COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

A
Noiva Ativa Outubro 2020 Coimbra (Concelho)

Conferência de imprensa governo- covid

Ana, a 29 de Maio de 2020 às 18:28 Publicado em Fórum Casamentos.pt 2 31
Guardado Guardar
Responder
Olá noivinhas. Estou a assistir à conferência de imprensa na qual o primeiro ministro anuncia as novas fases de desconfinamento. E lamentavelmente ainda nada acerca de casamentos. Será que abrindo ginásios, teatros, centros comercias, restaurantes podem recuperar a sua capacidade legal. É eu pergunto, a indústria dos casamentos entra onde? Parece um tema que ninguém quer falar, esquecendo se que há pessoas que vivem dos casamentos e que põe outro pafp há pessoas com a vida em suspenso a espera de resposta. Julgo que está na hora de falarem sobre isto não? Desculpem o desabafo. Um grande beijinho a todas.

31 respostas

• Isa
    Administradora Porto (Concelho)
    Isa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Exatamente Ana, sou da mesma opinião... está mais que na hora! Espero que esta falta de resposta não se alargue por muito mais tempo!

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá isa. Concordo plenamente contigo, contudo julgo que está mais que na hora de definirem esta matéria. Com tanta coisa já ativa, bem mais complexa que os casamentos. Mas vamos aguardar por respostas concretas. Beijinhos 😙
    • Responder
  • Isa
    Administradora Porto (Concelho)
    Isa ·
    • Denunciar

Olá Ana! Tens toda a razão, precisamos de uma resposta concreta o quanto antes. Resta-nos continuar a aguardar até porque como uma noivinha referiu aqui: "À luz do artigo 12 não se aplica o máximo de 20 pessoas para eventos como casamentos. A DGS irá dar indicações de como deverão ser celebrados e na falta dessas indicações deve se observar as regras de ocupação e higiene previstas nos artigos 6 a 8 e 14 , ou seja os organizadores de eventos deverão assegurar as regras de ocupação máxima por local e de higiene"

Beijinhos Smiley heart

• Responder
  • Marta
    Noiva Ativa Agosto 2020 Viana do Castelo (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    É verdade. É um setor tão emotivo e que muda a vida das pessoas que dependem desta decisão e não dizem nada!! Totalmente esquecido Smiley sad
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    É ridículo. Nos para já mantemos tudo para este ano. Mas temo tempos difíceis. Este ano é a incerteza, mas seguramente que virá também a crise económica que vai afastar muitas pessoas dos casamentos. É triste. Enfim.
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Ativa Agosto 2020 Azambuja
    Andreia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Totalmente Ana. Juro que não compreendo. Nós por acaso até já adiamos a festa grande na quinta para 2021 mas gostavamos de fazer o casamento civil com a familia próxima na mesma. Mas e os fornecedores desta indústria? Vão ser meses a fio sem nenhum fluxo de vendas 😕 é preocupante
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Andreia. Permite me acrescentar. É 8s ginásios onde toda a gente vai suar, expelir gotículas, não há risco? É só mos casamentos? É teatros não há risco ter 600 pessoas numa sala? E na festa do avante não há contacto? Enfim é só ridículo acharem que só nos csmentos é que há risco
    • Responder
  • Andreia
    Andreia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Sara. Sim eu espero que sim pois é muito complicado tomar decisões assim 😔 vamos esperar mais um pouco e ver o que eles vão dizendo. Mas devo admitir que perco a paciência com a história de pode haver voos de 300 pessoas fechadas numa lata de sardinhas mas casamentos de 50 ou 100 ao ar livre por exemplo não?? A mim parece simplesmente pouco lógico 😐
    • Responder
  • Sara
    Noiva Curiosa Setembro 2020 Leiria (Concelho)
    Sara Online ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

É só a minha percepção de toda situação/comunicado/DR... deve estar para breve um comunicado oficial para "Eventos Familiares" como casamentos e baptizados.

Para já acho que será de assumir as tais regras da restauração, mas nas primeiras semanas de junho deve sair algo direcionado.

• Responder
  • Claudia
    Destacada Setembro 2020 Odivelas
    Claudia Online ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Nós tb vamos casar na quinta... Vou ler com mais atenção e falar com a quinta.
    Olha, sabes, isto é tudo mt chato. Em tudo!!!!
    • Responder
  • Sara
    Sara Online ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Oh, não assumi agressividade de todo Smiley smile não te preocupes.
    Apenas digo isto, pois no meu caso especifico a cerimónia vai ocorrer dentro da quinta, basicamente no mesmo relvado a cerimónia e o Jantar. Não vejo como separar as 2 situações. No quadradinho à esquerda onde não há mesas só podem estar 20 pessoas...mas no quadradinho à direita do relvado onde há mesas já podem estar 150? É mais nesse sentido que falo.

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá querida, a minha quinta conta ter indicações na segunda feira. Mandou nos esperar até dia 1 de Junho. Assim que tiver novidades partilho. 😙
    • Responder
  • Andreia
    Andreia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Sara. Não querendo de todo contrariar ou desmotivar ninguém, aqui a interpretação que faço é que no 1 ponto já se deveria englobar os casamentos, festas, reuniões corporativas etc etc. Diz especificamente não é permitido celebrações e eventos que levem a aglomerados de mais de 20 pessoas (10 em Lx). Eu julgo que por exemplo poderia haver um casamento com 20 pessoas pois isso cumpre as regras das cerimónias e dos ajuntamentos. Mas mais que isso penso que vai continuar desaconselhado e daí as quintas ainda se manterem em standby 😔 Alguém falou hoje com a sua quinta/fornecedores? Têm mais alguma clarificação? Beijinhos a todas
    • Responder
  • Claudia
    Claudia Online ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Sara,
    Desculpa se de alguma forma transpareci indelicadeza ctg, não era a minha intenção e peço desculpa por isso.
    O q eles disseram foi o que a minha quinta já me tinha dito que estavam à espera...e nesse aspeto não foi surpresa para nós. a parte das cerimónias é que me preocupa. 😘
    • Responder
  • Sara
    Sara Online ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Não sou eu que estou a dizer que se equipara, estou simplemente a "traduzir" o que vem determinado em diário da República.

"Artigo 12.º

Eventos

1 - Não é permitida a realização de celebrações e de outros eventos que impliquem uma aglomeração de pessoas em número superior a 20, sem prejuízo do disposto no número seguinte.

2 - A DGS define as orientações específicas para os seguintes eventos:

a) Cerimónias religiosas, incluindo celebrações comunitárias;

b) Eventos de natureza familiar, incluindo casamentos e batizados, quer quanto às cerimónias civis ou religiosas, quer quanto aos demais eventos comemorativos;

c) Eventos de natureza corporativa realizados em espaços adequados para o efeito, designadamente, salas de congressos, estabelecimentos turísticos, recintos adequados para a realização de feiras comerciais e espaços ao ar livre.

3 - Na ausência de orientação da DGS, os organizadores dos eventos devem observar, com as necessárias adaptações, o disposto nos artigos 6.º a 8.º, bem como no artigo 14.º quanto aos espaços de restauração nestes envolvidos, e os participantes usar máscara ou viseira nos espaços fechados.

4 - Em situações devidamente justificadas, os membros do Governo responsáveis pelas áreas da administração interna e da saúde podem, conjuntamente, autorizar a realização de outras celebrações ou eventos, definindo os respetivos termos."

Sendo que os artigos mencionado, se referem:

Artigo 6.º - Regras de ocupação, permanência e distanciamento físico

Artigo 7.º - Regras de higiene

Artigo 8.º - Soluções desinfetantes cutâneas

Artigo 14.º - Restauração e similares (aqui sim, onde vem explicitada a lotação de 50%)

• Responder
  • Claudia
    Claudia Online ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Pois ..mas os casamentos são a cerimónia. Seja religiosa, civil ou simbólica. E isso não se equipara a restauração. 😕
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados