Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Andreia
Top das Noivas Agosto 2015 Seixal

Compensa fazer diy para o casamento?

Andreia, a 13 de Julho de 2015 às 15:50

Publicado em Fórum Manualidades 98

Olá a tod@s Todos sabemos que, quando toca ao orçamento, quanto menos conseguirmos gastar, melhor. Por isso, hoje em dia há muitos noivos que optam por fazerem coisas eles próprios e usar no casamento, os chamados DIY - Do It Yourself. Eu sou uma DIYer convicta e quero ser eu a fazer tudo mas......

Olá a tod@s Smiley smile

Todos sabemos que, quando toca ao orçamento, quanto menos conseguirmos gastar, melhor. Por isso, hoje em dia há muitos noivos que optam por fazerem coisas eles próprios e usar no casamento, os chamados DIY - Do It Yourself.

Eu sou uma DIYer convicta e quero ser eu a fazer tudo mas...

A questão essencial é: Compensa fazer DIY para o casamento?

DIY wedding

A resposta não é simples. Depende muito do que vão fazer e dos materiais em questão. Uma noiva já publicou um debate com os mandamentos essenciais do DIY e eu vou falar um pouquinho sobre cada coisa que podem ser vocês a fazer para o vosso casamento.

Convites

Esta é uma das primeiras coisas em que os noivos pensam: "Será que podemos ser nós a fazer os convites?". Nós fizémos os nossos e compensou-nos, mas nem sempre é assim.

Convites DIY

Os convites são aquilo que mais varia. Comecem por definir alguns pontos:

1: Estilo do convite

O estilo do convite vai ditar muito se compensa ou não. O vosso vai ser bastante simples, apenas com uma folha impressa? Ou vai ter rendas, fitas e outros adornos? Vão querer com recortes especiais ou tintas especiais?

2: Preço dos materiais

Quer seja os materiais em si ou a impressão, vejam em quanto vos vai ficar e peçam orçamentos para poderem comparar. Vejam se é possível (e compensa) imprimir em casa. Pode poupar-vos bastante dinheiro, ou nem tanto se o vosso convite levar muita tinta.

3: Disponibilidade dos materiais

É claro que o preço é muito importante. Mas e se vocês quiserem algo muito especial, como uns brilhantes em forma de estrela, e não conseguirem arranjar na vossa cidade? Talvez não compense mandar vir de algum lado e pode ser que um fornecedor que vos faça os convites consiga preços mais convidativos que se forem vocês a comprar. Não se esqueçam que também podem vir a precisar de algumas ferramentas que não possuem ainda e as vão ter de comprar, como cizalha/guilhotina, furadores, etc.

4: Habilidade

Não é preciso ser nenhum guru dos trabalhos manuais para fazer convites de casamento. Mas há pessoas que não têm o mínimo jeito e tudo o que envolve cola e fazer riscos direitos é um tormento. Tenham em atenção as vossas habilidades manuais e o tipo de convite que pensam fazer. Quanto mais elaborado, mais complicado será.

5: Tempo

Os convites demoram algum tempo. Claro que é algo que não vão fazer para cada um dos convidados, mas ainda serão alguns. Tenham em conta o vosso tempo disponível.

6: Pedir ajuda

Querem mesmo mesmo mesmo fazer os vossos convites porque tiveram uma ideia brutal, ou querem ter esse gosto de poder dizer aos convidados que foram vocês que os fizeram? Peçam ajuda a familiares e amigos e façam uma linha de montagem numa tarde. Nós fizémos e resultou muito bem.

Lembranças

As lembranças são outra das coisas que os noivos mais decidem serem eles a fazer.

Lembranças DIY

Definam à partida algumas coisas:

1: Quantas lembranças

Quantas lembranças vão fazer? Digo-vos de experiência, que é muito giro fazer milhentas coisas iguais mas, ao fim de uma hora, já não podem ver aquilo à frente e estão a arrepender-se de se terem metido numa aventura dessas. Definam um número de lembranças logo ao início.

2: O quê?

Decidam logo se vão separar as lembranças para homens e mulheres, uma por casal, uma por pessoa, uma por família, etc. Se vão fazer as vossas próprias lembranças e tiverem um número grande de convidados, o ideal é fazerem algo simples que agrade a todos e darem uma por família, como compotas.Toda a gente gosta de um docinho, não é verdade? Podem sempre personalizar os rótulos e pedir ajuda àquela avó ou tia que é especialista em doces.

3: Será que posso ser original?

Muitos noivos optam por fazer as próprias lembranças porque querem fugir das coisas mais tradicionais. Vocês lembram-se dos trabalhos manuais que faziam na escola? Vão buscá-los ao baú da vossa memória e ponham mãos à obra. Deixo aqui algumas ideias de lembranças que podem ser vocês a fazer:

- Compotas: podem colocar tecidos e etiquetas personalizados

- Pedras do rio pintadas: é uma ideia super fofa (uns amigos fizeram). Apanhem algumas pedras bonitas num riacho próximo de vocês, ou comprem numa loja, e pintem com canetas próprias, algo alusivo ao casamento, ou a vós, e os vossos nomes e data.

- Sabonetes: há imensos DIY na internet e mesmo vídeos no youtube que ensinam a fazer sabonetes. Aproveitem e façam vocês e não se preocupem com o aspecto rústico, que dá um charme especial. Coloquem um pouco de papel pardo em volta, uma ráfia e uma ervinha com uma etiqueta.

- Azeite aromatizado: há inúmeras formas de fazer este tipo de azeite e é uma prenda muito gira que, para além de decorativa, com as ervas dentro das garrafinhas, é útil.

Decoração

Este é o ponto que menos compensa, a decoração. Vejam com os vossos fornecedores se os vossos pacotes incluem decoração. A maioria das quintas tem a sua própria decoração e vocês só têm de lá ir escolher.

Decoração DIY

Caso queiram fazer alguns elementos para dar um toque especial, há algumas coisas que podem ser vocês a fazer:

- Pompons de tecido ou papel: São fáceis de fazer e ficam muito giros quando pendurados numa parede ou mesmo nos espaços exteriores

- Bolas de fio: De certeza que já todos viram vídeos no youtube de como fazer as bolas de fio que se encontram na foto acima. A verdade é que são muito fáceis de fazer e podem usá-las como centro de mesa ou decorações suspensas

- Apontamentos com as vossas letras: Sejam pintadas numa placa, ou uns cartões ou corações com umas letrinhas pequenas, até letras feitas em cartão.

- Placas "Aí vem a noiva": Têm meninos das alianças pequenos? Podem fazer umas placas em madeira ou cartão e escrever com canetas próprias, ou pintar com tinta.

Bouquet da noiva

Este é outro DIY que normalmente não compensa, o bouquet.

Bouquet DIY

Se for de flores naturais, tenham em atenção que vão precisar de tempo no próprio dia do casamento para o fazer. Como vão estar um pouco mais nervosas, é possível que não tenham muita paciência e que algo corra mal.

Se quiserem um bouquet artifical, vejam os pontos acima, na parte dos convites e vejam se vos compensa realemnte fazer. Equacionem pedir vários orçamentos e ver se o dinheiro que vão investir nos materiais vale mesmo a pena.

Photobooth

O vosso fotógrafo e/ou quinta não têm photobooth? Arrisquem e façam vocês próprios. Porquê? No photobooth podem fazer qualquer coisa!

Photobooth DIY

Podem fazer fundos, pegar em molduras baratas ou velhas e colar umas flores ou brilhantes, usar acessórios parvos e fora de moda que tenham guardados no vosso sótão e são de carnavais antigos. Enfim, aqui podem ser criativos e gastar muito pouco para terem diversão.

E como tiramos fotos? Perguntam vocês... Coloquem um selfie-stick à disposição dos convidados e vão ver que eles se encarregam do resto. Podem sempre pedir aos convidados para usar a aplicação Wedshoots e partilhar as fotos convosco.

E vocês? Vão ter algum elemento DIY no vosso casamento?

98 respostas

  • Lisete
    Noiva Ativa Outubro 2015 Gouveia
    Lisete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei ver as vossas ideias. Infelizmente não tenho tempo para fazer o que queria devido aos meus horarios e tive que mandar fazer. A unica coisa feita por nós, ou melhor pela minha mãe, vão ser uns saquinhos de cheiro, bordados à mão e que para mim não têm preço. Lindos.
    • Responder
  • Tânia
    Top das Noivas Maio 2016 Coimbra (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós vamos fazer algumas coisas diy. Eu acho que compensa!

    • Responder
  • Mara
    Super Noiva Outubro 2016 Resende
    Mara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei as dicas querida!! Obrigado
    • Responder
  • Vânia
    Noiva VIP Junho 2016 Marinha Grande
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha

    numas situações compensa e noutras não

    mas é tão bom ver as coisas feitas por nós

    tem outro "sabor" Smiley smile

    • Responder
  • Rita
    Noiva VIP Março 2016 Sintra
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá! Nós vamos fazer alguns DIY no nosso casamento, tínhamos decidido fazer os convites mas depois quando mudámos o estilo do casamento, vimo-nos obrigados a fazer convites mais "realeza" e mais elaborados.. acho que não nos vai compensar porque gostávamos de ter foil e nem sequer sei fazer :/

    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Agosto 2015 Figueira da Foz
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Claro os convites, as argolas de guardanapos e as lembranças tudo foi feito por nos. As lembranças das senhoras foram feitas pela minha madrinha porque e artesanato e ela faz.
    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Preciso mesmo de me esmerar!!

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Agosto 2016 Vila Nova de Gaia
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    São super giros, adoro sapatos com cor, sim os laços e os brilhantes eu sabia que vi esse diy Smiley smile

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Comprei num site aqui na Holanda e adicionei os laços e os brilhantes Smiley smile

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Agosto 2016 Vila Nova de Gaia
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    :Smiley heart São tão lindos os teus sapatos Andreia! Onde compraste?

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que tem dado certo convosco Smiley smile É mesmo preciso procurar muito e fazer as contas para ver se compensa no fim.

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Estou apaixonada pelos sapatos Smiley laugh Smiley heart São de dança, certo? Eu também fiz os meus.Sapatos terminados

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Então tens de fazer ainda melhor que é para ela ver como fazes bem Smiley tongue

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Espero que ajude noivos indecisos Smiley smile

    • Responder
  • A
    Noiva Constante Agosto 2015 Sabugal
    Ana Gralha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Andreia eu vou fazer praticamente tudo diy e tem compensado muito. Fizemos os convites que apesar de nos terem ocupado muito tempo ficaram a 0,65 € e originais. Fiz 200 porta guardanapos a +/-0.07€ cada, a cesta das lembranças reaproveitei da minh prima e a minha mãe decorou ( está linda ), cesta das flores e das alianças com almofada tambem feitas por ela. Vou fazer os centros de mesa com frascos de vidro decorados com renda e fita de cetim porque a quinta nào têm nada. Estou a fazer os leques e vou fazer os cones. Além do cantinho das crianças e mais alguns pormenores de decoração. A distribuiçao das mesas e placar também vamos fazer. Muita coisa muito tempo e muitas "dores" de cabeça para encontrar materiais e pensar em soluções económicas mas até agora compensou além de que o gosto por fazer e ver acabado é inexplicável Smiley smile
    • Responder
  • Suzana
    Noiva Ativa Setembro 2015 Vila Nova de Gaia
    Suzana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E dá muito gosto fazer cada coisa....mesmo!!! Smiley smile

    Compensa fazer diy para o casamento? - 1

    Compensa fazer diy para o casamento? - 2
    • Responder
  • Suzana
    Noiva Ativa Setembro 2015 Vila Nova de Gaia
    Suzana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tenho de dizer que sim no meu caso Smiley smile




    Compensa fazer diy para o casamento? - 1
    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A minha irmã é que anda a tentar convencer-me a não ser eu a fazer estas coisas porque diz que não vai ficar nada de jeito Smiley sad

    • Responder
  • Maria
    Coimbra (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente debate e excelentes dicas, Andreia!!! Obrigada pela partilha! Smiley winking

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É mesmo. Olha, no nosso caso tínhamos de cortar imensos convites à mão. Para além de não ficarem tão direitos, dá algumas dores nas mãos Smiley winking em Portugal tenho uma cizalha, mas aqui não me compensava comprar. Felizmente tenho uma cizalha e guilhotina no trabalho, senão eram mais 20 ou 30€ para os convites
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Agosto 2015 Esposende
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim isso também é verdade! Porque eu tinha muitos materiais mas também tive que comprar alguns!
    Acho que é tudo uma questão de vermos o que temos e podemos aproveitar, quanto podemos gastar para ficar tudo como queremos e se temos ou não tempo para investir a fazer as coisas! Tudo somado às vezes é mais prático e mais barato comprar já feito!
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Raquel Smiley smile sim, esse também é um ponto muito importante. Se já tivermos muitos materiais, fica mais barato. Mas se formos fazer algo complicado que necessite de muitos materiais comprados de propósito, talvez já nem tanto
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Delega as coisas mais simples. Como usar fita cola ou fazer uns guria Smiley smile
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hahaha já estás a ver o que vai acontecer Smiley tongue
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Há coisas que vale mesmo a pena porque os fornecedores cobram mais caro. Mas também temos de ter em conta que muitas vezes eles não vão aos materiais mais baratos como nós Smiley winking
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E já não é nada mau Joana Smiley smile vais ver que vais ficar tão orgulhosa no fim quando elogiarem as vossas coisas Smiley laugh
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como cientista que sou, fico muito curiosa para ver o resultado Smiley winking
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lá está, é preciso ter esses factores todos em conta Smiley winking acho que o seating plan e marcadores é algo que quase todos os noivos optam por fazer Smiley winking
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, é como nós. A quinta trata da decoração e nós só vamos tratar dos elementos e fundo do photobooth. Houve foi muita coisa que comprei para a decoração porque a quinta não tem as nossas cores, mas não conta como diy Smiley winking os meus maiores foram os convites, vestidos das madrinhas, o meu vestido de noiva curto e vai ser também o seating plan e marcadores Smiley smile
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro que sim e isso também é importante quando se tenta perceber se compensa. Por vezes o tempo que temos é limitado e há outras coisas que precisam da nossa atenção.
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Agosto 2015 Esposende
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Andreia! No nosso casamento vamos ter muitas coisinhas feitas por mim. Os convites encomendamos no eBay, já impressos, ficaram retidos na alfândega, mas mesmo assim o valor que pagamos compensou.
    Já fiz a malinha das alianças, as plaquinhas de photobooth, o cabide para o vestido e decorei a cesta das lembranças.
    Como o nosso tema é "As nossas músicas" os marcadores de mesa e algumas decorações vão ser cassetes decoradas, o placar das mesas, vinis onde vamos colar os nomes das pessoas e as lembranças dos adultos CDs onde gravámos as músicas que compõem as mesas. Já está tudo praticamente pronto.
    Se compensa em termos financeiros, talvez porque usei muitos materiais que já tinha, e fica tudo personalizado ao meu gosto!
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É um orgulho enorme podermos dizer que fomos nós que fizémos mas, quando se tem um orçamento apertado, tem de se analisar tudo ao pormenor.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração