Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Mariana
Noiva Master Julho 2021 Barcelos

Descobre tudo sobre um casamento em Marselha

Mariana, a 19 de Abril de 2020 às 17:19 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 18

Olá querida comunidade,

Daqui fala-vos Marselha, em missão sobre o comando das nossas Professoras.

Esta Missão da Casa dos Casamentos permanece e eu trago-vos um debate sobre a cidade de Marselha.

Descobre tudo sobre um casamento em Marselha 1

Hoje fala-vos um pouco sobre as tradições de casamento.

Sendo a França um país multicultural, os rituais dos casamentos variam muito.

Os franceses são bastante conservadores no que diz respeito às tradições do casamento e respeitam todos os passos um por um. Ora vejam!

A preparação dos noivos

O dia começa muito cedo. A noiva acorda as 7 ou 8 da manha já na casa dos pais. A comunicação com o futuro marido é limitada. Alguns casais decidem mesmo ficar durante uma semana sem se ver antes do dia do casamento, para acrescentar emoção a esse momento. A maquilhadora é a primeira a meter a mão na massa. O fotógrafo chega pouco depois. Enquanto a maquilhadora está a começar o seu trabalho, o fotógrafo aproveita para fotografar vestido e acessórios da noiva. Entretanto, o cabelo e a maquilhagem vai ganhando forma e o fotógrafo vai fazendo o making of.

Chega o momento de vestir o vestido. A noiva, acompanhada pela mãe, pelos irmãos ou pelas melhores amigas vai-se deixando guiar.

Por outro lado, o noivo prepara-se na casa onde os noivos já vivem juntos ou na casa dos pais.


O encontro dos noivos

Há uma tradição que muitos noivos já aceitam quebrar: o encontro antes da cerimónia. Isso permite-lhes ter um momento íntimo para se descobrirem. Para o fotografo é maravilhoso poder registar essas emoções especiais. Quando há tempo, já aproveitamos para fazer a sessão de fotos do casal.


A cerimónia civil e religiosa

Cada vez mais os casais optam por fazer o ato civil e uma cerimónia simbólica no mesmo dia. Com a duração de uns 10 minutos no máximo, o ato civil compõe-se da leitura dos artigos de lei referentes ao casamento e da assinatura do documento que valida a união matrimonial.

Cada um dos noivos deverá ter no mínimo uma testemunha. A troca de alianças não é obrigatória.

O cocktail e a decoração da sala

Depois das cerimónias de casamento no civil e/ou na igreja, todos vão para a sala de recepção. É frequente a festa acontecer nos conhecidos chateaux ou em fazendas no campo. Por vezes, entre a igreja e a sala de recepção há uma distância de 30 a 50 km e é feito o cortejo do casamento. Muita alegria e buzinas.

A festa começa inevitavelmente por volta das 18h com um cocktail nos jardins do espaço de recepção.

Os noivos apostam cada vez mais numa decoração feita por eles próprios. Eles fazem tudo para economizar nos gastos e também preferem dar um cunho pessoal à decoração. Costumam escolher um tema ou uma cor para o casamento e todos os elementos deverão respeitar o dito tema ou cor.

O jantar

Às 20h todo o mundo é convidado a entrar na sala de jantar. Quando todos já estão sentados, os noivos fazem uma entrada triunfal ao som de uma música bem alegre e ritmada. Todo o mundo se levanta e acolhe os noivos com palmas e gritos de alegria.

Os noivos aproveitam para fazer um agradecimento oficial e os pais e padrinhos também fazem discursos.

Os franceses gostam de tranquilidade na hora da refeição. O volume da música passa para o mínimo e todos comem tranquilamente. Nos intervalos entre entrada, prato e sobremesa, fazem-se jogos e surpresas aos noivos.

À meia noite é hora de cortar o bolo. Esse momento também é vivido triunfalmente. O bolo vem da cozinha, com pequenos fogos de artificio. A música bem alta inspira danças e todo o mundo tira fotos dos noivos na frente do bolo.

Também tem a tradição da fonte de champagne. As taças de champagne são empilhadas em forma de torre e os noivos vão deixando cair o champagne desde o topo.

O bolo volta rapidamente para a cozinha e todo o mundo volta para o seu lugar à mesa, onde é servida uma fatia de bolo e champanhe.

A festa

Por volta da meia noite e meia, os noivos fazem a primeira dança e logo depois fica aberta a festa para dançar até acabar!

Em alguns casos, no dia seguinte tem o brunch, por volta do meio dia. São servidas saladas, salgados e o que eventualmente tenha sobrado do dia anterior.


Algumas tradições bem parecidas com as nossas não acham?


18 respostas

Última atividade por Telma, a 22 de Abril de 2020 às 17:48
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Uma semana sem se verem? Oh god, eu não aguentava 😂😂

    De resto algumas tradições são parecidas com as nossa por isso são óptimas eheheh 😍😘

    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sabes q curiosamente é assim uma recordação nostálgica q tenho de infância? 😊
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Também acho que deverá ser muito mais requisitada! Beijinho querida

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim isso é verdade Smiley xd

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Também achei! Obrigada querida

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim muito querida

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Catarina Smiley kiss

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pelo testemunho Sandrina Smiley heart

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    My god, eu prefiro bem mais água Smiley xd

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu também acho que não conseguia Smiley amazing

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Marselha, as tradições são muito parecidas. Acho que naquela zona deve ser uma festa mais requintada que a nossa Smiley smile

    Beijinho e obrigada pela partilha!

    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Mariana 😘

    Encontro várias semelhanças... Mas comer tranquilamente e com a música no mínimo já não combina connosco 😂😂

    Obrigada 😘

    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marselha
    Obrigada pela partilha!
    Há tradições identicas às portuguesas
    • Responder
  • Maria
    Noiva VIP Maio 2021 Oliveira de Azeméis
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Parece muito parecido!! 😊
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cara Marselha. Que belo debate. Sem dúvida que muitas tradições são similares assim portuguesas.
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mariana.
    Nunca fui a um casamento em Marselha( só aqui no norte da França) e apesar de compreender que a França é muito grande e com cultura diversificada não conhecia essa questão de se realizar numa 《Fazenda》...por aqui sempre ouvi dizer "salle des fetes" ou seja, sala de festas. Já fui a Marselha e é sem dúvida uma cidade extremamente multicultural e linda para visitar😉
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marselha!!!
    Confere a paixão pelo champanhe. A minha família paterna vive em França (e alguns são mm franceses e não emigrantes) e bebem champanhe como se fosse água 🤣🤣🤣
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marselha 😁😁 temos costumes muito parecidos 😁😁 acho que não aguentava uma semana sem ver o noivo 🤭
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração