Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Catia
Noiva Experiente Agosto 2020 São Miguel

Certificado de capacidade matrimonial

Catia, a 20 de Dezembro de 2019 às 11:23 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 18
Ola noivas/os,
Alguém já se casou com um estrangeiro que posso partilhar informação? Marcamos dia para o meu futuro marido ir fazer o certificado de capacidade matrimonial - o registo civil inglês perguntou se precisa de ter a informação da data/local do casamento. Alguém teve de por isso para casar em Portugal ou basta “é solteiro e pode casar”?
Um stress com isto! Leva 28 dias a estar pronto (dois dias antes do nosso appointment com o consulado) LOLObrigada!

18 respostas

Última atividade por Ruth, a 10 de Abril de 2021 às 17:40
  • R
    Noiva Novata Outubro 2021 Viana do Castelo (Concelho)
    Ruth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, sou espanhola e vou casar com um português, pela emissão do meu certificado de capacidade conjugal pedem-me que o meu noivo apresente o equivalente ao "fe de vida y estado civil" espanhol. alguém sabe que tipo de documento português inclui esta informação - que você está vivo e que é solteiro? obrigada!

    • Responder
  • Kellen
    Noiva Novata Outubro 2021 Odivelas
    Kellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou atualmente passando pelo mesmo problema, sou paraguaia e meu noivo português. Me pediram esse certificado. Mas isso pelo que pesquisei não se aplica a todas as conservatórias, parece que cada um faz de uma forma. Ando a procura de uma aqui em Lisboa que não peça pois esse documento é mesmo trabalhoso pra se obter.
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cátia. Eu vou casar com um francês e eles não lhe perguntaram nada disso para o certificado. Suponho que isso conste no papel🤔
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois, pode ser algo específico para cada país, e como depois vão ter de averbar o casamento no Reino Unido faz sentido precisar da informação de casarem em Portugal. O melhor é mesmo confirmar com a conservatória onde vão casar cá.

    • Responder
  • Sofia
    Noiva Experiente Julho 2020 Viseu (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim o certificado é só para dizer que ele é solteiro 😊
    • Responder
  • Catia
    Noiva Experiente Agosto 2020 São Miguel
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah ok, o inquérito no dia percebo - fiquei foi confusa com o certificado ter de conter tanta coisa - pelo que tinha percebido era só uma cena a dizer que ele é solteiro.
    Ai estás coisas complicadas para casar!
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Experiente Julho 2020 Viseu (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu nao precisei porque tanto eu como o noivo somos portugueses, mas o 'inquérito ' é para todos. A única diferença é que com cônjuges estrangeiros o estrangeiro tem que ter o certificado para poder casar. Beijinhos
    • Responder
  • Catia
    Noiva Experiente Agosto 2020 São Miguel
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Sofia, precisaste fazer esse documento? Pensava que portugueses a casar em Portugal não era preciso. Beijinho xx
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Experiente Julho 2020 Viseu (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cátia, não é o meu caso mas ontem fui ao registo Civil abrir o processo e por acaso explicaram-me isso. Eles na minha conservatória perguntaram-me isso. Basicamente fizeram -me um inquérito! Perguntam se são casados ou não (no caso de estrangeiros pedem o certificado), data hora e local de casamento (eles confirmam com a paroquia), profissão, morada e idade. E confirmam essa informação com o CC ou passaporte/visto de residência. Para cidadãos portugueses demora +/- 1 semana. Para estrangeiros 15 dias a 1 mês. Espero ter ajudado! Um beijinho 😘
    • Responder
  • Catia
    Noiva Experiente Agosto 2020 São Miguel
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu já ouvi várias coisas de pessoas diferentes. Acho que já países que pedem muito detalhe daí me terem alertado para isso no registo civil em Manchester. Vou tentar falar com uma conservatória em Portugal pois hoje disseram me que no papel do meu noivo (que é inglês) tem de constar não só que ele é solteiro, como também que ele vai casar comigo em Portugal e os meus detalhes (nome, filiação, data de nascimento, etc). Acho um exagero mas pronto...
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Cátia, eu precisei de um mas o meu ficou pronto mesmo na hora, sai do consulado já com ele na mão. Eu não tive de dizer em momento algum a data ou local do casamento, pelo que não estava nada disso no certificado, só constava que era maior de idade, solteira no meu país e capaz de mente para o casamento. Entregamos o documento na conservatória e foi o suficiente Smiley smile

    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida! No meu caso não precisarei, mas um casal amigo cujo noivo veio da Suíça precisava de ter pedido esse documento. Acabou por conseguir levando testemunhas à diocese a dizer que conheciam a situação dele na Suíça e que ele estava apto a casar.
    • Responder
  • Catia
    Noiva Experiente Agosto 2020 São Miguel
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Credo que horror... a portuguesa não pede atestado de saúde... acho que cada um e diferente
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    além dos dados de ambos pedem se somos solteiros ou divorciados, se temos filhos ou nao, se temos filhos com a mesma pessoa com quem casamos ou nao, se temos grau de parentesco, se temos alguma doença sexualmente transmissível e a assinatura do futuro marido/esposa.

    Mas isto é pela lei norueguesa, se calhar será diferente noutros países.


    • Responder
  • Catia
    Noiva Experiente Agosto 2020 São Miguel
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Raquel - que informação de pedem para por no certificado de capacidade matrimonial?
    Que são solteiros e que mais?
    Obrigada
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, eu nao caso com um estrangeiro mas como somos ambos residentes no estrangeiro também nos pedem uma Certidao de aptidao de matrimónio a ser anexada ao documento da paróquia (sendo que a nossa paróquia é também no estrangeiro) e nesse documento da igreja pedem. E sim, no nosso caso esta tal certidao também demora entre 4 a 6 semanas, inclusive pedem detalhes e assinaturas das testemunhas.

    • Responder
  • Catia
    Noiva Experiente Agosto 2020 São Miguel
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isto no UK - levam 28 dia a emitir o documento. Não sei noutros países como funciona mas sim trata disso já Smiley smile
    • Responder
  • Isabel
    Super Noiva Março 2021 Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    28 dias? Credo. Vou ja com o meu noivo tratar disso
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração