Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Marisol
Noiva Ativa Junho 2019 Freixo Espada à Cinta

Casamentos de Estrangeiros! Help!

Marisol, a 12 de Novembro de 2018 às 16:33 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 20

Olá noivinhas!

Estava a passear pela nossa comunidade linda quando me cruzei com um debate que até me assustou... Falava sobre casamentos de estrangeiros e até uma noivinha comentou que tinha que pedir autorização ao SEF! Estou a imaginar um pesadelo burocrático, já alguém passou por isto?

Caso-me dia 9 de Junho de 2019 com um portuguesinho! Nasci no Brasil e ando a tratar da minha documentação portuguesa (vivo cá há mais de 17 anos..) mas disseram-me que não chega a tempo do casamento!

Algum conselho?

Beijinhos lindas!

20 respostas

Última atividade por Isabel, a 21 de Agosto de 2019 às 13:16
  • I
    Noiva Novata Setembro 2019 Vila Real (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu sou portuguesa e vou casar com o meu companheiro de nacionalidade Tunisina mas ainda não veio autorização do SEF estou à espera desde fins de Março.

    Às vezes quase perco a força mas não tenho alternativa senão esperar.


    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Novata Julho 2019 Setúbal (Concelho)
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Tânia,


    Sabe dizer se demorou muito para o SEF fazer a entrevista e dar autorização para realizar o casamento?

    • Responder
  • Ana Rodrigues
    Noiva Master Abril 2019 Porto (Concelho)
    Ana Rodrigues ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá! O nosso processo demorou quase três meses, mas isso depende muito da situação pois já teve um caso de uns amigos que esperaram 7 meses. No caso deles, o SEF foi a casa dele para falar com eles, no nosso caso eles ligaram e falaram connosco. Por muito idiota que isto pareça, eles tomam mais atenção quando o estrangeiro é mulher.. Para alguns é difícil de acreditar mas é só comparar, ela era um mulher brasileira e só teve a autorização depois de 7 meses, para além disso eles vieram a casa para falar com eles, no nosso caso demorou dois meses e só ligaram, para mim é muito suspeito mas prontos... Acho que o melhor que posso te dizer é : espera, não tem o que fazer...
    • Responder
  • D
    Noivo Novato Junho 2019 Póvoa de Varzim
    Daniel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Boa tarde Ana.


    Estou numa situação em que minha noiva é brasileira, e eu tenho cidadania Portuguesa, ela está com visto de turista por 3 meses, e vou estender por mais 3, demos entrada na IRN de Póvoa de Varzim, e eles enviaram o processo para o SEF, sabe em média quanto tempo demora?


    Agradeço de já

    • Responder
  • D
    Noivo Novato Junho 2019 Póvoa de Varzim
    Daniel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Boa tarde,

    Estou nesse mesmo dilema, minha noiva é brasileira e eu Português, ela está com o visto de turista por 3 meses, e enviaram o processo de casamento para o SEF... Vou pedir extensão do visto dela, mas será que esse processo com o sef demora muito?

    • Responder
  • Marisol
    Noiva Ativa Junho 2019 Freixo Espada à Cinta
    Marisol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ufa!! Por momentos assustei-me! Obrigada Virginia Smiley smile

    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Marisol, também estou na mesma situação que tu, nasci no Brasil mas já cá vivo há 12 anos. Fui à conservatória e disseram-me que como tenho residência permanente não é preciso mais nada, por isso se for o teu caso estás safa Smiley smile

    • Responder
  • Marisol
    Noiva Ativa Junho 2019 Freixo Espada à Cinta
    Marisol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada! Sim eu vivo cá há 17 anos e tenho residência permanente. Ajudou muito, obrigada!!

    • Responder
  • Ailna
    Noiva Experiente Junho 2019 Póvoa de Varzim
    Ailna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vives em Portugal a 17anos que documentos tens ate agora? " permissão de residência ".
    Eu passei por isso mas não sou Brasileira e casei me com português. Agora uma coisa é.
    Cada a caso e casa..
    1- existe situação de quem casa com visto de turismo ainda válido
    2- quem casa com enquanto o visto esta caducado.
    3 quem casa enquanto ja tem cartão de residência se for o seu não ha razão para te derigires ao SEF. Apenas vais ao cartório com documentos seus e seu noivo marcar a data.
    Espero ter ajudado.
    • Responder
  • Ana Rodrigues
    Noiva Master Abril 2019 Porto (Concelho)
    Ana Rodrigues ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, se pretendes casar brevemente o melhor é ires ao cartório. É já agora, pretendes abrir processo de legalização para habitar aqui em Portugal? Se sim já podes ir também ao SEF para agendar a tua entrevista. É verdade que vais ter que esperar também pelo teu agendamento mas pelo menos resolves já isso.
    • Responder
  • Marisol
    Noiva Ativa Junho 2019 Freixo Espada à Cinta
    Marisol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ah!! Então talvez seja diferente

    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Junho 2019 Mafra
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não sei se se aplicará ao teu caso uma vez que já vives cá. A minha colega estava com o visto de turista ( 3 meses), não sei se o processo é igual.

    • Responder
  • Marisol
    Noiva Ativa Junho 2019 Freixo Espada à Cinta
    Marisol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso se tiver que acontecer é uma imensa chatice! Já vivo cá há tantos anos... terei de me informar melhor! Obrigada Tânia Smiley smile

    • Responder
  • Marisol
    Noiva Ativa Junho 2019 Freixo Espada à Cinta
    Marisol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Sofia!

    • Responder
  • Marisol
    Noiva Ativa Junho 2019 Freixo Espada à Cinta
    Marisol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Então tenho de ir ao cartório o mais rápido possível, não?

    • Responder
  • M
    Top das Noivas Agosto 2013 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Marisol Smiley heart

    Já vi que te ajudaram. Espero que o processo não demore muito, há que ter paciência Smiley amazing

    Olha, o que achas destas coisas associadas ao casamento? Conta-nos aqui:

    Amas❤, odeias🤢 ou ignoras🤷?

    Beijinhos e boa terça-feira Smiley heart

    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ninguém melhor que a Ana para te ajudar Smiley smile

    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Junho 2019 Mafra
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tenho uma colega que se casou este ano, ela é venezuelana e o marido português, tratou dos papéis na conservatória e depois teve q ir a uma entrevista no SEF, basicamente o SEF faz perguntas do género, o que o outro gosta de comer, coisas de família e esse tipo de perguntas... Depois chama o outro elemento do casal e faz as mesmas perguntas para ver se coincidem. Pelo q a minha colega me disse eles fazem isso para perceber se não é casamento por conveniência, e se passarem na entrevista eles contactam o IRN a dizer q passaram na entrevista e aí o IRN fala com os noivos para avancar o processo. Isto foi o que a minha colega me disse.
    • Responder
  • Ana Rodrigues
    Noiva Master Abril 2019 Porto (Concelho)
    Ana Rodrigues ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida! Kakaka fui eu que disse isso e nada haver, não tens que pedir autorização nenhuma! O cartório é que faz o pedido. Tu chegas lá pedes para marcar o casamento e dizes que vocês não são de Portugal, eles explicam te o que tens que fazer. Se forem brasileiros só vão necessitar do passaporte e da vossa certidão de nascimento, caso seja de outro país necessitam de um certificado de capacidade matrimonial.
    Apartir daí so tens que esperar que te liguem para te dizerem se o vosso processo de casamento foi aprovado. Esse processo demora um pouco de tempo já que tem muito imigrante a tentar casar! Mas tu não tens que fazer nada quanto ao casamento
    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Novembro 2021 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Marisol. Pelo que fui percebendo, tens que submeter um qualquer pedido no SEF e, depois de dada a autorização, é que podes abrir o processo na conservatória. Mas para ter a certeza o melhor mesmo é passar pelo SEF e perguntar l.

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração