COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

L
Noiva Ativa Agosto 2020 Aveiro (Concelho)

Crisma

Liliana, a 24 de Setembro de 2018 às 16:23 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 31
Guardado Guardar
Responder
Olá meninas, tenho andado meia desaparecida mas por falta de tempo, eu gostava de saber se é obrigatório ter o crisma para se fazer o casamento de igreja? Eu já estive a ler alguns debates mas não sei se entretanto alguma coisa se atualizou...

31 respostas

• L
    Liliana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Ok obrigado 😘😘
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Ativa Julho 2019 Lisboa (Concelho)
    Sandra ·
    • Denunciar
    Tal como a Jacinta disse nenhum padre pode dizer não. Nós tínhamos esse receio porque apenas eu sou batizada e na nossa paróquia disseram-nos logo que o padre da igreja que escolhemos não podia não aceitar. Muitos embirram com isso mas tens de fazer finca-pé. Nós tivemos sorte e ele disse logo que nos casava. Portanto claro que o Crisma não é obrigatório.
    • Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigado 😘
    • Responder
  • Luísa
    Noiva Ativa Outubro 2018 Terceira
    Luísa ·
    • Denunciar

Olá Smiley smile

é necessário os noivos e os padrinhos/madrinhas...pelo menos na na minha paróquia...mas acho que que depende do padre.

beijinhos

• Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Vanessa! ☺️

Na verdade, NÃO depende do padre! É um direito que assiste a todos os Católicos, casarem. E, para isso, basta um dos nubentes ser baptizado! NADA MAIS!
    O que acontece é que muitos padres, como não "gostam dessa ideia", implicam e criam muitos entraves. Mas nada depende deles! Nesses caso, basta, os noivos, dirigirem-se à Diocese e tratarem das cousas lá! Às vezes, dá mais trabalho, por causa dos padres, sim, mas não está na mão deles! As pessoas têm é de estar bem informadas! 😉
    • Responder
  • Alcina
    Super Noiva Agosto 2018 Portalegre (Concelho)
    Alcina ·
    • Denunciar
    Olá Liliana a minha questão quando casei também era saber se era preciso ter o crisma.
    Eu já casei a um mês e só precisei de ser batizada. Não é obrigatório teres o crisma só para os batizados
    • Responder
  • Vanessa
    Noivo Experiente Junho 2018 Viseu (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    Pelo que percebi depende do padre. Eu não tenho o crisma e no entanto casei pela igreja sem problema nenhum. Mas pelo que tenho visto aqui na comunidade à padres que exigem. Na minha opinião acho que os padres/igreja católica se devia atualizar um bocado poq não vejo mal nenhum casar sem ser cismado e sei que muitos casais optam por casar apenas pelo cívil para evitar regras impostas pela igreja mas pronto é assim que funciona
    • Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Ótimo espero também não ter mas vou falar com o padre 😘
    • Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Então penso que não colocarão problemas por causa de não ter crisma obrigado 😘
    • Responder
  • Sofia
    Noiva VIP Maio 2019 Maia
    Sofia ·
    • Denunciar

Eu vou casar pela igreja e não tenho crisma, aliás, dos casamentos que fui ninguém tinha e não houve problemasSmiley smile

• Responder
  • Ailna
    Noiva Experiente Junho 2019 Póvoa de Varzim
    Ailna ·
    • Denunciar
    Eu vou me casar pela igreja ja com data marcada e tudo. E no entanto não sou batizada. (Meu noivo em baptizado) Tinha hipótese de ser batizada no mesmo dia mais como não quero estragar meu penteado optei por não.
    Com tudo a única condição e de assinar uma declaração no dia fo casamento em como meus filho seram batizados na igreja.
    • Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Sim eu vou perguntar lá 😘
    • Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Muito obrigado 😘😘
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    Olá Liliana! ☺️

Para se casar pela Igreja (Católica), só um dos nubentes é que tem de ser baptizado! Esta é a ÚNICA condição! Não só não precisas ter o Crisma, como não precisam ser os dois baptizados!
    No entanto, há padres que gostam de "imicar", mas não te preocupes com nada, pois, de facto, é só essa a condição: um dos nubentes ser baptizado! 😉
    • Responder
  • Vera
    Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    Olá, eu casei pela igreja e não tenho crisma, no entanto pode depender dos padres, é melhor falares na igreja onde queres casar. Beijinhos
    • Responder
  • Inês
    Noiva Ativa Julho 2019 Loures
    Inês ·
    • Denunciar
    Eu tenho uma afilhada e não tenho o crisma.....depende dos padres ...
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇