COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Marina
Noiva Principiante Setembro 2019 Setúbal (Concelho)

cpm - Obrigatório?

Marina, a 10 de Maio de 2019 às 14:48 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 22
Guardado Guardar
Responder
Olá noivas!! 👰🏼
Tenho uma questão, o padre da paróquia aconselhou nos a realizar o CPM, mas são poucas as datas que tem disponíveis, escolhi agora em maio , mas são ao domingo e são de 8h cada sessão! Como trabalho por turnos, e trabalho em hoteleira, tirar o domingo é muito difícil!! É mesmo obrigatório fazermos isto do CPM? Obrigada desde já! E bons preparativos a todas!!

22 respostas

Última atividade por Joana, a 13 de Maio de 2019 às 18:06
  • Joana
    Noiva Constante Junho 2019 Porto (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar

Olá querida! é como as outras noivinhas já disseram depende de paróquia para paróquia, no entanto eu tive uma experiência maravilhosa no meu, e fiz amigos para a vida, acho que vale muito a pena!

• Responder
  • Cristiana
    Noiva Experiente Setembro 2019 Maia
    Cristiana ·
    • Denunciar

Nop! Nao é obrigatorio.. é algo que a paroquia disponibiliza a quem queira participar.. mas ha padres que embirram com isto. Tenta ver com o Padre a melhor forma.

• Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar

Olá Marina!

O melhor é falares com o padre.. mas eu penso que sim seja obrigatório

• Responder
  • Suely
    Noiva VIP Setembro 2019 Rio Maior
    Suely ·
    • Denunciar
    Ola Mariana, por cá também tivemos o mesmo problema. Trabalho numa clínica entao tenho uns horários fantásticos com agravante de viver fora de Portugal e onde vivo o curso tem duração de 3 meses todo o fim de semana. Explicamos a nossa situação ao padre e tive sorte foi 5* connosco abriu uma excepção vamos fazer apenas uma reunião com ele quando formos a Portugal.
    Tenta falar com o Padre da tua paróquia pode ser que tambem tenhas sorte 😘
    • Responder
  • Sofia
    Noiva VIP Junho 2019 Mangualde
    Sofia ·
    • Denunciar
    Nós também trabalhamos ao fim de semana e vivemos longe da nossa terra natal. No entanto havia a possibilidade de fazer na paróquia actual, mas era à noite e não tínhamos com quem deixar o bebé. Falámos com o padre da nossa terra e ele acabou por dizer que como já vivemos juntos à mais de 6 anos que o CPM não nos ia acrescentar nada de mais, uma vez que até família já construímos. Fomos dispensados. Ficámos sim foi de fazer um fim de semana de reflexão depois do casamento, tipo CPM mas pós casamento de forma a compreendermos mais o outro.
    • Responder
  • Inês
    Noiva Constante Julho 2019 Palmela
    Inês ·
    • Denunciar

O meu são 3 "fins de semana" (Sextas e sábados às 21h15) Smiley ups

• Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ola Marina o CPM nao é obrigatório na realidade mas pode ser útil para vós enquanto casal (uma pausa de reflexão na correria dos preparativos para o casamento). Há padres que não casam sem CPM... mas é uma questão de falares com o teu. Bjs
    • Responder
  • Lúcia
    Noiva Master Junho 2019 Torres Novas
    Lúcia ·
    • Denunciar
    Olha isso também nos aconteceu. E a única data que o padre nos deu foi com uns dias de antecedência e nenhum de nós conseguiu trocar nada. Esta semana falamos com ele e ele disse pra não nos preocupamos porque não havia problema. Pois porque nós era um fim de semana inteiro e eu trabalho aos fins de semana 😓
    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Constante Junho 2019 Amadora
    Cláudia ·
    • Denunciar
    Olá. No meu caso foi obrigatório. Fiz 3 reuniões à sexta à noite em que poderia faltar 1 vez. Tudo depende muito dos critérios de cada paróquia onde escolhemos casar.
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Setembro 2019 São Miguel
    Carla ·
    • Denunciar

No meu caso foi obrigatório. Podes sempre procurar alguns CPM que são um dia ou um intensivo de fim de semana.

• Responder
  • Ana Veiga
    Noiva Constante Agosto 2020 Braga (Concelho)
    Ana Veiga ·
    • Denunciar
    Olá Marina, normalmente não é obrigatorio, mas francamente é uma experiencia fantástica. Pelo menos eu achei quando fiz para o meu primeiro casamento e tenho mesmo muita pena não poder fazer agora. Paciencia 😉
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Ativa Maio 2019 Vila do Conde
    Sandra ·
    • Denunciar
    Por norma não é obrigatório, podes falar com o padre da paróquia... e podes ir conforme a tua disponibilidade, nem que seja a uma ou 2 sessões
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    Olá Marina! O nosso padre em princípio não vai querer mas isso depende de padre para padre. Fala com o teu padre
    • Responder
  • Sandra
    Noiva VIP Abril 2020 Porto (Concelho)
    Sandra ·
    • Denunciar
    Olá Mariana, o CPM é obrigatorio em várias paróquias, principalmente para qiem ainda não vive com o noivo, mas tenta falar com o padre da situação que te encontras, acredito que ele faça uma excepção.
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    Olá Marina, por aquilo que já vi depende da paróquia e do padre. Na minha é obrigatório. Mas o melhor será falares com o padre, ele irá ajudar-te. Boa sorte.
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar

Olá Marina. Sim, na teoria é meeeesmo obrigatório. Beijinhos

• Responder
  • Jessica
    Noiva Constante Julho 2019 Braga (Concelho)
    Jessica ·
    • Denunciar
    Eu como trabalho os fins de semana e pedir dois domingos seguidos é dose perguntei ao padre se era obrigatório ele disse que não mas que convinha ir peço desculpa mas primeiro o trabalho que me dá o dinheirinho para pagar o casamento o cpm acredito que seja importante e até engraçado mas hoje em dia quase metade da população já trabalha aos domingos e é difícil conciliar por isso informe. Se mas cmg não foi obrigatorio
    • Responder
  • Marina
    Noiva Principiante Setembro 2019 Setúbal (Concelho)
    Marina ·
    • Denunciar
    Obrigada a todas! Vou falar com o padre, assim será mais fácil! Espero que ele me diga que não é obrigatório 😅 uma sessão sou capaz de pedir o dia ou por de férias, mas duas já é complicado :/ obrigada 😁😁
    • Responder
  • Andreia
    Noiva VIP Agosto 2018 Ponte de Lima
    Andreia ·
    • Denunciar
    Ola. Acho que isso depende do Padre que tenhas. No meu caso por viver no estrangeiro o Padre "deixou" passar isso do CPM, pois as datas nao coincidiam com os dias que la estavamos. 😉 Fala com ele.
    • Responder
  • Tânia
    Super Noiva Setembro 2020 Vila Nova de Famalicão
    Tânia ·
    • Denunciar

Olá Marina,

Também sou da opinião das noivinhas que já responderam-te. O melhor é mesmo expores a vossa situação e ver o que o padre diz.

Eu comecei o meu no passado domingo e, no meu grupo houve uma noivinha que foi sozinha porque o noivo estava a trabalhar e explicou que irá haver sessões que ele não poderá estar presente.

Nada melhor do que te informares com o padre sobre isso e assim ficas esclarecida Smiley winking

Beijinhos

• Responder
  • Andrea
    Super Noiva Agosto 2020 Mesão Frio
    Andrea ·
    • Denunciar
    Olá marina, já ouvi dizer que depende do padre algumas noivas fazer outras nao. Não há nada como falar com o teu padre 😊
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    Olá Marina, isso depende do padre e da paróquia. O que te aconselho a fazer é expores a tua situação ao padre e ver o que ele diz.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados