Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Telma
Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis

Checklist de Questões - Fotógrafo ✔️

Telma, a 10 de Outubro de 2019 às 12:37 Publicado em Fórum Organizar um casamento 26 35

Hello brides 😍

Continuando com a saga dos debates de checklist de questões/perguntas a fazer, surgiu este debate!


Quantas de nós fomos para a reunião com o fotógrafo sem questões nenhumas?


Normalmente achamos que surge no momento e tal, mas depois podem existir aspectos que não foram abordados e que nos podem aborrecer no próprio dia.

Pessoalmente ainda não ultrapassamos a saga de escolher o fotógrafo, mas tendo em conta os orçamentos esperamos conseguir brevemente fechar este tópico 🙏💪


Entretanto optei por agrupar as questões por tópicos sendo que algumas das questões foram respondidas naturalmente durante as reuniões (sem ser necessário questionar diretamente) mas outras tivemos mesmo de questionar.


Ora, as perguntas/questões que acho (no meu entender claro) que devem ser feitas ao fotógrafo são:


A. INFORMAÇÕES GERAIS

1. Disponibilidade para a data escolhida: sim, há fotógrafos que mesmo agendando de um ano para o outro podem já não ter disponibilidade para a vossa data. Caso não tenha disponibilidade e vocês não queiram/possam alterar o dia por este motivo, nem vale a pena "perderem" mais tempo a fazer a reunião.

2. Estilo de Fotografia: só faz fotografia de casamentos ou faz outro tipo de fotografia? Se faz outro tipo, qual o estilo? Podemos ver o seu portfólio?

3. Conhece o/a espaço/quinta: convém perceberem se o fotógrafo já conhece o/a espaço/quinta onde irão fazer a vossa festa, pois se já conhecer, possivelmente poderá ajudar-vos a escolher os sítios que ficam mais bonitos nas fotografias.

4. Horário de Trabalho: pessoalmente, considero fulcral pois faço questão que vá a casa dos noivos e por isso é importante que esteja disponível para começar bem cedo a fotografar.

5. Limite de Fotos: sim, existem fotógrafos que têm um limite de fotos, o que pessoalmente, acho um absurdo porque contratamos para o dia todo, independentemente do nº de fotos que tira.

6. Sessões Extra: Faz sessão de noivado (pré-casamento) e Trash the Dress (pós-casamento)? Pessoalmente acho que a sessão de noivado torna-se importante para que os noivos no dia já conheçam o fotógrafo e estejam mais à vontade perante as câmaras.

7. Nº de Casamentos por dia: O ideal é que fotografe só o vosso, porque pode fotografar mais do um, e ao andar intercalado entre casamentos vai certamente perder momentos importantes.

8. Planeamento: considero importante questionar se ajudam nos momentos de tirar as fotografias que sejam com a família. Os noivos por exemplo não conseguem perceber se os convidados estão juntos ou separados, se estão a levar com o sol na cara, se estão despenteados, etc etc.

9. Vídeo e Imagens Aéreas (Drone): faz vídeos e Imagens Aéreas (Drone) ou é necessário contratar alguém à parte? Se for necessário contratar, tem alguma parceria com algum profissional? Se fizer vídeo, podemos escolher as músicas e podemos solicitar alterações?


B. EQUIPAMENTO

1. Avaria de equipamento: ponto fulcral. Imprevistos acontecem, mas e se de repente (antes do casamento acontecer) avaria a máquina, ou as baterias, ou qualquer outra coisa, tem alternativa?

2. Equipamento para fotografias noturnas: hoje dia, habitualmente, casamentos duram até às tantas da madrugada (também porque começam mais tarde naturalmente) e, por isso, o corte do bolo normalmente acontece quando já está de noite, por isso é muito importante (pelo menos assim considero) perceber se o fotógrafo dispõe de equipamento para que possa fazer fotografias noturnas com qualidade.

3. Trabalha sozinho ou em equipa: ponto muito importante. Imprevistos acontecem, vai na volta acontece algo a nível pessoal (seja doença ou outro motivo qualquer) que o impede de fotografar o vosso casamento, tem alguém que o possa substituir?

4. Backup: ponto fulcral. Faz backup das fotografias para garantir que não as perde no caso de acontecer algum imprevisto?


C. ENTREGA DO MATERIAL

1. Tempo de Entrega: Quanto tempo demora a entregar o trabalho final? O normal é demorar entre 3 a 6 meses, mediante o trabalho/previsão de trabalho que têm.

2. Método de entrega: como é que entrega as fotografias? Em digital (via website ou plataforma), em pen, em cartão de memória, em DVD. Sim, porque imaginemos que entrega em cartão sd ou DVD, no nosso caso não temos nenhum computador que tenha esse leitor - são computadores recentes que já não trazem essa tecnologia que acaba por ser um pouco obsoleta - o que faria com que não conseguissemos aceder às fotografias.

3. Fotos originais ou editadas: sim, existem fotógrafos que apenas entregam as fotos editadas, sendo que se assim for a maior parte delas (as originais) vocês não terão acesso.

4. Vídeo em bruto ou editado: existem fotógrafos que apenas entregam o vídeo editado, e às vezes o vídeo em bruto pode ter momentos que para ele não sejam engraçados e para vocês sejam e gostavam de partilhar.

5. Marca d'Água: existem fotógrafos que só entregam fotografias com marca d'água, e digamos que pessoalmente acho que as fotos ficam menos bonitas.

6. Álbuns impressos: faz álbuns impressos? Se sim, quantas fotografias cabem no álbum? Podemos selecionar essas fotografias? Oferece mini-álbuns para os pais e padrinhos ou apenas entrega algumas fotografias e os noivos têm de comprar o álbum à parte?

7. Exposição de Fotos: no dia, tenciona expôr algumas fotografias que os convidados possam adquirir na hora? Ou só podem escolher e serão impressas depois? Se sim, quais os custos envolvidos?

8. Lembranças: tem algum tipo de lembrança com fotografias que possa ser entregue no dia aos convidados? Se sim, quais os custos envolvidos?

9. Direitos de Autor: é importante saber se o fotógrafo, após vos entregar as fotografias (sem marca d'água), vos cede os direitos de autor, para que possam publicar e imprimir à vontade. Alguns têm apenas a exigência de quando publicarem em redes sociais, por exemplo, o mencionarem.

10. Direitos de Privacidade: tal como o fotógrafo tem direitos de autor, os noivos também têm direitos de privacidade e é importante questionar se o fotógrafo está a pensar usar as vossas fotos para colocar na loja, ou nas redes sociais dele, ou algo do género para fins comerciais. Caso não queiram, têm o direito e devem solicitar ao fotógrafo que não o faça (solicitar antes dele o fazer claro).

11. Entrega de uma fotografia no próprio dia: dependendo do casal, esta pergunta pode ser ou não importante. Mas sim, existem casais que querem ter uma foto deles no próprio dia para poderem colocar nas redes sociais para por exemplo agradecer aos convidados a sua presença.


D. PAGAMENTO

1. O que inclui exatamente cada pack: às vezes a falta de comunicação pode fazer com que os noivos achem que inclui, não questionam, e o fotógrafo acha que é explicito que não inclui e o que acontece é que fica por esclarecer.

2. Horas de Trabalho: sim, há fotógrafos cujos pack's são apenas 8h de trabalho, incluindo as deslocações, o que sinceramente acho que não dá para nada se for fotografar em casa dos noivos, na igreja e na quinta. No caso de acharem que o nº de horas é pequeno, devem questionar qual o valor que cobra por hora extra.

3. Deslocação: o preço apresentado inclui o custo das deslocações? Se não, qual o valor que cobra?

4. IVA: o preço apresentado inclui IVA? Sim, existem noivinhas que se esquecem deste pormenor e depois são surpreendidas por uns €€€ a mais.

5. Forma de Pagamento: antes do casamento, após o casamento, parcelar, etc.

6. Sinal: com quanto tempo de antecedência? Qual o valor? No pagamento do sinal há um contrato?

7. Política de Cancelamento: sim, é muito importante também! Imprevistos acontecem.


Bem minhas lindas, espero conseguir ajudar-vos a esclarecer alguns pontos com este grande (espero que não chato) debate! Às noivinhas que já reuniram/fecharam contrato com o fotógrafo, e até mesmo as recém-casadas, têm outras perguntas que fizeram/têm intenções de fazer? Ajudem-me a completar esta checklist para juntas podermos ajudar outras noivas! 😍


P.S - Aproveitem para espreitar os debates que já fiz desta saga que é a "Checklist de Questões". Até breve 😘

👉 Checklist de Questões - Espaço/quinta ✔️

👉 Checklist de Questões - Igreja (católica) ✔️

35 respostas

Última atividade por BelBel, a 13 de Maio de 2020 às 14:15
  • B
    Noiva Constante Julho 2022 Trofa
    BelBel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela sugestao e ja passei . Bjsss
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Bel 😍

    O objetivo é sempre ajudar eheheh 😍

    Aproveito para te sugerir que espreites os outros debates que fiz desta saga que é a "Checklist de Questões" (se ainda não o fizeste) 😘

    👉 Checklist de Questões - Espaço/quinta ✔️

    👉 Checklist de Questões - Igreja (católica) ✔️

    • Responder
  • B
    Noiva Constante Julho 2022 Trofa
    BelBel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente informacao. Perguntas que ja sabia que deveria fazer antecipadamente no entanto e muito util
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigado linda 😍😘

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eish bastante útil!! Obrigada 😁
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Melhor ainda Catarina 😘

    • Responder
  • C
    Noiva Experiente Agosto 2020 Lisboa (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma.
    Os fotógrafos que contratamos foram indicados pela pessoa da Quinta e na reunião explicaram-nos tudo e mostraram nos trabalhos deles.
    No nosso caso não necessitamos de fazer muitas perguntas porque tudo o que indicas-te em cima foi falado por eles, inclusive explicaram-nos que fazem sempre backup das fotos e que caso algum material se avarie têm sempre material de reserva, o que é óptimo.
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Já somos duas então Sara 😍😘

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Espero então que ajude Jéssica 😍😘

    • Responder
  • Jessica
    Noiva Experiente Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito útil ainda por cima estou na altura de ver e reuniões com fornecedores

    • Responder
  • Sara
    Noiva Experiente Julho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quando andava a procura, dava me era cada susto com os orçamentos 😆
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Boa Sara! Por cá ainda não temos fotógrafo e ainda nem reunimos (não sei porquê mas cada vez que começo a ver o orçamento dá-me sono), mas quero ver se tratamos disso este fim-de-semana, pelo menos escolher 😍😘

    • Responder
  • Sara
    Noiva Experiente Julho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já tenho fotógrafo mas as questões que colocaste aqui fiz todas ao fotógrafo xD. 2h de reunião com o fotógrafo 😆
    Até agora não me arrependo em nada na escolha 😊
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigado Sabrina 😍😘

    • Responder
  • Sabrina
    Super Noiva Outubro 2020 Ansião
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que ponto fantástico!!!

    ehehe

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado Catarina 😘
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mais um ótimo debate.
    Muitos parabéns.
    Beijinhos
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigado Isa 😍

    Só estou a tentar devolver à comunidade a ajuda que já me deram 😘

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Telma! Smiley heart

    Melhor não diria. Dicas muito úteis para a nossa comunidade. Obrigada Smiley winking




    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado Milhinha, era esse o objetivo 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabens Telma! Muito útil! Bjs
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estou cá para ajudar Alexandra! 😘
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se as coisas correram bem é o que importa Vânia 😘
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Constante Julho 2020 Sintra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Telma


    Avé telma por fazeres estas checklist todas! São super uteis e para a malta esquecida como eu...life saving!


    Obrigadoo

    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma, mais um debate pertinente 😉 Eu confesso que nesse ponto fui uma péssima noiva, nunca preparei perguntas para nenhum fornecedor 😚 sou terrível para isso, mas acho que até nem me sai muito mal 😅
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigado Catarina! É sinal que está bem completo então 😍😘

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Telma. Acho o debate bastante explícito. Até acho que tens questões aí que nós nem fizemos ao nosso fotógrafo ahaha Smiley shame

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não enganei nada, oh vê lá (é o problema do copiar e colar) 😂😂😂😂


    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Enganaste-te no meu nome.
    Essa magoou😔😂😂😂😂😂
    Tou brincando🤣
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigado Patrícia! Como já disse o objetivo é mesmo esse: ser útil e ajudar outras noivinhas! 😍😘

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigado Catarina! Como já disse o objetivo é mesmo esse: ser útil e ajudar outras noivinhas! 😍

    É normal, ao fim de um tempo, se não se tiver aponte, lá se vai xd 😂😘

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigado Sandrina! O objetivo é mesmo esse: ser útil e ajudar outras noivinhas! 😍😘

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração