COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Ana Sofia
Top das Noivas Setembro 2015 Montemor-o-Velho

Casamento civil – trâmites legais

Ana Sofia, a 31 de Março de 2015 às 13:52 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 53
Guardado Guardar
Responder

Olá Comunidade.

O meu debate de hoje serve para ajudar os noivos que pretendam fazer casamento civil e que possam eventualmente ter algumas dúvidas. Posso contar um porco a minha experiência porque fui tratar do processo de casamento na passada sexta-feira (27/março).

Com quanto tempo de antecedência se deve tratar do casamento:

Este processo só poderá ser tratado, no máximo, com 6 meses de antecedência. É um assunto que se resolve com bastante facilidade e que é rápido. Porém, devem mesmo ir com 6 meses de antecedência para fazer a reserva da data, porque se alguém casar no mesmo dia que vocês e em horas próximas, podem ter o azar de ter que mudar a vossa hora de casamento (que foi o que me aconteceu, e que basicamente implicou mandar para o lixo os convites que já estavam feitos e pagos!!!!!!!).

Documentos a levar:

Os cartões de cidadão de ambos. Isto porque no registo civil, consultaram as nossas certidões de nascimento on-line e fizeram lá a impressão das mesmas.

O que é feito no registo civil:

Nesse dia respondemos a um questionário, que servirá para fins estatísticos; foi feito um documento que referia as nossas intenções de contrair matrimónio (e que no dia da cerimónia será lido perante todos); fizemos a reserva da data e da hora; pagámos 200€ (que é o custo do processo de casamento civil, realizado ao fim-de-semana e com deslocação de uma pessoa ao local da cerimónia); decidimos qual o regime de bens que pretendíamos… E penso que foi tudo!

O que ficou a faltar tratar:

• Enviar cópia dos documentos de identificação das nossas testemunhas, bem como as respetivas moradas.
  • Lá mais para a frente entrar em contacto com o táxi para fazer o transporte da conservadora

Outras coisas que precisam saber:

• No dia do casamento terão que providenciar um táxi para fazer o transporte do conservador, desde o local do serviço até ao lugar da cerimónia.
  • A cerimónia poderá ser personalizável. Para isso precisam, alguns dias antes, informar o conservador do que pretendem fazer.
  • No dia do casamento as vossas testemunhas tem que se fazer acompanhar pelos respetivos documentos de identificação (cartão de cidadão ou BI).
  • As testemunhas podem ser entre 2 e 4. Não necessitam obrigatoriamente de testemunhas, desde que os noivos tenham consigo os respetivos documentos de identificação.

Desculpem o testamento, mas não há forma de resumir mais tanta informação... Smiley smile

53 respostas

• Marisa
    Noiva Ativa Julho 2020 Sintra
    Marisa ·
    • Denunciar
    Otimas dicas! Obrigada
    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Junho 2017 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar

Excelente informaçãoSmiley smile.

Obrigada pela aprtilha. Nunca é demais saber mais umas coisinhas acerca do casamento civilSmiley smile

• Responder
  • Ana Sofia
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Olá Simone!

Quem me dera poder ajudar... mas infelizmentenão sei. Tratei de tudo no meu município e casei nele... Não sei mesmo a resposta à tua questão. Mas podes sempre passar naconservatória ou telefonar e colocar a questão...

• Responder
  • S
    Noiva Novata Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    SIMONE ·
    • Denunciar
    Vou dar entrada no meu processo de casamenti no civil aqui em Lisboa. Mas vou casar no civil em castelo branco Minha duvida tenho de paga aqui e la?Smiley smile Smiley smile
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Abril 2017 Pombal
    Adriana ·
    • Denunciar
    Obrigada linda Smiley smile
    • Responder
  • Ana Sofia
    Ana Sofia ·
    • Denunciar

Hum... É estranho... Realmente foi-nos informado na hora... Espero que entretanto vos digam alguma coisa e que possa ser no dia e hora que pretendem Smiley smile

• Responder
  • Sarah
    Noiva Ativa Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Sarah ·
    • Denunciar
    Obrigada Ana Smiley smile E que fui a um registro civil e ainda nao deram nenhuma resposta ainda. Fui a semana passada
    • Responder
  • Ana Sofia
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Olá querida.

Foi na hora. Disse quando queríamos e a que horas queríamos e pronto... O dia dava, mas tivémos que antecipar a hora Smiley smile

• Responder
  • Sarah
    Noiva Ativa Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Sarah ·
    • Denunciar
    Ola, e quanto tempo levou para confirmarem a data e a hora que escolheste? Obrigada
    • Responder
  • Laura
    Noiva Constante Setembro 2016 Leiria (Concelho)
    Laura ·
    • Denunciar
    Obrigada pelo esclarecimento Ana Sofia.. :-)
    • Responder
  • Ana Gaspar
    Noiva Constante Abril 2021 Sintra
    Ana Gaspar ·
    • Denunciar

Adorei o teu testamento, pois tambem vou casar pelo civil e numa quinta

• Responder
  • Carla
    Noiva Principiante Julho 2016 Guimarães
    Carla ·
    • Denunciar
    Caso para o ano, e decidimos fazer so cerimónia civil na quinta Smiley smile e o teu "testamento" tirou me bastantes dúvidas Smiley winking
    • Responder
  • Tânia
    Noiva Master Julho 2016 Castelo Branco (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar

Obrigada! Este debate esclareceu-me algumas dúvidas Smiley smile

• Responder
  • Tania
    Super Noiva Setembro 2015 Porto (Concelho)
    Tania ·
    • Denunciar
    Que engraçado, não preenchi nada nem respondi a questionário Smiley surprise
    • Responder
  • Tânia
    Top das Noivas Maio 2016 Coimbra (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar

Obrigada pelas dicas!

• Responder
  • Ana Sofia
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olha todas baseadas na minha experiência Smiley winkingSmiley winkingSmiley winking
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados