COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Vanessa
Noiva Principiante Novembro 2021 Madeira

Casar na igreja devia ser mais fácil

Vanessa, a 26 de Junho de 2020 às 08:41

Publicado em Fórum Antes do casamento 30

E então eu e meu amorzao decidimos casar na igreja, fomos entao falar com o padre, expliquei que meu noivo e padrinhos nao tinham o crisma. Ele disse que devia falar com o padre da minha paróquia para dar início ao processo de matrimônio e falar do caso do noivo não ter crisma. Mas o que me deixou...

E então eu e meu amorzao decidimos casar na igreja, fomos entao falar com o padre, expliquei que meu noivo e padrinhos nao tinham o crisma. Ele disse que devia falar com o padre da minha paróquia para dar início ao processo de matrimônio e falar do caso do noivo não ter crisma. Mas o que me deixou mais triste foi quando ele me disse que devia escolher outros padrinhos . Com vocês como foi?? Ja estou a pensar em casar pelo civil...

30 respostas

• Filipa
    Noiva Curiosa Agosto 2020 Lisboa (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar

Olá Vanessa, as regras variam de paróquia para paróquia e de padre para padre. Tentem perceber se essa é regra do padre ou da paróquia. Se for do padre, podem sempre mudar de padre; se for da paróquia, uma vez que é ela que trata de todo o processo, poderá ser mais complicado. Actualmente já é permitido casamentos na Igreja entre pessoas católicas com pessoas de outras religiões. A Igreja está cada vez mais aberta.

No nosso caso, eu e o noivo somos baptizados e não nos perguntaram sobre mais nada. Do lado das testemunhas não nos foi exigida nenhuma condição. Eu vou ter um padrinho do meu lado e o noivo vai ter o seu padrinho também.

• Responder
  • Cátia
    Destacada Maio 2021 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Pensamento positivo. Vais ver que tudo se resolve Smiley kiss

• Responder
  • Ana Oliveira
    Super Noiva Setembro 2020 Vila Nova de Gaia
    Ana Oliveira ·
    • Denunciar
    Olá Vanessa. Nem todos os padres têm a mesma atitude e posição tão exigente. Quando fizemos o CPM de todos os casais eu era a única com o crisma, tinha lá dois noivos que nem batizados eram e o padre acolheu-os a todos de igual forma.
    O meu noivo só fez a primeira comunhão e nunca frequentou a igreja depois disso, os padrinhos dele também não têm crisma, um deles só tem o batismo e nada mais. Só as minhas madrinhas é que são crismadas. Ninguém colocou nenhum impedimento nem insistências. Varia muito nos padres da velha guarda.

• Responder
  • Vanessa
    Vanessa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Pena que nem todos pensem assim

• Responder
  • Vanessa
    Vanessa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Muito verdade são exatamente este tipo de atitudes que faz com que menos jovens vão a igrejas... muitos entraves...

• Responder
  • Vanessa
    Vanessa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Esperemos que sim senao o sonho de casar na igreja sera substituído pelo civil 😥

• Responder
  • Telma
    Destacada Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar

Olá Vanessa 😍

Como as noivinhas já referiram, a dificuldade varia de padre para padre e por isso cada um segue quase as suas próprias regras. No nosso caso, não houve problema algum em o noivo não ser crismado (basta um dos dois ser). Em relação aos padrinhos, a única exigência era que fossem um casal, casados pela igreja. Nós referimos que tínhamos dois casais mas que um deles não era casado entre si (a madrinha é viúva e o padrinho é casado mas com outra mulher que não a madrinha) e não houve qualquer problema, nem nos questionaram se eles tinham crisma ou não 😘

• Responder
  • Vanessa
    Destacada Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    Ola Vanessa.
    Isso varia de padre para padre porque uns seguem a regra muito a sério e outros fecham os olhos a certas coisas.
    • Responder
  • Catarina
    Destacada Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    Olá Vanessa.
    Não te posso dar um feedback pessoal porque, acredites ou não, enviei hoje mesmo um e-mail ao padre a perguntar sobre essa situação.
    Mas a verdade é que há muitos padres que aceitam e outros que não. O que não me faz muito sentido, é o padre aceitaf o facto do noivo não ser crismado e não aceitar os padrinhos. Mas, infelizmente, cada padre faz à sua maneira. Bjs
    • Responder
  • Isabel
    Noiva Ativa Maio 2021 Coimbra (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    Olá meninas. Pois isso é uma questão de sorte com os padres. No meu caso eu própria não tenho o crisma, assim como um dos padrinhos e não houve qualquer problema. O sr. Padre até disse que não existe padrinhos, mas sim testemunhas de casamento. Acho que é uma questão de tentarem falar com outra igreja/padre e ver o que ele diz.
    • Responder
  • Ritinha
    Destacada Maio 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar

Olá, infelizmente a dificuldade em casar pela igreja depende de Padre para Padre. O meu foi super acessível, não nos obriga a fazer CPM e disse que a única condição para os nossos padrinhos era serem humanos (amei essa expressão). Infelizmente, continuamos com padres da velha guarda que só dificultam e aumentam o distanciamento.

• Responder
  • Cátia
    Destacada Maio 2021 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar

Olá Vanessa.

Alguns padres são mais exigentes que outros. O meu noivo também não tem o crisma e o padre até agora não colocou entrave nenhuma. Em relação aos padrinhos ambos tem o crisma por isso não será um problema. Mas fala com o padre e explica a situação. Pode ser que ele depois seja mais benevolente. Beijinhos

• Responder
  • Vanessa
    Vanessa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

O que me foi dito pelo padre que falamos e que ele temvde fazer antes mas quando falar com o meu padre logo saberei 😊

• Responder
  • Raquel
    Noiva Constante Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar

Alguns padres sao mais difíceis do que outros. No nosso caso nem sei se os padrinhos que escolhemos têm crisma porque ninguém perguntou (e o nosso processo foi bem mais complexo porque foi iniciado noutro país, logo com 3 padres diferentes). Fala com o padre da tua paróquia e vais ver que nao será um problema. Inclusive o noivo pode fazer o crisma no dia do casamento (se assim o pretender).

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇