Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Telma
Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis

Checklist de Questões - Igreja (católica) ✔️

Telma, a 8 de Outubro de 2019 às 16:53 Publicado em Fórum Organizar um casamento 16 39

Hello brides 😍

Como o prometido é devido, cá estou eu a abrir um debate para tentar ajudar quem possa ter as mesmas dúvidas que eu tive no que respeita ao casamento religioso (católico). O nosso padre não nos deu nenhum folheto informativo (sei que alguns dão) e por isso tive de fazer uma pesquisa intensiva no nosso amigo google para conseguir "desenrascar-me" (como se diz cá no Norte)! Não prometo que seja uma checklist perfeita, mas tentei não me esquecer de nenhum tópico. 🙏💪

Ora então, as perguntas/questões que acho (no meu entender claro) que devem ser feitas ao padre/diácono que vos irá casar são:

A. PROCESSO/PROCEDIMENTOS

1. Disponibilidade: Apesar de considerar um ponto importante, não o considero fulcral porque caso o padre não tenha disponibilidade não será o fim do mundo! Se quiserem casar naquela igreja/capela e a igreja/capela estiver disponível naquela data podem contactar directamente com outro padre/diácono ou com a diocese para arranjarem substituto. Convém claro abordar esta situação com todos os intervenientes.

2. Hora do Casamento: sim porque o padre pode só casar a x horas e convém saberem se será de manhã, ou de tarde, etc.

3. Cartório Paroquial: A paróquia em questão tem cartório paroquial? É um ponto fulcral para nós pois será este "organismo" que tratará de abrir e tratar de todo o processo civil sem ser necessário termos de "perder" tempo a ir para o IRN, etc.

4. Curso de Preparação p/o Matrimónio (CPM): Ponto fulcral. Há padres que dificultam a realização do matrimónio caso os noivos não estejam receptivos a participar e concluir o CPM. Este curso não é obrigatório, mas é conveniente.

5. Testemunhas (vulgarmente chamadas de Padrinhos): Quantos podem assinar os papéis da igreja? E os papéis do civil? Que critérios têm de cumprir obrigatoriamente? Sim, porque há padres que exigem que tenham o crisma, que sejam um casal, etc. O que nos foi dito foi que os papéis da igreja podiam assinar os nossos 4 padrinhos, mas o do civil apenas 2.

6. Menina das flores e Menino das Alianças: Que critérios têm de cumprir obrigatoriamente?

7. Missais: Podem ser os noivos a fazer? Se sim, quando deverão ser entregues para serem sujeitos a aprovação? Quem e como se escolhem as leituras neles presentes?

8. Intervenção na celebração: Pode ser a família responsável por "ler as leituras"? No ofertório podemos fazer um pequeno momento e oferecer mesmo bens que nos façam sentido com a respectiva leitura acompanhante?

9. Existência de cerimónia antes da vossa: Sim, uma pergunta importante porque há uns tempos li o desabafo de uma noiva que por existir uma cerimónia antes (que atrasou) quase que se encontrava com o respectivo futuro marido antes de acontecer o casamento! No nosso caso o padre disse-nos que podia haver um funeral, casamento não!

10. Confissões: Quando e onde se irão fazer?

11. Músicas: Ponto fulcral. Existem casais que querem abdicar dos tradicionais coros litúrgicos, mas para o fazerem convém questionar o padre se apenas aceita músicas litúrgicas ou se aceitará outro tipo de músicas (exclui-se à partida rock e afins).


B. INSTALAÇÕES

1. Dispõe de cadeiras/bancos de noivos?

2. Dispões de passadeira vermelha?

3. É permitida a tradicional chuva de arroz e de pétalas?

4. Dispõe de "funcionárias" que tratam da limpeza após o casamento ou temos de ser nós a contratar alguém?

5. Coro: dispõe de coro? como fazer para os "contratar"?

6. Acólitos: sim, convém ver se o padre considera relevante o facto de ter acólitos para ajudar na celebração. Se sim, questionar se os arranja ou se têm de ser os noivos a arranjar.


C. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

1. Para o processo civil

2. Para o processo religioso


D. PAGAMENTO/CUSTOS

1. Pagamento devido: quer pelo processo religioso, quer pelo processo civil.

2. Forma de pagamento: antes do casamento, após o casamento, parcelar, etc.


Consegui ajudar-vos com este grande (espero que não chato) debate? 😍

E vocês? O vosso padre deu-vos algum folheto informativo? Têm outras perguntas que fizeram/têm intenções de fazer? Ajudem-me a completar esta checklist para juntas podermos ajudar outras noivas! 😘


Próxima checklist 👉🏽 Checklist de Questões - Fotógrafo ✔️

39 respostas

Última atividade por Telma, a 9 de Outubro de 2019 às 17:56
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigado eu Márcia, é por estes feedbacks que continuo a querer partilhar debates! Ajuda mútua! 😍😘

    • Responder
  • Márcia
    Noiva Experiente Agosto 2021 Almeida
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pelo debate! há tanta coisa que não sabia xD ajudou muitooooo

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tal como disse à Raquel, era esse o objetivo Catarina! Fico contente por vos ter ajudado 😍😘

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Era esse o objetivo Raquel! Fico contente por vos ter ajudado 😍😘

    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Este debate veio mesmo a calgar.
    Hoje ou sexta-feira a minha irmã vai falar com o padre e já lhe tinha mandado algumas questões que tinha e agora acrescentei outras que achei que faziam sentido graças ao teu debate😁
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente e extremamente útil debate. Os meus parabéns. Ajudaste-nos imenso! Já temos hora marcada com o padre para falarmos acerca da cerimónia (a data e hora já estão marcadas) e assim já sei o que perguntar.


    Muito agradecida,
    Beijinhos.
    • Responder
  • Dulce
    Noiva Ativa Maio 2022 Ovar
    Dulce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou espreitar sim! Bjinhos
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Era esse o objetivo Dulce 😍
    Entretanto já tinha feito também o debate de questões à quinta, ao qual tenho tido também um óptimo feedback, se interessar podes espreitar aqui 😘

    • Responder
  • Dulce
    Noiva Ativa Maio 2022 Ovar
    Dulce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ajudou imenso para quem está a leste mesmo!!
    Obrigada 🤗
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigado Mariana! Espero que seja útil 😍😘

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente debate Telma mais uma vez Smiley kiss

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente! Por isso é que não acho bem haver essa liberdade de escolha, ou era para todos ou não era para nenhuns! Smiley amazing

    Em relação aos padrinhos ele começou a querer dificultar que deveria ser um casal (da parte do Sérgio) porque os padrinhos deviam ser o exemplo, blablabla. Então mas se lhe estávamos a dizer que a madrinha era viúva (é um exemplo porque se casou e coitada, 3 anos depois o marido morreu num acidente) a mulher não ia com o marido não era? Tínhamos de arranjar alguém, então o Sérgio faz questão que seja o irmão (que por sinal é casado também) logo qual é o problema? É mesmo só para dificultar! 😘

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigado Sara! Espero que seja útil 😘

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É por isso que se torna importante questionar o padre sobre essa situação! Nós temos sorte porque ao domingo a missa é as 11h até 12h, por isso o primeiro casamento é o nosso que é da parte de tarde Smiley laugh

    • Responder
  • Sara
    Noiva VIP Novembro 2019 Coimbra (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma
    Óptimo debate, parabéns!!!
    • Responder
  • André
    Noivo Constante Setembro 2021 Leiria (Concelho)
    André ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por a caso o local onde nasci Batalha fazem 2 casamentos de seguida. 11h e 12h.
    Como mudou o Padre, pode ser que ele agora tire essa ideia de ter dois horários. Porque se continuar, nós pelo menos vamos desistir da ideia de casar no Mosteiro da Batalha e optar por outra igreja que também tínhamos reservado.

    É que assim, nem se aproveita o coro porque a missa é toda a despachar. Além disso, lembro de um caso de uma noiva, que teve que entrar sozinha porque o pai foi estacionar e o Padre mandou-a entrar porque tinha que começar já.
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oh obrigado Milhinha! Fico contente 😉
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E ele como quer ganhar uns €€€ com o vosso casamento acede logo ao vosso pedido 😂😂
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Têm sorte 😉 E falando fica tudo mais resolvido direitinho 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom debate Telma!! Digno de estrelinha 😉
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bem visto 😂 ameaço logo o padre 🙈💪
    • Responder
  • Sara
    Noiva Experiente Julho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pelo cartório não há problema nenhum, basta aparecer nem precisamos de falar com o padre, só fazer o cpm e mais nada 🤔.. Mas como não somos da paróquia queremos fazer tudo direitinho e falar com o padre 😊
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Qualquer coisa vens casar a Oliveira de Azeméis 😍😍
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Espero que sim 🙏
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sempre às ordens Sara! No que puder ajudar estarei aqui 😍
    Nós tivemos de ir falar com o padre mesmo para reservar porque o cartório cá não tem esse poder e o padre quer mesmo conhecer os noivos desde o primeiro momento 😘
    • Responder
  • Sara
    Noiva Experiente Julho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada querida!!
    Ajudou imenso. Ainda não falamos pessoalmente com o padre, já temos a data e a hora reservada através do cartório paroquial.
    Assim quando falar com o padre Já sei que questões colocar e não estar a nora 😊😉
    Muito obrigada 😘
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada Valentina! Neste site liturgia.pt no menu se acederes a "Celebração do Matrimónio" tem um documento .PDF que te será muito útil! No entanto é necessário depois ires ao padre mostrar para ele aprovar antes de imprimirem 😘
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada



    Olá Helena! Segundo nos disse o padre na igreja pode assinar a família toda 😂😂 e sim, penso que seja em todo o lado! 😘
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida. Obrigada pela ajuda Smiley smile muito util. Sabes se os 4 padrinhos assinarem na igreja, é igual em todo o lado? Obrigada
    • Responder
  • Valentina
    Noiva Experiente Setembro 2020 Bruxelles-Capitale
    Valentina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem mas que grande trabalho, tas uma prodfissional!!vai me ajudar imenso!!!obrigado!!!
    Para cerimonia católica nao recebi folheto, como tou no estrangeiro foi tudo tratado por telefone.
    Mas gostava de saber se podes me dar dicas que como se organiza o missal, p casamenro religioso no geral pourque estou muito a lestee....Obrigado!!!
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com todo o amor que tens demonstrado nos debates que fazes, a cerimónia deve ter sido linda 😘
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma ! Que lista completa. No nosso caso tivemos alguns contratempos porque o padre é um relaxado 🙈 tirando isso correu tudo bem e o padre elogiou imenso a nossa cerimónia e abriu uma excepção para fazer um casamento com missa e disse que já não fazia um com missa há muito tempo bonito e bem organizado como o nosso. Eu fiquei muito contente com este feedback ❤️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração