou que era assim tanto por um papel... já me disseram e em partem têm razão... muitos católicos optam por não se casarem pela igreja só pelo dinheiro que se gasta em papéis... fica mais dispendioso que o civil...
    Beijinhos
    • Responder
  • Anitah
    Noiva Constante Setembro 2017 Porto (Concelho)
    Anitah ·
    • Denunciar

Eu tive de ir pedir autorização ao bispo do porto e la paguei 47.50€ do casamento + 15€ do baptismo para o meu filho

fora o que paguei na igreja da minha freguesia para trocar para outra igreja

• Responder
  • Ana Gomes
    Noiva Ativa Agosto 2017 Abrantes
    Ana Gomes ·
    • Denunciar
    Eu sei que vou ter que pagar qualquer coisa na paróquia onde tratei de todo o processo. Aquilo que disseram é que seria à volta de 40 euros, sendo que 20 seriam para pagar os certificados de baptismo de cada um de nós. Os outros 20, para te ser sincera não me lembro para o que era... Mas admito que cada paróquia/diocese tenha as suas regras.
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    Tudo depende de Paróquia, para Paróquia... Há umas que levam dinheiro, outras que não levam. Umas têm preços estipulados, noutras, tu dás o que quiseres, como donativo. Não é certo! Mas, nas dioceses, por norma, tudo se paga. Só que, como a noivinha Sara disse, os valores não são tabelados, ou seja, cada um pratica os que quer! Daí variarem tanto e haver tanta disparidade no que a esse assunto diz respeito...
    • Responder
  • Sara
    Super Noiva Setembro 2017 Tavira
    Sara ·
    • Denunciar
    Tudo se paga. E no caso da Igreja os valores não são tabelados pelo que cada um pede um valor.
    • Responder
  • M
    Top das Noivas Agosto 2013 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar

Olá querida Smiley heart

Tudo bem? Paga-se, mas pensava que o preço não era tão elevado Smiley amazing

Mas pelo menos já tens esse assunto resolvido.

Beijinhos e bom fim de semana Smiley smile

• Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Eu fiquei espantada porque nunca ninguém me disse que teria que pagar na diocese! Mesmo quando marcamos casamento na igreja o padre não nos falou em mais nada. Nem sequer que teríamos que ir a diocese tratar de mais papéis! E uma vez que não fui eu a tratar desta parte do processo não pude tirar dúvidas... provavelmente é normal mas como nunca ninguém me disse nada pensei que fosse por eu estar no estrangeiro ou assim Muito obrigada na mesma querida!
    • Responder
  • Sara
    Noiva Master Setembro 2017 Espinho
    Sara ·
    • Denunciar
    Disseram-me que sim mas nao me disseram valores querida... Nao te consigo ajudar muito desculpa. Mas com certeza que alguém te ira esclarecer Smiley winking
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados