Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Patrícia
Noiva Ativa Outubro 2020 Castro Marim

Convidados

Patrícia, a 24 de Outubro de 2019 às 09:26 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 26

OláSmiley heart

Estou com bastantes dúvidas se devo ou não convidar certas pessoas para o casamento!

Tenho uma família grande, há certas pessoas com um grau de parentesco grande, mas que o contato é muito pouco (até me chego a esquecer dos nomesSmiley ups ), convido somente para ficar bem?

E aqueles amigos foram grandes amigos no secundário ou até mesmo na universidade, mas que hoje o único contato é um “gosto” na foto do Facebook ou Instagram….

Convidar ou não convidar, eis a questão!

BeijinhosSmiley kiss

26 respostas

Última atividade por Taninha, a 3 de Novembro de 2019 às 00:08
  • Taninha
    Top das Noivas Setembro 2019 Vila Nova de Famalicão
    Taninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patricia, por estes lados tanto eu como o meu marido temos famílias grandes e tanto de um lado como de outro foram apenas os familiares com quem tínhamos contacto, o resto não foi convidado, se não são tios durante o resto do ano também não é por casarmos que iam passar a ser, é assim que penso e não estou nada preocupada com o que disseram ou vão dizer! E convidamos os amigos mais próximos! 😊
    Tens de ver o que faz mais sentido para ti e quem queres presente no teu dia 😘
    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Outubro 2020 Seixal
    Mara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá!

    Estava no mesmo dilema, até que percebo que eu vou gastar dinheiro para ter as pessoas presentes, sendo que aposto que não vou ter presente de casamento algum, talvez as pessoas efetivamente mais próximas deem algum miminho para a casa, mas pouco mais. O resto irá aproveitar o dia para comer, beber e divertir-se, é legitimo, mas não tenho que ser eu a pagar por isso se a pessoa nem está presente nos restantes dias da minha vida.

    É o nosso dia e deverá estar presente quem faz parte dos outros dias também, amigos que vão a nossa casa para jantares, com quem estamos mais regularmente, que fazem efectivamente parte do nosso presente. É apenas uma opinião, todos temos as nossas opiniões. E acho que deverás fazer o que achares melhor e com o que te sentires melhor.

    Felicidades*

    • Responder
  • Raquel
    Noivo Constante Setembro 2020 Barreiro
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patrícia! Quando andava a fazer a lista de convidados disseram me uma coisa que foi só O melhor conselho para me poder decidir em relação as pessoas que convido ou não. No dia do teu casamento quando estiveres sentada e olhares para todas as pessoas que tens a tua volta tens de sentir que cada uma delas faz mesmo falta na tua vida! Que sem duvida estás feliz por elas la estarem! Que todas as pessoas que lá estão são aquelas que querias realmente que la estivessem! Eu não faço fretes, se as pessoas não me falam durante meses, eu não vou convidar só porque sim, só para parecer bem! E acredita vai haver alguem chateada contigo por não convidares mas isso passa!!!
    Boa sorte, beijinhos 😘😘
    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Setembro 2021 Almodôvar
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida.. Bem vinda ao meu mundo ehehheh que estive no mesmo dilema do que tu... Pois eu cortei o mal pela raiz.
    Simples!
    Da família aquelas pessoas que não me ligam nenhuma o ano inteiro exclui logo, pois para mim o importante são as pessoas que estão connosco dia após dia e que se lembram de nós o ano todo.. Amigos só mesmo os amigos verdadeiros.. Os apenas conhecidos ficaram pelo caminho ehehheh beijinhos e espero ter ajudado..
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que a parte dos convites é sempre o calcanhar de Aquiles. Só vou ter um casal de convidados que... Ele era meu colega de trabalho, sempre lhe disse que seria convidado, mas depois saiu e não temos taaaanta ligação, embora tenhamos alguma. Tinha pensado não convidar mas ele de vez em quando fala no casamento e quer dizer, a culpa é minha porque eu é que dizia que ia... Agora não sou capaz de dar a nega ahaha mas por exemplo, o noivo tem um amigo da escola primaria com quem raramente fala, mas teima que é amigo dele e que não abdica 🙈 mas acho que os gajos têm um conceito de amizade diferente do nosso ahah
    • Responder
  • Nicole
    Super Noiva Agosto 2020 Ovar
    Nicole ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patrícia, eu sou apologista de não convidar por obrigação! Tanto que não vou convidar a minha irmã 😅 o noivo diz que parece mal
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá.
    Eu não vou convidar pessoas só para ficar bem vista. Vou convidar somente os mais próximos 😊
    • Responder
  • Andreia
    Super Noiva Agosto 2021 Braga (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem... tenho o mesmo problema, a minha familia é enorme e ha pessoas com quem nao tenho muito contacto, mas vou convidar toda a gente... foi uma opção! Em relação a amigos vou apenas convidar aqueles que eu quero que vão! Da universidade, por exemplo, só vou convidar 2 pessoas q ficaram mesmo! De resto vão as pessoas q eu quero q estejam comigo nesse dia... ja o noivo tem menos família mas nao sabe separar os graus de amizade e vai levar muita gente 😂😂 Espero que tomes a decisão com a qual te sintas melhor Smiley winking
    • Responder
  • M
    Noiva VIP Setembro 2021 Peso da Régua
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida. Vou ser sincera, acho que se são pessoas com quem já não têm qualquer tipo de proximidade não há necessidade de convidarem, sejam família ou amigos antigos que já não são tão importantes actualmente. No meu caso, a primeira coisa que fizemos foi a lista de convidados e fizemos exactamente o que te disse, acima: só convidamos uma parte das nossas famílias porque os restantes (grande parte!) não fazem parte das pessoas com quem convivemos e quanto aos amigos, vão mesmo só os nossos amigos e não conhecidos. Resumindo, o nosso critério principal foi convidarmos apenas pessoas que realmente queremos que estejam presentes, de quem gostamos e que acreditamos que também gostam de nós.

    • Responder
  • Cátia
    Noiva Experiente Junho 2020 Vila Nova de Gaia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Patrícia. eu diria que isso depende muito do dinheiro que vcs querem gastar... Acho que se calhar o mais fácil é vocês definirem um orçamento e por ordem de prioridades ver quem se encaixa nesse valor... Outro exercício que podes fazer é pensar se fosse ao contrário, achas que te convidariam? Smiley shame Beijinhos!

    • Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Novembro 2019 Portimão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Patricia Smiley smile Isso e' uma questao que atormenta muitas noivas quando se comeca a fazer a lista. Com a familia, tens sempre o problema de os pais quererem convidar ou aquele tio, ou aquela prima que viste uma vez na vida. Se fores tu a pagar, tens uma escolha, se forem os teus pais, deixas de a ter... No meu caso, convidei somente familia imediata (tenho uma familia enorme tmb), e primos directos que ainda sejam dependentes dos pais. O resto nao foi convidado.

    Em relacao aos amigos, da minha experiencia, foi a parte mais facil. Falo com essas pessoas numa base regular? Sim? Boa, vem. Nao? Temos pena. Que sentido tem convidares amigos de secundario/ faculdade que basicamente so foram amigos nessa altura, e nao falas ha mais de 4 ou 5 anos, por muitos bons amigos que tenham sido? Amigos de Facebook, para mim nao sao amigos verdadeiros.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Patrícia. Por aqui nós convidámos a família e os amigos mais próximos. Os meus pais e os meus sogros quiseram convidar algumas pessoas e nós aceitámos. Aceitámos porque no meu caso eu fui a terceira filha a casar e já sabia que os meus pais iriam convidar alguns amigos que eu também conheço e convivo um pouco. Os meus sogros casaram o primeiro e possivelemnte único filho (o meu marido tem uma irmã mas ela não tem intenções de casar). Também aceitámos porque eles pagaram por essas pessoas e tudo o resto fomos nós. É verdade que convidei algumas amigas de infância com quem já não tenho uma ligação tão grande mas convidei por memória dos bons e velhos tempos. É claro que dentro desses convidados todos tivemos pessoas que não foram. Convidámos perto de 250 pessoas e tivemos 130. Muitas pessoas que convidámos moram foram, por isso também não foram. Confesso que algumas pessoas da parte dos meus sogros eu não convidaria se fossemos nós a pagar tudo mas assim como os meus pais escolheram as suas pessoas, os meus sogros tiveram o mesmo direito. Acima de tudo, se são vocês a pagar tudo não convidem pessoas que vocês não se dão. No vosso dia, vocês querem celebrar com as pessoas que acompanham a vossa relação e torcem pela vossa feliciade Smiley smile

    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alo!


    Isso depende muito do que tu e o noivo querem. Não há a obrigação de convidar ninguém. Eu sei que por vezes os pais fazem questão de convidar algumas pessoas que na verdade nem queríamos! Eu também estou nessa situação! No meu caso serei eu e o noivo a pagar todo o casamento porque fizemos questão de tal, portanto deixamos bem claro que se quisessem convidar alguém que não constava da nossa lista lhes davamos luz verde mas que não seríamos nós a acartar com os gastos. Tudo o que não se engloba nesta situação específica decidimos nós. Na nossa lista apenas estão pessoas próximas e com significado. Não convidei familiares distantes nem "amigos" que deixaram de fazer parte da minha vida em dado momento.
    Beijinhos!
    • Responder
  • Maria
    Noiva Experiente Outubro 2019 Santo Tirso
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se sentes que deves convidar convida se não o sentes não convides só convidei quem realmente era importante apesar da família ser grande
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por isso depende muito do vosso orçamento e da vossa vontade em agradar ou não os pais... 😘

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Patricia isso depende de cada um, mas família ainda é aquela..agora amigos de facebook com o qual te comunicar com um gosto, para mim não são amigos reais e apenas virtuais entao esses eu descarte logo. Para mim o amigo é quem me telefona, vê no Real, toma um café comigo....dar um gosto no face qualquer um dá. Quanto à familiares apenas tu deves de se te faz sentido ou não convidar. Eu por exemplo não é que tenha na atualidade extrema afinidade com umas primas( devido à distancia) mas na infância tivemos muita e é para mim a ocasião de as ver , apesar de nos contactar os apenas por mensagem, mas isto é muito pessoal, foi uma e calção que quis abrir. Do meu lado tenho pouquíssimos convidados e todos fazem sentido para mim, ou porque tenho afinidade, ou porque essas pessoas me convidam ou quando me veem me tratam bem...todo o contrário eu não dei hipótese e descartei. Tens de analisar muito bem quem faz sentido para ti😉
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Ativa Outubro 2020 Castro Marim
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Mariana,

    Vou fazer o mesmo também, já comecei a "riscar" pessoas da lista.

    Beijinhos Smiley heart

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Ativa Outubro 2020 Castro Marim
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Telma

    Sim, mas a questão é que tenho amigos com muita mais proximidade do que muitos familiares chegados....

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Patrícia 😍

    No que respeita à família, optamos por ser tradicionais e convidar toda a gente. Quanto aos amigos, selecionamos os mais próximos 😘

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Patricia, tenho uma família bastante grande mas só irei convidar com quem estou frequentemente! Há pessoa que passo anos sem ver e falar, por isso para mim não faz qualquer sentido!

    Relativamente a amigos é exatamente a mesma coisa, só irei convidar mesmo AMIGOS, os que raramente falo ou vejo não irei convidar.

    De inicio sempre disse que só ia convidar quem fizesse sentido! Convidar pessoas à toa não é para mim!

    Beijinho

    • Responder
  • Diana
    Noiva Constante Julho 2021 Santo Tirso
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estou no mesmo dilema que tu quanto a algumas pessoas da família mas acho que vou optar por não convidar

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, aqui vai um esquema muito simples para te ajudar:


    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Ativa Outubro 2020 Castro Marim
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, mais uma vez Smiley heart

    • Responder
  • Jbls
    Noivo Master Março 2020 Porto (Concelho)
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tudo depende do teu estilo de casamento e outros fatores.

    Por exemplo:

    1. É pago pelos pais? Seja totalidade ou grande parte (Se sim, por norma, já tens que convidar certos convidados de modo a agradá-los).

    2. É um casamento com um orçamento mais reduzido? (Não convides "toda a gente" porque o número de convidados aumenta muito o orçamento).

    3. Já têm o local da boda escolhido? (Avaliem pelo preço por pessoa, e façam a diferença de preço com quem queriam mesmo que fosse e com essas pessoas que estão em "dúvida". Depois pesa na balança: imagina que a diferença dá de 1500€ no orçamento. Podes colocar como questão "preferia ter aquelas pessoas extra que é só um convidar por parecer bem ou investir numa boa decoração (compara com coisas que sejam perto desse valor que está em causa)!)

    4. Que personalidade vocês têm (pessoas que se importam com a opinião dos outros: seja família, amigos, etc. ou que vão fazer o casamento como querem e não em função da opinião alheia!)


    Por aqui, partilho a minha experiência! Não houve convidados por parecer bem e respeitamos o que queríamos e o nosso orçamento! Nem toda a família vem e nem todos os amigos vêm. Como eu costumo dizer, isto não é um churrasco, (as pessoas devem compreender se não forem convidadas) trata-se de um casamento, algo que pode ou não ser íntimo mas algo muito caro e em que o orçamento deveria ser um fator importante a respeitar (claro há sempre quem se perca nos valores e tem esperança com prendas ou então quem tenha muitas ajudas ou até mesmo quem não tenha problemas financeiros e os valores não sejam preocupação). No meu caso não é só o fator €s mas claro que decide, mas por exemplo ocupação da Quinta ou estilo que pretendo que seja o casamento (nunca quis um casamento enorme onde não consiga ter contacto com todos os convidados. Mesmo assim não é um micro teremos entre 100 a 120 convidados!)

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Ativa Outubro 2020 Castro Marim
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Smiley heart

    Obrigada Ana. Acho que vou seguir esses conselhos...

    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patricia. Acho ridículo convidar para parecer bem a não ser que tenhas muito dinheiro e isso não seja problema. Se nem o nome das pessoas sabes acho que não faz qualquer tipo de sentido. Na minha opinião.
    Quanto aos amigos, se não convives com eles nem uma vez por ano eu também riscava da lista.

    No meu caso vou ter algumas amigas da faculdade mas que nunca perdi o contacto durante os anos que já se passaram. E achei que fazia todo o sentido em me acompanharem neste momento. Até porque pretendo continuar a amizade por muitos e longos anos.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração