Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Andreia
Top das Noivas Agosto 2015 Seixal

Compensa fazer diy para o casamento?

Andreia, a 13 de Julho de 2015 às 15:50

Publicado em Fórum Manualidades 98

Olá a tod@s Todos sabemos que, quando toca ao orçamento, quanto menos conseguirmos gastar, melhor. Por isso, hoje em dia há muitos noivos que optam por fazerem coisas eles próprios e usar no casamento, os chamados DIY - Do It Yourself. Eu sou uma DIYer convicta e quero ser eu a fazer tudo mas......

Olá a tod@s Smiley smile

Todos sabemos que, quando toca ao orçamento, quanto menos conseguirmos gastar, melhor. Por isso, hoje em dia há muitos noivos que optam por fazerem coisas eles próprios e usar no casamento, os chamados DIY - Do It Yourself.

Eu sou uma DIYer convicta e quero ser eu a fazer tudo mas...

A questão essencial é: Compensa fazer DIY para o casamento?

DIY wedding

A resposta não é simples. Depende muito do que vão fazer e dos materiais em questão. Uma noiva já publicou um debate com os mandamentos essenciais do DIY e eu vou falar um pouquinho sobre cada coisa que podem ser vocês a fazer para o vosso casamento.

Convites

Esta é uma das primeiras coisas em que os noivos pensam: "Será que podemos ser nós a fazer os convites?". Nós fizémos os nossos e compensou-nos, mas nem sempre é assim.

Convites DIY

Os convites são aquilo que mais varia. Comecem por definir alguns pontos:

1: Estilo do convite

O estilo do convite vai ditar muito se compensa ou não. O vosso vai ser bastante simples, apenas com uma folha impressa? Ou vai ter rendas, fitas e outros adornos? Vão querer com recortes especiais ou tintas especiais?

2: Preço dos materiais

Quer seja os materiais em si ou a impressão, vejam em quanto vos vai ficar e peçam orçamentos para poderem comparar. Vejam se é possível (e compensa) imprimir em casa. Pode poupar-vos bastante dinheiro, ou nem tanto se o vosso convite levar muita tinta.

3: Disponibilidade dos materiais

É claro que o preço é muito importante. Mas e se vocês quiserem algo muito especial, como uns brilhantes em forma de estrela, e não conseguirem arranjar na vossa cidade? Talvez não compense mandar vir de algum lado e pode ser que um fornecedor que vos faça os convites consiga preços mais convidativos que se forem vocês a comprar. Não se esqueçam que também podem vir a precisar de algumas ferramentas que não possuem ainda e as vão ter de comprar, como cizalha/guilhotina, furadores, etc.

4: Habilidade

Não é preciso ser nenhum guru dos trabalhos manuais para fazer convites de casamento. Mas há pessoas que não têm o mínimo jeito e tudo o que envolve cola e fazer riscos direitos é um tormento. Tenham em atenção as vossas habilidades manuais e o tipo de convite que pensam fazer. Quanto mais elaborado, mais complicado será.

5: Tempo

Os convites demoram algum tempo. Claro que é algo que não vão fazer para cada um dos convidados, mas ainda serão alguns. Tenham em conta o vosso tempo disponível.

6: Pedir ajuda

Querem mesmo mesmo mesmo fazer os vossos convites porque tiveram uma ideia brutal, ou querem ter esse gosto de poder dizer aos convidados que foram vocês que os fizeram? Peçam ajuda a familiares e amigos e façam uma linha de montagem numa tarde. Nós fizémos e resultou muito bem.

Lembranças

As lembranças são outra das coisas que os noivos mais decidem serem eles a fazer.

Lembranças DIY

Definam à partida algumas coisas:

1: Quantas lembranças

Quantas lembranças vão fazer? Digo-vos de experiência, que é muito giro fazer milhentas coisas iguais mas, ao fim de uma hora, já não podem ver aquilo à frente e estão a arrepender-se de se terem metido numa aventura dessas. Definam um número de lembranças logo ao início.

2: O quê?

Decidam logo se vão separar as lembranças para homens e mulheres, uma por casal, uma por pessoa, uma por família, etc. Se vão fazer as vossas próprias lembranças e tiverem um número grande de convidados, o ideal é fazerem algo simples que agrade a todos e darem uma por família, como compotas.Toda a gente gosta de um docinho, não é verdade? Podem sempre personalizar os rótulos e pedir ajuda àquela avó ou tia que é especialista em doces.

3: Será que posso ser original?

Muitos noivos optam por fazer as próprias lembranças porque querem fugir das coisas mais tradicionais. Vocês lembram-se dos trabalhos manuais que faziam na escola? Vão buscá-los ao baú da vossa memória e ponham mãos à obra. Deixo aqui algumas ideias de lembranças que podem ser vocês a fazer:

- Compotas: podem colocar tecidos e etiquetas personalizados

- Pedras do rio pintadas: é uma ideia super fofa (uns amigos fizeram). Apanhem algumas pedras bonitas num riacho próximo de vocês, ou comprem numa loja, e pintem com canetas próprias, algo alusivo ao casamento, ou a vós, e os vossos nomes e data.

- Sabonetes: há imensos DIY na internet e mesmo vídeos no youtube que ensinam a fazer sabonetes. Aproveitem e façam vocês e não se preocupem com o aspecto rústico, que dá um charme especial. Coloquem um pouco de papel pardo em volta, uma ráfia e uma ervinha com uma etiqueta.

- Azeite aromatizado: há inúmeras formas de fazer este tipo de azeite e é uma prenda muito gira que, para além de decorativa, com as ervas dentro das garrafinhas, é útil.

Decoração

Este é o ponto que menos compensa, a decoração. Vejam com os vossos fornecedores se os vossos pacotes incluem decoração. A maioria das quintas tem a sua própria decoração e vocês só têm de lá ir escolher.

Decoração DIY

Caso queiram fazer alguns elementos para dar um toque especial, há algumas coisas que podem ser vocês a fazer:

- Pompons de tecido ou papel: São fáceis de fazer e ficam muito giros quando pendurados numa parede ou mesmo nos espaços exteriores

- Bolas de fio: De certeza que já todos viram vídeos no youtube de como fazer as bolas de fio que se encontram na foto acima. A verdade é que são muito fáceis de fazer e podem usá-las como centro de mesa ou decorações suspensas

- Apontamentos com as vossas letras: Sejam pintadas numa placa, ou uns cartões ou corações com umas letrinhas pequenas, até letras feitas em cartão.

- Placas "Aí vem a noiva": Têm meninos das alianças pequenos? Podem fazer umas placas em madeira ou cartão e escrever com canetas próprias, ou pintar com tinta.

Bouquet da noiva

Este é outro DIY que normalmente não compensa, o bouquet.

Bouquet DIY

Se for de flores naturais, tenham em atenção que vão precisar de tempo no próprio dia do casamento para o fazer. Como vão estar um pouco mais nervosas, é possível que não tenham muita paciência e que algo corra mal.

Se quiserem um bouquet artifical, vejam os pontos acima, na parte dos convites e vejam se vos compensa realemnte fazer. Equacionem pedir vários orçamentos e ver se o dinheiro que vão investir nos materiais vale mesmo a pena.

Photobooth

O vosso fotógrafo e/ou quinta não têm photobooth? Arrisquem e façam vocês próprios. Porquê? No photobooth podem fazer qualquer coisa!

Photobooth DIY

Podem fazer fundos, pegar em molduras baratas ou velhas e colar umas flores ou brilhantes, usar acessórios parvos e fora de moda que tenham guardados no vosso sótão e são de carnavais antigos. Enfim, aqui podem ser criativos e gastar muito pouco para terem diversão.

E como tiramos fotos? Perguntam vocês... Coloquem um selfie-stick à disposição dos convidados e vão ver que eles se encarregam do resto. Podem sempre pedir aos convidados para usar a aplicação Wedshoots e partilhar as fotos convosco.

E vocês? Vão ter algum elemento DIY no vosso casamento?

98 respostas

  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É mesmo um orgulho imenso, não é? Smiley smile quando nos dizem que gostam muito dos convites.
    Eu só não vou fazer os acessórios para o photobooth porque encontrei a menos de 5€ e não compensava o trabalhão. Mas vou fazer o fundo para as fotos Smiley smile
    • Responder
  • Carina
    Noiva VIP Setembro 2015 Sintra
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sem dúvida... e é mm essa a dica essencial... definir o que se quer, pedir orçamentos e avaliar se compensa comprar material e o tempo que se despende na manualidade Smiley smile

    • Responder
  • Rita
    Noiva Experiente Agosto 2017 Leiria (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O problema e que se os teus tiverem tanto jeitinho como os meus não vais longe... Smiley smile

    • Responder
  • Lara
    Noiva Principiante Maio 2015 Oliveira de Azeméis
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ai vai? :p não abuses... Smiley winking

    • Responder
  • R
    Noiva Ativa Abril 2016 Oliveira de Azeméis
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigado pelas dicas Smiley smile realmente há que ponderar... Vai ser necessário delegar trabalhos à família e amigos que se ofereçam para ajudar Smiley tongue
    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito interessante este debate... Eu acho que algumas coisas compensa outras nem por isso... Nós optamos por fazer os nossos convites pra já Smiley smile

    • Responder
  • Luzia
    Noiva Experiente Agosto 2015 Santo Tirso
    Luzia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa andreia... gostei do topico. Bem, para o nosso casamento optei por fazer a decoraçao nos flutes de champagne e talheres corte de bolo porque axei os preços exagerados, optamos por fazer o photobooth tambem e o porta alianças.
    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que interessante debate Andreia Smiley catface

    É sempre bom ponderar todos os pontos quando pensamos em diy pois por vezes o dinheiro que gastamos pode ser, ou não, bem mais elevado do que se solicitarmos a alguém que o faça!!!

    Eu vou fazer os convites, lágrimas de alegria e cones!!

    Á partida não terei mais nada feito por mim!!!

    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não sou muito adepta , mas iremos fazer a marcação dos lugares Smiley smile será em tubos de ensaio Smiley smile depois mostro Smiley smile
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que excelente debate, tal como tu eu sou adepta dos DIY. Além de achar que me está a compensar, adoro fazer estas coisinhas. Neste momento já fizemos o photobooth, e está em andamento convites, letras luminosas, confetis coração.

    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2015 Trofa
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Um excelente debate Andreia, parabéns!
    Eu por acaso não tenho assim muito jeito e tenho sempre a sensação de qur vou gastar ainda mais do que comprar já feito, talvez por não saber procurar os materiais mais baratos!
    Mas os marcadores de mesa e cartaz vamos ser nós a fazer o design, é só mandar imprimir! Smiley winking
    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Abril 2016 Montijo
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente debate...Adoro...No nosso caso, ainda não decidimos como vamos fazer os convites, mas há muita coisa que quero ser eu a fazer..Há coisas que vai compensar ser eu a fazer, e aquelas que sei à partida que não compensa deixarei para profissionais. Provavelmente irei fazer alguns elementos de decoração, mas são coisas muito específicas que sei que a quinta não tem.

    • Responder
  • Rita
    Noiva VIP Março 2016 Sintra
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Andreia, acho que no nosso casamento só vamos ter as letras iluminadas, todo o estacionário desde Save the Date, convites, menus, etc, e os acessórios do photobooth. Tirando isso, deixámos tudo nas mãos de profissionais. Quero aproveitar o meu dia com calma e sem preocupações :p

    • Responder
  • Ana Filipa
    Noiva VIP Outubro 2016 Lisboa (Concelho)
    Ana Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós o photo estavaos a pensar fazer, mas o pack que escolhemos do fotografo já conta com isso, sendo que fica mais barato do que tinhamos e menos uma dor de cabeça Smiley smile

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É mesmo preciso pesquisar muito e ver se compensa. Nem tudo compensa fazer em casa. Mas há qua comparar muito bem os preços Smiley smile
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O nosso truque com os convites foi fazer aos poucos e pedir ajuda. Quando fizémos a linha de montagem com os amigos éramos 4... Foi tudo muito mais rápido. Depois os detalhes finais fomos fazendo os dois aos pouquinhos Smiley smile
    Nós não temos photobooth na quinta nem do fotógrafo, por isso vamos fazer nós. Mas se gastarmos 20€ ao todo nisso, já é muito Smiley smile
    • Responder
  • Carina
    Noiva VIP Setembro 2015 Sintra
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente debate Andreia Smiley smile Será muito útil a imensas noivas para decidirem se optam por DIY ou não!

    Nós fizemos os convites e deram uma trabalheira e vamos fazer mais alguns elementos porque nos pedem balurdios pelas coisas!

    • Responder
  • Ana Filipa
    Noiva VIP Outubro 2016 Lisboa (Concelho)
    Ana Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo plenamente contigo, o DIY compensa em algumas coisas, mas às vezes a paciência, tempo e habilidade não são o suficiente para nos aventurarmo-nos em tal.
    A decoração da quinta foi logo despachada para o fornecedor, só temos que escolher o que queremos, se fizermos algo é só mesmo um ou outro elemento (letras luminosas, quadro de disposição das mesas, pois o resto está incluido)
    Convites, seremos nós e aidna estamos a definir, pois queremos algo simples e que ao 10.º não nos apeteça atirar tudo pela janela fora.
    As lembranças, seremos mais ou menos nós, como tem trabalhos de costura serão as mães a preocuparem-se.
    O photobooth poderá ter alguns elementods mas o nosso fornecedor já disse que faz o que quisermos Smiley tongue

    Pouco mais será feito por nós, pois sabemos que o restante são coisas que não são a nossa praia e que algumas delas (bouquet por exemplo) são realizadas perto (demasiado perto) do dia C, e não me quero preocupar com esses elementos.
    A paciência e a tranquilidade devem ser alimentadas e não é a pensar fazxer tudo manualmente que isso irá acontecer Smiley tongue

    • Responder
  • Ana Sofia
    Top das Noivas Setembro 2015 Montemor-o-Velho
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Hé hé hé!! Eu acho que às vezes tb acaba por ser um bocado assim comigo! Smiley laugh Smiley laugh

    • Responder
  • T
    Noiva Ativa Setembro 2016 Guimarães
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estava a pensar em fazer os convites e outras coisinhas, desde que fique em conta. Mas como sou economista, estou sempre a pensar na parte de economizar.
    • Responder
  • Carina
    Super Noiva Julho 2016 Braga (Concelho)
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tenho este dilema bem presente...

    Fiz os nossos convites, e sim, se calhar encontrava mais barato (não digo que fossem iguais, mas encontraria). Mas estes sim são meus, são nossos, foi feito por nós e acho que dá outro sentimento, dedicamo-nos a 100% para que fique o que queremos. É um orgulho entregar e quando nos dizem 'ai que lindos' nós sabermos que foram feitos por nós...

    E sim, pode não compensar, mas tenciono fazer os meus cones, o meu livro de honra, a marcação de mesas, as ementas, os missais, a moldura para o photobooth e tudo o que poder Smiley smile

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aqui está uma foto que postei há uns tempos no Facebook e ilustra a minha vida Smiley xd

    Compensa fazer diy para o casamento? - 1
    • Responder
  • Ana Sofia
    Top das Noivas Setembro 2015 Montemor-o-Velho
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gostei muito do debate! Realmente é preciso ter este aspeto em atenção, porque às vezes as coisas só porque são feitas em casa não ficam assim tão mais baratas!

    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Um excelente debate e super pertinente! Smiley winking Smiley tongue

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Agosto 2016 Vila Nova de Gaia
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Óptima partilha Andreia! Smiley laugh

    Nós estamos a pensar fazer algumas coisas também, principalmente pelo orçamento mas também pelo lado sentimental que também é muito giro estarmos a fazer coisas para o nosso grande dia. Os pequenos detalhes tornam-se ainda mais especiais! Smiley laugh

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exacto, é importante pesquisar bastante antes de os fazer Smiley smile Já achei o post um poquinho longo. Ficam para outro dia Smiley tongue A Mónica já colocou um DIY super giro com as varinhas.

    • Responder
  • L
    Noiva Master Setembro 2015 Terceira
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Até agora os nossos DIY compensaram, mas porque também procurei bastante até encontrar o material mais em conta.

    Mais coisinhas que podem ser DIY:

    - Cones/envelopes de arroz + confetis

    - Varinhas da felicidade

    - Missais

    - Livros de atividades para as crianças

    -Ementas e seating plan

    - kits WC

    Bj

    • Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Imagino... Acho que só devemos arriscar se tivermos mesmo certeza!

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Isso sim Smiley smile Muitas vezes é porque temos ideias muito específicas daquilo que queremos e é difícil encontrar. Nós mulheres somos peritas nesse campo Smiley xd

    • Responder
  • Jorge
    Top dos Noivos Agosto 2015 Figueira da Foz
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quando respondi compensa, não me queria referir apenas financeiramente, muita das vezes nao conseguimos encontrar o que queremos e temos de meter mãos à obra, outras o resultado fica melhor sendo nós a fazer Smiley smile
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exacto, acho que essas são mesmo as coisas em que se tem de pensar muito bem se vale a pena. Eu digo-te que uma vez fiz uma encomenda de 50 bonecas. Ao fim do dia já só via cabeças de bonecas em todo o lado Smiley xd

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nem sempre. Depende muito do que se for fazer. Há coisas que levam materiais caros, como os convites, e é possível que saia muito mais barato encomendar num fornecedor, que normalmente tem descontos para grandes quantidades.

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração