COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Isa
Administradora Porto (Concelho)

Casamento em tempos de instabilidade (COVID-19)

Isa, a 13 de Março de 2020 às 11:50 Publicado em Fórum Casamentos.pt 30 295
Guardado Guardar
Responder

(Atualizado a 30/04/2020)

No dia 30 de abril o governo apresentou novas diretrizes que terão início em 4 de maio.

Entra neste novo debate e informa-te:

Os casamentos podem ser realizados novamente?


***

Olá Comunidade.

Como todos sabem, o mundo inteiro está a atravessar uma situação delicada devido ao vírus COVID-19 (coronavírus), que afeta também o setor nupcial. Infelizmente, em alguns casos, está também a afetar a organização do casamento ou mesmo a celebração deste dia. Nas últimas horas, temos recebido muitas dúvidas e preocupações da vossa parte e por isso gostaríamos de esclarecer alguns pontos.

Acho que já todos sabem o quanto lamentamos esta situação e que entendemos a incerteza que o panorama atual cria em torno do vosso casamento. Na Comunidade de Casamentos.pt, contam com todo o nosso apoio para, como sempre, acompanhar-vos, partilhar dúvidas, preocupações, experiências e sentimentos.

Neste sentido, queremos reunir todas as perguntas ou inquietudes que vocês, noiv@s, têm estado a partilhar connosco no fórum e apoiar-vos com conselhos, bem como, com a informação necessária para que possam guiar-se ou, pelo menos, tranquilizarem-se. Tod@s junt@s, vamos reunindo ideias, conselhos e informações.


🍴 Festa de casamento e espaços

Como estes protocolos vão mudando diariamente, recomendamos que se mantenham informados. Se têm qualquer dúvida sobre a celebração do vosso casamento, recomendamos que entrem em contato com os vossos fornecedores para resolver todas as dúvidas e inquietações e, no caso de ser necessário, encontrar soluções ou alternativas aos impedimentos que possam surgir.

Em momentos de emergência como o que estamos a viver, a solidariedade das pessoas pode surpreender-nos. Se conversarem com calma com os profissionais que escolheram para o vosso dia, podem encontrar um plano B ou uma solução que favoreça ambas as partes. Agora, mais do que nunca, precisam que os profissionais estejam do vosso lado e vice versa.

Sobre o espaço onde realizarão a vossa cerimónia, seja civil ou religiosa, aconselhamos a que entrem em contato com as instituições que, de certeza, já estão a avaliar toda a situação e a tomar medidas pertinentes. Para além disso, algumas medidas preliminares estão a ser adotadas por regiões pelo que, para além das medidas nacionais, é importante que consultem as medidas que estão a ser aplicadas no vosso distrito ou cidade.

O primeiro-ministro anunciou recentemente o encerramento dos restaurantes, que só poderão oferecer o serviço de entrega ao domicílio ou takeaway. Esta medida afeta todas as celebrações de casamentos previstas a partir do dia 19 de março e terá a duração de 15 dias corridos, com a possibilidade de prorrogação. Continuamos pendentes de todos os acontecimentos em Portugal e assim que se anunciem as medidas que podem afetar o vosso casamento, iremos colocar-vos a par.


🌎 Viagens e Lua de Mel

As viagens, passeios e escalas são outras das principais restrições neste momento. O melhor é que se mantenham informados e não deixar que os nervos falem mais alto.

>> Se a tua viagem é daqui a vários meses, informa-te mas não te precipites nem tomes uma decisão de cabeça quente. A situação pode ,e assim esperamos, mudar em poucos meses e seria uma pena que percas a viagem e o preço que já tinhas reservado. Contudo, se ficares mais tranquila, podem ler a política de alteração e cancelamento do vosso contrato e consultar a vossa agência de viagem.

>> Se a tua viagem é nas próximas semanas, a primeira coisa que deves fazer é verificar a informação oficial e atualizada das autoridades tanto no país de destino, por exemplo na Embaixada de Portugal desse mesmo país e da Organização Mundial da Saúde , como nacionais, como o Ministério da Saúde e a Direção-Geral da Saúde (DGS).

No caso de terem solicitado um pedido de visto de viagem, serão as mesmas autoridades oficiais as que poderão informar-vos da possibilidade de reagendar a vossa lua de mel. Mesmo assim, se a tua viagem inclui alguma escala com limitações de entrada ou saída, deves verificar as restrições desse lugar. Podes fazê-lo aqui.

A próxima recomendação será consultar a vossa agência de viagens e questionar qual a possibilidade de adiar a lua de mel ou procurar destinos alternativos.

Por último, se é o caso, também recomendamos que consultem as políticas que a vossa companhia aérea ou o vosso alojamento seguirão.


👫 Fala com os teus convidados

A celebração do vosso casamento é um dos momentos mais importantes para ti e para a tua cara metade, mas também para a tua família e amigos. Se não é possível celebrar este dia agora, não te preocupes. Para que possas viver este dia com total tranquilidade e para que todos possam disfrutar deste momento deves reconsiderar reagendar o casamento e realizá-lo numa data posterior. Os teus convidados vão entender e agradecer, especialmente se estão mais fragilizados a nível de saúde.

Nesta fase, o governo de Portugal, restringiu a liberdade de circulação às pessoas com idade superior a 70 anos e recomendou que a restante população fique em casa e circule apenas para o estritamente necessário.


👰 Casamentos dentro de alguns meses

Esta situação muda constantemente e não podemos predizer quando estará finalizada. Assim, se o teu casamento é dentro de uns meses não te preocupes demasiado. Continua com a organização do teu casamento e pensa que tudo se vai resolver em breve.


🤔 Adio ou não… E agora?

Não te sintas frustrada. O melhor é manter a calma e confiar que tomaram a decisão correcta. Aproveitem este tempo, até à nova data, para procurar inspirações, preparar os últimos detalhes, encontrar fornecedores pendentes… E, sobretudo, não percas a esperança.

Terão o vosso grande dia e será um dia memorável.

Esperamos e desejamos que nas próximas semanas tudo se resolva e que possamos regressar todos à normalidade.

****

Relembramos que na Comunidade sempre podem encontrar o apoio necessário para qualquer pesquisa, dúvidas ou sentimentos que pretendam partilhar com os restantes casais que estão a passar pelo mesmo processo.

E para qualquer caso particular, não deixem de escrever a help@casamentos.pt onde as nossas equipas estarão disponíveis para ajudar.

Um abraço forte!


giphy.gif?cid=790b76116b254cbe295aec508d

295 respostas

  • Miriam
    Noiva Novata Julho 2020 Moita
    Miriam ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Vai tudo correr bem Smiley sexy

    • Responder
  • Dario
    Noivo Novato Agosto 2020 Braga (Concelho)
    Dario ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Nós também não ... também temos essa esperança !
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Ativa Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Pois não sei se é legal.
    Foi o que a sra me enviou no email
    • Responder
  • Soraia
    Noiva Novata Outubro 2020 Almada
    Soraia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Eu também estou nessa situação. Mas isto será legal? O fornecedor pode simplesmente ficar com o sinal por adiarmos perante uma situação de pandemia?

    • Responder
  • L
    Noiva Novata Julho 2020 Lisboa (Concelho)
    Leonor ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada!!!
    • Responder
  • Carla
    Administradora Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Olá Rita! 😘 Lamentamos imenso esta situação. Mas esse dia vai chegar e será ainda mais especial 😘 Um beijinho e força!

    • Responder
  • Carla
    Administradora Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Olá Leonor!

    A noiva Krizitah partilhou o seu feedback aqui: Informação conservatória: covid vs processo civil (atualização de informação).

    Mas o ideal é que possas contactar a conservatória e pedir mais informações e atualizadas.

    Beijinho

    • Responder
  • Rita
    Noiva Constante Julho 2021 Barreiro
    Rita ·
    • Denunciar
    Eu ia casar agora em 5 setembro 2020 e adiámos para 24 julho 2021. Também consegui avisarmos os fornecedores à excepção da loja de noivas também Smiley sad
    • Responder
  • L
    Noiva Novata Julho 2020 Lisboa (Concelho)
    Leonor ·
    • Denunciar
    Alguém sabe se os documentos para o casamento, aumentam a validade?
    • Responder
  • Isa
    Administradora Porto (Concelho)
    Isa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Olá Mariana, tudo bem? Não tens nenhum contato da loja em que compraste o vestido em questão?


    • Responder
  • M
    Noiva Novata Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar

    Olá meninas, adiei o meu casamento de 18 de Set 2020 para 17 de Setembro de 2021. Conseguimos conciliar com todos os fornecedores felizmente. Mas estou a ter imensa dificuldade em contactar a Pronovias para lhes comunicar esta alteração. Alguma menina que tenha adiado o casamento e conseguiu falar com a Pronovias? Eles guardam o vestido durante mais um ano e alteram as provas? Não faço ideia de como eles procedem e ninguém me atende na linha de apoio nem respondem a emails! Obrigada Smiley smile

    • Responder
  • Isa
    Administradora Porto (Concelho)
    Isa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Olá Sandra! Encontrei alguns debates de noivas que casam ou ponderam casar nessa quinta, dá uma vista de olhos:

    quinta da aldeia e quinta das palmeiras - Porto de Mós/leiria

    Alojamento perto quinta da aldeia-porto de mós

    Podes enviar-lhes uma mensagem privada, de certeza que vão conseguir ajudar-te.

    Beijinhos Smiley smile

    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Ativa Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Eu já alterei, adiei para o ano.


    • Responder
  • Sandra
    Noiva Curiosa Setembro 2021 Santarém (Concelho)
    Sandra ·
    • Denunciar
    Alguém que case na quinta da aldeia (porto de mós)??
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Novata Julho 2020 Moita
    Miriam ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Ainda não cancelamos nada, estamos esperançosos que possamos casar ainda este ano na “nossa data” 31.07
    • Responder
  • Joana
    Noiva Principiante Agosto 2020 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    E como foi o processo de adiares o casamento no registo? Podes já marcar para o ano?
    • Responder

Responda a este debate

×

Artigos relacionados