Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ana
Noiva VIP Outubro 2018 Setúbal (Concelho)

Cerimónia religiosa: com ou sem beijo???

Ana, a 29 de Agosto de 2018 às 10:16 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 16

Noivinhas, no seguimento do último debate, fiquei a pensar se é suposto os noivos se beijaram após a troca de alianças ou apenas se o Padre mencionar para o fazerem. Como não faz parte da cerimónia (antes pensava que sim) duvido que o meu Padre, sendo bastante reservado, o vá fazer. Como é que foi convosco, combinam esse momento, ou trocam mesmo assim um beijo discreto na altura mesmo que o Padre não diga nada? Tenho vergonha de falar disso ao Padre e não o irei fazer Smiley atonished . Contem as vossas experiências! Bjs e obrigada

16 respostas

Última atividade por Raquel, a 30 de Agosto de 2018 às 11:17
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana! Sempre pensei que estava "incluído no pacote" como se costuma dizer..

    Mesmo com vergonha se calhar é melhor mesmo perguntares ao padre e perceberem se é algo importante para vocês.

    O nosso casamento vai ser religioso, mas protestante.. e terá sem dúvida o beijo

    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A verdade é que, não existe essa frase, nos casamentos religiosos! Isso faz parte das cerimónias civis! A não ser que o padre seja "muito para a frentex", nunca se ouve o padre dizer essa frase! O que acontece, na maior parte das vezes, é o padre dar "espaço" para que tal aconteça, naturalmente. Mas, na cerimónia religiosa, NÃO existe a parte do beijo.
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na verdade, Tânia, na cerimónia religiosa, não exisye a parte do beijo! Essa, é uma das adaptações dos casamentos civis, que as pessoas acabam por transpor para o religioso, mas não existe!
    Claro que há padres que fazem e agem de modo a que esse momento aconteça, naturalmente, mas há outros que nem dão "espaço" para isso.

    No nosso caso, como já expliquei, não houve esse "espaço", por parte do padre, mas nós trocámos um beijinho bem singelo e tímido, apenas para marcar o momento, selar o compromisso (que é o verdadeiro simbolismo do beijo) e porque estávamos muito felizes e quisermos "mostrá-lo" um ao outro.
    O nosso padre também é bastante conservador, mas não colocou qualquer "entrave" ou fez algum comentário (até porque o fizemos naturalmente no momento; não chegámos a falar com ele sobre isso, antes).

    Ana... Acho que vocês devem fazer como se sentirem mais à vontade! O facto do padre ser conservador, ou mais velho, nada tem a ver com o facto de dar aso a que esse momento aconteça e até goste de ver e incentive, ou o contrário! Se não te sentes à vontade para o questionar sobre isso, como te tinha sugerido, não o faças! E, no momento da troca das alianças, vocês vão conseguir perceber "o espírito" do padre e decidem, ali mesmo, se o fazem, ou não! 😉
    Se não o fizerem ali, fazem mesmo antes da vossa saída, ainda debaixo do aro da porta da Igreja, por exemplo! ☺️

    Não te preocupes tanto com isso! É apenas um pormenor. Vais ver que tudo vai decorrer muito natural e intuitivamente! 😁

    Beijinho 😘
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu fui das noivas que não teve beijo na missa! Não sei se é mau dize-lo, mas no momento nem me apercebi 😂 só quando cheguei à sacristia, para assinarmos os papéis, e porque a minha afilhada, que era a menina das alianças e tinha 7 anos na altura, perguntou porque não tinha havido o beijo de principe e princesa... Ela e outras tantas meninas pequeninas estavam desoladas! Como o nosso casamento teve direito a honras militares, o primeiro beijo de casados foi à saída da igreja, sob as espadas dos camaradas e amigos do Filipe ❤ não foi propositado, mas, pensando bem, eu até prefiro assim 💕
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Foi de ti que eu me lembrei! O vosso padre foi mesmo mau (para ser simpática)!!! Onde é que um simples tocar de lábios entre marido e mulher falta com respeito a alguém?!?!?!?! Não faz qualquer sentido!!! Não dá mesmo para perceber o que passa pela cabeça desse homem...

    O nosso já tem a sua idade, é rigoroso e de convicções firmes, mas apesar de não ter dito "pode beijar a noiva" no momento da troca das alianças, não nos impediu de darmos um beijo na altura da saudação, onde TODOS se cumprimentam.

    • Responder
  • Tânia
    Super Noiva Março 2018 Viana do Castelo (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana. Geralmente o padre diz para os noivos se beijarem, é tradição.

    No entanto, se tiveres um padre como o que nos casou, "não há beijo porque é falta de respeito".

    E era um padre novo....

    • Responder
  • Malplena
    Noiva Master Agosto 2024 Coimbra (Concelho)
    Malplena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oh, não estava nada a par disto! Pensei que fosse mandatório dizer para beijar a noiva, isso é dos momentos mais bonitos. Não acredito que podem tirar isso. Não deixo. xD

    • Responder
  • Cristiana
    Super Noiva Julho 2019 Coruche
    Cristiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim concordo contigo, não perdes nada em falar com ele, e acho que ele não irá levar a mal Smiley laugh

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É isso mesmo Smiley smile

    • Responder
  • Ana
    Noiva VIP Outubro 2018 Setúbal (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois, Cristiana! As pessoas estão à espera mas como a maior parte delas não percebe como funciona a cerimónia religiosa, fica-se com expetativas que muitas vezes não são correspondidas. Para não ter problemas, o melhor é tentar falar abertamente com o Padre. Obrigada

    • Responder
  • Cristiana
    Super Noiva Julho 2019 Coruche
    Cristiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana! Eu ainda não casei, mas recentemente fui a um casamento em que o padre não disse nada e no fim da cerimónia, os amigos do noivo começaram a dizer "beijo, beijo, beijo", não muito alto e eles lá acabaram por dar um beijinho Smiley laugh

    • Responder
  • Ana
    Noiva VIP Outubro 2018 Setúbal (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tens razão Lau. Vou perguntar se podemos partilhar 1 beijo discreto após a troca de alianças. Mais também não seria apropriado lol. Seja como for, à saída, pretendemos parar antes de sairmos propriamente para nos atirarem o arroz, e dar um beijo bonito como nos casamentos reais. Isso ninguém nos tirará! Obrigada e bjs

    • Responder
  • Cristiana
    Super Noiva Julho 2019 Coruche
    Cristiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ahaha muito bom Smiley laugh acho que faria o mesmo!!

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A nossa missa de casamento foi completa, por isso, não te sei responder Smiley sad O melhor seria mesmo tirares essa dúvida com o padre, não vá ficarem sem beijo, como uma recém-casada que partilhou essa situação connosco. Não tens de ter vergonha. O primeiro beijo como casados é um marco bonito da união dos noivos. Claro que devemos respeitar a igreja e não dar linguados ali (isso pode ficar para depois), mas um selinho bem sentido é tão bom e tão belo. Eu ficaria muto triste se não pudesse cumprimentar o meu esposo na missa. A sério. Ganha coragem e fala com o padre. Com certeza que não serás a primeira nem a última noiva com essa dúvida. É super normal e natural.

    • Responder
  • Ana
    Noiva VIP Outubro 2018 Setúbal (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Lau! Então não houve o momento do beijo, que pensava que era após a troca das alianças, que nos acordes da música poderíamos dar um beijo... Não terei eucaristia e saudar na paz de Cristo é opcional... Agora não sei se o devemos fazer após a troca de alianças...

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana! Nós não ouvimos o célebre: "Pode beijar a noiva" depois da troca das alianças. Fiquei triste, pois estava muito à espera desse momento. Mas, não ficamos sem beijo. Demos o nosso primeiro beijo de casados quando todos se cumprimentaram "na paz de Cristo". E depois, conseguimos dar mais alguns, nas costas do padre (literalmente), enquanto ele dava a hóstia aos convidados Smiley laugh

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração