Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Isabel
Porto (Concelho)

Dicas para criarem o vosso missal de casamento 📝

Isabel, a 2 de Março de 2020 às 10:47

Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 34

Olá Comu 😘 Na organização de um casamento são vários os detalhes a ter em conta desde o primeiro dia. No que toca à cerimónia religiosa, um dos detalhes mais conhecidos é o missal, uma espécie de guia que dará as informações mais importantes aos teus convidados e que resulta bastante útil durante a...

Olá Comu 😘

Na organização de um casamento são vários os detalhes a ter em conta desde o primeiro dia. No que toca à cerimónia religiosa, um dos detalhes mais conhecidos é o missal, uma espécie de guia que dará as informações mais importantes aos teus convidados e que resulta bastante útil durante a celebração.

Neste livrinho, estão incluídos todos os passos da cerimónia, leituras, orações e cânticos, bem como outras informações que os noivos achem pertinentes.

Deixo-vos algumas dicas para montarem o vosso próprio missal e não se esquecerem de nenhum pormenor:


👉 Adicionem informações importantes e personalizadas sobre o vosso casamento

Não se esqueçam que a capa é a cara do missal. Por isso, devem escrever o nome dos noivos, o nome da igreja e informações sobre o casamento como: data, monograma, etc. Já dentro do missal, uma ideia muito original é incluir o nome dos padrinhos e testemunhas e algumas palavras de agradecimento aos mesmos.

👉 O que deve conter:

  • >> A entrada dos noivos, com as músicas que acompanharão o momento;
  • >> As leituras da missa;
  • >> Os cânticos;
  • >> O matrimónio propriamente dito;
  • >> Petições e orações.


Devem ter em conta que nem todos os vossos convidados podem estar familarizados com a cerimónia religiosa e por isso, como
guia de celebração que é, o missal pode incluir tudo o que será dito, quer pelo padre, quer pelos presentes. Desta forma, os convidados estarão mais à vontade para participarem na missa.

👉 Tamanho, formatação e modelo

Quanto ao tamanho, não queremos que seja um livro. O recomendado é que o missal seja imprimido em papel A3 e que tenha entre 3 a 6 páginas. A não ser que seja um casamento bilingue em que é necessário adicionar a língua estrangeira, este é o modelo recomendado. Quanto à formatação, recomenda-se que o missal siga a identidade visual dos restantes detalhes do casamento, pelo que podem usar o vosso monograma e a mesma fonte de letra que usaram nos convites.

Quanto ao modelo, não nos podemos esquecer de ter uma certa cautela na escolha do tema do missal, trata-se de um momento religioso e sério pelo que o melhor será optar por modelos mais simples e cores neutras.

👉 Como entregar aos convidados

Para distribuirem os missais, podem colocá-los em cima de cada cadeira ou pedir a um familiar ou amigo para os distribuir à entrada da igreja. Outra maneira muito comum é entregar juntamente os cones/saquinhos de arroz, pétalas de flores ou as lágrimas de alegria (lenços de papel para os mais sensíveis).

cfb_585101.jpg

No vosso caso, acham que vale a pena fazer o missal? Vão ter no vosso big day? Se tens alguma dica que te ajudou a criar os teus, deixa aqui nos comentários Smiley heart

*****

Precisas de ajuda com a organização do teu casamento? Partilha e resolve as tuas dúvidas com a ajuda de outras noivas na Comunidade de Casamentos.pt!

Tudo sobre a Comunidade aqui:

Cheguei agora à Comunidade.. Que devo fazer?

Guia para noivas novatas: como usar a Comunidade 💕

34 respostas

  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Um excelente debate!

    Nós ainda não decidimos.

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mais um debate que irá ajudar muitas noivinhas querida Isa 😍

    Nós iremos ter mas ainda não começamos a fazê-lo 😘

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração