Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Vera
Noiva Constante Setembro 2019 Sintra

Dilema... Flores e folhas no bolo de casamento

Vera, a 18 de Agosto de 2019 às 17:20 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 16
Olá meninas como estão?
Por aqui por estes lados, nem eu era eu mesma sem não me tivesse de continuar a aparecer dilemas e obstáculos pelo caminho. Desta vez é acerca do bolo de Casamento. O senhor da Quinta pediu que lhe arranjassemos flores e verdura de acordo com a nossa decoração para colocar no bolo de modo a que este se envolvesse com o tema e ambiente daquele dia. Pois bem, lá fomos nós até à florista que me irá fazer o ramo e os centro de mesa. Quando lhe pedi que me arranjasse a verdura e as flores a mesma recusou se a vender-las dizendo ser proibido a utilização de plantas em decoração de bolos.... Vejo tantas fotografias de bolos de outros casamentos que usam flores e plantas e não entendo o porquê desta recusa, é normal? Terei de mudar completamente o aspecto exterior do bolo para aquele 3?

16 respostas

Última atividade por Vera, a 19 de Agosto de 2019 às 13:28
  • Vera
    Noiva Constante Setembro 2019 Sintra
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada a todas vós pelos conselhos e ajudas dadas. Como não quero prejudicar ninguém de forma alguma, decidi então tentar encontrar outra decoração que se pudesse enquadrar no nosso tema e ambiente, e como tal vamos pedir ao senhor da Quinta para que o bolo seja ornamentado em seu redor por paus de canela com uma fita verde acetinada como que prendendo os paus, depois iremos pedir tipo uma cascata de frutos silvestres ou colocar Flores artificiais. Fico assim mais descansada e quero acreditar que ficará igualmente bonito e a coincidir com o tema 😊❤️ beijinhos grandes para todas vós 😘😘😘
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Setembro 2019 Oliveira de Azeméis
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá vera tens duas opções, no meu ponto de vista. Ou optas pelas flores/ramagens de açúcar e hoje em dia ficam lindas mesmo e dependendo da confeitaria ficam com uma semelhança às verdadeiras inacreditáveis ahah. Depois tens em alguns supermercados à venda flores comestíveis mesmo ou até em mercado municipal que são lindas também coloridas e são mesmo comestíveis. Tens ainda a opção de deixar o bolo mais clean e apostas nas ramagens e folhagens na decoração da mesa. 😊 beijinhos 😘
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Constante Julho 2019 Castro Daire
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não arranjei, foram eles na pastelaria. Eu só as vi na hora do corte do bolo.

    Há flores comestíveis, mas não é muito habitual haver nas floristas, e ficarias muito limitada ao tipo de flor, que poderia não ter nada haver com o resto da decoração.

    • Responder
  • Vera
    Noiva Constante Setembro 2019 Sintra
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim Virgínia, não quero em modo algum prejudicar ninguém. Só queria saber se realmente as coisas eram assim como nós falaram. Realmente o teu bolo ficou lindo, as flores parecem verdadeiras vistas "daqui", onde as arranjaste?
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Constante Julho 2019 Castro Daire
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sim é normal, é mesmo proibido colocar flores naturais nos bolos, porque a maioria delas largam uma seiva que pode causar intoxicação aos convidados, eu não arriscaria. Com certeza não vais querer mandar pessoas para o hospital por causa de um capricho. Pensa em outras soluções, pasta de açúcar ou flores artificiais. Na pastelaria disseram-me que não punham flores naturais e eu deixei ao critério deles, nem me preocupei mais com isso. Eles trabalham com isso todos os dias, sabem do que falam, devemos confiar nos profissionais.

    As minhas eram artificiais e o bolo ficou lindíssimo na mesma.

    Flores do boloDilema... Flores e folhas no bolo de casamento 1Mesa do boloDilema... Flores e folhas no bolo de casamento 2



    • Responder
  • Carla
    Noiva VIP Setembro 2019 Lisboa (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vera, eu não acho isso normal... 🤔
    • Responder
  • Susana
    Noiva Experiente Setembro 2019 Póvoa de Varzim
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, eu vou ter flores e eucalipto no meu bolo. No princípio até falei com a florista porque pensei que eu é que tinha de arranjar e ela falou que sim na boa, mas agora que já falamos com a pastelaria eles disseram que é com a quinta, eles é que vão colocar as flores lá. Mas não há problema nenhum! Na tua quinta não colocam? Esclarece bem isso. Beijinhos
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na minha opinião esse não é um problema da florista. Não tem que dizer que não vende. Tu é que sabes se queres colocar ou não :/
    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vera tal como a PAtricia referiu podes pedir ao decorador para revestir o caule das flores com papel aderente.
    O meu bolo estava decorado com flores naturais e tinha esse revestimento, além disso quando o mesmo foi servido aos convidados, não tinha as flores - eles tiveram o cuidado de retirar e não as servir aos convidados.
    • Responder
  • Suely
    Noiva VIP Setembro 2019 Rio Maior
    Suely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Vera é exactamente como a Milhinha te disse, isto foi das primeiras coisas que a senhora que vai fazer o nosso bolo nos alertou, ela faz tudo com massa de açúcar exactamente por causa desta proibição. E no fundo faz sentido, cada vez mais usam-se mais pesticidas e é sempre o risco para a nossa saúde e claro de todos os convidados.

    Sei que alguns pasteleiros ainda o fazem, mas penso que é um risco que não vale a pena correr.

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vera. Os meus sogros têm uma padaria e é verdade o que te disse a florista. Desde a ASAE que também proibiu favas e brindes no bolo rei e colheres de pau na confecção de alimentos que é proibido colocar material não comestível nos bolos. Há quem não observe essa regra. Quem faz bolos profissionalmente deve fazer os seus adornos com massa de açúcar comestíveis e tintas comestíveis também. Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vera. Vou-te relatar o meu caso. Eu contratei uma pessoa para fazer o meu bolo mas pedi ao rapaz que me ajudou com toda a organização do espaço do copo de água para decorar o bolo. As flores naturais que ele usou foram iguais às usadas para decorar o espaço. Quando a moça que fez o bolo foi lá levar ela explicou a ele para ter cuidado ao colocar as flores naturais no bolo visto que pode alterar o sabor do mesmo. O que ele fez foi revestir o caule das flores com película aderente para que o caule não entrasse em contacto directamente com o bolo. Como a Maria também já referiu, existem flores comestíveis por isso a florista não venha dizer que isso é proibido pois não é. Ela apenas não te quer vender as flores pois não é ela que irá decorar o bolo. Podes sempre ir a outra florista e pedir essas mesmas flores.
    • Responder
  • Vanessa
    Noivo Experiente Junho 2018 Viseu (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Apesar de se ver bastante é verdade que é proibido e na eventualidade de haver alguma inspeção poderá resultar em multa. Eu percebo o lado da florista em não querer estar envolvido nesse potencial problema. Pelo que me foi explicado é proibido pois as flores são esperadas no bolo, ou seja, ficam em contacto com o bolo e este pode ficar contaminando. Eu tive flores no meu bolo apesar de saber que é proibido mas assumi a responsabilidade. Na minha opinião essa regra de não se puder colocar flores no bolo é exagerada. No entanto, na minha opinião, temos que respeitar o trabalho dos nossos fornecedores e respeitar o facto de eles querem respeitar as regras.
    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas porque ela diz que são tóxicas? O que significa para ela serem tóxicas?
    Tóxicas porque as flores não se comem?
    Tóxicas porque usam produtos tóxicos?
    Existem flores comestíveis, nomeadamente as rosas, que se usa para fazer chá, bolos etc. Se forem tóxicas por usarem produtos tóxicos, até que ponto isso também é possível? Visto que então as flores largariam toxicas ao ambiente onde estão e até ela mesma teria problemas de saúde, por ali estar horas e horas.
    Acho que deverias perguntar noutras floristas, porque nunca ouvi tal coisa de que era proibido usar flores na comida, o que não é. Caso assim, não seria possível em lado nenhum haver flores na comida.


    Acho mesmo muito estranha essa nega da florista e essa história. Tenta pedir uma segunda ou terceira opinião numa florista e até falar com a quinta sobre isso, se assim for eles e o pasteleiro saberão melhor.

    • Responder
  • Vera
    Noiva Constante Setembro 2019 Sintra
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu como por vezes sou um tanto ingénua e "lerda" fiquei sem perceber. Ela diz que é proibido, que se lá for a inspecção irá multar não só a Quinta, como os noivos e a florista que forneceu as flores, além de que diz que as flores que se vendem nas floristas são todas elas tóxicas não podendo assim estar em contacto com alimento nenhum podendo provocar um problema de saúde a algum dos convidados
    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Proibido porquê?
    Há flores, como as pétalas de rosa que são comestíveis, a florista é louca looool
    O meu bolo será decorado com flores iguais ás que vou usar na decoração também.
    Ela não quis foi vender as flores para serem usadas em decorações que não será ela a fazer, ou seja, porque o pasteleiro ia usar fotos como sendo da sua autoria e as flores são dela. E ela deve ter ficado chateada por causa disso e recusou. É o único motivo para ter negado. Porque proibido não é. Quantos restaurantes não usam flores para decorar pratos e sobremesas? Se fosse proibido, as inspecções não deixariam.

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração