Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Dia -60: o fracasso das compras por impulso no Aliexpress

Milhinha, a 4 de Agosto de 2020 às 08:36

Publicado em Fórum Organizar um casamento 58

Bom dia, Princesas! Hoje venho falar-vos de como em tempos de COVID o nosso melhor amigo AliExpress pode tornar-se um verdadeiro inimigo para o nosso orçamento. Num debate anterior, deixei um vislumbre alarmante daquilo que havia gasto em compras AliExpress. Nesta plataforma de venda a retalho...

Bom dia, Princesas! Hoje venho falar-vos de como em tempos de COVID o nosso melhor amigo AliExpress pode tornar-se um verdadeiro inimigo para o nosso orçamento.


Num debate anterior, deixei um vislumbre alarmante daquilo que havia gasto em compras AliExpress. Nesta plataforma de venda a retalho Chinesa, podemos mandar vir as mais variadas e divertidas bugigangas por um preço irrisório. Procurámos os produtos mais baratos e sem que fosse necessário pagamento de portes de envio sempre que possível. Algumas peças não eram exatamente o que havíamos pedido – pedimos devolução do dinheiro e/ou produto – outros não vieram no tempo previsto. No total gastámos €464,98 só no AliExpress.


(“Como assim? Perderam a cabeça?” A resposta é: Talvez… Mas genuinamente achei que precisávamos disto tudo para as decorações e manualidades que tínhamos planeado. (Foi também o motivo pelo qual embarquei na minha saga das Manualidades, para ajudar outras noivinhas a não cometer tamanha loucura)


Também usámos outras plataformas, nomeadamente a Wish (https://www.wish.com/), a Etsy (https://www.etsy.com/) e a Amazon. Estas têm portes de envio mais caros, mas tempos de entrega mais curtos – perfeitos para quem não pode esperar (ou seja, compras nos últimos 2 meses do casamento).


Relembro que organizei o meu casamento todo na era pré-COVID tendo por base uma lista de 180 convidados. Tive que adiar o meu casamento em plena pandemia, não sabendo muito bem o que iria acontecer. Agora, as novas regras impõem uma adaptação à nova realidade. Assim, este meu debate é uma reflexão pessoal sobre tudo aquilo que tive de mudar (e contabilizar as muitas perdas) para o nosso casamento.


Estamos a 60 dias do meu Grande Dia C. São dois meses e, por isso, as minhas contas com o AliExpress encontram-se oficialmente encerradas. Ou seja tudo o que eu possa pedir online, não chegará a tempo. Está na hora de fazer um duro balanço. Deixo uma lista do que foi comprado e do que vamos realmente utilizar, deixando uma mensagem importante no final.


cfb_607629.jpg


LISTA DE DESPESAS ALIEXPRESS:

Convites: fizemos os nossos convites tal qual como nós queríamos. Tentámos vários materiais e métodos, pedimos vários orçamentos – compensou mais fazer como manualidade. No final orgulhámo-nos do resultado. Gastámos €43,23 com a guilhotina, a cera dourada para o lacre, o kit com sinete e velas, papel vegetal, rebites e a pistola de cola quente – fora os envelopes laser cut que comprámos na Wish. De nada serviram os nossos convites todos XPTO: tivemos que adiar a data e mudar o local do copo de água. Optámos por fazer o Change the Date em formato digital com recurso ao nosso Website.

Porta-Alianças: esse sim, será para manter! Adoro como ficou o nosso porta-alianças reciclado – não o trocava por nada deste mundo. Gastámos apenas €1,62 com as pedras com efeito de musgo.

✅/ Lágrimas de Alegria: gastei apenas €1,99 com sacos de plástico transparente. Não tenho particular orgulho no resultado final. Mas em época pós-COVID só farão sentido se fornecidas atempadamente num Kit de Boas Vindas. Ainda estou a pensar se valerá apena o esforço.

✅/Cones de Arroz: os nossos cones ainda estão maioritariamente à espera de serem acabados. Gastámos €16,15 com etiquetas personalizadas. Infelizmente tinham o nosso monograma e a data original do nosso casamento. Por isso, não poderemos voltar a usar agora no nosso casamento adiado. Também só faz sentido se os distribuir num Kit de Boas Vindas.

Decoração do Corredor Nupcial: tinha em mente um corredor nupcial diferente sem desperdício de flores. Depois de muitas inspirações, apaixonei-me por hortênsias de papel em semicírculos de esferovite e pus mãos à obra. Gastei €31,29 em semiesferas de 15 e 8cm de esferovite, papel origami azul e verde e um cortador punch com formato de flor. Depois de tudo pronto a começar e um pequeno protótipo pronto, o noivo achou que dava demasiado trabalho e que não combinava com o casamento… A sogra lá se prontificou a fazer umas bolas decorativas diferentes que tenho sérias dúvidas que irei conseguir usar… Mais dinheiro para o lixo!

❌/Decoração do Copo de Água: quem me conhece sabe que eu sou uma apaixonada por “luzinhas” – sempre quis um casamento com a máxima iluminação! Gastei €98,77 numa cascata de luzes LED para decorar um espaço “morto” no meu primeiro copo de água, uma “arvore de luzes LED para decorar a mesa do bolo, luzes em rolhas para os meus marcadores de mesa, uma corriola verde para decorar a minha placa de boas-vindas e T-lights (aqueles globos de vidro para decoração suspensa). Infelizmente tive que mudar o local de copo de água e todo este gasto foi por água abaixo. Poderei ainda usá-los para decoração do corte do bolo, mas claramente decorar um espaço com estilo mais rústico com decoração elegante, não vai acontecer!

✅/Decoração para o Corte do Bolo: sem dúvida um momento mágico no nosso dia. Todas nós procuramos um momento Wow! com pirotecnia e demais pormenores. Eu teria um momento fantástico à beira da piscina com uma vista incrível sobre a minha terra… Mas infelizmente tivemos que mudar o local de copo de água. Gastámos €95,84 em lanternas flutuantes e velas LED para não queimar a piscina, fios de luzes LED para fazer as nossas iniciais em letras luminosas e ainda um bolo falso de 3 andares (este é um gasto desnecessário, mas pode ser usado pela nossa sogra que trabalha em pastelaria). É possível que ainda consigamos aproveitar esta decoração para este momento, mas claramente não terá o mesmo impacto.

✅/Livro de Honra Polaroid: ainda não vos havia vindo mostrar, mas o noivo pediu-me muito para ter um livro de honra polaroid. Isto para ajudar a péssima memória dele nos tempos vindouros! Gastámos €109,25 no AliExpress: a maioria do valor foi gasto em recargas para a nossa Instax (comprada também para o evento) e fita-cola dupla-face. Mandámos vir um livro personalizado com os nossos nomes e data, mas veio atrasado e mais pequeno do que pedido – pedimos o reembolso e foi aceite. Com as medidas de contenção por COVID não quereríamos a nossa máquina a andar de mão em mão. Vamos ainda pensar como iremos resolver este problema.

Jogo das Fitas: depois de ter enunciado todas as opções de jogos para o lançamento do ramo, acho que esta foi a atividade perfeita para tempos de COVID. Vamos poder ter todas as solteiras a mais de 2m de distância com o jogo das fitas! Gastámos €5,44 em fitas de várias cores, mais uma fita doura que usaria para lembranças e afins. Foi perfeito!

✅/Acessórios para a Hora Loca: quem já leu os meus debates sobre animação, já se deu de conta que a Hora Loca é um momento muito divertido do Copo de Água em que o DJ põe os convidados a participar na pista de dança. Colocam-se acessórios e fazem-se fotografias fantásticas! Nesse sentido, fomos colecionando ao longo do tempo acessórios passíveis de se usar neste momento. Acabámos por comprar €10,25 em acessórios que incluíam máscaras, colares de flores havaianas, apitos e outros. Agora temos medo de os usar – temos de pensar em formas alternativas de distribuir estes objetos na festa… Se calhar outro momento de animação por água abaixo.

Lembranças: as nossas lembranças serão dadas por casal/família. Será um souvenir útil da sua vinda à madeira e uma lembrança comestível. Mandámos vir umas caixas em pirâmide de bombons que tiveram dificuldade em chegar até nós devido à pandemia e por isso pedimos reembolso. Elas lá chegaram. Por isso, gastámos €0 com esta parte.

Lembranças para a Despedida de Solteira: pensei nos miminhos às meninas que estariam na Despedida de Solteira muito tarde – devia ter demorado mais um pouco! Gastei €41,86 nuns sacos de cartão bem catitas e nuns espelhos de bolso que iria personalizar com os autocolantes como nosso monograma. Foi tudo cancelado: mais dinheiro para o lixo!

Moda Nupcial: Finalmente, como boa noivinha que se preze, tentei encontrar algumas pechinchas do meu look nupcial online. Não precisei de saiote, mas tentei comprar um véu que veio de uma cor completamente diferente à que tinha pedido – pedi reembolso. Também mandei vir uns brincos, mas pareciam demasiado a bijuteria rasca. Consegui, no entanto, encontrar o toucado que queria e que é a única peça que irei usar. Gastei €9,29 dos quais só dois terços foram úteis.


As compras através da Internet carecem de grande planeamento!

- Devem pensar de antemão o que poderão fazer em manualidade sem gastar muito tempo.

- Devem comparar com preços de fornecedores para perceber se efetivamente vale a pena o investimento de dinheiro (e tempo de espera).

- Não gastem muito em decorações do espaço: se conseguirem negociar alguns elementos no vosso serviço aproveitam! Alguns decoradores são bastante permissivos!

- EVITEM COMPRAR POR COMPULSÃO: “Ah isto afinal dá jeito para outras coisas no futuro” não é um pensamento que se compadeça com o vosso orçamento. Tentem incluir o noivo nas decisões para grandes compras – os homens tendem a ser mais pragmáticos.


Para as noivinhas pós-COVID, as compras na internet terão sido um pequeno rombo no orçamento pois muitas tiveram que mudar de fornecedores, de planos e de data! Façam manualidades SEM DATA! Dias melhores virão!


Para quem não conhece, este debate faz parte da série “Keep Calm e reorganiza o teu casamento em 70 dias”:

Dia -70: Dias de foco, força e fé!

Avisamos desde já que tudo pode correr mal e que no final poderemos estar a casar com 10 gatos-pingados. Mas não iremos cancelar nem iremos adiar mais; temos outros projetos de vida que não merecem esperar.


Bjs e bons preparativos!

58 respostas

  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Sandrina. Principalmente quando o noivado é Longo vale a pena experimentar coisas diferentes. Redescobrir a nossa capacidade para Manualidades é algo bem feminino e uma experiência ótima durante o nosso casamento. Não me arrependo de nenhuma manualidade - mesmo das peças de menos qualidade. Serviram para inspiração para outras noivas sobre como não fazer as coisas! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo carinho Nessa! Vai demorar mas la há-de chegar. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo carinho Ana Marina. De facto, é preciso fazer muito bem as contas. Eu nunca tinha feito compras online antes do casamento e como as primeiras correram muito bem, fui-me entusiasmando. Uns euros aqui umas dezenas de euro ali dão o valor que te mencionei. Fica uma lição para mim. E um debate com muita sinceridade (que também é preciso). Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claramente que não Dani. Acho que todos irão compreender. Obrigada pelo carinho! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo carinho Sofia! Limito-me a fazer debates que eu própria gostaria de ter lido. Se puder ajudar outras noivinhas, melhor!
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa, Vanessa! Mesmo os convites? Nada de desperdício? Parabéns! Não será a realidade para a maioria das noivinhas pós-COVID. Bjs
    • Responder
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha
    Mais um excelente debate com boas dicas.
    Pessoalmente tudo o que comprei dará na mesma sendo que até agora nada se desperdiçou ao adiar o casamento
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vão passar a correr 😁
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    È verdade Catarina! So faltam 2 meses! Iikkkk! Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha.
    Foste tramada pelo Covid caso contrário utilizarias tudo sem problemas. Mas até fiquei surpresa porque pensei que ouvessem mais coisas que não conseguirias aproveitar😁
    Agora é esperar que o grande dia chegue!Bjs
    • Responder
  • Sofia
    Super Noiva Junho 2022 Lisboa (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Milhinha!

    Que excelente debate! Aliás, os teus debates são sempre ótimos, vou ter em consideração os teus conselhos, para já ainda não comprei nada, vamos ver como corre Smiley heart

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha, mais um excelente debate em que explicas tudo aquilo que penso. Ainda não sei quanto gastei no aliexpress mas não gastei nada à toa, mesmo as lembranças vão ficar com a data inicial pois não tenho forma de alterar isso, acho que são pormenores que os convidados não se vão importar.
    • Responder
  • Ana Marina
    Noiva Master Maio 2022 Barreiro
    Ana Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola princesa.
    Mais um excelente debate.
    Obrigada pela partilha e de facto 465€ em compras online pro casorio é obra!! 😩Eu por acaso tenho tido sempre sorte nas compras k fiz no Aliexpress ou paginas similares. Nunca tive pessimas experiencias, e mesmo quando o artigo nao chega, reembolsam-me o pronto... Amigos como antes. 😉 Lol
    Tenho mil artigos no favoritos do Aliexpress mas ainda so mandei vir: os brincos, o toucado, o saiote, o cinto do vestido, os botoes de punho do noivo, o porta alianças, e as flores artificiais, uns autocolantes a imitar cera lacre pra fechar os envelopes do livro de honra... 🤔 E nao me lembro de mais nada.
    A verdade é que decidimos fazer poucas manualidades, o as lagrimas de alegria e alguns dos elementos decorativos do espaço, e pretendemos gastar muito pouco nestas coisas. Vamos reciclar, ser criativos mas mantendo o minimalismo... Creio que ainda vamos gastar é uma pequena fortuna em velas. 😝Por sorte nao tinhamos colocado a nossa data em nada! So nos convites, e esses mesmo assim foram oferta da grafica! 😅
    Eu sou muito poupadinha, como voces sabem, e detesto percipitar-me e gastar por impulso. Gosto de avaliar tudo muito bem, ir fazendo bem as contas e ir mantendo os pes na terra... Se chego a dias do casamento, faço contas e vejo que gastei centenas em vão.... Da-me uma coisa má! 🤣
    Beijokas 😘
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Revejo-me em muito do que descreveste aqui. Só ainda nao tive coragem de contabilizar os gastos, seja no Ali Express, na Etsy e na Flying Tiger. Às vezes até digo a mim própria "tu sonhas de noite para comprar de dia".

    Também tive dinheiro jogado ao lixo com os cones das flores. JURO, vocês todas sao umas maos de fada por conseguirem montar aquilo. Enquanto designer (consequentemente considero-me boa com trabalhos manuais) nao consegui montar um cone daqueles que já vêm com fitas de cola em menos de 15 minutos. E ficou todo amassado. Quando percebi que ia ter que fazer aquilo x100 desisti. Comprei umas caixinhas almofada, detestei o resultado. Mais dinheiro ao lixo. No final acabei comprando saquinhos de papel e com o autocolante com o nosso logótipo.

    Por falar em autocolantes, ainda nao tinha recebido a encomenda dos autocolantes circulares com o nosso logótipo, já tinha feito encomenda para novos, simplesmente porque... alterei o design, e ambos achamos que retirar lá uma linha ficava melhor. Mais dinheiro ao lixo dos primeiros autocolantes...

    Subscrevo na íntegra o conselho para as noivas pós-Covid nao terem data impressa. Tinha uns cabidos lindíssimos do Etsy, com a data antiga... nao os quero mandar ao lixo, ainda tou na esperança que consiga tapar a data com spray dourado.

    A placa de boas vindas, que ainda nem sei se vou fazer, preciso de uma placa de Madeira... mas encomendei o autocolante, com data. Mas penso que irei conseguir cortar a parte da data com o X-acto. A ver como corre...

    Sapatos... tenho 3 pares! Tinha umas sandálias antigas que acho que ficariam bem e sao confortáveis, mas a quem perguntei achavam que deveria ir de sapatos. Nisto andei a procura e encontrei uns a um preço razoável e comprei. Entretanto no ano passado comprei umas sabrinas brancas na Zara que achei que poderiam ser os sapatos do baile, para eventualmente trocar. Entretanto este ano, o noivo foi um fofo e ofereceu-me os sapatos de sonho, porque eu sempre dizia que queria casar com uns Valentino. Mais dinheiro dos primeiros sapatos "perdido", porque nao me imagino a usa-los no dia a dia...

    Gastamos imenso dinheiro nos convites, apesar de terem sido semi-manualidades. Mas ficaram como eu queria. Chegamos a entregá-los todos, para depois adiar e mandar um convite digital.



    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida Milhinha!
    Obrigada pela partilha tão importante mesmo!! Smiley heart

    Ansiosa que o teu dia chegue! Smiley heart

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha. Como sempre um debate muito útil!
    Para mim a melhor maneira de poupar é não fazer toda e qualquer manualidade com o pretexto de que se vai casar, mas fazer aquilo que realmente achamos que resulta no nosso dia. Acho que certas pessoas embarcaram-se nas manualidades só porque está na moda e depois não serve ou não combina propriamente com o dia ou estilo de casamento....com isto quero dizer que respeito a liberdade de cada um fazer o que quer com o seu dinheiro, este é apenas o meu ponto de vista😉
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Milhinha, um excelente alerta para "o barato pode sair caro". Até à data, não tenho razão de queixa do que mandei vir, mas comprei pouquíssimas coisas e foi tudo muito pensado e comparado com fornecedores locais e avancei com a compra caso os valores fizessem-me poupar pelo menos 50% do valor.

    Beijinho.

    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui está um ótimo debate!
    No meu caso pessoal optamos por não comprar nada no alli, wish e plataformas afins. Exatamente pelo facto de que acho ser muito fácil uma pessoa perder a cabeça e comprar sem noção. Mas estas são plataformas que eu não uso no meu dia a dia. Prefiro ter menos coisas mas de melhor qualidade e de preferência feitas em Portugal ou na Europa. A questão da sustentabilidade é uma factor que gosto de ter em conta mas entendo que seja muito fácil uma pessoa perder se um bocado no meio de tanta oferta e de preços convidativos. Com o objetivo de diminuir no orçamento e no "lixo" produzido nós optamos desde o inicio por não ter uma série de coisas essenciais para muitos noivos: lágrimas de alegria, sparkles, balões, photobooth, decorações extra, etc... No entanto vamos ter uma série de manualidades, tudo com fornecedores locais: porta alianças (vou bordar num bastidor os nossos nomes com o design do convite), cones de arroz, convites, menus e marcadores de mesa e as lembranças.
    • Responder
  • T
    Noiva VIP Agosto 2021 Cascais
    Tárcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha,
    Obrigada por partilhares, realmente o online shopping às vezes levam uma pessoa a ter gastos desnecessários.
    A que ter cautela e análise o que realmente deve ter se comprar ou não. Eu estou na fase incial dos preparativos, e já tenho algumas encomendas do nosso amigo AliExpress.
    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Milhinha! De facto as compras na net podem-se tornar uma dor de cabeça e um gasto extra. Eu até agora não comprei muita coisa e o que comprei vou usar. Como há muitas manualidades que não vou fazer, não preciso de comprar assim tanta coisa. Beijinhos

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então vais manter a data e reduzir a festa, é isso? Fico feliz por ti! Pese embora ficar triste por ter caído por terra a ideia do home wedding... Bjs
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acho que sim! Como nada tinha data, dá para aproveitar! Mas por exemplo, os convites também foram por água abaixo eheh 😍

    Só vou utilizá-la para o ano! À partida hoje é um dia D, em que vou reunir para abandonar a ideia do Home Wedding e organizar na quinta um almoço intimo sem grande espalhafato ahah 😘

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então querida Telma. As tuas compras no AliExpress foram bem planeadas! Como estás a pensar fazer com a Hora Loca? Bjs
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ainda que seja por motivo menos agradável, que excelente debate com óptimas dicas querida Milhinha 😍

    Por cá, arrisco-me a dizer que até então tudo o que encomendamos do AliExpress terá utilidade, mas em compras com fornecedores nacionais não poderei dizer a mesma coisa infelizmente 😘

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Joana. Nestes tempos de COVId apostar no mercado nacional é sempre a melhor opção. Bjs
    • Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Setembro 2020 Almada
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom dia Milhinha. Excelente debate.

    é verdade, o AliExpress por vezes leva-nos a cometer pequenas loucuras, que, somando tudo, acabam por ter algum peso no orçamento.

    Por aqui temos:

    - lágrimas de alegria - penso que também não iremos utilizar.

    -porta alianças - vamos usar!

    -lembranças para os jovens - vamos usar!

    -marcadores de mesa - vamos usar!

    Acabámos por não ter muita coisa encomendada, pois atrasámo-nos muito nos preparativos, e quando iamos encomendar, veio o covid e decidimos esperar.

    Queremos ainda comprar luzes para decorar arvores (estilos arvore natal) mas ficaremos por marcas nacionais.

    Smiley heart Smiley ring


    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração