Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ana Maria
Noiva Constante Outubro 2020 Montemor-o-Velho

Diário da Noiva - 23 dias

Ana Maria, a 10 de Setembro de 2020 às 14:10 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 13

Noivinhas(os),

Há meses que não participo aqui na comunidade. Peço desculpa pela minha ausência, mas pela minha saúde mental foi o melhor que eu fiz. No entanto, utilizo diariamente o site para a minha lista de convidados, orçamento, organização das mesas...

Este é o meu terceiro diário da noiva e desde dos 200 dias que não actualizo nada.

Entre a decisão de adiar ou não acabámos por manter a nossa data a 3 de Outubro de 2020. A situação do mundo no próximo ano vai estar igual, adiar vai implicar escolher uma data no final do ano de 2021 ou até mesmo em 2022. Os fornecedores vão estar todos exaustos devido à sobrecarga de eventos que foram adiados para 2021 mais os que estavam marcados para esse ano.

Actualizações: comecei a trabalhar e a casa está quase pronta! Deixei de ver vídeos no Youtube sobre casamentos e ler debates sobre o assunto. Parámos a entrega de convites, aproveitamos os dias e, quando decidimos avançar com data inicialmente prevista, voltámos ao ataque aos preparativos. Os convites estão praticamente todos entregues e as confirmações também quase todas feitas.

Tivemos de reduzir o número de convidados para 120, por isso, não ter entregue os convites a todos foi a melhor decisão. A partir desta premissa começámos a organizar o que faltava fazer. E ainda falta muita coisa!

Data: 3 de Outubro de 2020
Hora da cerimónia: 15 horas
Duração do noivado: 366 dias


CERIMÓNIA
igreja reservada e pagamento realizado à câmara municipal. Devido à pandemia estamos a aguardar o desconfinamento da igreja (monumento nacional) ou alternativa para realizar a cerimónia.
data reservada na paróquia onde se vai realizar a cerimónia.
padre da minha paróquia reservado, processo em andamento.
casamento civil: tratado no dia 4 de Agosto.
tipo de cerimónia: simples sem eucaristia.
não necessitamos de CPM nem quisemos fazer.
música está reservada. Já escolhemos os instrumentos, músicas, falta aprovação do padre.
padrinhos convidados. Apenas necessitamos de dois padrinhos de casamento. O noivo convidou os dois de baptismo, em princípio só consegue vir a madrinha. O avô do noivo em princípio "faz de padrinho". Eu já convidei a minha melhor amiga para madrinha e vou convidar o meu pai para padrinho.
meninos das alianças convidados com convite especial, já têm roupa e acessórios.
decidimos não ter carro alugado. Pedimos um Opel Commodore a um primo do noivo. Falta confirmar se o carro está operacional e disponível. Já tenho muitas latas de coca-cola para levar de rasto.
porta-alianças: tinha várias ideias em mente, mas acabámos por passar numa loja e comprámos um pequeno baú, onde pudemos depois guardar as fotografias assinadas pelos nossos convidados.

casamento religioso: já fizemos o processo civil no dia 4 de Agosto. Estamos a tratar do processo religioso. Só falta a certidão do meu baptismo para dar andamento ao processo.
escolhidas as músicas religiosas para a cerimónia. Falta padre aprovar.
a decoração é um item que está a demorar. Pedimos orçamentos, necessitamos de mobiliário e decoração floral simples/minimalista. Para isto também precisamos de saber onde vamos casar Smiley smile
chuva de amor: não quero arroz, vou colocar as folhas de oliveira e papel reciclado (jornais e papel que não vou aproveitar). Vou usar jornais para fazer cones e vou furar papel em forma de coração (os furadores chegaram sete meses depois de encomendados).

COPO DE ÁGUA

espaço e catering reservado. Reserva paga.
menú: fizemos a degustação no dia 13 de Agosto. Menú decidido.
o catering oferece o bolo dos noivos que vai ser servido de sobremesa. Vamos ter um falso para o corte do bolo. Sabor está escolhido. Foi difícil mas já está decidido.
topo do bolo: optámos por um boneco de noivos. Já escolhido e comprado. Não encomendámos pela internet devido há falta de tempo.
fotógrafo reservado. Fizemos a sessão de solteiros no dia 15 de Agosto. Tivemos de adiar uma semana porque o dia estava feio e quero utilizar as fotografias no casamento. Não vamos ter vídeo.
dj reservado com sinal pago. Já tivemos uma reunião para combinar os pormenores e saber com o que podemos contar. Reforcei a minha vontade de ter um Revenge of the 90 com um toque de anos 80 (década em que nascemos). Falta definir as músicas dos diversos momentos. Em princípio vai ser no interior, opção da quinta devido à situação em que vivemos.
animação: encomendei um projector de vídeo na Amazon para projectar as fotografias de família. Vai dar um momento engraçado. Tinha como opção alugar mas o aparelho já fica para os outros eventos de família. É algo que quero dar continuidade.
animação infantil: estamos com 10 crianças confirmadas. Pedimos à quinta para contratar uma animadora.

a quinta oferece os centros de mesa. Já encomendei rolhas de cortiça e estou a coleccionar as da família para fazer os marcadores de mesa e talvez outros itens engraçados. O resto da decoração vai ser à base de fotografias de família e nossas.
acessórios para festa: estou a reunir os acessórios, óculos, chapéus e outros elementos que tenho guardados (eu guardo tudo desde queimas das fitas, tempo de caloira, óculos de cinema, martelo de S. João, dia das bruxas) e vou definir outros adereços que vou comprar e fazer. Comprei também na Primark as pulseiras luminosas.
vamos ter sete bebés no nosso casamento. Vou ter de preparar um espaço de amamentação. A quinta tem espaço de troca de fraldas na quinta.
marcadores de mesa: está definido que vai ser com rolhas de cortiça e uma fotografia. Tenho de paginar e mandar imprimir, assim como fazer a colagem das rolhas.
seating plan: já temos a ideia, falta colocá-la em prática. Para já preciso de uma estrutura de madeira, luzes já comprei no Lidl e também tenho molas de madeira (sobraram do meu trabalho anterior).
boas-vindas/quinta e cronograma: vou reciclar um expositor em ardósia do negócio da minha mãe que eu tenho usado no meu. Falta lixar e pintar a madeira. Tarefa entregue ao noivo.
kit wc: pretendo ter um kit minimalista, com os itens mais essenciais.
letras luminosas: tenho tudo preparado para as começar a fazer, o noivo ficou de trazer-me uma serra.

PAPELARIA E LEMBRANÇAS

convites: começámos a entregar em Dezembro. Primeiro com os emigrantes e vamos entregando conforme vamos encontrando as pessoas. Convites praticamente todos entregues. Os que faltam já confirmaram presença, entregamos assim que possível.
lembranças das crianças (tubos de bolas de sabão): não ia comprar mas achei piada colocar no kit de lembranças das crianças. Encontrei na Primark 8 unidades a 1,5€. Comprei três pacotes e está feito este item.
lembranças dos crianças/adultos: vou entregar um bem-casado a cada convidado. Já fizemos a prova e estão aprovadíssimos. Encomenda feita, falta pagar o sinal. Já paginei e encomendei o cartão de agradecimento.
lembranças dos adultos: com o jornal vamos oferecer um lápis de carvão. Inicialmente ia encomendar na 360 Imprimir, mas os preços aumentaram para o triplo. Acabei por encomendar no Aliexpress. Chegaram lindos e maravilhosos por 36€ 200 unidades.


raspadinhas: encomendei no Aliexpress os adesivos raspáveis. Já paginei e encomendei as raspadinhas. Falta escrever os prémios (comprei carimbo no LIDL) e colar os adesivos.
menús marcadores: paginados e encomendados. Vou imprimir em tamanho DL (envelope) e colocar folha de oliveira e a nossa corda do convite à volta.
lembranças das crianças - livros de actividades. Tenho o livro de actividades paginado, algumas folhas já imprimidas e vou "cravar" outra pessoa para imprimir o resto.
lembranças das crianças (lápis de cor): depois de muito pesquisar vou comprar na Iris Coimbra. Já encomendei. Voltaram esta semana de férias.
lembranças das crianças (sacos de organza) para colocar livro de actividades, lápis de cor e os tubos de bolas de sabão. Já não consigo encomendar no Aliexpress, vou ter de procurar nas lojas de chineses ou em papelarias.
lembranças dos adultos: vou também fazer o jornal dos noivos. A paginação já está adiantada. Em princípio vou imprimir na 360 Imprimir. Contudo, eles têm estado a praticar preços horrorosos. Em alternativa imprimo na Auchan ou mesmo numa gráfica.
vamos ter sete bebés. Já encomendei os babetes na Iris Coimbra. Vou pedir mais um para uma amiga grávida.
o livro de honra vai ser em forma de fotografias. Tinha decidido fazer uns postais mas vi uma ideia tão gira dos convidados assinarem as nossas fotografias. Adorei a ideia e adoptei logo. Ainda mais o nosso tema ser fotografias de família. Comprei numa loja de chineses um porta guardanapos lindo com brilhantes dourados para colocar as fotografias.

MODA NUPCIAL

vestido de noiva: a tarefa mais difícil de todo o casamento. Escolhido em Fevereiro, já fiz três provas e falta apenas uma. Falta pagar 1/4 do vestido.
comprei os sapatos em tons de bege. Desisti dos sapatos. Vou usar sapatilhas brancas All Star (a minha primeira compra para o casamento) e depois troco por umas sapatilhas vermelhas.
maquilhadora reservada com 1/4 do valor pago. Fiz a prova no Sábado e está escolhido o olho e o batom.
manicure e pedicure marcada na profissional habitual. Estou a definir que cor pretendo.
alianças já compradas. Falta fazer a gravação. Como há hipótese de adiar preferimos gravar depois.
amei o véu da loja de noivas mas acho o preço um pouco absurdo. Andei a ver alternativas e até me emprestaram um. Optei por não usar.
acabei por comprar uma tiara que vou usar atrás no cabelo. Simples.
comprei lingerie para usar com o vestido na Triumph no dia da primeira prova.
já comprei as meias só para as sapatilhas.
como caso em Outubro convinha pensar num casaco. Comprei no Sábado um bolero. Desculpem, comprei em preto porque em branco nunca mais iria usar. Nem sei se vou precisar.
tinha encomendado um robe no Aliexpress para ver a qualidade. Acabei por vender no OLX e comprei na Sexta-Feira um na H&M. Preto também, sou uma pessoa que gosta de vestir preto. Comprei também um top e uns calções para a preparação. Não gosto da ideia da camisa de noite (não uso nunca).
o noivo já comprou tudo no espaço de um mês: fato, camisa, gravata, sapatos, cinto (reciclou) e botões de punho. Relógio o noivo vai usar um de bolso oferecido por um tio.
a cabeleireira esteve por decidir até ao Sábado passado. A maquilhadora tirou o curso e fez-me uma prova. Adorei e acertei logo com ela.
com a decisão da maquilhagem já decidi o ramo de noivas. Já está apalavrado e esta semana vamos finalizar.

o vestido dispensa colar, mas pede uns brincos. Como não uso há mais de 20 anos, nem me identifico vou optar apenas por uma pulseira, de preferência a condizer com o anel de noivado.

ARROZ DOCE

Não vou avançar com este item. Acabei por não me organizar e não contratei ninguém. Vou fazer simbolicamente cá em casa.

Expliquei que é tradição na minha zona no meu primeiro Diário da Noiva.


DESPEDIDA DE SOLTEIRA
✖ agendada para o próximo Sábado, dia 12 de Setembro, está a ser organizada pela minha madrinha. Só sei alguns pormenores como roupa que preciso levar, máquina e tripé, há lanche e jantar e as pessoas que vão.

NOITE DE NÚPCIAS E LUA-DE-MEL

espero que a noite de núpcias seja na nossa casa.

sobre a lua-de-mel já pensámos várias opções. Com a pandemia adiámos as nossas ideias. Estamos a pensar ir a Porto Santo.

Não sou a típica noiva stressada. Mas se perguntarem ao noivo ele vai dizer que sim! Por que estou sempre a pedir para trazer lixa, tinta, a serra e tudo o que ele me pode trazer. Falta menos de um mês e ele está na paz e eu com mil checks ainda para fazer... já lhe ando a pedir estas coisas desde o início do ano Smiley smile

Mas não estou stressada! Nem sei se tenho igreja para casar e só vou saber mais para a frente. Seja o que for... o que tiver de ser!

Muito obrigada por me lerem.

Beijinho a toda/os e força!

13 respostas

Última atividade por Claudia, a 13 de Setembro de 2020 às 00:39
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Está quase, Ana Maria. E tudo orientado. Smiley kiss

    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana Maria,
    Está quase, que corra tudo bem 😍
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Quem me dera ser assim.. na tua situação já estaria careca hahahah

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana Maria, tas bem encaminhada tirando a situação da igreja ( já deviam ter isso tratado), quanto ao adiar acho que cada casal sabe o que é melhor para si, eu vou casar no dia 4 de Outubro (segunda data) só não adiei para o próximo ano porque é uma coisa que não queremos mais adiar. Acho que nem os cientistas sabem como o próximo ano vai ser, não adivinhamos 😅.
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Master Agosto 2021 Coimbra (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já falaram com a quinta se decidirem adiar? Já têm um feedback deles?
    • Responder
  • Ana Maria
    Noiva Constante Outubro 2020 Montemor-o-Velho
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Estamos a ponderar a igreja de S. Martinho e/ou casar pelo civil na quinta se a diocese não nos der outra opção.

    Depois do processo de casamento implementado temos sempre de casar na paróquia de Montemor-o-Velho. Como o processo ainda não está terminado temos ainda opções.

    • Responder
  • Ana Maria
    Noiva Constante Outubro 2020 Montemor-o-Velho
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Estou a fazer figas!

    É mesmo viver o dia-a-dia Smiley smile

    Obrigada e beijinho

    • Responder
  • Sofia
    Noiva Master Agosto 2021 Coimbra (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Certo que não há nenhuma reclamação ou insistência que vá mudar alguma coisa. Mas quais são as vossas hipóteses? Não se esqueçam que estão a 23 dias do vosso casamento. A igreja é um ponto essencial para o casamento. No vosso caso, começa já a ver alternativas. Porque se tiverem que adiar não acho correto, avisarem os convidados em cima da hora e mesmo a alteração da igreja deve ser comunicada com antecedência. Acho que deveriam interceder com o padre da paróquia a fim de ver qual a disponibilidade de outras igrejas para o vosso dia.
    Não sei quando é que vão ser impostas novas regras para o estado de contingência mas noivos prevenidos valem por muitos!
    Continuação de bons preparativos 😊
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Sintra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana,
    De facto já tens imensa coisa tratada e está tudo muito bem encaminhado. Parabéns pelos checks! 😉
    Quanto à situação estar igual ou não para o ano NINGUÉM sabe! Para o ano há previsão de vacina mas mesmo que não haja não sabemos como isto irá estar, nem para o ano nem daqui a x anos. Vamos ser positivos e pensar no melhor 🙏 Quanto a adiar acho que cada casal e que tem de decidir se adiar e ou não viável para ambos. Isto, é a minha humilde opinião.Quanto a saberes se está ou não disponível a igreja, liguem e insistam para saberem e não ficarem até à última à espera ( isso deve deixar te os nervos em franja de certeza😥)Que vos corra tudo pelo melhor!
    • Responder
  • Ana Maria
    Noiva Constante Outubro 2020 Montemor-o-Velho
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Sofia,

    Eu sou do concelho de Montemor-o-Velho.

    Sim, queríamos e temos marcado casar na igreja do castelo. Não estou à espera de uma resposta sem estar a fazer nada. Estou em contacto permanente com as pessoas que decidem. A questão é que a igreja está encerrada, todos os casamentos foram adiados ou mudados de sítio, e como se trata de um monumento nacional é regido por várias regras.

    O que me disseram é que só vão decidir após serem conhecidas as medidas de contingência (pelo que está a ser apresentado hoje o que me parece é que vou ter de procurar uma alternativa ou mesmo adiar). Depois é que a câmara municipal poderá tomar uma decisão.

    Até lá não posso fazer nada. Não há nenhuma reclamação ou insistência que vá alterar alguma coisa.

    Obrigada pela tua partilha!

    Beijinhos

    • Responder
  • Sofia
    Noiva Master Agosto 2021 Coimbra (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana Maria
    A escolha de adiar cabe a cada casal. Ninguém sabe a situação do mundo amanhã, quanto mais para o ano.
    Reparei que vais casar na minha terra. Para teres feito o pagamento à câmara vais casar no Castelo? Aconselho-te a seres tu própria a tentar informar-te sobre a situação da igreja. Pelo que sei, as missas já foram repostas. Por isso, não faz sentido não puderem casar no castelo ou noutra qualquer igreja que tenham reservado. Mas isto é a minha opinião. O que te aconselho mesmo é não estares à espera de um telefonema ou resposta da Câmara. Liga tu própria para lá ou manda e-mail para saberes se a igreja está disponível ou não. Sei que estão a aceitar reservas para 2021 na igreja do castelo. Em relação ao ano de 2020 não sei como estão a proceder.
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana, parece que estas super encaminhada, cheia de checks e tudo muito organizado!

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana 😍

    Bem, essa lista está a ficar cheia de checks e a vossa data quase aí! O importante é não stressarem e será um dia maravilhoso! Obrigado pela partilha que encorajará outras noivinhas querida 😍

    Se sempre forem de Lua de Mel à Madeira, espreita no perfil da nossa Milhinha as dicas que ela tem de lá! Com sorte pode ainda ajudar-te, embora que ande previsivelmente ocupada com o seu Destination Wedding eheh 😘

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração