Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Raquel
Noiva Ativa Fevereiro 2015 Aljezur

Casar com pessoas de nacionalidades e culturas diferentes

Raquel, a 20 de Junho de 2014 às 22:24 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 9

Olá!
Noivinhas está tudo bem= como vão esses preparativos e anseios?
Pois é... hoje lembrei-me que seria interessante partilhar a minha experiência e sentia curiosidade em saber se alguma de vocês está a sentir o mesmo que eu ou já passou por isso..

O meu maravilhoso noivo é Moldavo. Está em Portugal há sete anos (faz em Abril 8 anos ) e conseguiu a nacionalidade portuguesa no início deste ano.

Fala muito bem português e entendemo-nos perfeitamente. Eu sei dizer algumas coisas em russo e percebo a maior parte.

O nosso casamento vai ser à moda portuguesa. Com as nossas tradições e a nossa música. Com a nossa gastronomia. Vamos casar na Igreja católica embora ele tenha sido batizado na Igreja Ortodoxa.
já fui a um casamento ucraniano na Praia da Rocha e são muito diferentes dos nossos...

O meu noivo não se importa porque se sente mais português e gosta das nossas tradições e costumes... Mas alguns amigos dele e alguns familiares vão estar presentes e pensámos adaptar algumas coisas como a música, pedir a umas amigas que façam algumas comidas tradicionais e um ou outro jogo que eles fazem...

Quem é que vai ter um noivo estrangeiro? Que tipo de tradições vão adaptar no vosso casamento?
Há alguma noivinha linda dos países de leste que queira trocar impressões comigo??

Um grande beijinho a todas minhas queridas e que tudo esteja a correr pelo melhor =)é o amor

9 respostas

Última atividade por Sandra, a 11 de Janeiro de 2017 às 20:44
  • Sandra
    Noiva Ativa Outubro 2018 Coimbra (Concelho)
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa noite,

    Agradeço imenso a orientação, Raquel muito obrigada.

    Depois direi como correuSmiley smile

    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Fevereiro 2015 Aljezur
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sandra minha querida!Desde já os meus parabéns pelo noivado Smiley smileQuanto à sua questão posso contar-lhe a nossa experiência:Falámos com o padre que celebrou o nosso casamento acerca das diferentes religiões. Hoje em dia a igreja católica reconhece o casamento entre católicos e ortodoxos (A "base" é a mesma - o Cristianismo).O nosso pároco tratou de tudo, inclusive contatou um bispo ortodoxo e um bispo nosso para pedir a permissão do casamento. O meu marido só teve de pedir aos pais que mandassem a sua certidão de batismo da Moldávia para cá. Ainda assim o nosso querido e amigo padre teve de confirmar se nenhum de nós os dois tínhamos alguma vez casado pela igreja contactando os nossos locais de residência anteriores (por exemplo falou com a igreja de Carnaxide para saber se havia algum registo em meu nome - e eu vivo no Algarve há 4 anos).Para terminar falou connosco e disse que as condições prioritárias para concordar em casar- nos era que o meu marido respeitasse sempre a minha religião não impondo a sua e não impedisse que eu fosse à missa e, para terminar, que os nossos filhos fossem educados segundo a doutrina católica.Correu tudo muito bem e por vezes o meu marido até me acompanha na missa Smiley smileFale o quanto antes com o padre que fará o vosso casamento pois a papelada pode atrasar o processo.Se o vosso pároco for um bom homem de Deus vai orientar-vos e ajudar-vos (porque há uns muito antiquados e até aborrecidos que não facilitam nada)! O nosso ajudou-nos sempre e temo-lo como um amigo nas nossas vidas.Boa sorte e depois se puder dê-me o seu feedback!Beijinhos e felicidadesRaquel
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Ativa Outubro 2018 Coimbra (Concelho)
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite

    Tenho uma dúvida o meu noivo e eu somos de religioes diferentes, ele é ortodoxo e eu católica. Disseram nos que para casar mos pela igreja, um de nós se teria de converter. Há lguma maneira de nos podermos casar pela igreja, sem que nenhum de nós tenha de abdicar da sua religião? Se sim como?

    Desde já obrigada

    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Setembro 2014 Lisboa (Concelho)
    Stee ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana Isabel.

    Eu tenho nacionalidade angolana e portuguesa e o meu noivo é português. O nosso casamento vai ser uma mistura das duas culturas para estarmos os dois representadosSmiley winking

    É um desafio casar em culturas diferentes mas é o máximo!

    Beijo

    • Responder
  • Filipa
    Noiva Constante Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu caso é igual ao da ana isabel. ...o que interessa é sermos felizes
    • Responder
  • Sara
    Noiva Constante Julho 2015 Estremoz
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não me podia identificar mais com o teu comentário. É preciso mt força, amor e coragem linda.
    • Responder
  • Estela
    Noiva Experiente Janeiro 2015 Tarouca
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Em Portugal é mais raro ver casamentos multiculturais, mas aqui na Suissa vê-se muito e são muito giros, tentam mostrar um Pouco das 2 culturas
    • Responder
  • Maria
    Coimbra (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Raquel! Adorei ler este debate e ver a vossa felicidade na foto! Smiley smile Acho lindo que queiram incluir as tradições de ambos no vosso dia, visto que o casamento é dos dois! Adoro música balcanica e tenho a certeza que passarão momentos super divertidos! Que comida típica vai existir no vosso dia? Smiley smile

    • Responder
  • Ana Isabel
    Noiva Master Agosto 2015 Vila Nova de Famalicão
    Ana Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ohh deve ser giro.um casamento multiculturalSmiley winking nos somos os dois portugueses mas de religiões diferentes. ..ele é católico e eu testemunha de Jeová pelo que tive de abdicar...actualmente não pratico. .por isso só nos vamos casar pelo civil na quinta e com tudo o resto que temos direito. .é impressionante como o amor e capaz de superar barreiras linguísticas e culturais...O que nos une é mais forte que qualquer outra coisa; ) desejo vos muitas felicidades; )
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração