Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Mariana
Noiva Principiante Junho 2019 Santa Maria da Feira

Certidão de Batismo e Proclamas

Mariana, a 19 de Fevereiro de 2019 às 17:19 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 10

Olá,


Tenho mais uma questão dos trâmites legais do casamento. Hoje fui ao padre da minha freguesia, porque ele vai tratar de tudo. Mas surgiu um problema, o meu noivo já mudou de freguesia 5 vezes e ele diz que tem que fazer “proclamas” para todas as freguesias para averiguar se ele é solteiro... nós ficamos a olhar porque foi a primeira vez que ouvimos isto!! Imaginem a logística que temos de ter, sempre ouvi dizer que tínhamos que buscar apenas à freguesia de batismo. Alguém já teve nesta situação? É mesmo assim?

10 respostas

Última atividade por Raquel, a 20 de Fevereiro de 2019 às 10:49
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Mariana! Penso que são coisas que mudam de padre para padre

    • Responder
  • Sandra Santos
    Noiva VIP Maio 2019 Santa Maria da Feira
    Sandra Santos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca ouvi tal coisa... 🤷‍♀️
    O noivinho nasceu e viveu fora, quando voltou para Portugal viveu num sítio, depois noutro, depois foi para fora por motivos profissionais e o padre só pediu a certidão de batismo... Se calhar cada localidade tem as suas regras...
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Agosto 2019 Viseu (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim. No teu caso talvez tenhas que pedir em todas as que ja morou... ve melhor com o padre ☺
    • Responder
  • Ana Almeida
    Noiva VIP Abril 2019 Lisboa (Concelho)
    Ana Almeida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A mim o que o padre peeguntou foi se após aos 18 anos eu e o meu noivo moramos em outro lugar que não fosse na nossa actual residência fiscal. O meu noivo sempre viveu na nossa actual morada fiscal.
    Eu morei durante 10 anos no Alentejo e ele disse que esses documentos são tratados internamente entre as igrejas a do Alentejo e a minha paróquia de residência e a nós só nos pediu o CC, CPM e a minha certidão de batismo e o noivo não é batizado assinará um documento em que diz que ele não interfere na minha religião e eu não interfiro na dele. E foi só,!
    Mas já percebi pelos relatos de outras noivas que cada paróquia funciona de forma diferente em alguns aspectos documental.
    Beijinhos.
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Mariana ! Fica aqui o perfil - https://comunidade.casamentos.pt/miau--u717938
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Principiante Junho 2019 Santa Maria da Feira
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Patricia, podes enviar-me o perfil por mensagem privada? Obrigada
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Principiante Junho 2019 Santa Maria da Feira
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas ele só morou numa freguesia, certo?
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Mariana. Não vou casar pela igreja e pouco entendo do tema mas realmente não me faz sentido, basta se pedir essa informação no registo civil... Beijinhos

    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mariana ! A casada Miau acho que teve o mesmo problema ! Tenta ver com ela como solucionou q questão
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Agosto 2019 Viseu (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A mim o que o padre pediu pra levar do noivo foi: Certidão de Batismo e Certificado de Estado Livre ou de Proclamas (passado pelo Pároco da sua residência). Este ultimo e um atestado que confirma que o noivo nunca foi casado.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração