Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Porto (Concelho)

Casamento em tempos de instabilidade (COVID-19)

Rita, a 13 de Março de 2020 às 11:50

Publicado em Fórum Casamentos.pt 319

(Atualizado a 22/02/2022) Para conhecer as últimas orientações para o plano de desconfinamento em Portugal, clica no link abaixo: Casamentos e coronavírus: Informacão atualizada em Casamentos.pt *** Relembramos que as orientações sobre a organização dos casamentos mudam constantemente de acordo com...

(Atualizado a 22/02/2022)

Para conhecer as últimas orientações para o plano de desconfinamento em Portugal, clica no link abaixo:

Casamentos e coronavírus: Informacão atualizada em Casamentos.pt



***

Relembramos que as orientações sobre a organização dos casamentos mudam constantemente de acordo com a evolução da abertura económica e/ou novos acontecimentos nacionais relacionados com o vírus. A Direção-Geral de Saúde anunciou no dia 9 de Junho as Recomendações por Tema e Setor de Atividade. No entanto, possíveis desdobramentos podem modificar as diretrizes. Recomendamos que estejam sempre atentos às notícias e às novas orientações das autoridades.


***

Olá Comunidade.

Como todos sabem, o mundo inteiro está a atravessar uma situação delicada devido ao vírus COVID-19 (coronavírus), que afeta também o setor nupcial. Infelizmente, em alguns casos, está também a afetar a organização do casamento ou mesmo a celebração deste dia. Temos recebido muitas dúvidas e preocupações da vossa parte e por isso gostaríamos de esclarecer alguns pontos.

Acho que já todos sabem o quanto lamentamos esta situação e que entendemos a incerteza que o panorama atual cria em torno do vosso casamento. Na Comunidade de Casamentos.pt, contam com todo o nosso apoio para, como sempre, acompanhar-vos, partilhar dúvidas, preocupações, experiências e sentimentos.

Neste sentido, queremos reunir todas as perguntas ou inquietudes que vocês, noiv@s, têm estado a partilhar connosco no fórum e apoiar-vos com conselhos, bem como, com a informação necessária para que possam guiar-se ou, pelo menos, tranquilizarem-se. Tod@s junt@s, vamos reunindo ideias, conselhos e informações.


🍴 Festa de casamento e espaços

Como estes protocolos vão mudando diariamente, recomendamos que se mantenham informados. Se têm qualquer dúvida sobre a celebração do vosso casamento, recomendamos que entrem em contato com os vossos fornecedores para resolver todas as dúvidas e inquietações e, no caso de ser necessário, encontrar soluções ou alternativas aos impedimentos que possam surgir.

Em momentos de emergência como o que estamos a viver, a solidariedade das pessoas pode surpreender-nos. Se conversarem com calma com os profissionais que escolheram para o vosso dia, podem encontrar um plano B ou uma solução que favoreça ambas as partes. Agora, mais do que nunca, precisam que os profissionais estejam do vosso lado e vice versa.

Sobre o espaço onde realizarão a vossa cerimónia, seja civil ou religiosa, aconselhamos a que entrem em contato com as instituições que, de certeza, já estão a avaliar toda a situação e a tomar medidas pertinentes. Para além disso, algumas medidas preliminares estão a ser adotadas por regiões pelo que, para além das medidas nacionais, é importante que consultem as medidas que estão a ser aplicadas no vosso distrito ou cidade.


🌎 Viagens e Lua de Mel

As viagens, passeios e escalas são outras das principais restrições neste momento. O melhor é que se mantenham informados e não deixar que os nervos falem mais alto.

>> Se a tua viagem é daqui a vários meses, informa-te mas não te precipites nem tomes uma decisão de cabeça quente. A situação pode ,e assim esperamos, mudar em poucos meses e seria uma pena que percas a viagem e o preço que já tinhas reservado. Contudo, se ficares mais tranquila, podem ler a política de alteração e cancelamento do vosso contrato e consultar a vossa agência de viagem.

>> Se a tua viagem é nas próximas semanas, a primeira coisa que deves fazer é verificar a informação oficial e atualizada das autoridades tanto no país de destino, por exemplo na Embaixada de Portugal desse mesmo país e da Organização Mundial da Saúde , como nacionais, como o Ministério da Saúde e a Direção-Geral da Saúde (DGS).

No caso de terem solicitado um pedido de visto de viagem, serão as mesmas autoridades oficiais as que poderão informar-vos da possibilidade de reagendar a vossa lua de mel. Mesmo assim, se a tua viagem inclui alguma escala com limitações de entrada ou saída, deves verificar as restrições desse lugar. Podes fazê-lo aqui.

A próxima recomendação será consultar a vossa agência de viagens e questionar qual a possibilidade de adiar a lua de mel ou procurar destinos alternativos.

Por último, se é o caso, também recomendamos que consultem as políticas que a vossa companhia aérea ou o vosso alojamento seguirão.


👫 Fala com os teus convidados

A celebração do vosso casamento é um dos momentos mais importantes para ti e para a tua cara metade, mas também para a tua família e amigos. Se não é possível celebrar este dia agora, não te preocupes. Para que possas viver este dia com total tranquilidade e para que todos possam disfrutar deste momento deves reconsiderar reagendar o casamento e realizá-lo numa data posterior. Os teus convidados vão entender e agradecer, especialmente se estão mais fragilizados a nível de saúde.


👰 Casamentos dentro de alguns meses

Esta situação muda constantemente e não podemos predizer quando estará finalizada. Assim, se o teu casamento é dentro de uns meses não te preocupes demasiado. Continua com a organização do teu casamento e pensa que tudo se vai resolver em breve.


🤔 Adio ou não… E agora?

Não te sintas frustrada. O melhor é manter a calma e confiar que tomaram a decisão correcta. Aproveitem este tempo, até à nova data, para procurar inspirações, preparar os últimos detalhes, encontrar fornecedores pendentes… E, sobretudo, não percas a esperança.

Terão o vosso grande dia e será um dia memorável.

Esperamos e desejamos que nas próximas semanas tudo se resolva e que possamos regressar todos à normalidade.

****

Relembramos que na Comunidade sempre podem encontrar o apoio necessário para qualquer pesquisa, dúvidas ou sentimentos que pretendam partilhar com os restantes casais que estão a passar pelo mesmo processo.

E para qualquer caso particular, não deixem de escrever a help@casamentos.pt onde as nossas equipas estarão disponíveis para ajudar.

Um abraço forte!


giphy.gif?cid=790b76116b254cbe295aec508d283189345567ee666bb95e&rid=giphy.gif


Confere nossa central de ajuda:

Central de ajuda para casamentos: guia útil para casamentos

319 respostas

  • L
    Noiva Novata Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Leonor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alguém sabe se os documentos para o casamento, aumentam a validade?
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Mariana, tudo bem? Não tens nenhum contato da loja em que compraste o vestido em questão?


    • Responder
  • M
    Noiva Novata Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá meninas, adiei o meu casamento de 18 de Set 2020 para 17 de Setembro de 2021. Conseguimos conciliar com todos os fornecedores felizmente. Mas estou a ter imensa dificuldade em contactar a Pronovias para lhes comunicar esta alteração. Alguma menina que tenha adiado o casamento e conseguiu falar com a Pronovias? Eles guardam o vestido durante mais um ano e alteram as provas? Não faço ideia de como eles procedem e ninguém me atende na linha de apoio nem respondem a emails! Obrigada Smiley smile

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Sandra! Encontrei alguns debates de noivas que casam ou ponderam casar nessa quinta, dá uma vista de olhos:

    quinta da aldeia e quinta das palmeiras - Porto de Mós/leiria

    Alojamento perto quinta da aldeia-porto de mós

    Podes enviar-lhes uma mensagem privada, de certeza que vão conseguir ajudar-te.

    Beijinhos Smiley smile

    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Constante Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu já alterei, adiei para o ano.


    • Responder
  • Sandra
    Noiva Curiosa Setembro 2021 Santarém (Concelho)
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alguém que case na quinta da aldeia (porto de mós)??
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Novata Julho 2020 Moita
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda não cancelamos nada, estamos esperançosos que possamos casar ainda este ano na “nossa data” 31.07
    • Responder
  • Joana
    Noiva Curiosa Agosto 2020 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E como foi o processo de adiares o casamento no registo? Podes já marcar para o ano?
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Novata Julho 2020 Moita
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Casamento civil
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Constante Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tb adiei, para Julho de 2021,e terei de pagar de novo.


    • Responder
  • Joana
    Noiva Curiosa Agosto 2020 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, vai ser casamento civil ou igreja?
    • Responder
  • D
    Noiva Novata Julho 2020 Penedono
    Dina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu ainda não tinha nada marcado com o registo... Beijinhos
    • Responder
  • Joana
    Noiva Curiosa Agosto 2020 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Podes explicar-me como fizeste com o registo please
    • Responder
  • D
    Noiva Novata Julho 2020 Penedono
    Dina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá! Eu tinha casamento marcada do 25 de Julho deste ano e desmarquei para o próximo ano! Eu acho que é arriscado fazer um casamento na situação em que estamos.
    Mas claro tomei essa decisão em conjunto com o meu noivo e notámos que os convidados tinham um pouco de receio de irem a um evento destes com um considerável número de pessoas. A quinta onde ia celebrar também me disse que havendo a possibilidade de adiar que seria o melhor pois mesmo que se realiza se o casamento este ano, não ia ser da forma que sonhamos pois vai haver diversas restrições!
    Beijinhos
    • Responder
  • Joana
    Noiva Curiosa Agosto 2020 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada, no que puder ajudar estou cá 😉
    • Responder
  • Marisa
    Noiva Curiosa Junho 2021 Aveiro (Concelho)
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo conselho. Eu e o meu noivo vamos pensar sobre o assunto.
    • Responder
  • Joana
    Noiva Curiosa Agosto 2020 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lamento dizer-te mas não acho viável. O meu seria dia 1 de agosto e a quinta ligou a avisar que seria melhor remarcar para o ano, podiam realizar o casamento, mas teria de ser com muito menos convidados, os empregados de mesa teriam de andar de máscara, tens que estar à espera que muitas pessoas digam que não vão, e não iram estar à vontade para dançar uns com os outros e assim. Eu decidi alterar para o ano pois não foi assim que sonhei o meu casamento.
    Isto é só um conselho querida 😉
    • Responder
  • Marisa
    Noiva Curiosa Junho 2021 Aveiro (Concelho)
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu casava em 6 de junho de 2020, mas adiei o casamento para 25 de julho de 2020. Era única data disponivel da quinta para este ano. Espero bem não ter de adiar mais uma vez a data e que se realize este ano.

    Acham que será viável fazer o meu casamento a 25 de julho deste ano?

    • Responder
  • Ana
    Noiva Novata Julho 2020 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada vou ver esse debate.
    Sim deram algumas datas, ainda para este ano, a maioria delas no final do ano.
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cristina! Estamos todos a torcer que isto tudo termine o mais rápido possível 🙏🙏

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Dina! Não te esqueças de alterar a data de casamento aqui na nossa página para que te possamos ajudar e enviar-te conteúdo relevante e correto para o teu dia. Este debate pode ser bastante útil: Coisas a ter em conta se alteraste a data do teu Casamento!

    Beijinhos, vai ficar tudo bem Smiley heart

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Joana. É sempre bom ter uma segunda opção! Beijinhos e vais ver que o teu dia vai correr como sempre sonhaste. Estaremos aqui para ajudar-te com tudo o que precises Smiley heart

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Leonel. O melhor a fazer é aguardar e seguir as indicações da DGS. Mantenham-se em contato com os vossos fornecedores e tenham sempre um plano B. Queremos todos que isto termine o mais rápido possível 🙏

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Ana, tudo bem? Algumas noivas têm falado sobre esse assunto na Comunidade. Podes dar uma vista de olhos a este debate: Aumento do preço do casamento - covid 19

    Os teus fornecedores deram-te mais alguma opção de escolha sem ser 2021? Beijinhos e não te preocupes, vai correr tudo bem!

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Constante Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada ! Tenho fé que seja em setembro!
    • Responder
  • Ana
    Noiva Novata Julho 2020 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá


    Tentei adiar o meu casamento em Julho 17 para o ano 2021 mas para além de perder o sinal, ainda tenho penalização! Mais alguém nas mesmas condições? É uma desilusão, nem todos parecem ser tolerantes.
    • Responder
  • Joana
    Noiva Curiosa Agosto 2020 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A quinta onde ia fazer cancelou hoje todos os casamentos para este ano, porque disseram que só estavam a deixar ser 10 convidados, e os empregados de mesa e assim teriam de andar de máscara, e também achei melhor pois não foi assim que sonhei o meu casamento... Enfim, uma chatice mesmo 😔
    • Responder
  • Joana
    Noiva Curiosa Agosto 2020 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O meu seria dia 1 de Agosto, fui contactada pela quinta hoje e disseram que este ano não iriam realizar nenhum tipo de festas, foram super acessíveis, ficará para o ano e não pediram nada a mais. Hoje já mandei um e-mail a contactar o registo para ver como vai ser.
    • Responder
  • D
    Noiva Novata Julho 2020 Penedono
    Dina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá!
    Eu tinha o casamento marcado para Julho dia 25 mas adie para Agosto do próximo ano! Quando informei os convidados da alteração da data percebi que para muitos foi um alívio pois tinha receio de ir ao casamento! Realmente estamos numa situação difícil para todos!
    Beijinhos e tudo de bom
    • Responder
  • Leonel
    Noiva Novata Junho 2022 Seixal
    Leonel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu er 27 de Junho adiamos par agosto mase mesmo assim é estamos na dúvida se se vaie realizar. Vamoz esperar como as coisas e evoluem.!
    • Responder
  • Cristina
    Noiva Principiante Agosto 2020 Arouca
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu era dia 16 de maio e já adiamos para agosto ...vamos ver se é Smiley smile mas mesmo qie não seja com todos os convidados vamos realizar o nosso casamento nem que seja mais pequeno pois é casamento e batizado e queremos muito batizar a nossa menina este ano Smiley smile vamos ver se o vírus e o governo deixa Smiley smile
    • Responder
  • Micaela
    Noiva Constante Junho 2020 Felgueiras
    Micaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por acaso a mim, disseram para esperar para continuarmos a tratar de tudo normalmente, porque a quinta tem capacidade para 1500 pessoas. Então estamos aguardar
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração