Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Maria
Noiva Ativa Setembro 2020 Batalha

Damas de honor

Maria, a 28 de Setembro de 2019 às 22:08 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 19
Damas de honor sim ou não? Estou muito confusa se hei de ter ou não damas de honor. Não é um costume português e desde criança que sonho com o meu casamento e não tinha damas de honor. Mas agora começo a achar piada.
Quem teve damas de honor? Porquê? Qual é a função das damas de honor? Já que temos os padrinhos.
Quem não teve porque decidiu não ter?

19 respostas

Última atividade por Claudia, a 29 de Outubro de 2019 às 21:42
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Adoro!!! Também quero! 😊
    • Responder
  • M
    Noiva VIP Setembro 2021 Peso da Régua
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo com algumas meninas, nomeadamente a "mestre" Milhinha :-). Como ela diz, é pegar nas amigas e vesti-las todas da mesma cor, eu sinceramente não gostaria de ser dama de honra porque acho que iria parecer uma peça decorativa :-). Também nunca quis ter damas de honra porque não considero algo típico nosso, sempre me pareceu algo demasiado americano.

    Mas, como em tudo, se achares que é algo que queres ter, vai pelo teu instinto, o importante é teres o teu dia de acordo com a tua vontade, o que te fizer mais feliz Smiley kiss

    • Responder
  • Diana
    Noiva VIP Novembro 2019 Lisboa (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vou ter 5! e o noivo 3 aquele homem não me arranjou numero par Smiley xd

    A função das damas é dar apoio à noiva em tudo o que ela precisar. Desde as decorações, a ter algum para chorar no ombro, a organizar a tua despedida de solteira, a serem as tuas "assistentes" no dia. Tens que as imaginar como umas mini wedding planners.

    • Responder
  • Nelly
    Noiva Master Outubro 2021 Albufeira
    Nelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Maria nós vamos ter 6 damas de honor e cavaleiros que são os nossos irmãos. Para mim não fazia sentido de não ter os meus irmãos comigo nós somos muito amigos e chegados
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva VIP Julho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou ter damas de honor Smiley smile para mim não fazia parte do meu imaginário 😉
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Maria, eu vou optar por não ter para evitar confusões. Eu se optasse por ter teria que ter umas 15 pessoas, ao qual é um absurdo, e como nem toda a gente tem boa maneira de lidar com o porque não ser também etc etc, vou optar por não ter.

    • Responder
  • Bebiana
    Noiva Master Agosto 2021 Montalegre
    Bebiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Coucou querida,

    Eu vou ter 8, entre as melhores amigas e as primas!

    Elas estão presentes antes e durante o casamento para te ajudar com toda a organização e com os nervosas dia C Smiley smile

    Posso dizer que até agora tem sido uma ajuda preciosa, sempre com ideais e com palavras de apoio (sim porque as vezes uma noiva passa-se ahahahah)

    São também elas que vão organizar as minhas despedidas de solteira Smiley smile

    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Maria, acho que isso é uma questão pessoal. Eu preferi ter 3 madrinhas e nenhuma dama de honor.

    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola querida ❤
    As minhas damas são as minhas amigas de infância e vão ser elas que vão organizar a despedida de solteira, ajudar-me em determinadas escolhas, e ajudar em determinadas manualidades.
    Mas sobretudo porque elas merecem ter um papel importante no meu casamento, afinal de contas são as amigas de sempre.
    Beijinhos
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Para certas noivas são uma forma de valorizar pessoas que elas consideram importantes, para mim é de facto uma detalhe para as fotos..
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou ter damas de honor! São 5 e são as minhas melhores amigas que fiz ao longo da vida desde os meus 5 anos de idade! Elas ajudam a nível da organização da despedida de solteira é menos uma coisa para me preocupar xD ajudaram-me a escolher o vestido, sapatos etc... são as únicas tirando a minha mãe e madrinha que viram o meu vestido! E ajudam em pequenas coisas da organização do casamento como placas de photobooh e coisas assim, e no dia do casório também estou a contar com elas para pequenas coisas como entregar os saquinhos de arroz etc, pequenas coisas mas que aos noivos acabam por aliviar e deixar aproveitar melhor o nosso dia! Sim porque o dia não é dos convidados é dos noivos, e mais que ninguém, são eles que devem aproveitar bem o dia juntamente das pessoas que mais gostam (os seus convidados)!

    Quanto a irem de igual isso não é de todo obrigatório, a minha cor será o rosa velho e elas iram de quiserem, não é uma regra obrigatória, além de que terão um símbolo (alfinete) que as distingue dos outros convidados serão as minhas “mãos “ 😁

    e a verdade é que elas estão todas contentes por fazerem parte da “time” da noiva 😊

    Damas de honor 1
    • Responder
  • Maria
    Noiva Ativa Setembro 2020 Batalha
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois parece que são um elemento de decoração
    • Responder
  • Maria
    Noiva Ativa Setembro 2020 Batalha
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é o que eu acho também. Parece me mais que as damas de honor são mais um elemento de decoração
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Maria. As damas de Honra (Maids of Honour) são amigas ou familiares que valorizas e que te ajudam a preparar todo o casamento. Estão também encarregues de “cuidar de ti” no grande dia (arranjar o vestido, segurar o véu, retocar maquilhagem, etc). Eu não vou ter porque não gosto do conceito: é pegar nas tuas amigas mais giras e vesti-las todas de igual (ainda por cima da cor da decoração!) bjs
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Maria. Não Vou ter por vários motivos. Porque não pensei em ter, porque não fazia sentido para mim, porque não estou para me chatear a pensar nesta fatiota que tem esta cor ou este corte ou isto ou aquilo a isso associado e porque aquela menina vão gosta desta cor ou deste corte e porque não quero impingir regrinhas dessas a amigas... porque tal como tu mesma disseste no início do debate, não me lembro de ver esta tradição sendo nossa ...apesar de achar piada e até acho engraçado não acho indispensável..cabe a cada um usar se para si faz sentido😉
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Constante Setembro 2021 Sintra
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não tenho damas de honor oficiais, ou seja, não fiz convite. Mas são 3 meninas que me têm acompanhado desde o início e consideram-se como tal, acho que estão a planear ir vestidas com a mesma cor e tudo, a mim não me chateia nada se as faz felizes, eu adoro-as e sei que posso contar com elas.
    Elas estão a organizar a despedida de solteira e têm me acompanhado na procura do vestido.
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida, deves pensar bem se queres ou não. Eu ando nesse dilema com as daminhas e pajens 🙈 m
    • Responder
  • Isabel
    Super Noiva Março 2021 Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu nao queria damas, mas com tres irmas... comecaram a fazer uma choradeira... e pronto, agora tenho damas😂😂
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Maria. Como dizes, as damas de honor não são um costume português e eu não tive damas. Não tive porque não achei necessário. Tenho muitas amigas e não queria favorecer umas pelas outras visto que não poderia ter todas ao meu lado. A função das damas é ajudar na organização da despedida de solteira e mais algumas coisas que precises. Eu sempre ouvi dizer que a madrinha da noiva organizava a despedida de solteira mas no meu caso fui eu quem tratou de tudo. Por isso já não existe uma regra para essas coisas. Não sou contra quem tem damas mas não acho que seja necessário 😉. Acho que a madrinha faz bem o seu papel de ajudar a noiva. Agora depende de cada pessoa.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração