Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Patricia
Noiva VIP Julho 2024 Porto (Concelho)

Dicas para responderem Não a um fornecedor 😳

Patricia, a 19 de Fevereiro de 2020 às 12:40 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 22

Olá noivinhas! 👰

Ora bem, após uma breve pesquisa pouco ou nada vi sobre este assunto e que penso que toca a todas as noivinhas na hora de andarmos a apertar o orçamento e seleccionar um único fornecedor para o nosso casamento. E por isso venho deixar algumas dicas que penso que poderão ajudar algumas noivinhas a dizerem NÃO a um fornecedor.

Vamos por etapas...


Estamos à procura de um fornecedor para o nosso casamento e dá-mos conta que pedimos (exemplo) 10 pedidos de orçamentos. Acho que em toda via toda a gente sabe que desses 10 apenas 1 iremos escolher, certo? Os motivos podem ser muitos; preço, qualidade, flexibilidade, empatia...e a lista continua. Mas penso que o ponto focal é mesmo o preço/qualidade que toda a gente procura, certo?

Imaginemos que apenas 7 respondem ao vosso pedido e vocês analisam nos dias seguintes e juntamente com o noivinho decidem que o fornecedor X é o tal. Vocês automaticamente irão voltar a entrar em contacto para salientar todos os pormenores. E agora pergunto-vos e os restantes 6? Então????

Nós com a euforia da organização esquecemos que após tantos pedidos de orçamentos há pessoas e profissionais a aguardar a vossa resposta, e por vezes, sim... por vezes há quem fique na esperança que serão vossos fornecedores e esperam e até fazem um pré-reserva interna para vocês.

No meu ponto de vista seja qual for o motivo que não nos deixa avançar com aquele fornecedor, eu pelo menos, sinto um pouco na "obrigação" de agradecer o tempo dispensado pela resposta e orçamento fornecido e que irei analisar.

Esta é a minha primeira mensagem que envio após o recebimento de informações, orçamentos, etc de um fornecedor.


Mas e se não for o tal?? 😌

Se não for o tal devemos ser o mais sinceras possíveis!
Agradecer uma vez mais pelo tempo dispensado e informações fornecidas mas.... ( porque encontrei um fornecedor mais compatível com o nosso orçamento; - esta é decerto a melhor resposta que devemos dar ou se acharem por bem outros: - agradecer a amabilidade mas não estão interessado. - ou a mentirinha subtil que às vezes cometemos: terei a oferta de X para o nosso casamento e por isso agradecemos a vossa disponibilidade mas não precisaremos dos vossos serviços. )

Ora bem meninas ao final ao cabo o dizer NÃO, custa mas acreditem que a sinceridade não custa e acreditem que devemos agradecer a todos os fornecedores que perdem tempo a nos responder e que tanto precisam como nós. Por isso a minha dica é não se esqueçam que os fornecedores são pessoas e quem sabe noivos que podem estar na nossa pele Smiley kiss


Sei que não é novidade mas acreditem eu como EX fornecedora de outro ramo adorei receber o feedback não e com um agradecimento pois sabia que aquela pessoa valorizou todos os pontos que referi anteriormente.


Agora confessem-me aqui: vocês respondem a todos ou não? 😍 😘





22 respostas

Última atividade por Patricia, a 24 de Fevereiro de 2020 às 12:31
  • Patricia
    Noiva VIP Julho 2024 Porto (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ora nem mais, há que ver as duas faces da moeda. O obrigado é tão mágico 🥰
    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo debate, Patrícia! É importante nunca esquecermos que alguém está a fazer o seu trabalho e um simples "obrigado" pode fazer toda a diferença. Para quem trabalha e para quem procura o serviço 😉

    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Smiley smile nalguns casos respondi, noutros não 🙈 mas também não gosto quando são chatos porque, lá está, todos sabem que pedimos mil orçamentos para ficarmos com um 🤷‍♀️
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Junho 2021 Santa Maria da Feira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Patrícia!

    Confesso que não pedi muitos orçamentos a fornecedores, pois já tinha em mente qual a maioria dos fornecedores que queria para o casamento. Contudo, a todos os que não contratei, agradeci a disponibilidade e dei resposta.

    Também trabalho e não gosto quando me pedem um orçamento e depois não dizem nada.

    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patrícia ! Tentei reponder a todos os que foram rápidos e simpáticos comigo, aos que não foram e nem me responderam, infelizmente não levaram resposta.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No início respondia a todos. Agora tenho estado mais desleixada. Mas vou tentar responder a todos ainda! Bjs
    • Responder
  • Patricia
    Noiva VIP Julho 2024 Porto (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, é verdade... eu bem que tentei ver se alguém já tinha tocado neste assunto e resolvi abri este debate que claro para muita gente é estranho. Mas a mensagem inicial é mesmo termos consideração para com o outro Smiley shame
    Eu a nível de fotografo ando a ter alguns problemas porque talvez ele queira mesmo forçar a data connosco mas ando a ver outras opções mais em conta para nós logo não podemos dar ainda a certeza e sinceramente tenho tempo no que toca a isso Smiley laugh

    Mas fizeram bem, aliás toda a gente devia fazer o mesmo Smiley smile

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patrícia. Faço sempre questão de dar feedback ainda que não justifique o motivo. Digo apenas que optamos por outro fornecedor e parabenizo pelo serviço prestado, desejando sucesso. Acho mesmo muito importante e da mesma forma que nós gostamos de receber resposta, é igualmente importante que os fornecedores também a recebam. Óptimo debate 😊
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patrícia. Realmente tocaste num ponto bastante importante. A verdade é que nem todas as pessoas se dão ao trabalho de responder mesmo quando a resposta é menos positiva. Eu tentei sempre responder a todos. Talvez me tenha esquecido de alguém mas não foi com má intenção. No fundo acho que nos dias que correm os fornecedores estão habituados a ouvir que os noivos escolheram outros mas cabe aos noivos passar mesmo essa mensagem.
    • Responder
  • Carolina
    Super Noiva Junho 2022 Pico
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bem! Super util! Realmente falam pouco disso. Eu pessoalmente respondo sempe. Seja pela positiva ou pela negativa e normalmente quando é pela negativa agradeço por toda a atenção dispensada mas que acabamos por escolher outro fornecedor que sw adequa mais ao que pretendemos.
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patrícia, excelente debate 🙂. Eu tentei responder a todos, no entanto sei que falhei a alguns. Mais aqueles fornecedores que demoraram meses a responder e tive outros que foram para o spam do email. O mínimo que podemos fazer é agradecer aos fornecedores pelo tempo dispensado, pois mandar orçamentos também é trabalho.
    Beijinhos 😘😘
    • Responder
  • Jorge
    Noivo VIP Agosto 2021 Seixal
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Patricia,

    Boa Tarde.

    Que debate tão importante e que, se calhar, nunca ninguem tem coragem de falar.

    No nosso caso, agradecemos a todos os Fornecedores a quem pedimos informações e orçamentos.

    Inclusive, quando escolhemos o Fotografo, inicialmente optamos por uma pessoa. . . Já estava praticamente tudo combinado, quando um outro a quem tínhamos pedido orçamento também, nos deu um serviço com mais opções e a um preço mais acessível (e tínhamos boas referências, coisa que não tínhamos nenhum feedback em relação ao primeiro). Acabamos por ter de voltar a contactar o primeiro e dizer que não, que afinal já nao íamos avançar e que agradecíamos toda a disponibilidade que nos foi dispensada.

    Pelo que me pareceu o Senhor não levou a mal, muito pelo contrario. . . Desejou-nos Felicidades e se precisássemos de alguma coisa para o contactar. Smiley smile

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É verdade mas eu considero que é algo para mim devia ter tido mais cuidado😔 mas já passou não volta a acontecer!😉
    • Responder
  • Patricia
    Noiva VIP Julho 2024 Porto (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, os esquecimentos acontecem mas acho que a maquilhadora devia ver esse lado porque ao menos desculpaste-te. No entanto quando as provas são espaçadas deve o profissional enviar mensagem no dia anterior só para relembrar, eu pelo menos peço que assim seja porque eu também sou despaçarada. Mas espero que tenha corrido tudo pelo melhor, ao final ao cabo somos humanos e quem nunca errou ou se esqueceu de algo? Smiley laugh
    Um beijinho muito grande Smiley kiss

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patrícia. Respondi a todos só cometi uma gafe por puro esquecimento e fiquei muito envergonhada..na altura de reservar maquilhadora tinha-me esquecido que tinha duas provas e fui a uma e esqueci-me da outra, logo a maquilhadora veio -me dizer que estava sem efeito..eu senti-me deveras constrangida por ter esquecido. Conclusão passei sem querer por mal educada..o que fiz ? Pedi imensas desculpas e expliquei o sucedido. Disse sempre que não estava interessada com educação. Essa da maquilhadora foi mesmo por ter sido despaçarada e por não ter marcado decentemente a hora na minha agenda..isso é muito importante para não surgirem situações como a minha
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muitos parabéns pelo excelente debate Patrícia 😍

    Por cá, fruto da minha profissão (Responsável de Compras) dizer Não é algo que faço habitualmente e por isso não é difícil para mim dizê-lo.

    No entanto, no meio dos preparativos é normal às vezes abrirmos mensagens e esquecermo-nos de responder depois por estar lida, e isso aconteceu connosco. Mas sempre que possível tentei evitar que acontecesse e responder e agradecer a todos pelo tempo disponibilizado 😘

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Patricia!

    Dizer que não é sempre complicado, mas mais complicado deve ser ouvir x)

    Eu tentei responder a todas as pessoas que me deram orçamento, no entanto, houve pessoas que demoraram meses a responder e ja tinha tomado a decisão.

    Não vou precisar a 100% que respondi a todos, porque pedi muitos.. foi estilo:

    mas agradeci o fato de me terem respondido, e o tempo perdido, mas no entanto, optei por outra escolha.
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patrícia.
    Parece-me um debate super interessante. Há algumas de nós (eu incluída) que nos esquecemos de o fazer. Alguns não fiz logo, fiz mais tarde, mas fiz. Porque com a "euforia" da escolha, erradamente me esquecia de dizer não.
    Super úteis as tuas dicas 😘
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    *a todos os fornecedores contactados
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Sim, naturalmente que dei uma resposta a todos os fornecedores contratados, nem faria sentido de outra forma. Sinceramente nunca me ocorreu que houvesse quem não o fizesse. Acho um pouco grosseiro, sinceramente. Espero que o teu debate alerte essas noivinhas que o fazem 😊
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Eu respondi a todos sem problemas nenhuns.
    Nem me foi difícil dizer que não.
    Acho que os fornecedores estão mais do qie habituados a este tipo de respostas até porque existem demasiadas opções hoje em dia e alguém tem que ficar para trás seja por motivos de orçamento ou por não se encaixarem mesmo no nosso perfil comonoivos e no que queremos para o nosso dia 😁
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, tento dar uma resposta a todos até porque não contactei muitos fornecedores. O que digo é que encontrei outro que se adequa mais às nossas necessidades.

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração