COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Andreia
Top das Noivas Agosto 2015 Seixal

Compensa fazer diy para o casamento?

Andreia, a 13 de Julho de 2015 às 15:50 Publicado em Fórum Manualidades 0 98
Guardado Guardar
Responder

Olá a tod@s Smiley smile

Todos sabemos que, quando toca ao orçamento, quanto menos conseguirmos gastar, melhor. Por isso, hoje em dia há muitos noivos que optam por fazerem coisas eles próprios e usar no casamento, os chamados DIY - Do It Yourself.

Eu sou uma DIYer convicta e quero ser eu a fazer tudo mas...

A questão essencial é: Compensa fazer DIY para o casamento?

DIY wedding

A resposta não é simples. Depende muito do que vão fazer e dos materiais em questão. Uma noiva já publicou um debate com os mandamentos essenciais do DIY e eu vou falar um pouquinho sobre cada coisa que podem ser vocês a fazer para o vosso casamento.

Convites

Esta é uma das primeiras coisas em que os noivos pensam: "Será que podemos ser nós a fazer os convites?". Nós fizémos os nossos e compensou-nos, mas nem sempre é assim.

Convites DIY

Os convites são aquilo que mais varia. Comecem por definir alguns pontos:

1: Estilo do convite

O estilo do convite vai ditar muito se compensa ou não. O vosso vai ser bastante simples, apenas com uma folha impressa? Ou vai ter rendas, fitas e outros adornos? Vão querer com recortes especiais ou tintas especiais?

2: Preço dos materiais

Quer seja os materiais em si ou a impressão, vejam em quanto vos vai ficar e peçam orçamentos para poderem comparar. Vejam se é possível (e compensa) imprimir em casa. Pode poupar-vos bastante dinheiro, ou nem tanto se o vosso convite levar muita tinta.

3: Disponibilidade dos materiais

É claro que o preço é muito importante. Mas e se vocês quiserem algo muito especial, como uns brilhantes em forma de estrela, e não conseguirem arranjar na vossa cidade? Talvez não compense mandar vir de algum lado e pode ser que um fornecedor que vos faça os convites consiga preços mais convidativos que se forem vocês a comprar. Não se esqueçam que também podem vir a precisar de algumas ferramentas que não possuem ainda e as vão ter de comprar, como cizalha/guilhotina, furadores, etc.

4: Habilidade

Não é preciso ser nenhum guru dos trabalhos manuais para fazer convites de casamento. Mas há pessoas que não têm o mínimo jeito e tudo o que envolve cola e fazer riscos direitos é um tormento. Tenham em atenção as vossas habilidades manuais e o tipo de convite que pensam fazer. Quanto mais elaborado, mais complicado será.

5: Tempo

Os convites demoram algum tempo. Claro que é algo que não vão fazer para cada um dos convidados, mas ainda serão alguns. Tenham em conta o vosso tempo disponível.

6: Pedir ajuda

Querem mesmo mesmo mesmo fazer os vossos convites porque tiveram uma ideia brutal, ou querem ter esse gosto de poder dizer aos convidados que foram vocês que os fizeram? Peçam ajuda a familiares e amigos e façam uma linha de montagem numa tarde. Nós fizémos e resultou muito bem.

Lembranças

As lembranças são outra das coisas que os noivos mais decidem serem eles a fazer.

Lembranças DIY

Definam à partida algumas coisas:

1: Quantas lembranças

Quantas lembranças vão fazer? Digo-vos de experiência, que é muito giro fazer milhentas coisas iguais mas, ao fim de uma hora, já não podem ver aquilo à frente e estão a arrepender-se de se terem metido numa aventura dessas. Definam um número de lembranças logo ao início.

2: O quê?

Decidam logo se vão separar as lembranças para homens e mulheres, uma por casal, uma por pessoa, uma por família, etc. Se vão fazer as vossas próprias lembranças e tiverem um número grande de convidados, o ideal é fazerem algo simples que agrade a todos e darem uma por família, como compotas.Toda a gente gosta de um docinho, não é verdade? Podem sempre personalizar os rótulos e pedir ajuda àquela avó ou tia que é especialista em doces.

3: Será que posso ser original?

Muitos noivos optam por fazer as próprias lembranças porque querem fugir das coisas mais tradicionais. Vocês lembram-se dos trabalhos manuais que faziam na escola? Vão buscá-los ao baú da vossa memória e ponham mãos à obra. Deixo aqui algumas ideias de lembranças que podem ser vocês a fazer:

- Compotas: podem colocar tecidos e etiquetas personalizados

- Pedras do rio pintadas: é uma ideia super fofa (uns amigos fizeram). Apanhem algumas pedras bonitas num riacho próximo de vocês, ou comprem numa loja, e pintem com canetas próprias, algo alusivo ao casamento, ou a vós, e os vossos nomes e data.

- Sabonetes: há imensos DIY na internet e mesmo vídeos no youtube que ensinam a fazer sabonetes. Aproveitem e façam vocês e não se preocupem com o aspecto rústico, que dá um charme especial. Coloquem um pouco de papel pardo em volta, uma ráfia e uma ervinha com uma etiqueta.

- Azeite aromatizado: há inúmeras formas de fazer este tipo de azeite e é uma prenda muito gira que, para além de decorativa, com as ervas dentro das garrafinhas, é útil.

Decoração

Este é o ponto que menos compensa, a decoração. Vejam com os vossos fornecedores se os vossos pacotes incluem decoração. A maioria das quintas tem a sua própria decoração e vocês só têm de lá ir escolher.

Decoração DIY

Caso queiram fazer alguns elementos para dar um toque especial, há algumas coisas que podem ser vocês a fazer:

- Pompons de tecido ou papel: São fáceis de fazer e ficam muito giros quando pendurados numa parede ou mesmo nos espaços exteriores

- Bolas de fio: De certeza que já todos viram vídeos no youtube de como fazer as bolas de fio que se encontram na foto acima. A verdade é que são muito fáceis de fazer e podem usá-las como centro de mesa ou decorações suspensas

- Apontamentos com as vossas letras: Sejam pintadas numa placa, ou uns cartões ou corações com umas letrinhas pequenas, até letras feitas em cartão.

- Placas "Aí vem a noiva": Têm meninos das alianças pequenos? Podem fazer umas placas em madeira ou cartão e escrever com canetas próprias, ou pintar com tinta.

Bouquet da noiva

Este é outro DIY que normalmente não compensa, o bouquet.

Bouquet DIY

Se for de flores naturais, tenham em atenção que vão precisar de tempo no próprio dia do casamento para o fazer. Como vão estar um pouco mais nervosas, é possível que não tenham muita paciência e que algo corra mal.

Se quiserem um bouquet artifical, vejam os pontos acima, na parte dos convites e vejam se vos compensa realemnte fazer. Equacionem pedir vários orçamentos e ver se o dinheiro que vão investir nos materiais vale mesmo a pena.

Photobooth

O vosso fotógrafo e/ou quinta não têm photobooth? Arrisquem e façam vocês próprios. Porquê? No photobooth podem fazer qualquer coisa!

Photobooth DIY

Podem fazer fundos, pegar em molduras baratas ou velhas e colar umas flores ou brilhantes, usar acessórios parvos e fora de moda que tenham guardados no vosso sótão e são de carnavais antigos. Enfim, aqui podem ser criativos e gastar muito pouco para terem diversão.

E como tiramos fotos? Perguntam vocês... Coloquem um selfie-stick à disposição dos convidados e vão ver que eles se encarregam do resto. Podem sempre pedir aos convidados para usar a aplicação Wedshoots e partilhar as fotos convosco.

E vocês? Vão ter algum elemento DIY no vosso casamento?

98 respostas

  • Vania
    Noiva Constante Agosto 2017 Barcelos
    Vania ·
    • Denunciar
    Os convites sim, o livro de honra tb, os cone d arros e o arroz pintado tb, a vela e a concha de batizado do nenen tb, decoraçao na igreja tb..qt ao resto nao sabemos, ja temos mt trabalho aqui entao so dpois veremos o q nos compensa em termos d dinheiro e disponibilidade.... bom post!
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Ativa Outubro 2016 Braga (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar

    Em principio irei fazer as bolas de fio Smiley smile

    São faceis de fazer Smiley smile

    • Responder
  • Marlene
    Super Noiva Março 2017 Porto (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    Ainda não conhecia esta nova moda.. mas acho k vou adotar a ideia.. Smiley smile
    • Responder
  • Sylvie
    Super Noiva Agosto 2017 Vale de Cambra
    Sylvie ·
    • Denunciar
    Muito interessante.... Obrigado. Smiley xd
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Ativa Agosto 2016 Vila Nova de Gaia
    Adriana ·
    • Denunciar

    Nós também estamos a fazer grandes partes da coisas para o casamento, os convites, as lembranças e alguma decoração será tudo feito à mão ... Ainda temos trabalho pelo frente Smiley smile

    • Responder
  • V
    Noiva Ativa Junho 2017 Espinho
    Verónica ·
    • Denunciar

    Neste momento, os convites tenho a certeza que quero fazer DIY, quanto ao resto ainda vou ver. Mas estão aqui dicas muito boas e úteis

    • Responder
  • Eliana
    Noiva Principiante Julho 2017 Lisboa (Concelho)
    Eliana ·
    • Denunciar

    Muito util :Smiley heart

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Master Agosto 2017 Odivelas
    Patrícia ·
    • Denunciar
    Muito útil este debate, obrigada Smiley smile
    • Responder
  • Cristina
    Noiva Constante Setembro 2016 Portel
    Cristina ·
    • Denunciar
    Belissimas ideias Smiley smile
    • Responder
  • Irene
    Noiva Ativa Maio 2016 Angola
    Irene ·
    • Denunciar
    Óptimas dicas, parabéns!Muito obrigada! FelicidadesSmiley laugh
    • Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Setembro 2016 Aveiro (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    À coisas que vou fazer, os convites é uma delas porque queremos personalizado Smiley smile as lembranças em principio também será
    • Responder
  • Bebiana
    Super Noiva Julho 2016 Penafiel
    Bebiana ·
    • Denunciar

    Não irei fazer tudo, apenas algumas coisas as mais simples.

    • Responder
  • Susana
    Noiva Ativa Setembro 2016 Guimarães
    Susana ·
    • Denunciar

    Não vou fazer tudo, bouquet, decoração igreja...isso não.. mas já tenho feito muita coisa e tem saido mais barato tendo em conta o que tenho visto.

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2016 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    Nos fizemos o convite,porta aluancas,cistumizei os meus sapatos,os leques. Ainda estou a ponderar se faco os cones do arroz. As lembrancas vamos encomendar. A photobox ainda vamos ver se faremos algo.
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar

    Adorei estas dicas!!

    E realmente já tinha pensado se vale a pena fazer em casa.

    Nos queríamos um determinado modelo de convite e estavamos a pensar faze-lo (e até já tivemos ajudar da noivinha Sara), mas já vi convites como nós queriamos a um preço muito acessivel. Tendo em conta que nem impressora temos teriamos de comprar papel e andar imprimir fora andamos a ver orçamentos para ver se compensa ou não!

    Ou poderemos ter de mudar a nossa ideia dos convites Smiley sad

    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Junho 2016 Coimbra (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar

    OBRIGADA!!Smiley heart

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados