Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Andreia
Top das Noivas Agosto 2015 Seixal

Casamento e redes sociais - como lidar com os convidados

Andreia, a 6 de Outubro de 2015 às 15:38 Publicado em Fórum Festa 0 54

Boa tarde a tod@s Smiley laugh

.

Ontem fiz um debate com uma situação que me pareceu pertinente: os convidados e as suas máquinas fotográficas.

.

Hoje em dia a maioria dos convidados adora passar o casamento a tirar fotos com a sua máquina fotográfica ou smartphone. Ficam prontinhas a fazer upload nas redes sociais com mil e um hashtags.

Convidados e redes sociais

Mas... e se os noivos não gostam que as suas fotos vão parar às redes sociais? Há muitos noivos que nem têm contas de redes sociais e não querem as suas fotos espalhadas pela internet.

Mesmo que os noivos não se importem, eles gostavam de poder ver fotos do dia do casamento pela visão dos convidados. Por isso, deixo-vos umas dicas de como lidar com o assunto.

.

1. Vocês não se importam que os convidados façam upload de fotos vossas nas redes sociais

Nós fomos dos que não se importaram com isso. Para garantir que vocês vêm as fotos todas que os vossos convidados colocam online, façam um cartaz, moldura, etc., com umas instruções e criem a vossa hashtag personalizada. Por exemplo: #A&TAgosto2015

Se tiverem um site de casamento, não se esqueçam de adicionar lá esta informação.

Convidados e redes sociais

.

2. Vocês não se importam que os convidados façam upload de fotos vossas nas redes sociais mas querem ser os primeiros a colocar fotos vossas vestidos de noivos

Aqui, acho que nem devia ser preciso tocar no assunto. O bom senso devia prevalecer e qualquer convidado deve perguntar aos noivos primeiro, se pode colocar uma foto deles online. Infelizmente, isto nem sempre acontece. A minha primeira foto no facebook foi uma selfie tirada com o meu irmão, que me pediu autorização para a colocar e usar como foto de perfil. Não me importei e era o meu irmão, mas quando cheguei ao facebook no dia seguinte, estava cheio de fotos nossas em vários momentos. Nenhuma com autorização para tal.

Convidados e redes sociais

Neste caso, o melhor será pedirem directamente aos convidados, conforme forem falando com eles ou até adicionarem uma linha à placa da foto anterior, com algo do género "Gostávamos de ser os primeiros a partilhar a nossa felicidade nas redes sociais. Se quiserem colocar fotos nossas nas redes sociais, por favor esperem até nós partilharmos a nossa Smiley smile".

Mais uma vez, se tiverem um site de casamento, não se esqueçam de adicionar lá esta informação.

.

3. Vocês não querem quaisquer fotos vossas nas redes sociais

Esta é a situação que requer mais cuidado e pulso firme. Pode não ser fácil falar sobre isto com os convidados, mas eles irão perceber o vosso lado.

O melhor é adicionarem algo no vosso convite de casamento, que remeta para o assunto. Quando entregarem aos convidados, mencionem o assunto. Assim os convidados já ficam de sobreaviso. Podem ter um site de casamento onde tenham essas instruções, mas tenham em conta que muitos convidados não vão aceder ao vosso site e não vão ter acesso a essa informação.

No dia, podem optar por ter uma placa do género, num tom mais sério:

convidados

Ou num tom mais divertido. Esta também é óptima para quem não quer "penetras fotógrafos" nas fotos do casal, como falei no outro debate.

convidados

.

Seja qual for a vossa opção, há uma app fantástica para vos ajudar com as fotos dos convidados. Chama-se Wedshoots e podem ler sobre ela AQUI. Podem fazer download para o telémovel, criar um álbum e este fica protegido por uma password. Depois é pedir aos convidados para fazerem upload de todas as fotos que tirarem com os seus smartphones e assim todos os convidados (e os noivos) têm acesso às fotos do casamento, sem que sejam tornadas públicas.

.

Para relembrar os convidados (acreditem que nunca é demais), podem adicionar nos convites, no vosso site e até mesmo no dia do casamento, numa plaquinha, como nós fizémos:

Photobooth

Acreditem que, apesar de lembrarem os convidados 1000 vezes, ainda vão ter de lhes andar a pedinchar fotos Smiley tongue

Que tipo de noivos são vocês? Gostavam de ter as vossas fotos online, ou nem por isso?

54 respostas

Última atividade por Cátia, a 23 de Outubro de 2016 às 12:21
  • Cátia
    Noiva Constante Setembro 2019 Santa Maria da Feira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho que vou criar uma hastag, tenho muitas amigas que adoram tirar fotos, mas claro que vou chamar à atenção que não quero ter lá 1001 fotos, tem algumas coisas que serão vividas só entre nós e os convidados, assim espero Smiley laugh

    • Responder
  • Bride **
    Noiva VIP Julho 2017 Vila do Conde
    Bride ** ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ideias fantásticas, vou pensar qual adaptar.

    • Responder
  • L
    Noiva Master Setembro 2015 Terceira
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boas dicas, mas já li tarde de mais.

    Nós somos o tipo de noivos que não queria nada nas redes sociais, até sermos nós a publicar. Avisei bem as minhas amigas, família, etc...que não queria nada no facebook, mas foi inevitável. Ainda estávamos no altar a tirar fotos com os meus sogros e um primo do noivo lembrou-se de tirar uma foto e colocar logo no face a dar os parabéns....assim que chegamos à boda a foto já tinha imensos comentários, likes e incluisve partilhas. Fiquei chtaeada, claro, mas no dia tentei banalizar a questão para as coisas não azedarem. Claro que depois dessas apareceram mais umas quantas, e nenhuma com a nossa autorização. Mas também não foram assim tantas quanto isso....já passou. Até agora a única foto que coloquei do dia foi a que partilhei aqui convosco.

    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Abril 2016 Montijo
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boas dicas Andreia...Andava mesmo à procura destas coisas para criar as minhas placas Smiley winking

    • Responder
  • Ana Sofia
    Top das Noivas Setembro 2015 Montemor-o-Velho
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós fomos o 1.º tipo de noivos! Os convidados tiraram bastantes fotos, mas como já disse no outro debate, na altura da cerimónia não tiveram grande hipótese Smiley smile

    • Responder
  • Sónia
    Super Noiva Maio 2016 Leiria (Concelho)
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou falar com o noivo e acho que vamos fazer o mesmo.

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós criámos o álbum Wedshoots sim Smiley smile Por acaso só dois ou três convidados colocaram fotos nossas no facebook. Os outros colocaram só deles como convidados Smiley winking Houve algumas pessoas a colocar as fotos no álbum do site, mas ainda não foram todas. Temos de andar em cima deles Smiley tongue

    • Responder
  • Sónia
    Super Noiva Maio 2016 Leiria (Concelho)
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pois acaba por ser complicado. Assim com o grupo restrito é mais fácil e ninguém vê alem daqueles. Como fizeste criaste wedshoots?

    Nós não temos Instagram nem Twitter só mesmo facebook, mas muitos dos nossos amigos e amigas publicam tudo a tua a hora... até as refeições lol.

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aconteceu-me algo parecido. Nós ficámos noivos na passagem de ano e aproveitámos que ainda estávamos em Portugal, para convidar logo dois dos padrinhos. Mas óbvio que queria ir dizendo às pessoas com calma e nunca anunciamos nada no Facebook. Acabei por ter de falar com essa madrinha, que não parava de me publicar coisas de noiva no Facebook e as pessoas iam fazendo perguntas.
    • Responder
  • Sónia
    Super Noiva Maio 2016 Leiria (Concelho)
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Andreia. Obrigada isto realmente é bastante importante. Partilho aqui o que me aconteceu no pedido de casamento. Quando foi o pedido colocei entrei no face e criei um grupo restrito a quem queria partilhar a minha felicidade.. passado algum tempo fizemos anos de namoro e colocámos fotos no perfil geral do face... começaram logo os comentários de " este é o último ano de namoro" e outros comentários que davam a entender que íamos casar.Eu e o noivo apagámos os comentários e falámos com as pessoas. Se criámos um grupo no facebook à parte por alguma coisa foi lol já não existe respeito pelo que queremos manter privado.

    • Responder
  • Daniela e Fábio
    Top das Noivas Julho 2016 Barcelos
    Daniela e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente debateSmiley laugh, não me importo que tirem fotos menos na igreja pleaseeee

    • Responder
  • Catarina Novo
    Super Noiva Setembro 2016 Póvoa de Varzim
    Catarina Novo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Eu não me importaria. Bjinho e Mtas felicidades
    • Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sim algumas pessoas não gostam mesmo... E a sua opinião deve ser respeitada!

    • Responder
  • Vera
    Noiva Constante Maio 2016 Castelo Branco (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá ladys....
    Eu vou ter duas situações situadas...a do esteg#
    E uma zona no espaço exterior, que permite às pessoas utilizarem os acessórios e adereços e brincarem com as fotos...sejam tiradas pela fotografa de serviço, seja por cada convidado!!

    Bjcas
    VB
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Basta isso Smiley smile Depois vocês fazem uma pesquisa por esse hashtag e é suposto aparecer todas as fotos que o tiverem Smiley smile

    • Responder
  • Kellyads
    Noiva Master Agosto 2016 Amares
    Kellyads ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu fiz um #KellyeJoel !!! Sabem se é so meter este # nas fotos ou se é preciso fazer algo mais?

    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vou pedir aos convidados para não partilharem 500 fotos do meu casamento como já vi alguns fazerem... Já dei mais atenção às redes sociais e cada vez mais deixo de lá partilhar várias coisas para ter mais privacidade!

    Ás vezes até brinco com o J a dizer: "Não partilho fotos de passeios que damos, será que não existiram?" Smiley xd

    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim é uma realidade Smiley smile
    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não me vou importar que ponham logo que ao tirarem as fotos não se metam á frente do fotógrafo....

    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É verdade, vamos lá ver como corre xD

    • Responder
  • Tania
    Super Noiva Setembro 2015 Porto (Concelho)
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não tive problemas por acaso. Selfies tirei as eu e mais ninguém tirou fotos. Usei o wedshoots e uma hashtag personalizada (só pro caso) e fiz um álbum colaborativo no facebook onde todos puseram as fotos do casamento, se é que as tinham. Acho que convidei as pessoas certas Smiley tongue
    • Responder
  • Denise
    Super Noiva Agosto 2015 Vila Franca de Xira
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós também só anunciamos no fb depois de falarmos com as pessoas mais importantes... felizmente não tive ninguém a fazer esse tipo de posts lol
    • Responder
  • Tatiana
    Top das Noivas Julho 2016 Vila Franca de Xira
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A mim não icomoda!

    Mas vou pedir a quem for a casa dos meus pais para só publicar fotos depois da cerimónia na igreja para não estragar a surpresa.

    Tb vamos criar a hastag Smiley smile

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também não me importei, mas há noivos que não gostam. Nós, por exemplo, não queríamos anunciar no Facebook o noivado, porque queríamos falar directamente com as pessoas mais importantes primeiro. Tive de dar uma descasca a uma das madrinhas que não parava de me partilhar coisas de noivos no Facebook.
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No vosso caso os convidados devem ainda ter um cuidado extra de boa informar Smiley smile é chato quando alguém vem dizer "estavas tão gira" e a pessoa nem sabe onde aquela pessoa nos viu... Ao menos se os convidados avisarem, enviarem as fotos e assim, estamos prevenidos Smiley tongue
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós também não nos importámos, mas a verdade é que é um evento muito íntimo e nem toda a gente gosta de ter esse tipo de coisas nas redes sociais Smiley winking
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahaha as mães Smiley winking a minna andou a partilhar uma ou outra foto que alguém pôs. A tia do Tiago é que andou louca a partilhar até fotos da decoração. Houve um dia que perguntou se podia anunciar o nosso casamento no Facebook. Eu lá lhe tentei explicar que o Facebook dela não é o Diário da República, mas há coisas que não passam Smiley xd
    • Responder
  • Francisca
    Noiva VIP Setembro 2015 Porto (Concelho)
    Francisca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e o meu marido não temos Facebook e eu não queria nada fotos nossas lá espalhadas, felizmente repeitaram o nosso pedido (excepto a minha mãe que não se aguenta). :p
    • Responder
  • Denise
    Super Noiva Agosto 2015 Vila Franca de Xira
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sinceramente não me importei com isso Smiley smile muita gente colocou fotos no dia do casamento (após a cerimónia ) e isso não me incomodou pelo contrário Smiley winking
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    No nosso caso nós não tenhos contas em redes sociais, mas não nos importámos que metem desde que nos digam alguma coisa

    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A nos não nos preocupa que metam as fotos que quiserem na internet !! Hoje em dia é super normal e não nos faz confusão Smiley smile
    Mas acho que é um excelente debate, é realmente não se costuma pensar nessas coisas, com tantas coisas por pensar , boa Andreia !
    • Responder
  • P!nk Bride *
    Noiva VIP Agosto 2016 Oliveira de Azeméis
    P!nk Bride * ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso sim é uma atitude decente... deviam todos ter consideração e respeito e fazer o mesmo...
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração