Luis
Noivo Novato Maio 2019 Setúbal (Concelho)

casamento religioso

Luis, a 12 de Janeiro de 2018 às 17:16 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial

Ola a todos os noivos,

Nós queríamos realizar o nosso casamento em local aberto (Quinta) e preferencialmente fazendo tudo no mesmo local. E quem sabe até alojamento no mesmo local depois da cerimónia e copo de Água.

Mas gostaríamos de saber se alguém teve ou tem experiência na abordagem ao Padre para realizar o casamento fora de uma Igreja (Edifício) ?

Será possível termos o nosso altar (Criado cuidadosamente para o efeito) no local onde realizamos o copo de Água e casarmos então lá religiosamente ?

Obrigado pelas informações

Fábia e Luis

Partilhe em:

23 Respostas

• Luis
    Luis ·
    Ver mensagem citada

Olá ,

Obrigado uma vez mais pelas sugestões.

O padre que tínhamos já falado tinha-nos dito que aceitava mas tinha de ser numa quinta que sugeriu com capela mas é longe para nós e isso não nos está na agradar.

Por isso lá cedemos pela família que também está a colocar aquela pressão ...

Por isso para ficar-mos todos felizes e contentes e conversando com meu Pároco e com meu cunhado que é padre também ...vamos então fazer o casamento numa Igreja mais perto da quinta que escolhemos para o copo de água .

Assim acabaram as zangas e chatices ... temos mais com o que nos preocupar até lá .... lol

Por isso Geninha Soares estamos ir ao encontro do que me estás a dizer e será o mais fácil ...pois já não posso com tanta pressão de todos e com tantas zangas ...

Obrigado a todos e todas .

Agora aceitamos sugestões de Quinta com capela ou Igreja perto , na Cidade de Setúbal ou Palmela ... E já agora com preços acessíveis ...LOL

Luis e Fábia

• Geninha Soares
    Noiva Experiente Dezembro 2017 Lisboa (Concelho)
    Geninha Soares ·

Olá Luís,

O meu pai trabalho numa igreja e trata de vários processos de casamento!

O casamento católico apenas pode ser realizado em igrejas ou capelas! Por exemplo, imagina que a quinta onde vão casar até tem uma capela, existe a possibilidade de perguntarem ao padre se pode fazer o casamento lá mas isso tem de ser aprovado pela diocese.

Já vi que a diocese não se opõe. O que acontece é o seguinte, o processo tem de ser aberto na paróquia de residência da noiva. A diocese tem de passar uma declaração a dizer que autoriza que o casamento seja realizado fora da igreja! Essa declaração tem de ser entregue na paróquia mais próxima da quinta onde vão casar pois o casamento tem sempre de ficar registado num livro! Neste caso o livro tem de ser dessa paróquia mais próxima do local!

Espero que tudo corra bem! Boa sorte!

• Luis
    Luis ·
    Ver mensagem citada

Olá Filipa,

Obrigado pela colaboração. Sim essa seria a conclusão mais obvia que se tira.

Pela atitude confortável dos padres tradicionais isso até será verdade. Mas não é exigência de regra imposta.

Já temos duas soluções possíveis. Esperamos ainda alguns acertos finais.

Não sou de virar costas a desafios. E o Religioso não é apenas Igrejas mas sim A Fé que nos move.

Não ia ser fácil mas para Deus não há impossíveis .

Felicidades para o vosso casamento também.

• Filipa
    Destacada Março 2019 Valongo
    Filipa ·

Olá Luís. Não, os padres não celebram casamentos fora das igrejas.

• Jacinta
    Destacada Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta Online ·
    Ver mensagem citada
    Ainda bem, Luís! Concordo contigo, em relação à questão da Fé e da presença de Deus, por isso, fico contente por saber que até podem conseguir o que querem!
    Felizmente, não importa se o padre seja do Norte ou do Sul... Embora possa dar algum trabalho...
    Fico a torcer por vocês! Depois, diz se sempre conseguiram e como o fizeram!

Boa sorte!
  • Luis
    Luis ·
    Ver mensagem citada

Olá Jacinta,

Obrigado pelas palavras.

Entendo a ideia de "Lugar Sagrado" mas essa ideia de sagrado é no nosso entender onde exista a presença de Fé e de Deus nos corações de quem acredita verdadeiramente, onde quem reza e ora o faça com crença e fé. Eu vou á igreja todos os Domingos e não rezo mais lá do que em nossa casa por exemplo... Mas enfim!

Já falamos com a diocese e foi-nos dito que se for da vontade do Padre pode ser realizado onde se queira com boa vontade de todas as partes... Pois muitos já casaram em cenários de guerra por exemplo ... Apenas deverá existir o que na nossa religião se considera simbolizar a Fé e Deus ...Cruz de cristo e pouco mais do que um sério respeito pela celebração do Matrimónio. Agora basta encontrar esse padre ... E sobre o meu cunhado ele já enviou carta ao Bispo da Diocese e vamos esperar resposta. Obrigado.

• Jacinta
    Destacada Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta Online ·
    Olá Luís!
    Sê muito bem-vindo à comunidade!

Tal como já te disseram, possível é, mas só se a quinta tiver um espaço que "substitua" a Igreja, como uma capela, ou assim... Ou seja, uma "espaço sagrado", já de si.
    Até poderia ser numa casa particular, desde que reunisse essas condições, tal como a Ana referiu! Agora, um "altar", simplesmente, montado por vocês, não. Pois não possui essas características...
    Percebo a vossa ideia, mas, neste momento, não é possível; mas não perdem nada em tentar!
    Já quanto à colaboração do teu cunhado, basta falares com o padre que realizará a cerimónia, que, com certeza, haverá uma maneira dele participar na cerimónia!
  • Sara
    Destacada Agosto 2018 Vila Nova de Famalicão
    Sara ·
    Ver mensagem citada
    Pois...Mas sabes como são as coisas em Portugal...começam a acontecer quando nos outros países já passou à história 😆😆
  • Patrícia
    Destacada Abril 2018 Lisboa (Concelho)
    Patrícia ·
    Ver mensagem citada
    Pois, mas talvez encontrem um padre / paróquia mais modernos! Vai-nos dando notícias!
  • Luis
    Luis ·
    Ver mensagem citada

Assim faremos,

Obrigado por toda a informação.

• Gisela
    Super Noiva Outubro 2018 Vila Franca de Xira
    Gisela ·
    Ver mensagem citada
    Há muito poucas quintas a onde permanece o livro, sei desta, ainda ponderei para nós mas acabamos por nós apaixonar por uma quinta com uma igreja maravilhosa a poucos minutos de distância (5min no máximo de carro) e já não fomos ver a casa dos Paulos. Eu escolhi a quinta já faz um ano por isso não sei se ainda é possível ou não.
    Sei que há muito poucas mas com um bocadinho de pesquisa certamente tudo se resolve.
    Boa sorte... Depois partilha se conseguiste 😉
  • Luis
    Luis ·
    Ver mensagem citada

Olá

Sim a religião Católica apostólica é um pouco mais complicada e fechada a essas coisas mas vamos ver como será...

Obrigado

• Gisela
    Gisela ·
    Ver mensagem citada
    Há poucas quintas em que ainda permanece o livro... A mim falaram me nesta
  • Luis
    Luis ·
    Ver mensagem citada

Olá Gisela,

Muito Obrigado. Vamos logo ver isso então. Boas notícias .

• Gisela
    Gisela ·
    Olá Luís!
    Sê bem vindo à comunidade.

Olha confirma porque não sei se ainda é possível, mas até o ano passado era possível realizar a cerimônia religiosa na casa dos Paulos (acho que é a única quinta onde ainda é possível realizar a cerimônia sem ser na igreja propriamente dita).
  • Luis
    Luis ·
    Ver mensagem citada

Olá Rita,

No nosso caso até se baseia numa vontade pessoal de minha Noiva e que eu apoio e concordo, também porque queremos que o meu cunhado (Padre mas noutro País) também colabore na celebração. Uma celebração muito Familiar e pequena.

Pela minha profissão e pela fé que temos e praticamos diariamente achamos que o que interessa numa celebração religiosa é a relação que o casal tem com Deus e com a religião ...independentemente do local onde se realiza. Muitos até casam na igreja pela festança e sem nunca praticarem sequer ou serem crentes. Mas claro está que respeitaremos o que nos fora exigido. Apenas tentamos que este dia seja NOSSO e não o que nos quiserem impor.

Já agora no Distrito de Setúbal alguém sabe de quintas com Capela disponível ??

Obrigado mais uma vez.

Responda a este debate

Artigos relacionados