Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

R
Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)

Comprar ou arrendar casa? 🏡 Antes ou depois do dia C? 💑💑

Rita, a 11 de Fevereiro de 2020 às 17:08 Publicado em Fórum Vida de casal 0 46

Olá Comunidade!,

Espero que se encontrem todos/as bem


Hoje trago um debate relativamente à casa e todos os trâmites que isso implica! 😥

Digam-me lá:

- Quando foram pedidos/as em casamento, já moravam juntos na mesma casa?
- Se sim, arrendaram ou compraram casa? O que vos motivou a tomar a decisão de arrendar/comprar?
- Se não, pensam arrendar ou comprar casa? Antes ou depois do casório?

Sei que há muitas pessoas que, pela impossibilidade de comprar/arrendar casa, depois do casamento optam por ficar em casa dos pais/sogros até conseguirem mais estabilidade financeira!

Infelizmente, com os preços das casas tão inflacionados neste país, por cá optamos por comprar a nossa casa (e estou super feliz com isso! 😃😍) e deixar o casamento um bocadinho em stand-by!

O que vocês me têm a dizer sobre tudo isto?

Estou muito curiosa para saber as vossas opiniões 😘


Abreijos e continuação de bons preparativos! 👰 🤵😘😘

46 respostas

Última atividade por Patricia, a 17 de Fevereiro de 2020 às 09:48
  • Patricia
    Noiva VIP Julho 2024 Porto (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, é verdade tanto as rendas como o preço de compra estão um absurdo!!!
    Espero que isto melhore para todos os lados e vocês também irão encontrar algo para vocês 😘
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Patrícia. Nós conversamos bastante e depois de muito pensar consideramos que arrendar não seria uma opção viável para nós.
    Neste momento comprar casa está difícil porque os valores estão muito inflacionados. Já que moram juntos, se puderem aguardar mais um pouco, com certeza irão comprar a vossa casa futuramente por um valor mais simpático 😘😘

    • Responder
  • Patricia
    Noiva VIP Julho 2024 Porto (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, por aqui começamos a morar juntos poucos meses após o inicio de namoro. Quisemos arrendar por mil e um motivos óbvios. No entanto na altura optamos por um T1 pois pensamos a curto prazo que a casa em poucos anos seria pequena para nós. Fui pedida em casamento 2 anos após vivermos juntos e pensamos mudar para uma casa maior quando as rendas baixarem, caso contrário só daqui a 2 anos comprarmos a nossa. Acho devem arrendar nos primeiros tempos e depois comprar...mas isto é uma opinião externa e só cabe a vocês decidirem o que é melhor para vocês e para a vossa carteira Smiley laugh

    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Filipa! Sem dúvida que a questão do valor da renda é das que mais pesa na hora de decisão. Assim já têm o vosso cantinho Smiley ring

    Obrigada e muitas felicidades 😘

    • Responder
  • Filipa
    Noiva VIP Julho 2019 Guimarães
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita. Quando fui pedida em casamento eu e o noivo já viviamos juntos à 4 anos. Vivemos em casa arrendada pois quando o conheci já tinha a casa. E depois compramos. Só compramos porque ficamos com uma prestação muito mais baixa do que se fosse arrendada. E também claro porque surgiu uma boa oportunidade.

    Mas acho muito bem que estejas a tratar do vosso cantigo antes do casório. É muito importante esse passo antes do casamento. Desejo que tudo corra bem. Beijinho

    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ana, não percas a esperança. Eu sentia o mesmo, quando via algo que gostava abaixo dos 200mil (que era raro, porque uma casa que estivesse mais arranjadita já ia para esse valor) ligava ao anunciante que me dizia logo "já está vendida". Cheguei mesmo a ter uma rutura emocional, porque estava a achar que nunca mais íamos encontrar a nossa casa.
    Mas com calma e paciência conseguimos encontrar uma casa que ambos amamos e dentro do nosso orçamento! E vocês também vão conseguir. Tenta ver todos os dias nos diferentes sites (imovirtual, custojusto, lar de sonho, olx, remax, era...) há vários. E fazendo contacto com um anunciante de cada uma das plataformas é mais fácil, porque tens sempre pessoas que sabem o que vocês procuram e "trabalham para ti", para te ajudarem a encontrar o que procuras. Sempre que entra um imóvel na plataforma, mesmo que não fique online (que muitas vezes acontece, foi o caso da minha casa), eles sabem que está dentro daquilo que vocês querem e entram logo em contacto com vocês! Smiley kiss

    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, neste momento é o que faz sentido para nós até porque o mercado de arrendamento está caríssimo e não compensa de todo pagar uma renda milionária.
    Já começamos a ver anúncios mas os preços são absurdos e as casas uma bodega. Tudo o que vejo de melhor passa logo os 200mil. Mas pronto, temos que ir com calma e alguma coisa irá aparecer. Mas sim, este é um tema que neste momento me preocupa. 😊
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, pensamos mas só mais para a frente
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu moro já junta e compramos casa porque a mensalidade ao banco fica inferior ao que pagaria por uma casa que não iria ser minha
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Claro que sim! São sempre experiências e ensinamentos que levamos para a vida Smiley kiss

    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já!
    E foi espetacular! Temos ótimas memórias do "nosso" T1 em Picoas.
    E a nossa casa, é a nossa casa!
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Está mesmo muito difícil. Lá fora é que se está bem, porque apesar de as coisas serem mais caras, também se ganha bem Smiley xd

    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Está difícil viver no nosso país 😂😅

    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pelo que estive a ver, não será para tão cedo o esperado "booom". 😥

    Eu e o noivo ainda esperamos mais de 1 ano por isso, mas como começamos a perceber que só aumentava e piorava, então optamos por não esperar mais!

    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Mariana,

    Foi esse mesmo o motivo que nos levou a deixar o casamento em stand-by... Começamos a ver quintas e ao mesmo tempo casas... Juntamos os valores e vimos que seria impossível (para nós) pagarmos. Então como nós ainda somos jovens e não queremos ficar já com "a corda ao pescoço), optamos por ter o nosso espaço e mais para a frente voltar a pensar na possibilidade do casamento. Nos dias de hoje, mesmo com uma festa pequena e simbólica, o valor que se gasta num casamento já dá para uma boa entrada de uma casa.

    O importante são vocês estarem felizes. E se ambos querem muito uma coisa e lutarem por isso, irão consegui-la! Beijinhos Smiley kiss

    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Espero que a tendência mude e os preços comecem a ficar mais acessíveis 🤞

    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Carla!,

    Sem dúvida. Os preços estão inflacionados tanto na compra como no arrendamento de uma casa... Ao menos ao comprar já sabemos que vamos pagar uma renda que será para nós, não é dinheiro colocado num poço sem fundo Smiley tongue

    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Ana!,

    É mesmo complicado termos vontade de comprarmos o nosso espaço e o mercado estar como está, com preços absurdos e super inflacionados.

    Mas pensem assim: já que estão a pagar uma renda, ao menos irão pagar uma "renda" ao banco de um valor bastante inferior e que é algo que será vosso no futuro. Foi assim que pensamos cá em casa e não nos restaram dúvidas. O dinheiro que me custava dar mais seria o de uma renda a um senhorio 😅

    Procurem e tenho a certeza que vão conseguir encontrar o que anseiam! Smiley kiss

    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Raquel,

    E pensam em comprar casa? Smiley kiss

    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Catarina! Já vivem juntos há bastante tempo Smiley love

    Eu concordo, a prestação ao banco é muito mais baixa e estamos a pagar algo que será nosso futuramente. Quando eu e o noivo começamos a pesar os prós e contras, não nos restaram dúvidas que a melhor opção seria comprar uma casa, mesmo o mercado estando péssimo para o efeito. Mas também já não nos fazia mais sentido continuarmos na "vida de namoro"... Smiley kiss

    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Virgínia. Por aqui também pensamos dessa mesma forma... A casa é o nosso ninho! Smiley kiss

    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muitos parabéns Tatiana. Assim quando quiserem voltar ao vosso país, já têm o vosso ninho Smiley kiss

    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cláudia!

    Então já experienciaram as duas partes "arrendar e comprar"! Muitas felicidades Smiley kiss

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita, nós não moramos juntos pois só pensamos faze-lo para depois do casamento. No entanto andamos à procura de casa, mas o mercado imobiliário está caótico. Temos é dar sempre entrada e a juntar para o casamento para paga.lo em cheio torna-se complicado, pois nós não vamos ter ajuda de ninguém. Como também o velho ditado diz "quem casar,quer casa", não queremos viver na casa dos nossos pais, pois queremos ter a nossa dependência. O mais provável será termos de arrendar e depois mais para a frente comprar.

    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita 😘


    Infelizmente os preços estão realmente muito inflacionados. E muitas vezes comprar pode ser a opção certa! E ter o nosso espaço também é tão bom 😍

    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita. Nós já vivíamos juntos antes de casar sim e quando fomos viver juntos decidimos arrendar. Primeiro porque não sabíamos onde queríamos comprar e segundo porque não tínhamos empregos estáveis ainda.

    Casamos agora em Novembro de 2019 e estamos a pensar avançar e comprar um espaço nosso. O único problema é que os preços estão pela hora da morte e o mercado está bastante complicado. Não queremos arrendar muito mais porque a casa onde estamos agora não tem grandes condições para uma família.

    Queremos mesmo ter o nosso espaço quando começarmos a pensar em fazer a família crescer.

    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida,


    Por aqui já morávamos juntos antes de ser pedida em casamento. A casa é arrendada.
    Beijocas
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Junho 2021 Santa Maria da Feira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita!
    No nosso caso, já vivemos juntos à cerca de 10 anos. Sempre arrendamos casa pois na altura em que fomos viver juntos o mercado não estava bom para comprar, no entanto no final do ano que passou, apesar de já estarmos noivos, decidimos comprar e foi a melhor decisão que tivemos. Passamos a pagar de prestação cerca de metade do que pagávamos de renda, pelo que compensa bastante, para além de estamos num apartamento com quase o dobro da área e que é nosso.

    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita, nós fizemos o mesmo que vocês, primeiro compramos a nossa casa e depois casamos. Para nós fazia mais sentido assim, porque ter a nossa casa é uma estabilidade gigante e o casamento é, para todos os efeitos, uma festa. Foram a nossa prioridade, mas não julgo quem faça diferente.

    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Neste momento vivemos em casa alugada pois aqui em Zurique é muito difícil conseguir uma casa! Mas é nossa intenção comprar casa ca! Já que em Portugal já temos uma casinha 😊
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Nós já arrendámos (2 anos e meio), depois vivemos 3 meses nos meus pais (tempo da escritura e pintar a casa, etc) e comprámos a nossa casa onde já vivemos há 3 anos!
    Não deixámos o casamento em stand by, não foi algo q sentissemos necessidade antes. 😊
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Patrícia! Smiley kiss

    Realmente é um valor de entrada bastante alto e difícil de juntar. Mas com o vosso sacrifício vão conseguir tudo aquilo que anseiam!

    Beijinhos e muitas felicidades. Obrigada Smiley heart

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração