Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Catia
Noiva Experiente Agosto 2020 São Miguel

Casamento civil - a papelada dura até quando?

Catia, a 2 de Junho de 2020 às 18:37 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 11
Ola noivas/os,
Com isto do covid os processos a civil duram mais tempo certo? Ouvi dizer que era um ano mas não sei se começam a contar a partir do dia que o processo foi aberto ou a partir da data original do casamento?
O processo foi iniciado dia 3 Fevereiro e éramos para casar dia 1 Agosto. A nossa nova data é em Julho... não sei se a papelada expira ou não :/ (Fui tao apressada a deixar tudo feito e agora Pimba... haja paciência). Obrigada!

11 respostas

Última atividade por Catia, a 3 de Junho de 2020 às 09:47
  • Catia
    Noiva Experiente Agosto 2020 São Miguel
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Foi uma complicação para tratar da papelada toda com o consulado (vivemos no UK e o noivo e inglês). Por isso queria ou casar na data original já que a papelada está tratada ou se pudesse esticar até à nova data casávamos em 2021. Vou ligar para a conservatória e perguntar Smiley smile obrigada!
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Cátia 😍

    A conservatória aqui da zona diz que o processo de casamento passa a ter duração de 1 ano a partir da data de inicio do mesmo. Se a nova data de casamento for dentro desse prazo, não há problema. Caso contrário, existem duas opções: anular o processo, perdendo 50% do valor pago, e iniciar um novo a 6 meses da nova data (no caso de não saberem qual será ainda) ou manter o processo atual mas mais perto da data (p.ex. quando faltarem 6 meses para a data de casamento pedir um prolongamento do processo, e assim não se perde dinheiro.

    De qualquer das formas, o melhor é mesmo enviares um e-mail para a vossa conservatória a questionar que assim ficas com a informação por escrito 😘

    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Cátia! 😘

    Nesta fase o ideal é enviares um e-mail, questionar e ficar realmente com o registo.

    Infelizmente as noivinhas têm partilhado algumas informações contraditórias e não sabemos como estão a proceder a 100%.

    Beijinho

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro querida! Foi mesmo ease o intuito porque ou a ti ou a mim induziram em erro. E convém esclarecermos! 😁
    • Responder
  • Ângela
    Noiva Constante Agosto 2020 Sintra
    Ângela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Krizitah, só posso afirmar o que me disseram a mim. Não estou a duvidar de ti como é óbvio, mas se há divergência de indicações, o melhor é entrar em contacto com a conservatória em questão. 😉
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cátia! A minha conservatória no final de Março indicou me que o processo tinha validade de um ano após abertura de processo.. Ou seja 3 de Fevereiro..
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A minha conservatória não me disse isso 🙄
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Constante Setembro 2021 Sintra
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A conservatória onde abrimos o processo informou-nos que o processo passa a ser válido um ano após abertura. Disseram para mandarmos um e-mail mais perto da data para perceber se é possível fazer alguma coisa e esticar a validade mas que por enquanto não sabem.
    • Responder
  • Ângela
    Noiva Constante Agosto 2020 Sintra
    Ângela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cátia, o processo de casamento civil é válido 1 ano a contar da data do casamento ou seja se a data é 1 de Agosto de 2020 o processo, em caso de alteração é 1 de Agosto de 2021.😉
    Isto foi a informação dada pela Conservadora do Registo Civil.

    • Responder
  • Joana
    Noiva Constante Junho 2019 Palmela
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Creio que 6 meses Smiley smile

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Agosto 2021 Sabugal
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá 😊
    Felizmente não cheguei a abrir processo . Eu e o noivo decidimos que o íamos fazer em Março e acabámos por não o fazer porque apareceu este maldito vírus .
    O melhor é ligares para o registo civil e eles devem informar-te . No entanto , aquilo que percebi é que prolongam a data , sim , mas só mais 6 meses que o normal , o que acaba por ser um ano . por exemplo , se o fizeste em Fevereiro só terá duração até Fevereiro .
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração