Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

S
Noivo Ativo Julho 2021 Sintra

Casar pela igreja - dúvidas sobre os documentos necessários

Susana, a 27 de Outubro de 2019 às 23:16 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 5
Olá meninas!

Vamos casar pela igreja mas há algumas coisas que ainda não percebi:
1) É preciso irmos ao civil tratar de papelada que tenhamos que entregar na igreja? Ou é mesmo a igreja que trata de tudo?2) O valor que se paga no civil 120 € ou 200 € também se paga? A quem? Ao IRN ou dá-se à igreja?3) vi o artigo aqui no site e fala sobre documentos da família etc que não faço ideia do que sejam? Alguém me sabe dizer que documentos vos foram exigidos?4) Uma vez concluído o casamento na igreja é necessário ainda fazer algo ou entregar algum papel ao registo?
Fui à igreja tentar obter informações mas disseram-me que estava a ir lá muito cedo, que só valia a pena ir lá 6 meses antes e fiquei um pouco na mesma... Só me falaram da certidão de baptismo com averbamentos e da certidão de nascimento...

5 respostas

Última atividade por Telma, a 28 de Outubro de 2019 às 15:14
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Susana 😍

    Acho que as noivinhas já te ajudaram com belas dicas 😘

    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Susana! Smiley love


    Isto de casar realmente tem que se lhe diga eheheh

    O debate que a Milhinha te enviou tem dicas que te podem ajudar muito e responder às dúvidas que tens.


    Acrescento também este artigo:

    Requisitos para o matrimónio: o casamento civil


    Beijinho

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Susana. Apesar de ires cedo tens direito à informação e deves pedir para falar com o padre da tua paróquia de residência. Sim precisas de ir ao IRN tratar de um documento que tem 6 meses de validade e que determina que são ambos solteiros e têm vontade de se casar em determinado regime de bens. É por causa desse papel que não vale a pena começar o processo religioso antes. Depois a paróquia da tua residência irá pedir-te algumas certidões e documentos. Há paróquias que tratam de tudo e tu pagas apenas uma taxa e outras que pedem que tragas a informação. Depende um pouco de pároco para pároco. Deixo-te o meu debate sobre os prazos que tem um link para outro com os custos do processo religioso. Bjs

    Processo Religioso: a Agenda Obrigatória para Noivas em Preparação! https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/processo-religioso-a-agenda-obrigatoria-para-noivas-em-preparacao--t214687


    • Responder
  • Marta
    Noiva Ativa Novembro 2019 Lisboa (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá,
    A primeira coisa que nos fizemos foi falar na igreja onde queríamos casar - fechar a data com eles. Depois, é tudo tratado na igreja da residência (caso seja a mesma onde irao casar, torna se tudo mais fácil).
    Se não for, na igreja de residência, abrem o processo, para isso precisamos de levar a certidão de baptismo dos dois, um documento com todas as informações (nomes moradas telefones catão de cidadão e também as informações dos padrinhos). Devem também fazer o CPM, informem se com antecedência para ficar feito o mais rápido possível. Após isso, quando faltar menos de 6 meses, vão ao civil tratar desse papel. Depois de o terem (São 120€) entregam na igreja. Caso seja na mesma igreja de residência, está feito, é só aguardar, se não, fazem transferência para onde querem casar. Aí, é levar os papéis da primeira (um documento que certifica que a igreja vos aceita casar, o comprovativo CPM e o do civil) - atenção que o valor €€ do processo no religioso depende de igreja para igreja ! . Quando casam, normalmente a igreja envia tudo pra a conservatória (informem-se também se a igreja onde vão casar faz isso!)
    Boa sorte Smiley smile
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Susana. Tens que ir ao civil 6 meses antes da vossa data para abrirem o vosso processo do casamento e fazer o pagamento dos 120€ ou mais consoante o regime de bens que escolham. Depois no registo eles dão-te um documento que terás que entregar na igreja. Normalmente, depois do casamento na igreja o padre envia todos os documentos para o registo para confirmarem o casamento. Na igreja, tens que completar alguns documentos que são necessários mas o padre depois irá vos dizer o que são.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração