Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Dia -50: rituais de beleza para uma noiva à beira de um ataque de nervos

Milhinha, a 17 de Agosto de 2020 às 07:12 Publicado em Fórum Beleza 5 33

Bom dia, Princesas! Sempre ouvi dizer que existem 2 tipos de mulheres: as bonitas e as que se arranjam (sempre da boca de homens de reputação duvidosa, mas não posso deixar de concordar só para efeitos deste debate). O universo feminino é sinónimo de Beleza e de looooongas listas de cuidados. Não existe nenhuma noiva que acorde da cama “fresca e fofa” pronta a arrasar! Há toda a uma preparação que deve começar MESES antes (e permanecer de igual intensidade durante a pandemia e o desconfinamento).


Nesta indústria milionária dos casamentos, os gastos são imensos! E poucas são as noivas que incluem os gastos de auto-cuidados e tratamentos de beleza no seu orçamento. Já para não falar nos rituais de beleza do noivo! Não o é obrigatório, claro. Mas devem acautelar algum valor residual para gastos com estes cuidados.


Dia -50: rituais de beleza para uma noiva à beira de um ataque de nervos 1


O que vos trago a 50 dias do meu casamento é uma lista de cuidados a ter durante o vosso noivado que seja adequado a todos os bolsos! Deixo-vos a legenda:

💰 Básico – gratuito ou com gastos mínimos com produtos que habitualmente têm em casa ou rotinas que fariam habitualmente fora do casamento.

💰💰 Médio – implica ida a lojas, gasto médio com produtos de cosmética que têm de escolher baseado nas vossas características e perfil. Requerem também algum aconselhamento por profissionais que vos conheçam bem.

💰💰💰 Avançado – investimento mais volumoso que não será para todos os bolsos mas a considerar pelos resultados a longo prazo. Habitualmente tratamentos de estética opcionais.


CUIDADOS BÁSICOS: poderão começar por ler os conselhos formidáveis da nossa admin Isa.

💰 Dormir 8h/noite: incrível como este passo é tão descurado para nós. O nosso sono é a nossa reparação: descansamos o corpo e a mente, consolidamos memórias, melhoramos a condição da nossa pele e cabelo… Na manhã seguinte acordamos cheias de energia (oxalá esta durasse todo o dia). Para quem sofre de INSÓNIAS (particularmente comum durante os preparativos acelerados do casamento) há que impingir ao nosso corpo um RITUAL DO SONO – desligar todos os monitores (incluindo o telemóvel) uma hora antes da hora pretendida de ir dormir, beber uma bebida quente reconfortante, baixar as luzes, efetuar rituais de limpeza relaxantes. Ao ir deitar, ler um livro ou fazer meditação, respirar fundo e esvaziar a cabeça dos problemas (nos primeiros dias podem praticar com vídeos no YouTube e Apps na net).

💰 Beber 1,5L água/dia: pode parecer um exagero, mas não o é! O nosso corpo é feito de 45-55% de água. Renovarmos essa hidratação diariamente ajuda a regularizar as nossas vias urinárias (limpando de infecções), o nosso intestino (a indesejada obstipação), hidrata a pele de uma forma quase miraculosa, etc. Tenham por hábito uma garrafa convosco para que possam ir bebericando ao longo do dia – de preferência antes das 18h00. Seja agua simples ou aromatizada com limão, pepino, hortelã ou gengibre, seja sumos de fruta ou legumes, chá ou infusões qualquer água é bem-vinda. Café e bebidas alcoólicas são diuréticos – exercem o efeito contrário! Não se esqueçam da sopa, do leite e outros alimentos que ajudam a cumprir a quota diária de água.

💰 Comer saudável: é impressionante como desaprendemos rapidamente a comer bem… Três refeições por dia, com lanches pouco calóricos no intervalo. O pequeno almoço deverá ser a refeição mais completa, a seguir o almoço, sendo o jantar o mais leve. A sopa sem batata cenoura ou abóbora é a vossa maior amiga – comam um pequeno prato antes do almoço e do jantar para saciar a vossa fome. O vosso prato pode estar cheio – não vale repetir! – e deve ser composto por: 50% vegetais ou salada, 25% arroz ou massa ou batata, 25% carne ou peixe. Evitar fritos e gorduras. Açúcar sob a forma de doces e pastelaria só em dias de festa (2-3 vezes por ano). Três peças de fruta fresca por dia. Quantas destas medidas vocês conseguem cumprir diariamente?

💰 Fazer exercício físico regular: sim, esta é uma medida barata! Basta 30mins de caminhada por dia para notarem benefício cardiovascular e mental no vosso corpo. Ou 1h dia sim dia não. Ao final de algum tempo estão tão viciados que não vão querer outra coisa. Em alternativa é possível usar apps no telemóvel ou vídeos no YouTube e porem-se em forma com um simples tapete de yoga. Eu adoro a plataforma @Self, a @MadFit e também vejo @PamelaReif. Partilhem os vossos canais preferidos de YouTube.

💰 Exposição solar: fonte de vitamina D, a exposição solar é desejável na medida certa para um melhor estado de saúde. Sabiam que bastam 20mins de sol por dia para ativarmos a vitamina D que necessitamos para nosso metabolismo diário? Podem consegui-lo durante o vosso exercício físico. Também deverão ir à praia durante o Verão para conseguir aquele bronze saudável que todas desejamos. Mas atenção: deverão evitar a praia entre as 11 e as 16h e deverão sempre usar (e reforçar) proteção solar SPF 50 para evitar queimaduras solares e o fotoenvelhecimento precoce da pele. Também assim estarão a proteger de tumores cutâneos agressivos (ex.: melanoma). E não, o protetor solar não vos impede de bronzear!

💰 Relaxamento/meditação: para se livrarem daqueles nervosismos e alterações de humor que ocorrer durante o noivado, devem tirar uma hora do vosso dia – ao final do dia de preferência – para desligarem de tudo e estarem em contacto com o vosso corpo. Perceber o que ele necessita e não deixar que a cabeça vos tire este momento. Adeptos do mindfulness usam plataformas online e apps como o @Calm para praticarem a arte de abstração total da mente.


CUIDADOS MÉDIOS: se não fazem já parte da vossa rotina, deverão tratar de incluí-la nos meses que antecedem o casamento. Ajudam a proteger a vossa pele do envelhecimento

💰💰 Nutricionista: não sendo obrigatório, mas um incremento aos cuidados básicos, na consulta de nutricionista poderão estabelecer um plano alimentar adequado para os vosso objetivos e fazer uma vigilância do controlo do vosso peso.

💰💰 Cuidados de Rosto: para terem fotos fantásticas no grande dia C, cuidem da pele do vosso rosto para protege-la a maquilhagem. Peçam conselho à vossa maquilhadora primeiro - espreitem a rotina facial da Destacada Telma e os produtos usados pela noiva Tânia, a noiva Catarina e a nossa sempre Destacada Patita. Depois procurem os produtos adequados ao vosso tipo de pele - não se esqueçam de comparar o preço dos produtos em diferentes plataformas. Podem procurar também fazer limpeza de pele (💰💰) umas semanas antes do grande dia C. Por outro lado podem optar por fazer esfoliação em casa (💰) tal qual como a nossa Destacada Vanessa sugere. Vejam a histórias de como a noiva Ana v. se viu livre de acne.

💰💰 Cuidados de Cabelo: para um penteado mais fácil e um look impecável, mimem e hidratem o vosso cabelo com antecedência. Peçam conselhos à vossa cabeleireira habitual. Podem ver as sugestões da noiva Marta e da nossa noiva Diana.

💰💰 Cuidados de Corpo: também a pele do corpo necessita de mimo e atenção – especialmente se planeiam perder peso e evitar formação de estrias. Um truque simples de hidratação é aplicar Óleo Baby Johnson’s sobre a pele molhada após o banho (💰) – permite restaurar a hidratação superficial da pele. Para outras dicas mais avançadas leiam os debates da nossa noiva Diana e da noiva Marta. Se quiserem manter um bronze saudável fora da época balnear, experimentem um auto-bronzeador ligeiro que vos poderá a manter aquela cor saudável. Para quem sofre de celulite, há que atacar “por dentro” com soluções drenantes e “por fora” com massagens drenantes profundas para ativar a circulação linfática.

💰/💰💰 Depilação: é algo que devem começar a pensar com antecedência. Costumam fazer a cera (💰) e não pretendem experimentar outra forma? Então convém marcar 1 semana antes do casamento com a vossa esteticista. No entanto, existem outras soluções de depilação definitiva com luz pulsada (a menos eficaz), laser diiodo, laser de alexandrite (💰💰). Estas soluções podem ser mais caras, mas ao final de algum tempo (máximo 1 ano), obviam idas frequentes à esteticista.

💰💰 Manicure/Pedicure: importante tratar de hidratas cutículas e pele das nossas extremidades, as unhas também poderão ter o seu mimo especial. Se costumam pintar a verniz deverão marcar a sessão de mani-pedi o mais próximo do grande dia C possível. Se pensam em unhas de gelinho, gel ou acrílico poderão fazer com alguma antecedência. Procurem e aconselhem-se com um profissional da vossa confiança.

💰💰 Higiene dentária: para além dos cuidados habituais com a saúde oral, deverão visitar o vosso dentista com regularidade – habitualmente 6-6meses para uma higienização mais profunda.


CUIDADOS AVANÇADOS: englobam tratamentos de estética bastante mais caros mas que algumas noivas consideram indispensáveis. Podem ler algumas sugestões neste artigo casamentos.pt

💰💰💰 Solário: em busca daquela “corzinha” especial ou simplesmente não parecer da mesma cor gélida que o vestido? O solário pode ser a solução para vocês. Aconselhem-se com os melhores profissionais pois aumentam o risco de cancro de pele.

💰💰💰 Branqueamento dentário: fiquei pasma quando vi publicidade deste tratamento na ExpoNoivos. Deve ser feito com alguma antecedência para se obter o efeito desejado. Como efeitos laterais, pode aumentar a sensibilidade dentária pelo que pode não ser aconselhável a todas as noivinhas. Aconselhem-se com o vosso dentista.


Falem com os vossos noivos e organizem também cuidados de beleza específico para homens.


Quanto a mim, este debate foi escrito para me relembrar dos cuidados básicos e cumpri-los mais assiduamente. Cumpro alguns cuidados médios e nenhum cuidado avançado.

E vocês em que “nível” andam os vossos cuidados de beleza?

_______________________

Para quem não conhece, este debate faz parte da série “Keep Calm e reorganiza o teu casamento em 70 dias”:

Dia -70: Dias de foco, força e fé!

Dia -60: o fracasso das compras por impulso no Aliexpress

Avisamos desde já que tudo pode correr mal e que no final poderemos estar a casar com 10 gatos-pingados. Mas não iremos cancelar nem iremos adiar mais; temos outros projetos de vida que não merecem esperar.

Bjs e bons preparativos!

33 respostas

Última atividade por Milhinha, a 26 de Março de 2021 às 12:02
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vais Linda Rita! Mas mima-te que ser Noiva COVID não é fácil! Bjs
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Milhinha que debate tão informativo! As opções 💰 bem que são as que mais queria estar comprimetida a fazer, mas estes tempos de incerteza tiram-me a vontade de cuidar de mim... A ver se melhora agora em Abril, com um desconfinamentozinho e mais solinho ☀️
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como te entendo....
    Mas sim, abranda ☺
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E contra mim falo, que durmo mal, bebo pouca água e vivo em cima do relógio todos os dias... há que abrandar nestas últimas semanas antes do casamento. Bjs querida!
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Milhinha,

    Que dicas estupendas e, parvamente, descuradas, principalmente as de nível básico q são de senso comum.... Smiley kiss

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Como eu te compreendo 😢😢

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu estou a necessitar de abolir as máscaras!!! A minha cara está pessima! 😱😱😱
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa! Que excelente debate querida Milhinha 😍

    Neste tema, confesso que sou um desastre! Em 25 anos de existência, nunca tive propriamente uma rotina de cuidado de rosto. E até comecei direitinho, mas desde que adiei desleixei-me por completo! Vamos ver se retomo um dia destes 😘

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Dani e parabéns pelo teu testemunho e força de vontade! O nosso dia vai chegar e nós vamos estar lindas 🥰😘😍
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha, já falta pouco para o nosso grande dia 😁. Uma mulher para ser bonita sofre 😅, confesso que até sou bem regrada com a minha pele, nem sempre consigo dormir 8h e nem sempre consigo beber a água necessária. Quando dou facada na alimentação noto logo a diferença na pele e no corpo, desde que perdi tanto peso tenho que manter uma alimentação equilibrada e como é de esperar doces e fritos é só de vez em quando, se não volto a recuperar o peso perdido. Parabéns por mais um maravilhoso debate 😘.
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aiii eu não gosto de gaspacho! Mas o alentejano já parece ser melhorzinho. Tenho de experimentar! Muito boas e por esse lado? Apesar de passarem a voar (como sempre), fiquei pelo nosso Portugal e fui até ao Algarve. Não dá para mais este ano!

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E gaspacho guapa! Muito gaspacho com este calor. Estou apaixonada pelo gaspacho alentejano que leva pepino! Que tal essas vacances? Bjs
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que debate maravilhoso Milhinha! Acertaste na muche porque dos únicos objetivos que ainda se mantém de pé para este 2020 é cuidar mais de mim e do meu bem estar. Confesso que o que me custa mais é beber o litro e meio de água (até dizem que no verão deve ser 3l 😨) por dia. Para isso ando a preparar umas águas com sabor caseiras eheh, vamos lá ver se resulta!

    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nao é nada de especial a minha timeline, mas como só vou para a Madeira 2 semanas antes e gosto de planear, fiz assim. As sobrancelhas e coloraçao quero fazer cá, nas minhas habituais. Limpeza de pele também, onde já conheço. Depois na Madeira como ainda teremos que fazer a sessao de solteiros, pedi à maquilhadora que me maquilhasse nesse dia, e assim experimentava outra cor de batom (fizemos prova em Janeiro e eu tinha ficado na dúvida com o batom).

    Prova de cabeleireiro tenho uns dias antes (é arriscado, mas lá terá que ser). Depilaçao, mani e pedicure quero fazer uns 2 dias antes. Como pretendo algo simples e prefiro unhas curtas, dispenso as provas. Espero nao me arrepender... O que está a vermelho é o que ainda nao marquei.

    Dia -50: rituais de beleza para uma noiva à beira de um ataque de nervos 2


    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahah Raquel! Tu e eu! Olha não queres partilhar a tua timeline de beleza? É que sinceramente não me debrucei muito sobre isso. Amanhã terei prova de Mani. Pedi no final do mês e provas de Make up e cabeleireiro em Setembro. Vamos ver
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá,

    por aqui também já criei uma timeline com as marcaçoes que preciso fazer (depilaçao, limpeza de pele, mani e pedicure), e desde Janeiro que ando a beber 3L de água por dia, agora já me habituei e ando a tentar beber 4L no Verao. A diferença na pele é brutal. Exercício sempre fiz (gym rat here!) porque lá está, gosto de comer Smiley laugh Smiley laugh e ninguém me tire os docinhos quando preciso deles. Mas tento controlar. Passei também a tomar suplemento de colagénio, para ajudar a manter a pele firme. E o resto dos cuidados de rosto sao os habituais (boa limpeza, hidratente, sérum, protecçao solar todo o ano). Ah, e lacticínios evito ao máximo. Lá vem o geladinho no verao de vez em quando, mas productos lácteos e a minha pele nao combinam.

    Visita ao dentista está feita, nao tivesse que tratar aqui um caso que me surgiu, mas foi da maneira que ficou tudo tratado, checkup feito e tudo em ordem. Ponderei o branqueamento, nao vou mentir, apesar de "nao precisar". Mas tenho um preenchimento pequenino logo à frente e a dentista disse logo que iria ter que trocar. Aqui em equipa que ganha nao se mexe, por isso fica assim.

    Cuidados de corpo, além do exercício, quando ainda era suposto casar em Abril comprei um pack de vacuumterapia e pressoterapia para a celulite rebelde, para mim é dos melhores tratamentos que se pode fazer. Mas entretanto veio o Covid, de maneiras que tou a pensar comprar um mini-pack agora em Setembro.

    Até acho que nem estou assim tao mal. Gostava de perder pelo menos mais 1 Kg mas se nao der, paciência.

    Ah e sou mais uma a precisar de spa. Tipo, para ontem!

    P.S. obrigada pelo debate, ajuda a manter-nos "em dia" com os preparativos. E sempre que vejo debates das meninas de Outubro fico logo mais entusiasmada. Já está quase Smiley laugh

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Kris! Beijinhos!
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que belos conselhos Milhinha 😍
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Inês, faz o que eu digo não faças o que eu faço. Mas como sabes num país com prevalece o excesso ponderal, uma pessoa não engorda “do ar” ou “da água”. Comemos efectivamente mal. O importante é cada noiva escolher o que lhe faz mais sentido. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo carinho Catarina! Só mais uma lista, agora é só escolher o que faz sentido para cada noiva. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Cátia! Estes mimos são tão bem-vindos para uma noiva pos-Covid! Vamos a um SPA para tirar está beira? Bjs querida!
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tu tens uma pele impecável Catarina! A parte dos cremes é dos 35 para cima para ti. Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Agosto 2021 Sabugal
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Os teus debates são sempre fantásticos , opah !!!! 🥰🥰🥰
    Obrigada por mais uma excelente partilha com tantas dicas boa !
    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Novembro 2022 Porto (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha! Ahahah não consigo cumprir essa dos doces 🧁 nem nunca vou conseguir (a verdade é que nem quero) 😂😂😂
    Excelente debate! Um ótimo exemplo a seguir 🧡
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha.
    Deu-me vontade de dar assim uma gargalhada daquelas quando li a parte dos doces ( 2 a3 x ao ano) 👀🤣
    Nos cuidados com a pele e etc gostava de ser mais regrada mas não dá. Quando me lembro lá ponho o cremezinho e tal e vou-me safando como posso. 😘
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    😅😱50 dias dear god vai passar a correr, e sabes que mais? Vai correr tudo bem, o covid fica à porta e certamente 10 gatos não hade ser o caso, vais ver 💪💪


    Agora é ver oa dias a passar para depois chegar o grande dia 😊😊😊👏👏👏
    Beijinhos e boaa preparações e rituais de beleza
    • Responder
  • Ana Serrao
    Noiva Master Dezembro 2019 Madeira
    Ana Serrao ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Podes crer 😂😂 com tanta coisa a acontecer não há nada melhor que um relaxamento!🥰❤😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, obrigada querida. Mas primeiro preciso de um SPA! 😂 (#soquenao)
    • Responder
  • Ana Serrao
    Noiva Master Dezembro 2019 Madeira
    Ana Serrao ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Força querida,vai correr tudo bem,vai ser um dia inesquecível!
    Beijinho ❤🥰😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tudo indo. Os dias são passados a ligar aos convidados e a esclarecer medidas anti-covid. Confesso que estou cansada... mas continuamos fortes! Bjs e obrigada!
    • Responder
  • Ana Serrao
    Noiva Master Dezembro 2019 Madeira
    Ana Serrao ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola querida parabéns pelo debate,concerteza irá ajudar algumas das noivinhas e também os noivinhos 😊!
    Como estão esses preparativos?
    Quase Quase a chegar o grande dia🙏!
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pelo menos as básicas - não custam nada e fazem maravilhas! Bjs e 💪
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração