Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Catharina
Noiva Principiante Agosto 2017 Matosinhos

Crisma obrigatório para casar

Catharina, a 25 de Outubro de 2016 às 12:27 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 50

Olá noivinhas, gostaria se saber se alguma entre vocês casou a partir de agosto e se o crisma foi obrigatório ?
Porque caso-me no próximo ano, em Agosto e estou a morar na Suíça. Não tenho o crisma, e quando fui marcar a data na igreja o padre não me impôs nenhum problema em relação a isso, visto que o meu futuro marido tem o crisma .
Como estou no estrangeiro, queria me inscrever para o curso que temos de fazer antes do casamento e disseram que era impossível eu me casar uma vez que não sou crismada. Que saiu uma nova lei, decretada pelo Papa, e que a partir de agosto os noivos têem de ser crismados.
Alguma de vocês teve este problema? Estou aflita e não sei o que fazer ....
Obrigado a todas e beijinho .

50 respostas

Última atividade por Bárbara, a 7 de Novembro de 2016 às 15:15
  • Bárbara
    Noiva Constante Outubro 2017 Castro Marim
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Desconheço tal situação. Nem eu nem o meu futuro marido somos crismados.

    Espero que não seja requisito obrigatório, caso contrário também não será fácil para nós ://

    • Responder
  • Tânia Soares
    Noiva Ativa Agosto 2017 Óbidos
    Tânia Soares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá que estranho. Eu estou no Luxemburgo e vou-me casar em Portugal a 12/08/2017 e estive a falar com o padre daqui a semana passada para nos inscrever no curso de preparação para o matrimónio, a única coisa que ele nos perguntou foi se éramos os dois batizados. E em Portugal quando fomos marcar a data foi a mesma coisa.

    • Responder
  • Sara
    Noiva Experiente Julho 2017 Montemor-o-Velho
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sinceramente não faço ideia...quando fui falar com o padre, a marcar o dia, ele não ne falou em nada disso, a única coisa que me falou, foi em fazer o cpm, e o registo cívil, mais nada.
    • Responder
  • Bibiana
    Noiva Constante Julho 2017 Penafiel
    Bibiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Eu também estou na Suíça. Até hoje não tinha crisma nem ideias de fazer. Mas quando fui falar com o padre da comunidade portuguesa para fazer CPM e tratar de papéis ele perguntou logo pelo crisma. Eu disse q n tinha e q o padre da minha freguesia de pt também não o pede. E ele me disse que o bispo de cá não aceita! Que temos que fazer crisma antes de casar ou comprometer se a fazer logo a seguir ao casamento. Então aproveitei e inscrevime para o crisma que está a decorrer agora. E em fevereiro já serei crismada. E pelo que ouço agora até para ser padrinhos tem que ter os 2 o crisma. A 6 anos fui madrinha. Na altura bastava um ter crisma. Espero ter ajudado Smiley winking
    • Responder
  • Marlene
    Noiva Master Junho 2018 Aveiro (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para já ninguém me falou nisso... Já marquei na igreja e não m perguntaram... Eu não tenho... AXO que não é preciso... Antigamente ouvia dizer que era preciso para ser padrinhos de batismo, mas agora há padres que nem perguntam...
    • Responder
  • Catarina e Pedro
    Noiva VIP Dezembro 2016 Torres Vedras
    Catarina e Pedro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu caso em Dezembro.

    Nem eu nem o noivo somos crismados...

    Aliás, o noivo nem 1a comunhão tem.

    E está tudo bem. A única coisa obrigatória continua a ser o baptismo

    • Responder
  • Sara
    Noiva Constante Julho 2017 Alcobaça
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Smiley smile eu sou crismada e o meu noivo não é, falamos com o padre e ele disse que um de nós até podia ser de outra religião, não havia problema nenhum, aconselhou-o apenas a fazer o crisma pois podia ser convidado para padrinho e aí tinha de ter o crisma, mas em relação ao casamento não houve quelquer imposição Smiley smile

    • Responder
  • Noivinha-Feliz
    Noiva Master Setembro 2017 Lisboa (Concelho)
    Noivinha-Feliz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bem que cena! Smiley surprise Será que ela inventou?

    Mas o que importa é que não é verdade, fogo ainda bem! Confesso que fiquei um bocadinho preocupada, embora a nós o padre tenha dito que não seria preciso nada disso.

    Querida, fico feliz por ti, assim podes descansar também em relação a isto! Smiley laugh

    Obrigada por partilhares esta informação connosco, assim as dúvidas foram esclarecidas!

    Beijinhos!

    • Responder
  • Catharina
    Noiva Principiante Agosto 2017 Matosinhos
    Catharina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    NNoivinhas, já tive resposta da diocese, onde me dizem exatamente o contrário que está senhora me disse !! Não sei como é que há pessoas que trabalham com a igreja de mesmo assim queiram lucrar com os crismas, e inventando leis que não existem ..
    Aqui tem a resposta, se alguma noiva tiver a mmesma dúvida que eu ... Obrigado a todas pelas vossas mensagens. Beijinho a todas e felicidades.

    Crisma obrigatório para casar - 1
    • Responder
  • Tatiana
    Top das Noivas Julho 2016 Vila Franca de Xira
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não tenho conhecimento de nada mas somos ambos crismados!

    • Responder
  • Sylvie
    Super Noiva Agosto 2017 Vale de Cambra
    Sylvie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu penso q basta um ter....mas tb já percebi q há padres mais flexíveis do q outros. Onde me vou casar, nem perguntou se tínhamos crisma. Só se éramos batizados.
    • Responder
  • Catharina
    Noiva Principiante Agosto 2017 Matosinhos
    Catharina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá :Smiley smileEu estou em Bulle, pertence ao cantão de Fribourg. Eu só me caso no próximo ano, estás ansiosa pelo teu dia ? 60 dias passa rápido . . Beijinho e ffelicidades para ti também .
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Dezembro 2016 Barcelos
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também estou na Suíça. Estas aonde? caso daqui a 60 e tal dias e tu? como vão os preparativos? parabéns felicidades
    • Responder
  • Catharina
    Noiva Principiante Agosto 2017 Matosinhos
    Catharina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado querida .. entretanto liguei ao meu padre e também lhe fiz a mesma pergunta, ele disse que não há problema nenhum.. Smiley smile obrigado por te informares. beijinho e felicidades para ti também
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Julho 2018 Portimão
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha, como tinha dito falei com o meu padre, o que ele me disse que não está nem vai estar em vigor, continuam só a pedir batizados pelo menos um! Está descansada em Portugal não te pedemcrisma! Bjs felicidades
    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Julho 2017 Matosinhos
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não acho nada normal. De caminho ninguém se cada na igreja, logo logo acabam com essa lei. Até porque nem é correcto existir nuns países e noutros não se se trata tudo de igreja católica. Beijinhos
    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Julho 2017 Matosinhos
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não é obrigatório, mas há padres que exigem. Porque não fazes em Portugal, eu irei fazer em Portugal. Beijinhos
    • Responder
  • M
    Noiva Curiosa Agosto 2017 Porto (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, eu também vou casar em Agosto e não me exigiram nada, para ser madrinha de batismo sim é obrigatório.
    • Responder
  • Catharina
    Noiva Principiante Agosto 2017 Matosinhos
    Catharina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu mandei um email à Diocese do Porto mas nao obtive ainda uma resposta. Procurei na internet sobre as leis canonicas de 2016, se houve alguma modificação e nao encontro nada.

    O que me intriga é que eu nao vou casar na Suiça, nao é ca que tou a tratar dos documentos, e so porque queria me inscrever no curso, é que me falaram disso e dizem-me que nao puderei casar!!

    Ja me disseram também que o curso nem é obrigatorio. Caso isso também seja verdade, entao nao farei o curso.

    E nao é logico meterem essa lei, uma vez que em Portugal a comunhao solene, nao é obrigatoria. Quanto mais o crisma... Vou aguardar informações da Diocèse.

    • Responder
  • Noivinha-Feliz
    Noiva Master Setembro 2017 Lisboa (Concelho)
    Noivinha-Feliz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Opa :/ é que não faz sentido algum. É por causa destes entraves que muita gente casa pelo civil. Só causam problemas.

    • Responder
  • Bàaa
    Noiva VIP Agosto 2016 Castelo de Paiva
    Bàaa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Claro que tinha dito.... mas aqui na suiça jà é assim desde agosto...

    • Responder
  • Noivinha-Feliz
    Noiva Master Setembro 2017 Lisboa (Concelho)
    Noivinha-Feliz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ok querida. É que nós marcámos a Igreja no dia 29 de Junho e até pusémos essa questão ao Padre e ele disse-nos que apenas bastaria um de nós ser batizado. O meu noivo tem o crisma, mas eu apenas sou batizada, nem 1ª comunhão tenho.

    Claro que fiquei descansada. Mas não sei, acho que se ele soubesse dessa lei ter-nos-ia dito.

    • Responder
  • Bàaa
    Noiva VIP Agosto 2016 Castelo de Paiva
    Bàaa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A diocese da suiça não assina o processo para enviar a diocese em Portugal se não forem crismado os dois... Agora em Portugal não tenho a minima ideia... mas aqui na suiça entrou essa lei desde agosto de 2016... nos fizemos o curso em Abril e falaram nos logo disso. .

    • Responder
  • Noivinha-Feliz
    Noiva Master Setembro 2017 Lisboa (Concelho)
    Noivinha-Feliz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida, mas não percebi bem, isso é para quem está na Suíça e quer casar cá? Ou é para quem também mora em Portugal?

    • Responder
  • Bàaa
    Noiva VIP Agosto 2016 Castelo de Paiva
    Bàaa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É verdade foi uma lei que entrou aqui na suiça desde agosto de este ano.... A diocese não assina processos se não forem os dois crismados

    • Responder
  • Bàaa
    Noiva VIP Agosto 2016 Castelo de Paiva
    Bàaa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola,

    Eu casei este ano e quando fizemos o CPM aqui na suiça disseram-nos que a partir de Agosto de este ano as pessoas que casam são obrigadas a ter o crisma.... Caso contrario não é possivel fazer o processo de casamento religioso... A diocese aqui na suiça não assina processos se não forem os dois crismados... Quem nos deu a informação no curso não foi o padre mas mesmo a pessoa que assina os processos da diocese...

    • Responder
  • Andreia
    Noiva VIP Outubro 2017 Cascais
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bastava um de vocês ser católico para o casamento na igreja ser permitido ;-)
    • Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Junho 2017 Cadaval
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola, eu e o noivo somos crismados. Quando fomos falar com o padre ele falou-nos apenas no batismo. Contudo fizemos a preparação para o crisma com este padre, e daí nem se ter falado no assunto...espero que consigas te esclarecer com alguém. Beijinhos
    • Responder
  • Dsnd
    Noiva Master Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Dsnd ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O curso nem sequer é obrigatório!

    • Responder
  • Dsnd
    Noiva Master Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Dsnd ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu casei em Setembro... eu tenho o crisma mas o meu marido não tem. O padre pergunta apenas pelo baptismo...

    • Responder
  • Cristiana
    Noiva Master Agosto 2017 Aveiro (Concelho)
    Cristiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida, no nosso caso não houve problema. O noivo nem a primeira comunhão tem! E eu sou crismada mas o padre nem quis pedir certidão de crisma á minha paróquia porque tinha que pagar e ele disse que não havia necessidade. Só exigiu mesmo o batismo Smiley smile

    • Responder
  • Elsa
    Noiva Master Agosto 2016 Cantanhede
    Elsa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    As vezes depende do Padre que encontramos.... Uns facilitam, outros nem se lembram de perguntar e outros não admitem pessoas não crismadas..

    Se calhar o melhor seria informares-te com o Padre que vos vai casar, falares-lhe nisso, talvez ele facilite Smiley smile

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração