Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Cláudia
Noiva Constante Maio 2015 Ferreira do Zêzere

Curso de preparação matrimónio

Cláudia, a 11 de Novembro de 2014 às 15:25 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 36

Olá meninas!Espero que esteja a correr tudo bem com os vossos preparativos!

Hoje escrevo para tirar uma dúvida acerca do CPM - Curso de Preparação para o Matrimónio, isto porque a minha cerimónia não terá eucaristia, e o padre disse que se eu quisesse podia frequentar o encontro de CPM mais próximo da minha zona de residência...Quem daqui é que vai fazer?O vosso também é só um fim-de-semana?É obrigatório?

Fico à espera da vossa ajuda!beijinhos e bons preparativos Smiley smile

36 respostas

Última atividade por Lady in Red, a 8 de Setembro de 2017 às 14:13
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O CPM é obrigatório apenas para casamento religioso, certo? Como vou casar pelo civil...

    • Responder
  • Cátia
    Noiva Constante Novembro 2015 Maia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O nosso não é obrigatório e não é pago.

    Durante 1 mês, terças e quintas entre as 21h e as 23h.

    bj

    • Responder
  • Nafi
    Noiva Constante Setembro 2015 Almada
    Nafi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Cátia Smiley smile

    Vão fazer o CPM onde? Nós vamos fazer em Lisboa, mas ainda não pesquisamos bem...

    • Responder
  • Mónica
    Noiva Ativa Julho 2015 Valongo
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Cláudia Smiley smile Eu vou fazer. O meu começa já no sábado e pelo que sei são mais ou menos 6 sessões. O meu casamento irá ser na Igreja, contudo acho que ninguém é obrigado a participar se não o entender. Faz o que a tua consciência te mandar Smiley winking Eu, até agora, só ouvi comentários muito positivos à cerca do CPM, contudo poderá não funcionar da mesma forma em todos os sítios. Decide como achares melhor!! Beijinho

    • Responder
  • Arlc
    Noiva VIP Fevereiro 2015 Almada
    Arlc ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Claudia,

    como moro no estrangeiro vamos fazer por ca a seguir ao casamento.

    Beijinhos

    • Responder
  • Cátia
    Noiva Ativa Agosto 2015 Lisboa (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Já fui à paróquia da minha freguesia e a senhora já deu as datas, mas não deu o preço. Ela disse que o casal dava o que quisesse no final. Vão ser duas sextas feiras à noite, e dois sábados à noite. O que me complica a vida porque eu trabalho por turnos e folgas rotativas, mas enfim... Terá que ser.

    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Constante Maio 2015 Ferreira do Zêzere
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, ele aconselhou-nos a ir!

    • Responder
  • Carla
    Super Noiva Agosto 2015 Ferreira do Zêzere
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ainda não sei nada disso, foi o padre que te disse ?

    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Constante Maio 2015 Ferreira do Zêzere
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu vou inscrever-me no encontro CPM de Pombal, em Fevereiro!E tu?

    • Responder
  • Carla
    Super Noiva Agosto 2015 Ferreira do Zêzere
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Claudia já sabes como vais fazer ?

    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Constante Maio 2015 Ferreira do Zêzere
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pois, em Lisboa pelo que percebo é mais puxado!Eu vou fazer em Pombal!Outra coisa, vocês vão através dos centros CPM, certo?

    • Responder
  • Cátia
    Noiva Ativa Agosto 2015 Lisboa (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    15€ ainda é naquela. Nos Jerónimos são 40€ Smiley atonished

    Vais fazer em que paróquia?

    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Constante Maio 2015 Ferreira do Zêzere
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bem meninas, já deu para perceber que o CPM varia de acordo com as paróquias, nuns sítios é obrigatório, noutros é opcional, uns duram mais tempo, outros menos!O melhor mesmo é falarmos com o padre das nossas paróquias para que corra tudo bem, ele será a pessoa mais indicada para nos explicar como funciona tudo!

    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola! Smiley smile

    E fiz o curso na Suiça, o padre nao exigia mas recomendou, nao lhe iamos fazer uma desfeita dessa tendo ele se sujeitado a celebrar o nosso casamento noutra igreja que nao a dele. Eu achei divertido em algumas partes (o tipo que deu o curso era muito à frente) mas totalmente inutil, pelo menos para a maioria dos casais presentes.

    Foi durante 1 fim de semana, cerca de 10h divididas pelos dois dias. Nunca me pediram o certificado, nem o padre.

    • Responder
  • Diana
    Noiva Experiente Agosto 2015 Sever do Vouga
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola. Nos pessoalmente fomos obrigados a fazer. Residimos em frança e vamos casar em portugal e mesmo assim o Sr. Padre disse-nos que a gente tinha que fazer a preparação aqui na frança. Ja comaçamos e sinceramente é muito interessante estamos a gostar bastante! Cuidado porque até certas conservatorias quado vais tratar da papelada do civil pedem o certificado do CPM. Portanto informem-se. Bjs

    • Responder
  • Cátia
    Noiva Experiente Setembro 2015 Santa Maria da Feira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá!

    Eu vou-me casar em Macieira de Sarnes (Aveiro) e quando falei com o Padre disse-me logo que tinha de fazer CPM mas não tinha obrigatoriedade de local. Poderia escolhê-lo.

    Por cá há CPM em que é uma sessão por semana, mas também há o que vou fazer que será em 3 dias (sexta à noite, sábado e domingo).

    Inscrevi-me para os dias 7 8 e 9 de Novembro, mas como havia muitos inscritos e como só me caso em Setembro do próximo ano fiquei inscrita para Fevereiro/2015. É gratuito, só tive mesmo de ir ao local do CPM e fazer a inscrição.

    Eu espero que seja interessante, pelo menos já ouvi bons comentáriosSmiley smile

    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Constante Maio 2015 Ferreira do Zêzere
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada a todas pelas ajudas!!O nosso encontro será em Fevereiro e é apenas um fim-de-semana, pagamos 15 euros!Vou convencer o noivo a ir e depois conto como foi!

    • Responder
  • Saramfduarte
    Noiva Experiente Maio 2015 Loulé
    Saramfduarte ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Em loule pagamos 20 eur
    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Julho 2015 Setúbal (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Cláudia Smiley smile

    Já me tinha apercebido de que as regras do CPM vão variando ao longo do país. Na minha zona, é obrigatório frequentar o CPM quem vai casar pela igreja. Inclusivé, sei de casais que celebraram o casamento sem missa e tiveram de o fazer. Eu vou fazer, sem dúvida nenhuma. No meu caso, são dois fins-de-semana seguidos, à sexta e ao sábado. Está previsto que seja em Março.

    O feedback que tenho é bastante positivo, até mesmo para casais que já vivem juntos Smiley smile Claro que depende dos casais que estarão a orientar, mas se tens essa disponibilidade, porque não ?

    Beijinho Smiley heart

    • Responder
  • Ana Sofia
    Noiva Experiente Setembro 2014 Vila Nova de Gaia
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia! Nós fizemos o curso num fim de semana na casa de retiros de santo Inácio em Sintra. Pagamos o equivalente às refeições - lanches e almoços e como somos do porto ficamos lá a dormir sem qualquer custo. Foi uma experiência incrível que ambos adoramos. E acreditem que o noivo estava muito reticente. O curso não tem carácter obrigatório mas sinceramente acho que todos o deviam frequentar. Se casamos pela igreja católica e por um motivo, ou deverá ser por um motivo, e o casamento católico tem pressupostos que todos os que casam na igreja deviam conhecer. Além disso se fazes a primeira ou a segunda comunhão implica que andas na catequese. Por não preparaste para o teu casamento católico? Acreditem que o cpm foi a melhor coisa que fizemos durante a preparação de todo o casamento. Tudo o que vais receber no curso vai se reflectir na cerimônia do casamento e também na vida de casados. Não deixem de fazer!
    • Responder
  • A
    Super Noiva Agosto 2016 Guarda (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    Está bem obrigada pela informação beijinho

    • Responder
  • Ana
    Noiva Experiente Março 2015 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que é obrigatório para quem casa pela igreja...
    • Responder
  • Virgínia
    Noiva Principiante Setembro 2014 Gondomar
    Virgínia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós fizemos o curso e ADORAMOS! O grupo foi espetacular, fomos ao casamento uns dos outros (do mini grupo), pk eramos mais de 40 casais, e no nosso grupo eramos 7 casais...

    O que ouvimos dos casais mais velhos é por vezes uma lição de vida... Vale a pena ouvir... Smiley smile

    O nosso foi gratuito, só tinhamos que pagar 15€ por uns livros, se pudessemos pagar, claro.

    Há paroquias que é obrigatorio o curso todo ou pelo menos x aulas. No final dão-nos um certificado Smiley winking

    • Responder
  • Wilha
    Noiva Constante Maio 2015 Aveiro (Concelho)
    Wilha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Nafi foi bem interessante, gostei bastante eu e marido já somos casados a 6 anos pelo civil e muitas das vezes achamos que certas coisas só acontece connosco,e no curso os casais que já tem 30,40,50anos de casados conta as suas experiências boas e difíceis foi muito,bjs
    • Responder
  • Diana
    Super Noiva Julho 2015 Castelo de Paiva
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu também vou fazer esse curso para o ano, mas não é preciso fazer onde a gente casa. Eu morro na Suíça e caso em Portugal e vamos fazer o curso na Suíça... Depois não sei bem em que consista mas acho que é tipo a nos sensibilizar o casamento e fazer assim tipo uma teoria da vida a dois
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Ativa Agosto 2015 Lisboa (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O curso no mosteiro dos jeronimos é super caro. É um sábado inteiro e meio dia de domingo. Já ouvi dizer que posso fazer em qualquer paróquia. E também ouvi dizer que há uma em benfica onde não se paga. Tenho que investigar sobre isso.
    • Responder
  • A
    Super Noiva Agosto 2016 Guarda (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    Obrigado Ana, mas isso é mesmo necessário?

    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Constante Maio 2015 Ferreira do Zêzere
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada meninas!e assim pelo que o padre me disse no nosso caso e facultativo,sao 2 dias e custa 15 euros!a vontade do meu noivo tb n e muita,mas eu gostava mt de ir,vou convence lo,pelos vossos relatos acho q vai ser mt bom!!
    • Responder
  • Nafi
    Noiva Constante Setembro 2015 Almada
    Nafi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Wilha Smiley smile

    e gostaste do curso?

    bjs

    • Responder
  • Denise
    Super Noiva Agosto 2015 Vila Franca de Xira
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quando marquei o casamento na igreja disseram que tinha de fazer este curso. ... eu deduzo que seja obrigatório ;-)
    • Responder
  • S
    Noiva Novata Agosto 2015 Coimbra (Concelho)
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá. O Sr Padre falou-nos desse curso. Aqui em Coimbra são 2 dias e custa 25 euros. Nós não estamos com muita vontade...

    • Responder
  • Ana
    Noiva Experiente Março 2015 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Consiste em casais mais velhos falarem sobre a vida em comum, filhos, obrigacoes e deveres, sexualidade...
    Eu também vou casar pelo civil, por isso estou dispensada das aulas, alem de que já vivemos juntos, logo se fossemos fazer o curso, já teríamos as equivalências Smiley laugh
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração