Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Joanna
Super Noiva Agosto 2020 Oliveira do Hospital

Damas de honor, sim ou não ?

Joanna, a 23 de Agosto de 2019 às 13:44 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 36

Boa tarde à todas,

Queria ter a vossa opinião sobre as damas de honor.


Damas de honor, sim ou não ? 1


Vocês vão escolher alguèm para alèm dos vossos padrinhos ?

Se sim, quantas pessoas ? Quem escolher ?


Muito obrigado,

36 respostas

Última atividade por Rita, a 24 de Setembro de 2019 às 13:58
  • Rita
    Super Noiva Outubro 2020 Paços de Ferreira
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Joanna Smiley smile

    Eu acho que isto é muito uma questão de gosto pessoal. Eu por acaso não sou das pessoas que mais adora o conceito e por isso optei por não ter. Até porque se tivesse ia ter uma decisão muito difícil sobre quem escolher e assim poupo a minha cabecinha a isso. Confesso que por vezes as pessoas têm dificuldade em aceitar estas decisões que são fora do "habitual" e ouvi vários comentários com coisas do género "não faz sentido nenhum não teres damas, as tuas amigas vão sentir-se excluídas, etc". Bom, como não sou de grandes coisas, mantenho a minha decisão, não estou a excluir ninguém e tenho um casamento como eu e o noivo mais gostamos, que é o que interessa Smiley smile

    Por isso, se gostas, te faz sentido, sabes quem são as pessoas que mais queres ao teu lado, avança.

    Se é algo que achas que não te vai trazer mais felicidade ao dia, que não é indispensável, então não avances.

    Vê o que te faz mais feliz Smiley smile

    E muitas felicidades!

    • Responder
  • Sabrina
    Super Noiva Outubro 2020 Ansião
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu optei por não escolher, pois as amigas ainda são algumas...e tornar-se-ia demasiado...

    • Responder
  • Belém
    Noiva Curiosa Outubro 2022 Lisboa (Concelho)
    Belém ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou ter 5 amigas de infância e a minha madrinha. São as 6 damas de honor.
    • Responder
  • Rosária
    Noiva Constante Setembro 2021 Vila Nova de Famalicão
    Rosária ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vou levar 5 damas. Vamos todas escolher a cor do vestido, mas o modelo cada uma é que decide, não vamos impor modelos, cada uma faz da forma que mais gosta e sente bem. As minhas damas são pessoas realmente importantes para mim, além disso, no dia terão um papel crucial em algumas tarefas. Smiley smile

    • Responder
  • Carolina
    Super Noiva Junho 2022 Pico
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Joanna,


    Isso vai de cada um, eu por acaso ainda não decidi, mas penso que vou abdicar disso e apenas ter os padrinhos como protagonistas para também não "obrigar" ninguém a ter de ir com aquela roupa especifica, apesar que hoje em dia já nao se usa todas de uma cor e as vezes até são damas de honor e vão como querem, sendo apenas designadas disso.

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Da-me sempre a sensação de estarmos a convidar as amigas para fazerem parte da decoracao... mas é o que é. Bjd
    • Responder
  • Soraia
    Super Noiva Outubro 2021 Cartaxo
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Milhinha

    Partilhamos a mesma opinião - é exatamente isso, pegar nas amigas vestir tudo de igual e pronto.

    Aliás isso nem é um conceito tipicamente português, é um conceito que veio de fora e como muitos outros foi adaptado por nós.

    Eu sinceramente não gosto aliás tive uma amiga que me convidou para dama dela, obviamente que não ia dizer que não, mas eu não sou propriamente magra e a cor que escolheu é verde e para conseguir encontrar um vestido para mim dei mais 50€ do que daria para ir a uma cerimónia só porque o tom de verde que ela escolheu não é fácil de encontrar e porque eu não me meto em nenhum vestido com um tamanho abaixo de um L (já grandinho) e as lojas como a pretty bunnies e restante indústria da moda enviam para as lojas 10 tamanhos S, 10 tamanhos M, 3 L e tudo o que seja daí para cima é um de cada e já vais com sorte.


    • Responder
  • Soraia
    Super Noiva Outubro 2021 Cartaxo
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isa, é na minha opinião, sempre um assunto que gera sempre muita polémica e algum desconforto entre as pessoas.

    Beijinhos


    • Responder
  • .bjgv
    Noiva Constante Maio 2024 Silves
    .bjgv ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Penso exatamente como tu.
    • Responder
  • Soraia
    Super Noiva Outubro 2021 Cartaxo
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Noivinhas,


    De todas as vezes que me faziam esta questão ou quando pensava em casar mesmo sem ainda ter noivo sempre disse que não queria damas do Honor.

    Em primeiro lugar a "justificação" que se dá para existir esse cargo não me convence - as damas servem para preparar a despedida de solteira, para segurar o vestido, ajudar a vestir a noiva, dar um apoio logístico no dia - na minha opinião quem quer ajudar, ajuda com ou sem rótulos, verdade seja dita as nossas mães também nos ajudam e não são damas.

    Em segundo Lugar há sempre quem fique ofendida, escolhes umas e não as outras e quem vai ao meu casamento, todas as pessoas têm importância logo não me faz sentido destacar umas de outras.

    Em terceiro lugar vem o DRAMA das cores e dos cortes de vestidos , ou seja, para cada tom de pele as cores que ficam bem variam, o que fica bem a umas não ficam a outras, uma pessoa muito magra não fica bem numa roupa que é pensada por alguém mais forte, uma rapariga de 1.50cm não fica bem no mesmo vestido que alguém de 1.85cm. É sempre uma grande dor de cabeça arranjar algo que toda a gente goste e que se sinta confortável.

    E em quarto mas não menos importante ao "impores" o que aquelas damas vão vestir está a impôr também uma cor (que nem sempre é fácil de arranjar a um preço acessível) e é claro que todas as honradas tem gosto em ter esse papel importante mas se calhar para isso vão ser colocadas numa situação financeira mais complicada e ter de dar um valor por um vestido que não dariam nunca se não tivessem aceite esse teu convite tão especial ( quando os noivos podem pagar os fatos todos, tudo bem, agora quando cada um paga o seu é mais complicado, imaginem alguém que tem de arranjar um vestido lilás XXL não vai pagar o mesmo que alguém que compra um vestido que quer mediante das suas possibilidades.

    De forma a evitar desconfortos, mal entendidos e situações complicadas de gerir eu não sou apologista deste conceito - mas volto a referir é só a minha opinião Smiley smile


    • Responder
  • Joanna
    Super Noiva Agosto 2020 Oliveira do Hospital
    Joanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois, o meu noivo vai pedir aos padrinhos de batismo.

    Eu não tenho essa sorte e também não queria que fossem eles.

    Por isso penso que vou pedir aos meus irmãos, apesar de serem mais novos, é o que eu queria muito.

    • Responder
  • Ana Rita
    Noiva Ativa Setembro 2019 Mogadouro
    Ana Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, eu acho uma questão pessoal mas optei por não ter.
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Experiente Junho 2020 Vila Nova de Gaia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Joanna,

    Olha, nós optamos por não ter damas de honor por um motivo muito simples, não achamos justo impor às nossas amigas e amigos que tivessem de mandar fazer uma roupa especial para o nosso casamento. Este tipo de festas já fazem com que as pessoas gastem tanto dinheiro - ainda para mais nós vamos casar a 70Km da nossa área de residência o que vai fazer com que a maior parte das pessoas tenham de pagar dormida fora - ou seja, era mais um gasto. Porque o habitual é que as damas de honor tenham uma cor ou tipo de tecido imposto pela noiva e mandem fazer o vestido a uma costureira... O que nunca fica barato! O mesmo para os cavalheiros que também "têm" de ir com fatos iguais. E normalmente todos os homens já têm pelo menos um fato que é o que usam em todos os casamentos, variando apenas a camisa e gravata! Eheheh Eu acho que fica muito bonito ter damas de honor, atenção. Mas optamos por não ter e foi por este motivo! Em relação aos padrinhos, o meu noivo já escolheu - serão os irmãos (ele tem um irmão e uma irmã, por isso é fácil). No meu caso estou MUITO indecisa... E mais que isso. Não quero que ninguém fique triste e desiludida comigo. Enfim!! Até acho que vou criar um debate com este assunto para ver se vocês me conseguem ajudar! Beijinhos e bons preparativos

    • Responder
  • Diana
    Noiva VIP Novembro 2019 Lisboa (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Joanna eu não vou ter os "padrinhos e madrinhas tradicionais" a nossa relação não é imensa. Assim optei por ter damas de honor e cavalheiro de honra basicamente são compostas pelas minhas irmãs e primas com quem cresci e uma amiga do coração.

    Eu acho que ter uma coisa não é impeditiva da outra.

    é bom teres alguém com quem falar, partilhar ansiedades, teres ajuda (porque normalmente as nossas madrinhas & padrinhos são pessoas com uma certa idade e ligam pouco lol) Smiley heart

    • Responder
  • Teresa
    Noiva VIP Outubro 2019 Penela
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou ter 6. 3 amigas, 2 primas, e a minha cunhada.
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Novata Agosto 2022 Santa Maria da Feira
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para mim tem lógica ser irmãos caso os tenha ou uma pessoa realmente chegada a nós , penso que isso de damas de honor é mais para o ‘aparato’ sinceramente , mas respeito a opinião de quem gosta e da valor ..
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Novata Agosto 2022 Santa Maria da Feira
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha , para além dos padrinhos , eu levo uma dama que é irmã do noivo é um rapaz também , eles levaram o meu animal com as alianças , não terei crianças ..
    • Responder
  • S
    Noiva Constante Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou ter 3 damas de honor que são o meu braço direito nos preparativos...
    Relativamente aos seus vestidos..cada uma delas pagará o seu...depois irei presentia -las com uns miminhos...
    • Responder
  • Cristina
    Super Noiva Setembro 2019 Madeira
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu queria ter. Mas não tínhamos orçamentos para pagar vestidos e afins. Toda a gente me disse que eu estava a ser tonta, porque as pessoas hoje em dia, não se importam com o facto de cada um pagar o seu. Mas eu não acho correcto. Ou tem-se dinheiro para pagar e convida-se as pessoas ou não se tem dinheiro e não se convida. E como não tinha orçamento, não convidei. Mas que queria, até queria!! 😅
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joanna! Eu não gosto do conceito de damas de honor: pegar nas tuas amigas mais giras metê-las num vestido todo igual e “desfilá-las” na cerimónia e festa. Não me faz muito sentido.
    O que tenho visto é que algumas noivinhas dão uma paleta de cores para que as damas escolham o seu vestido. É uma boa forma de não seres tu a pagar os vestidos todos das damas de honor! Bjs
    • Responder
  • Marta
    Noiva Experiente Setembro 2021 Viseu (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Da nossa parte ou vamos ter padrinhos e madrinhas ou vamos ter damas de honor e groomsmen, um ou outro 😉
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Joanna, eu tive 3 damas de honor/madrinhas, e foram as minhas melhores amigas.

    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou ter. Se tivesse talvez escolhesse as minhas sobrinhas e primas que são quase sobrinhas ehehe mas vou ter daminhas e pajenzinhos
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Julho 2021 Alenquer
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Padrinho e Madrinha são os de batismo.

    Damas de honor tenho 8 (6 amigas e duas primas) e 2 mini damas que são as minhas primas mais pequenas.

    • Responder
  • Ana V.
    Noiva Master Outubro 2019 Figueira da Foz
    Ana V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Joanna. Eu decidi ter porque são pessoas especiais para mim e são 4: a minha irmã, a minha cunhada e 2 das minhas melhores amigas. Relativamente aos padrinhos, optámos por não ter.
    Beijinho

    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não faço questão de ter . Só vou ter os meus sobrinhos como meninos das alianças e as minhas sobrinhas como meninas das flores ❤
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, casamos pela igreja 😊.
    • Responder
  • Jbls
    Noivo Master Março 2020 Porto (Concelho)
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Smiley smile

    Por aqui SIM!

    Damas de Honor e são 9!

    • Responder
  • Joanna
    Super Noiva Agosto 2020 Oliveira do Hospital
    Joanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Também estava a pensar ter duas madrinhas.

    O teu casamento foi por a igreja, se me permites perguntar?

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joanna. Como as outras meninas já disseram isso é uma questão muito pessoal. Eu optei por não ter. Tive duas madrinhas e o marido teve uma madrinha e um padrinho 😊.
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joanna ! Eu escolhi padrinhos e damas de honor, tenho 5 no total
    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Damas de honor é uma opção pessoal. Eu já fui. E vou ter 5. Vão me ajudar com algumas coisas durante o dia. São amigas especiais, a minha irmã e a minha prima e principalmente da minha confiança para me ajudarem.
    Os meus padrinhos são outra conversa e são os mesmos de batismo.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração