Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ana Marina
Noiva Master Maio 2022 Barreiro

Declaraçoes ahresp sobre casamentos 2020

Ana Marina, a 10 de Junho de 2020 às 22:33 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 13

Ola minhas lindas...

Acabei de ler na pagina da radio renascença estas declaraçoes da secretaria geral da AHRESP.

https://rr.sapo.pt/2020/06/10/economia/casamentos-e-batizados-com-mais-de-20-pessoas-sim-pode/noticia/195932/

Fiquei confusa... Entao desde que foi anunciado o numero maximo por ajuntamento de 10 pessoas, estavam excluidos casamentos e outros eventos de ordem familiar?! 🤔 Nunca foram muito claras as indicações para o sector dos casamentos mas afinal foi so um mal entendido? Ou seja parece que podem celebrar-se casamentos desde que:
Haja distanciamento social na cerimonia (2m) 😕

Haja lotaçao de apenas 50% da capacidade do espaço da festa. 😒

Funcionarios trabalhem de mascara. 🤷

Nao existam mesas postas previamente, somente serao colocadas as loiças depois de todos estarem sentados. 🙄

Nao haja buffet nem comida exposta pra caa pessoa se servir. 😕

Nao exista pista de dança. 😓

Mantenham o devido distanciamento social entre pessoas.


Afinal, acharam importante exclarecer este "mal entendido" porque é um sector que está a sufocar. E nem ha referencia a procedimentos a adoptar com possiveis convidados vindos do estrangeiro.
Entao, mas agora eu pergunto... Ha alguem disposto a casar nestes moldes???? 😳
Pra alguem faz sentido celebrar um casamento assim??? 😣 Parece-me muito claro que é um sector que está a sufocar e vai continuar sufocado. Ou isso ou as regras vao ser ignoradas a titulo de salvar as empresas do sector e satisfazer os desejos dos noivos e a consequencia ja todos adivinham qual será no que diz respeito a Covid19.
Qual é a vossa opinião noivinhas? Resilientes e corajosas noivas de 2020, o que vos parece tudo isto?? 😕 Beijos

13 respostas

Última atividade por Vanessa, a 12 de Junho de 2020 às 00:06
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana
    Por isso é que cada vez mais fico aliviada de ter adiado o casamento.
    São muitas restrições e pouca segurança. Não digo que para o ano já tenha passado tudo acredito que não mas tenho esperança que seja bem mais calmo
    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Julho 2021 Vila Nova de Gaia
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Em Lisboa e Vale do Tejo já vão pode haver ajuntamentos com 20 pessoas para a semana. Eu acho que as diretrizes são poucas, porque parte-se do princípio que se use o bom senso por um lado, e por outro temos setores similares nos quais já há regras. Mesmo assim também acho que deviam dar mais direções. Percebi que ia casar este ano. Se não, então não desespere. Se tudo correr bem no último trimestre deste ano já teremos melhores notícias.

    • Responder
  • Ana Marina
    Noiva Master Maio 2022 Barreiro
    Ana Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que foi sempre tudo pouco claro relativamente ao sector dos casamentos, desde o inicio e com as medidas a mudarem constantemente admito que me possa ter perdido um pouco, principalmente apartir de Maio, mes em que teriamos supostamente casado.


    Mas então, os ajuntametos so devem ter ate 10 pessoas na zona de Lisboa e Vale do Tejo, excepto se se tratar de eventos familiares, politicos ou religiosos. E um casamento? Nao é nenhum desse tipo eventos. Quanto muito pode começar por ser uma celebraçao religiosa, que nem seria o nosso caso, mas depois segue-se uma festa que nao se pode dizer que é de ordem familiar porque ha muito mais do que uma familia envolvida. 🤔
    E agora as medidas de desconfinamento e o aliviar das restriçoes continuam a acontecer num cenario em que o numero de infectados e de mortes não está a descer consideravelmente. Pelo contrario. Percebo os exclarecimentos da AHRESP, e a urgencia em salvar a economia e tudo isso, mas eu vivo numa zona do Vale do Tejo e trabalho no centro de Lisboa e simplesmente nao sinto que seja seguro celebrar um casamento por agora. 😔
    E em relaçao aos convidados que vivem no estrangeiro?! Nos temos metade da familia la fora... E mesmo os que vivem perto, quereriam vir à nossa festa? Pra que? Pra haver convivio com distanciamento, entre mascaras e sem dançar? E as pessoas dos grupos de risco?! 😔
    Tenho tanta pena que tenha tudo sido assim pra nós, noivas de 2020, mas eu, muito francamente prefiro adiar e esperar... nem que seja preciso esperar outros 14 anos.
    Nao concordo com "esta vai ser a nossa nova realidade por isso nao vale a pena adiar" acredito que por algum tempo vai ser sim a nossa realidade, ate haver uma cura, uma vacina ou ate haver alguma imunidade global consideravel, como existe no caso da gripe. Ate la... O nosso casamento vai ficar em stand by. 😕
    Mas continuo de alguma forma impressionada com a decisao e resiliencia de quem pretende avançar com o casamento ainda este ano. 😝

    Eu nao teria a coragem de voces. Bjos 😘
    • Responder
  • Anabela
    Noiva Ativa Julho 2021 Guimarães
    Anabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Caso apenas em 2021 mas sou honesta se me fossem impostas essas regras preferia adiar pois é um dia único e que vamos querer recordar em pleno. Esperemos que em breve tudo mude.
    • Responder
  • Marta
    Noiva Ativa Agosto 2020 Viana do Castelo (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Telma mas já falaram com a vossa quinta e animação sobre essa regra?
    É assim, a DGS também recomenda que não se fume e o pessoal fuma na mesma x) são recomendações, ainda não percebi se são "lei".
    Algumas recomendações estão muito extremadas, a da dança é a pior. Reparem que nos ginásios já existem aulas de Zumba e coreografadas e sem máscaras pelo professor e alunos...
    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Julho 2021 Vila Nova de Gaia
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Efetivamente as regras que saíram diziam claramente que eventos familiares não tinham de respeitar o máximo ajuntamento, que é de 20 pessoas. Saíriam regras próprias mais à frente e eu penso que será em Julho na próxima fase de desconfinamento em que sairemos do estado de calamidade. As Igrejas já definiram a sua parte. Espaços fechados sempre com máscara menos para comer. Desaconselham o buffet mas não proíbem, de preferência ao ar livre,... Etc.. Etc... As fotos oficiais podem ser tiradas sem máscara, mas sem conversa. Os. Noivos podem casar sem máscara,

    desde que ao ar livre e distantes a um metro e meio do celebrante. A assistência pode ser separada por núcleos. Nos espaços fechados: mesas por núcleos de coabitantes ou não havendo hipótese uma cadeira a separar cada casal do outro ou pessoa singular de outra. A pista de Dança só com noivos para a dança oficial. Nada de ajuntamentos de pessoas a dançarem. As discotecas ainda permanecem fechadas. Em agosto e setembro estão previstas novas avaliações. Não sei quando casa, mas se for no último trimeste, como as restrições vão sendo eliminadas, havendo bons resultados, diria para esperar, mas cada um sabe de si. Isto é o que sei de um casamento em agosto em que a minha mãe foi convidada. Eu caso mais tarde, por isso nao tenho mais do que isto para já. E acrescento as regras nao podem ser desobedecidas. É uma questao de saúde pública. A minha vai seguir criteriosamente tudo e eu fico descansada com isso.

    • Responder
  • Joana
    Noiva Ativa Setembro 2020 Coimbra (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Infelizmente acho que nos vamos ter que habituar a casamentos nestes moldes. É a nova realidade, o vírus vai permanecer pelo menos uns meses .
    • Responder
  • Susana
    Noiva Experiente Setembro 2021 Madeira
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tive que adiar de maio para outubro. Está será nova realidade. Não sei se vai fazer muita diferença adiar ou não
    • Responder
  • Margarida
    Noiva Ativa Julho 2020 Paredes
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite, mantenho o meu casamento com. A capacidade da quinta para 50% o quea mim em. Número de convidados não me afetou nada. Em relação animação a minha confirma que irá realizar 😊 agora vai acabar por abrir tudo e não falta muito 😘
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Agosto 2020 Santo Tirso
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não me mete confusão pq vamos ter de viver assim e c cuidados muito mais tempo! A pista de dança é o grande inconveniente mas estou certa que vão haver soluções
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Agosto 2020 Santo Tirso
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mantenho o meu!
    E tirando a pista de dança não me mete confusão! Continuo aguardar até fim de junho!
    Mantenho a esperança de que as coisas vão mudar ....
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana Marina 😍
    Efetivamente quanto ao número limite de convidados penso que fossem claras as normas bem como a restrição de lotação! O buffet pode existir mas não em modo self-service, mas com um funcionário a servir!
    O grande inconveniente é mesmo a não permissão da pista de dança, que sem dúvida é mesmo muito chato! Se se mantiver iremos provavelmente ter de adiar (o que ainda não fizemos) 😘
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Agosto 2021 Sabugal
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha linda ❤️
    Eu adiei o meu casamento que seria a 22 de agosto . Nunca me imaginei a casar nestas condições e então não fazia sentido , para mim , não adiar.
    Mas há muitos casais que ainda não adiaram
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração