Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Porto (Concelho)

Casamento em tempos de instabilidade (COVID-19)

Rita, a 13 de Março de 2020 às 11:50

Publicado em Fórum Casamentos.pt 319

(Atualizado a 22/02/2022) Para conhecer as últimas orientações para o plano de desconfinamento em Portugal, clica no link abaixo: Casamentos e coronavírus: Informacão atualizada em Casamentos.pt *** Relembramos que as orientações sobre a organização dos casamentos mudam constantemente de acordo com...

(Atualizado a 22/02/2022)

Para conhecer as últimas orientações para o plano de desconfinamento em Portugal, clica no link abaixo:

Casamentos e coronavírus: Informacão atualizada em Casamentos.pt



***

Relembramos que as orientações sobre a organização dos casamentos mudam constantemente de acordo com a evolução da abertura económica e/ou novos acontecimentos nacionais relacionados com o vírus. A Direção-Geral de Saúde anunciou no dia 9 de Junho as Recomendações por Tema e Setor de Atividade. No entanto, possíveis desdobramentos podem modificar as diretrizes. Recomendamos que estejam sempre atentos às notícias e às novas orientações das autoridades.


***

Olá Comunidade.

Como todos sabem, o mundo inteiro está a atravessar uma situação delicada devido ao vírus COVID-19 (coronavírus), que afeta também o setor nupcial. Infelizmente, em alguns casos, está também a afetar a organização do casamento ou mesmo a celebração deste dia. Temos recebido muitas dúvidas e preocupações da vossa parte e por isso gostaríamos de esclarecer alguns pontos.

Acho que já todos sabem o quanto lamentamos esta situação e que entendemos a incerteza que o panorama atual cria em torno do vosso casamento. Na Comunidade de Casamentos.pt, contam com todo o nosso apoio para, como sempre, acompanhar-vos, partilhar dúvidas, preocupações, experiências e sentimentos.

Neste sentido, queremos reunir todas as perguntas ou inquietudes que vocês, noiv@s, têm estado a partilhar connosco no fórum e apoiar-vos com conselhos, bem como, com a informação necessária para que possam guiar-se ou, pelo menos, tranquilizarem-se. Tod@s junt@s, vamos reunindo ideias, conselhos e informações.


🍴 Festa de casamento e espaços

Como estes protocolos vão mudando diariamente, recomendamos que se mantenham informados. Se têm qualquer dúvida sobre a celebração do vosso casamento, recomendamos que entrem em contato com os vossos fornecedores para resolver todas as dúvidas e inquietações e, no caso de ser necessário, encontrar soluções ou alternativas aos impedimentos que possam surgir.

Em momentos de emergência como o que estamos a viver, a solidariedade das pessoas pode surpreender-nos. Se conversarem com calma com os profissionais que escolheram para o vosso dia, podem encontrar um plano B ou uma solução que favoreça ambas as partes. Agora, mais do que nunca, precisam que os profissionais estejam do vosso lado e vice versa.

Sobre o espaço onde realizarão a vossa cerimónia, seja civil ou religiosa, aconselhamos a que entrem em contato com as instituições que, de certeza, já estão a avaliar toda a situação e a tomar medidas pertinentes. Para além disso, algumas medidas preliminares estão a ser adotadas por regiões pelo que, para além das medidas nacionais, é importante que consultem as medidas que estão a ser aplicadas no vosso distrito ou cidade.


🌎 Viagens e Lua de Mel

As viagens, passeios e escalas são outras das principais restrições neste momento. O melhor é que se mantenham informados e não deixar que os nervos falem mais alto.

>> Se a tua viagem é daqui a vários meses, informa-te mas não te precipites nem tomes uma decisão de cabeça quente. A situação pode ,e assim esperamos, mudar em poucos meses e seria uma pena que percas a viagem e o preço que já tinhas reservado. Contudo, se ficares mais tranquila, podem ler a política de alteração e cancelamento do vosso contrato e consultar a vossa agência de viagem.

>> Se a tua viagem é nas próximas semanas, a primeira coisa que deves fazer é verificar a informação oficial e atualizada das autoridades tanto no país de destino, por exemplo na Embaixada de Portugal desse mesmo país e da Organização Mundial da Saúde , como nacionais, como o Ministério da Saúde e a Direção-Geral da Saúde (DGS).

No caso de terem solicitado um pedido de visto de viagem, serão as mesmas autoridades oficiais as que poderão informar-vos da possibilidade de reagendar a vossa lua de mel. Mesmo assim, se a tua viagem inclui alguma escala com limitações de entrada ou saída, deves verificar as restrições desse lugar. Podes fazê-lo aqui.

A próxima recomendação será consultar a vossa agência de viagens e questionar qual a possibilidade de adiar a lua de mel ou procurar destinos alternativos.

Por último, se é o caso, também recomendamos que consultem as políticas que a vossa companhia aérea ou o vosso alojamento seguirão.


👫 Fala com os teus convidados

A celebração do vosso casamento é um dos momentos mais importantes para ti e para a tua cara metade, mas também para a tua família e amigos. Se não é possível celebrar este dia agora, não te preocupes. Para que possas viver este dia com total tranquilidade e para que todos possam disfrutar deste momento deves reconsiderar reagendar o casamento e realizá-lo numa data posterior. Os teus convidados vão entender e agradecer, especialmente se estão mais fragilizados a nível de saúde.


👰 Casamentos dentro de alguns meses

Esta situação muda constantemente e não podemos predizer quando estará finalizada. Assim, se o teu casamento é dentro de uns meses não te preocupes demasiado. Continua com a organização do teu casamento e pensa que tudo se vai resolver em breve.


🤔 Adio ou não… E agora?

Não te sintas frustrada. O melhor é manter a calma e confiar que tomaram a decisão correcta. Aproveitem este tempo, até à nova data, para procurar inspirações, preparar os últimos detalhes, encontrar fornecedores pendentes… E, sobretudo, não percas a esperança.

Terão o vosso grande dia e será um dia memorável.

Esperamos e desejamos que nas próximas semanas tudo se resolva e que possamos regressar todos à normalidade.

****

Relembramos que na Comunidade sempre podem encontrar o apoio necessário para qualquer pesquisa, dúvidas ou sentimentos que pretendam partilhar com os restantes casais que estão a passar pelo mesmo processo.

E para qualquer caso particular, não deixem de escrever a help@casamentos.pt onde as nossas equipas estarão disponíveis para ajudar.

Um abraço forte!


giphy.gif?cid=790b76116b254cbe295aec508d283189345567ee666bb95e&rid=giphy.gif


Confere nossa central de ajuda:

Central de ajuda para casamentos: guia útil para casamentos

319 respostas

  • Cátia
    Noiva Curiosa Julho 2021 Ovar
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá noivinha!


    Reparei no teu post que falas em fazer o CPM online. Isso é possível? Onde fizeste?
    Beijinhos
    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Junho 2021 Setúbal (Concelho)
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa tarde Sara nos casamos supostamente a 26 de Julho deste ano é tratei do processo todo online a semana passada Smiley smile basta ter o leitor de cartão de cidadão conosco correu tudo bem já foi aceite pela conservatória que escolhemos e estão sempre em contacto conosco através de email Smiley smile
    Beijinhos e tudo a correr bem Smiley smile
    • Responder
  • Vera
    Noiva Ativa Outubro 2020 Paços de Ferreira
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada ☺️
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Novata Março 2020 Cascais
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu casaria dia 14/03, adiamos 24h antes, isto é a 13/03. De mútuo acordo com a quinta, uma vez que em 24h já estaria algum dinheiro envolvido.
    Entretanto mudamos para 06/06, mas com as notícias que temos ouvido, acabámos por adiar novamente para 31/10. Vamos ver 😔
    • Responder
  • Pamela
    Noiva Novata Junho 2021 Setúbal (Concelho)
    Pamela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nem tudo é mau, mais tempo para mais ideias e para sonhar mais um bocadinho! tinha o meu para Junho, optamos por adiar para o ano que vem mas estamos serenos,já não faz sentido para nós celebrar num ano triste como este, e estar a preparar tudo em cima do joelho não vale a pena... não temos pressa, ninguém corre atrás de nós! queremos recordar o nosso dia num ano mais feliz e se tudo correr bem, totalmente fora deste tipo de situação. Temos a certeza que o mood de todos para o ano será muito mais INCRÍVEL ❤️ sejam felizes!
    • Responder
  • Céline
    Noiva Ativa Julho 2021 Moura
    Céline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Casamento marcado para 4 julho... mandaram nos aguardar até maio 🤦🏻‍♀️
    • Responder
  • Susana
    Noiva Novata Outubro 2020 Porto (Concelho)
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O meu também é 30 de Maio mas até ver ninguém me ligou vou esperar até 30 de abril para decidir 🌈
    • Responder
  • Barbara
    Noiva Constante Junho 2021 São Pedro do Sul
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É ter fé e esperança!! Beijinhos e muitas felicidades
    • Responder
  • E
    Noiva Novata Julho 2021 Penafiel
    Elsa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O meu para já mantém se .... também ninguém se opões para já... alem disso os meus convidados são todos de cá... e seja que deus quiser ...o dia do nosso casamento fazemos 10 anos que namoramos não queremos adiar mais so se formos Obrigados a isso ...mas logo se vê..
    • Responder
  • Barbara
    Noiva Constante Junho 2021 São Pedro do Sul
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, é sempre uma incógnita se haverá vírus para o próximo ano. Mas este ano, e devido ao medo de muitos convidados, decidimos adiar. Uma decisão difícil de tomar
    • Responder
  • D
    Noiva Novata Julho 2022 Trofa
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Isa e a todos, noivas e noivos! Tal como vocês, também estou muito preocupada. Tenho casamento marcado para 19 de Julho e muito honestamente, quase de certeza que será para adiar. Sou enfermeira, e avaliando esta situação toda, apenas um milagre, um ou seja, um medicamento ou qq solução milagrosa é que fará com que haja casamento. Isto porque ainda que o país comece aos poucos a recuperar a atividade escolar e profissional, ainda serão muitos os casos... E que casamento queremos ter? Convidados que vão desculpar-se e não ir por medo? Queremos nós sujeitar algum familiar a esse risco? Temos avós, pais, tios, primos, amigos com problemas de saúde. Até qualquer um de nós não sabe como vai reagir se contrair o vírus.. Queremos nós um casamento com falta de beijos, abraços e alegria, mas sim com desconfiança e medo? E a lua de mel? Queremos ser aquelas pessoas que vão e arriscam a trazer para a nossa comunidade outra vez o vírus ou até mesmo ficar doentes no destino? Ainda não adiei nada, estou a aguardar pelo final de maio... Mas é este o sentimento que tenho neste momento. Estamos com tudo parado na organização neste momento, à exceção do CPM que continua online. Obrigada à vossa equipa por este post, porque estávamos todos a precisar destas partilhas.🙏❤️
    • Responder
  • Jorge
    Noivo VIP Agosto 2021 Seixal
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa Noite Isa!
    Fantástico texto e esclarecimentos.
    Adoro toda a calma que ele próprio transparece para quem está a ler.
    Infelizmente, isto está só a começar. . . Tenho o meu casamento marcado para Agosto (apesar de não andar muito preocupado com isso) já pensei que a solução que terei de aceitar será o adiamento.
    Eu estou numa das linhas da frente ao combate. . . Sou profissional de saúde (farmaceutico). . . Tenho andado com imenso trabalho. . . Mas também vejo muita da realidade do nosso país. . . Infelizmente a nossa população mais idosa é aquela que mais está a dificultar tudo. . . Não segue as recomendações da DGS, nem as nossas recomendações (profissionais de saúde). São eles ( e não só, é claro) que irão fazer com que o vírus se prolongue e que venha “estragar” os nosso planos, tão desejados e tão bem planeados. . .
    Espero, sinceramente que isto tenha um término rápido, para o bem de Todos Nos! Mando desde já um abraço bem forte a todos os Noivos que já tiveram que adiar o seu casamento, e dar uma força é uma palavra de incentivo: melhores dias virão, e esse dia será melhor do que o que tinham imaginado!
    Cuidem-s todos!Fiquem em casa. . . E. . . . Vamos ficar todos bem 😘😊
    • Responder
  • E
    Noiva Novata Julho 2021 Penafiel
    Elsa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois mas não te esqueças que para o ano podes ter o vírus outra vez ....Eu para já não me preocupo já falei com o padre ele mandou me aguardar e disse que os casamentos até maio são os únicos que estão adiados .
    • Responder
  • Barbara
    Noiva Constante Junho 2021 São Pedro do Sul
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Depois de muito conversar com o meu namorado, e depois de muitos dos convidados dizerem que não se sentem à vontade de ir ao casamento com medo, decidimos adiar o casamento para 2021.
    Custa muito, mas está tanto dinheiro envolvido que queremos ter o dia com que sonhamos
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Curiosa Julho 2021 Ovar
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Era uma excelente ideia se a minha cidade não estivesse com o cerco sanitário e os correios só estivessem abertos algumas horas 😔
    Beijinhos
    • Responder
  • E
    Noiva Novata Julho 2021 Penafiel
    Elsa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vais casar a 18 de julho? Também queria ir para Puntacana mas tenho um pouco de medo se calhar vou trocar de destino
    • Responder
  • E
    Noiva Novata Julho 2021 Penafiel
    Elsa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vamos ter fé .... Eu gostava ir para Puntacana mas tenho medo 8que lá tenha o vírus por isso se houver casamento vou provavelmente de lua de mel para outro sítio talvez para as ilhas mas ainda não sei...
    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois estou numa pilha, espero que as conservatórias abram logo... também estive a ver a possibilidade de iniciar o processo online mas ainda tenho dúvidas. o meu medo é mesmo o de não conseguir tratar da parte burocrática a tempo! também espero que esteja tudo bem em setembro 🙏

    • Responder
  • Marina
    Noiva Principiante Julho 2021 Coruche
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá eu caso também nesse dia, ainda não tenho os convites mas já tenho o processo aberto no registo
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Novata Julho 2020 Viseu (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia a todas!
    Caso-me a 25 de Julho e estou completamente perdida. Não sei se hei-de manter ou adiar para o próximo ano. Penso que não consigo espera muito antes de tomar uma decisão pois vivo no estrangeiro e uma grande parte dos convidados também se deslocam do estrangeiro... Não sei o que fazer... Conselhos?
    • Responder
  • Francisca
    Noiva Curiosa Setembro 2021 Viseu (Concelho)
    Francisca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ia casar a 18/07 mas honestamente não me sinto confiante de manter a data e ponderamos adiar por vários motivos. Aqui a questão não será de se manter uma quarentena até então mas sim porque em algum tempo iremos começar a retomar a vida de forma mais ou menos normal, quando a possibilidade de contacto com a doença e consequentemente o número de doentes, não conseguir afectar negativamente o SNS. Ou seja, eventualmente todos iremos ter contacto com a doença, isso é certo. No entanto os que não tiveram contacto terão certamente receio de se expor em locais com grande quantidade de pessoas, ou para quem vier de fora, de se meter em aeroportos ou equacionar viajar. Além disso, sairemos todos muito lesados economicamente, e portanto alguns convidados podem até não ter possibilidades de ir a um casamento sequer. Como o nosso objetivo é vivermos um dia feliz, tranquilo, com as pessoas que queremos do nosso lado, não creio honestamente que este ano consigamos esse tipo de ambiente. Nem creio que me vá sentir descansada pelos meus que forem mais velhos, ou de viajar da maneira que eu gosto
    • Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Outubro 2021 Montijo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Isa. Muito obrigada pelas tuas palavras.
    Sinto-me muito nervosa com tudo isto e ao ler o que escreveste sentiu-me mais tranquila.
    Caso em Agosto e ainda não tomei nenhuma decisão, vou esperar mais um pouco.Vamos ter esperança que isto volte tudo à normalidade o quanto antes.Obrigada.
    • Responder
  • Vânia
    Santiago do Cacém
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sara! Caso a 12/9! Ainda não pensei adiar porque se até lá isto não estiver melhor então e muito mau mesmo ! E creio que até lá tudo estará bem , tenho essa fé 🙏! Quanto à conservatória também não sei como resolvo ! Mas tenho que ligar para saber! Vai correr tudo bem ! 😘😘😘
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Constante Setembro 2021 Leiria (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós casamos a 4 de julho e os fornecedores dizem para aguardarmos até maio antes de tomar uma decisão.. Esperamos que tudo melhore
    • Responder
  • Barbara
    Noiva Constante Junho 2021 São Pedro do Sul
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, tenho casamento agendado para o mesmo dia, e para já não estou a pensar adiar.
    Quanto à lua de mel, será punta cana. Já está reservada e uma parte paga
    • Responder
  • Micaela
    Noiva Constante Junho 2020 Felgueiras
    Micaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Esta bom, muito obrigado beijinhos 😘
    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá! caso (espero eu) a 5/9/2020 mas acho que ainda é cedo para tomar a decisão de adiar. ainda não entregámos os convites e ainda não iniciámos o processo na conservatória. a minha dúvida é que estando as conservatórias fechadas se irei ter a autorização da conservatória a tempo..sendo que ainda tenho de a entregar na Igreja que por sua vez também terá de autorizar o casamento...

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Eduarda! E já apresentaste a possibilidade de uma pré-reserva? Muitos fornecedores estão a aceitar, basicamente a quinta diz-vos as datas que têm disponível, vocês escolhem e eles fazem uma pré-reserva. Não fica oficialmente reservado mas signifca que antes de ocuparem essa data vão-vos consultar primeiro! Seria uma boa opção Smiley smile

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida, eu sou a administradora da Comunidade eheh não sou noiva. Um beijinho Smiley smile

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cátia! Não te preocupes, vai correr tudo bem. E se não conseguires entregar pessoalmente os convites, podes enviar pelos ctt com uma mensagem especial para cada um a explicar o motivo. Tenho a certeza que todos os teus convidados vão entender!

    Um beijinho Smiley smile

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pelas palavras Pedro, qualquer coisa que precisares, estaremos aqui para ajudar. Beijinhos

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Marta. Tens toda a razão, não faz sentido celebrar um evento tão feliz no meio de tanto tristeza. Pensem e construam um plano B com os vossos fornecedores, assim vão ficar mais tranquilos. Um beijinho Smiley heart

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração