Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Casamentos em tempo de Covid-19: Destination Wedding em regiões de baixa incidência

Milhinha, a 2 de Dezembro de 2020 às 22:18 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 18

Boa noite, princesas! O COVID está a mudar os nosso dias e não quer dar tréguas. Mas nós somos mais fortes! Enquanto cumprimos restrições e confinamentos parciais, preparamos caminho para celebrar os tão aguardados casamentos de 2021. Estamos em pulgas para ver as primeiras fotos e primeiras reações de felicidade! E serão os casamentos mais felizes de sempre (apesar de todas as regras)!


“Não há duas sem três” nesta série de entrevistas a noivas que casaram em época COVID. O objetivo? Fazer-vos pensar nas opções que poderiam tomar para o vosso casamento. Tudo depende dos números de novos casos e das imposições da DGS na altura. Informem-se o máximo possível com os vossos fornecedores, mas de uma coisa podem ter a certeza – no final, o vosso dia C será dos mais felizes que alguma vez tiveram! Neste debate mostro mais um exemplo real. Podem tirar todas as vossas dúvidas e fazer as perguntas mais indiscretas. Vamos a isto?


Hoje a nossa querida Raquel conta-nos na primeira pessoa como foi o seu dia C que ocorreu a 24 de Outubro.


1. Fala-nos um pouco de ti: quem és e de onde vens?

Sou a Raquel. Sou user experience designer de profissão e reconheço que isso impactou a organização o nosso casamento. Sou da Madeira, mas resido em Oslo (Noruega) há quase 6 anos.

2. Como imaginavas o teu Casamento antes de o organizar? Sempre sonhaste com o teu dia C?

Não sou muito pessoa de sonhar. Simplesmente idealizo algo e depois executo. Por exemplo, não cresci com o “sonho de princesa” de casar. Mas a partir do momento em que começou a fazer sentido para nós enquanto casal o casamento, então comecei a pensar, idealizar e a querer “tudo aquilo a que tenho direito”. Queria uma banda que tocasse Rock n’ Roll com guitarra elétrica e não queria dançar músicas lamechas.

3. Quando se instalou a pandemia COVID-19, como estava a organização do teu casamento? Quanto tempo faltava?

Faltavam 33 dias para o dia do casamento e menos de 15 dias para viajar até a Polónia para as últimas provas e trazer o vestido. Já tínhamos tudo orientado! Lembro-me do momento que liguei à minha mãe a dizer que íamos adiar. Ela estava na loja a fazer as últimas provas do vestido dela. Na altura faltavam apenas as manualidades que, por vivermos fora, ainda não tínhamos executado.

4. Qual foi a maior dificuldade que sentiste ao tentar reorganizar o teu casamento? Os fornecedores ajudaram? Encontraste informação suficiente nas fontes habituais?

No início quando adiamos, acima do sentimento de tristeza, tínhamos o sentimento de “é melhor assim, foi o melhor que fizemos”, até porque no dia em que adiámos ainda não estavam proibidos os casamentos. Apenas se falava no encerramento de certos aeroportos, o que para nós já tornaria o casamento impossível. Portanto, não sofremos muito no início. Ainda era tudo muito novo e ainda existia aquela ideia de que “Isto não é nada. Logo, logo, isto passa!».

Tivemos muita sorte com os fornecedores, porque a primeira coisa que fizemos desde a decisão de adiar foi falar com os fornecedores e tentar não perder o sinal. Todos sem exceção aceitaram o adiamento, naquela altura para data indefinida, sem perda do sinal e ainda nos deram palavras de conforto. Sentimo-nos bastante apoiados por eles.

Entretanto, no início de Abril, a banda pressionou um bocadinho para remarcarmos a data, devido à agenda cheia que eles costumam ter. E lá atirámos “para o alto” o dia 24 de Outubro, porque todos os fornecedores podiam nessa data. Contudo, só informamos os convidados muito mais à frente.

Até Julho não pensámos mais em casamento. Tínhamos deixado tudo em pausa. Só voltamos a planear a partir de Julho porque foi quando o Aeroporto da Madeira abriu. Começamos a ver também notícias de que os hotéis iam começar a abrir, o que significaria que o nosso local para o casamento estaria também operacional.

Foi a partir de Julho que começou verdadeiramente o stress, a angústia, a incerteza e muita ansiedade. Era difícil falar com a responsável pela Quinta, respondia-nos muito esporadicamente e mais tarde ficamos a saber que ela estava em lay-off e também a fazer um esforço para ela própria se manter à tona de água. Mas depois de conversarmos via Teams, tudo melhorou.

A nível de informação, vinha ao Casamentos.pt diariamente, sabia que tudo o que pudesse acontecer relacionado com os casamentos estaria a ser discutido ali. Inspirei-me em várias noivas que se preparam para casar na mesma altura e até nos mesmos moldes que eu. Era uma espécie de motto para mim: se elas conseguem, nós também iremos conseguir!

A parte pior foram todos os sentimentos negativos que mencionei. A ansiedade de fazer literalmente uma triangulação da informação: situação em Portugal, situação na Noruega, situação do Reino Unido (onde vivem o irmão do noivo/padrinhos) e situação concreta da Madeira: o que podemos fazer, o que é permitido e como. O verdadeiro stress foi mesmo aqui. Por isso digo que isto tudo me traumatizou, porque aguentamos fortes no início, quase dormentes mesmo, mas depois com o passar do tempo afetou-nos psicologicamente.

Casamentos em tempo de Covid-19: Destination Wedding em regiões de baixa incidência 1

5. Quais as adaptações que tiveste que fazer? O que mais te custou decidir?

Não tivemos que decidir muita coisa em especial. O plano manteve-se quase inalterável. O restaurante da Quinta fez as adaptações necessárias. Nós só tornámos as outras adaptações mais criativas. Fizemos frascos de álcool gel personalizados a todos os convidados, com o nosso logotipo e com lacinhos, e fornecemos mascaras para todos no dia, também com o nosso logotipo.

Casamentos em tempo de Covid-19: Destination Wedding em regiões de baixa incidência 2

A minha mentalidade sempre foi a de não ignorar a situação, mas sim encará-la de frente e assumir que estamos numa pandemia. O noivo, por exemplo, no início não queria ter mascaras nem fazer frasquinhos de álcool gel. Ele não queria um “reminder” constante da situação em que vivemos nem que fosse o foco do nosso casamento. Já eu mantive a atitude de que podemos continuar a fazer cenas fixes para os nossos convidados e a cumprir com as regras. Ignorar é pior e gera medo.

No salão podíamos ter a banda mais próxima dos convidados, mas decidimos por outra localização mais afastada precisamente para cumprir com todas as regras. E não foi menos bom por isso.

Tivemos também a ideia de colocar um autocolante nas mesas por baixo do prato do pão de cada convidado com uma mensagem do tipo “se não te sentes à vontade para dançar na pista, este é o teu espaço”.

Casamentos em tempo de Covid-19: Destination Wedding em regiões de baixa incidência 3


E na semana antes enviei um cartão digital a informar as pessoas de que para a cerimónia na capela contávamos apenas com os nossos pais e padrinhos no interior e que os restantes convidados esperariam na rua, podendo acompanhar a cerimónia via áudio, o número total de convidados e a identificação da sua mesa.

Casamentos em tempo de Covid-19: Destination Wedding em regiões de baixa incidência 4

Isto funcionou muitíssimo bem porque A) as pessoas sentiram-se informadas, logo mais seguras e B) toda a gente acompanhou a cerimónia no exterior. Eu que até criei um jogo (bingo) para as distrair durante a cerimónia, acabou por ser um quebra-gelo para todos.

Casamentos em tempo de Covid-19: Destination Wedding em regiões de baixa incidência 5


6. Como sobreviveste aos últimos dias antes do teu casamento, com o reforçar das medidas de confinamento?

Foi muito complicado. Embora, a partir do momento em que chegamos à Madeira as coisas tornaram-se mais reais; já parecia mais que ia acontecer. Chegámos com 2 semanas de antecedência. Mas antes da viagem, e desde Março os nossos bilhetes foram cancelados 3 ou 4 vezes, então havia sempre essa expectativa de “será que vão cancelar outra vez?”

Já estávamos na Madeira quando foi anunciada a medida que só permitiam 50 pessoas no casamento, e foi a minha irmã que me mandou a notícia de manha. Nesse dia caiu-me tudo – tínhamos 76. Mais ao final do dia é que ouvi a conferência de imprensa do Primeiro Ministro, e vi que (ainda) não se aplicava à Madeira, o que foi um alívio.

Mas também os últimos dias, com as confirmações e desistências vimos 25% dos convidados cancelarem a presença, por não poderem viajar, e a grande maioria eram amigos do noivo. Foi difícil vê-lo triste, mesmo bastante.

7. Valeu a pena casar? Voltarias a casar nos mesmos moldes ou arrependes-te de não ter adiado (novamente)?

Valeu tanto a pena! O dia foi perfeito! E já admiti até que foi bem mais fixe do que se tivesse sido em Abril (data inicial). Deu-nos mais tempo e margem de manobra para preparar todos os pormenores e miminhos aos convidados. E acho que os nossos convidados estavam a precisar de uma festinha assim, algo que os distraísse. O feedback que tivemos foi muito positivo, face aos pormenores, a festa em si foi mais valorizada.

8. O que dirias à Raquel do passado, aflita com a organização do seu casamento?

Diria o mesmo que me fui dizendo até o dia do casamento: tudo aquilo que se puder fazer agora para prevenir qualquer incidente ou aspeto menos positivo no futuro, fazemos agora, e fazemo-lo bem. O plano B não tem que ser pior do que o plano A, nem o plano C tem que ser menos do que o B. E o que não conseguimos controlar não vale mesmo a pena se preocupar.


Não sei quanto a vocês, mas estas palavras encheram-me o coração! Não é por cumprirmos regras e o nosso dia não ser exatamente o que tínhamos idealizado que será um casamento “menor”. Peço contrário: será bem MELHOR por ser cumprido em segurança e em Felicidade Plena por parte de todos os presentes!


A ti Raquel, o meu muito obrigada por partilhares a tua experiência (com a qual me identifico imenso, btw). Desejamos-te as maiores felicidades e que continues a brilhar como brilhas em tudo o que fazes (as tuas Manualidades) e tudo o que escreves.

Casamentos em tempo de Covid-19: Destination Wedding em regiões de baixa incidência 6


E vocês, princesas? Fariam algo do género: casar num sítio mais longínquo para fugir ao COVID?

Bjs e bons preparativos

____________

Podem ver outras tipologias de Casamentos em tempos de COVID-19 aqui:

Joanna: casamentos tradicionais ao ar livre e em espaços amplos

Telma: microcasamento civil em 2020 com festa e casamento religioso depois

18 respostas

Última atividade por Raquel, a 6 de Dezembro de 2020 às 21:50
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Foi o planeado, sim Smiley love Estivemos mais tempo a planear a segunda data do que estivemos a planear para a primeira. Tanto que até disse no final da entrevista da Milhinha que foi melhor assim. Em nada sentimos o "teve que ser assim", porque o planeamos de acordo Smiley winking

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Costumo dizer que o melhor que temos é o de agora! O presente que estamos a viver à nossa frente, o ar que respiramos as emoções que sentimos neste momento! O que vai para trás já passou, já ensinou tudo o que tínhamos a aprender, o maior ensinamento é aquilo que aprendemos agora, a vida como a vivemos hoje. E se no futuro voltar a ser como era antes, nós já seremos diferentes e vamos viver tudo com mais intensidade e mais sabedoria. Sempre como o copo 100% cheio: meio de água e meio de ar. Tal como a Raquel testemunhou. Bjs
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Podes discordar o que quiseres, Milhinha. Aparentemente fui eu que não me expressei como deve ser pq em momento algum disse que tinha sido inferior. O Covid trouxe-nos mts coisas, novas formas de aproveitar a vida e o amor. Não são melhores ou piores... são o que são. A vida a acontecer, todos os dias. É viver continuamente, com cuidado, mas em amor.
    😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Permite-me descordar Cláudia. Foi exactamente como planearam numa data diferente e com adaptações. Não vejo como uma adaptação possa ser inferior ao que tínhamos planeado pré-COVID. Mas cada cabeca sua sentença. Bjs
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha,
    Foi sem dúvida especial para a Raquel e o Pedro...nao foi o planeado, foi o q teve de ser... e cheio de amor.
    😘
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adoro estes testemunhos. E no caso da Raquel, os casos e as restrições começavam a aumentar mas nem isso fez com o que dia deles fosse menos especial. É como dizes, não é por cumprirmos regras que os casamentos vão ser menos especiais, pelo contrário!

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada a ti Raquel por teres aceite o meu convite. Há muito amor por espalhar ainda! Bjs
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É isso mesmo. Gosto do espírito! Embora queira que o vírus se vá embora tanto quanto toda a gente.

    Obrigada à Milhinha pela entrevista, foi um prazer revisitar sentimentos dos preparativos, à felicidade que foi o dia em si.

    A ideia é dar esperança às noivinhas, que há sempre maneira de fazer as coisas, mesmo diferente do que tínhamos imaginado.

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E continuam 😍😘🥰 Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Noiva COVID sofre! Mas cada grama de sofrimento é retribuído no triplo em felicidade! Por isso vale mesmo a pena casar! Bjs
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha,
    Lembro-me muito bem da Raquel, fez umas manualidades lindas! Com todas as incertezas é que teve o seu dia super feliz, e é sem dúvida o mais importante 🥰
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estou a adorar estes relatos!!!!!!Smiley heart

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Zélia por estares sempre por cá. Mais testemunhos virão! Bjs
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu concordo com a Raquel, de que o problema é para ser enfrentado de frente em vez de nos escondermos dele. O vírus está cá, provavelmente para ficar. E máscaras, álcool gel e distanciamento ainda vai estar por uns tempos. Como diria alguém “se não os podes vencer junta-te a eles” 😅
    Obrigada Helena e Raquel por mais um testemunho ❤️
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O caminho não foi fácil mas com um pouco de preserveranca chegou o grande dia C. Bjs
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que excelente testemunho de esperança e coragem da nossa Raquel! 😍😘

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Cátia! Casar é possível mesmo nesta situação de pandemia. É preciso algumas adaptações mas não deixa de ser um dia tão feliz! E a Raquel estava linda! Bjs e obrigada por estares por cá!
    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Agosto 2025 Aguiar da Beira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adoro ler estes testemunhos... É muito bom saber que realmente conseguimos tudo o que queremos. Basta termos força de vontade e nunca baixar os braços. Felicidades Raquel 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração