Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Consulta do Viajante - há opções online!

Milhinha, a 25 de Janeiro de 2020 às 11:35

Publicado em Fórum Lua-de-mel 46

Olá, princesas! Quantas de vós já está com a cabeça nas nuvens a pensar na vossa Lua de Mel? Desde que cumprimos este check o mês passado já comprámos o nosso livro Lonely Planet e estamos a decidir que atividades fazer! Estamos tão entusiasmados! Entretanto, a conselho da agência de viagens...

Olá, princesas! Quantas de vós já está com a cabeça nas nuvens a pensar na vossa Lua de Mel? Desde que cumprimos este check o mês passado já comprámos o nosso livro Lonely Planet e estamos a decidir que atividades fazer! Estamos tão entusiasmados!


Entretanto, a conselho da agência de viagens decidimos fazer a Consulta do Viajante para nos informarmos os riscos de saúde que corremos na viagem. Julgo que este passo é recomendável a todas as pessoas que viajam para África, Ásia e América do Sul.


cfb_578389.jpg


Perguntas Frequentes (FAQ)

1) Quem faz as Consultas do Viajante?

Um médico de qualquer especialidade pode fazer esta Consulta desde que tenha uma pós-graduação em Medicina Tropical ou do Viajante. Só um médico poderá prescrever vacinas ou medicação adequada para o vosso estado de saúde.

Se forem prescritas vacinas, devem comprá-las na farmácia e marcar a sua administração com a Enfermagem do Centro de Saúde: só eles poderão registar no vosso boletim de vacinas. Há vacinas que só podem ser adquiridas e administradas em Centros de Vacinação Internacional - irão indicar-vós se esse for o caso.


2) O que é necessário para esta Consulta?

É necessário que forneçam um historial vossos antecedentes médicos (doenças, internamentos e cirurgias), medicação habitual e que tragam o vosso boletim de vacinas. Não será realizado nenhum exame físico durante a consulta, pelo que não precisa de ser presencial. Mas devem ambos estar presentes para ouvirem as indicações médicas.


3) Não encontro o meu boletim de vacinas! E agora?

Se jogam na mesma equipa que o noivo Milhinha, não se preocupem: podem verificar as vacinas do plano nacional de vacinação através do Portal do Utente (https://servicos.min-saude.pt/utente/). Terão de registar-se através da Chave Móvel (ativámos quando tratámos do nosso processo civil) ou do PIN do vosso Cartão do Cidadão. Depois, poderão ver a data da próxima vacinação. É importante termos a vacinação antitetânica em dia que agora tem validade de 20 anos.


4) Onde posso marcar a minha Consulta do Viajante?

Podem dirigir-se ao vosso Centro de Saúde e perguntar onde fazem essa consulta - normalmente há 1 Centro de Saúde por cada ACES ou “grupo” de centros de Saúde onde são os Médicos de Saúde Publica que fazem essa Consulta.


Também nos hospitais do SNS, especialmente os que têm Serviço de Infecciologia ou Doenças Infecto-Contagiosas têm essa Consulta. ATENÇÃO: Desconheço preços de taxas moderadoras, mas é uma questão de se informarem.


Por outro lado, as Faculdades que têm pós-Graduações em Medicina do Viajante podem ter essa consulta. Em Lisboa, sei que fazem no Instituto de Higiene e Medicina Tropical (perto de Belém). Também há na Faculdade de Ciências Médicas (Campo dos Mártires da Pátria).


Se tiverem um seguro de saúde, também será fácil encontrar um grande Grupo Privado que terá essa consulta.


Se vocês são como eu e não têm oportunidade de tirar um dia do trabalho de ambos para ir a uma Consulta pelo SNS, sugiro que recorram à Telemedicina. São consultas feitas online, geralmente por Skype em que o médico pede de antemão algumas informações sobre o vosso histórico e o vosso itinerário e passa as receitas necessárias. Conheço atualmente duas empresas que o fazem:


· Consulta do Viajante – https://www.consultadoviajante.com/

· Consulta do Viajante Online – http://meacrosstheworld.com/consulta-do-viajante-online/


ATENÇÃO: O preço médio da consulta individual são €25 e se fizerem a Consulta em Casal custa €45. Terão de preencher um formulário com os vossos dados para que o médico atribuído possa “estudar” o vosso itinerário e dar-vos os melhores conselhos.


A nossa experiência (vale o que vale):

Tinha amigos que tinham tido uma excelente expericência com o primeiro site e me falaram da comodidade e do método de trabalhos dos médicos que compõem o grupo.

Mal tivemos a Lua de Mel reservada, marcámos a Consulta (marcada para 1 mês depois). Mandaram-nos um e-mail com confirmação e um lembrete na véspera para lermos algumas indicações antes da consulta.

No dia da consulta - como sempre! - tive de esforçar-me por sair a horas do trabalho e chegar a tempo de ligar o Skype e configurá-lo para a Consulta. Demorou 20 mins e o médicos deu-nos dicas muito úteis. Finalmente, o médico passou-nos receitas (uma receita para cada um) com medicação de suporte e vacinação adequada que nos foi mandado por e-mail. Agora temos 1 mês para comprar as vacinas e administrá-las. Vamos agora tratar disso.


Finalmente, deixo-vos o vídeo pedagógico sobre conselhos de viagem que achei muito útil:



46 respostas

  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Helena pela partilha deste tema. É algo que ainda não tinha visto por aqui. Beijinhos
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bem! Também gostava de ir um dia! Adoro Espanha! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada! É uma questão de compararem preços e ver o que é mais cómodo para vocês! Bjs
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mais um excelente debate Milhinha! Muitos parabéns e obrigado pela tua ajuda a todas as noivinhas 😍
    Por cá como vamos para Palma de Maiorca não existe essa necessidade 😘
    • Responder
  • Patricia
    Noiva VIP Julho 2024 Porto (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, sem dúvida um post super importantíssimo!

    Não sabia que podia-se fazer online e isso para nós será uma vantagem enorme. Para o ano já sei como fazer. Obrigada Smiley flower

    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela partilha!!!😍 Já vou procurar o repelente com essas indicações. Também vamos levar uma pulseira repelente para ajudar durante o dia. 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    De nada Nessa! No que puder ajudar, conta comigo! Bjs

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Raquel! Espero mesmo ter ajudado! Bjs

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, claro que faz! Segundo disse o meu médico, há mosquitos noturnos (que transmitem a Malária) e os mosquitos diurnos (que transmitem a Dengue e o Zika). Ele aconselhou-me a procurar repelentes contendo DEET a 50%. A mensagem que nos enviou dizia o seguinte: "Os repelentes com composto DEET=20% devem ser reaplicados a cada 4 horas (Previpiq, Egrema, Tabard). Os repelentes com composto DEET=50% devem ser reaplicados a cada 10 horas (Previpiq Tropics). Para referência, deve adquirir uma embalagem de repelente de 100 mL por pessoa, por cada semana de viagem. As grávidas e crianças menores de 12 anos devem utilizar DEET=20% (Previpiq, Egrema, Tabard). " Bjs

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Milhinha 🥰tinha pensado nisso
    Mas sinceramente ainda não tivemos tempo para ir mas queria fazê-lo .. obrigada pelas informações que nem sabia
    ❤️
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que excelente debate minha querida! Já está guardado nos meus favoritos! Tenho que tratar disso!
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Querida Milhinha, que belo debate. Boa quase de partida para o Brasil estamos apreensivos com o vírus Zika. Não sei se faz alguma diferença mas vamos levar repelentes connosco. 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim o Coronavirus veio para ficar. E ainda paira o alerta de há uns anos sobre o Zika. Nada como estarmos informadas! Bjs e o obrigada por seres a primeira Smiley winking

    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Óptimo debate. Principalmente agora com as últimas notícias que temos visto, não custa nada prevenir .
    😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração