COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Virginia
Noiva Master Maio 2019 Tavira

Animação (18): Cerimónias e Rituais

Virginia, a 8 de Novembro de 2019 às 16:40 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 7 18
Guardado Guardar
Responder

Alô gente bonita Smiley tongue

Quem seguiu e adorou ler a saga de debates da nossa querida Milhinha sobre animação?

tenor.gif


E achavam que tinha acabado? Claro que não! Hoje esta comunidade vai ter o primeiro colab de sempre (além dos das admins, claro): venho continuar a saga de animação e hoje falamos sobre.... cerimónias e rituais.

Existem outros tipos de cerimónia além do religioso e civil, e dentro delas vários diferentes rituais de união que dão um toque de romantismo e tradição ao nosso dia.


Porque é tão importante escolher o tipo de cerimónia? A cerimónia é muito mais do que ouvir o dizer "aceito". Os vossos amigos e familiares estão a testemunhar a vossa união e as palavras ditas têm muito peso. O tipo de cerimónia que têm diferencia uma união contratual de uma história de amor.


Como escolher o meu tipo de cerimónia? Deve ser um trabalho conjunto à vossa cara-metade, em que ambos sintam-se à vontade e gostem da opção escolhida. Perguntem um ao outro como imaginam o vosso dia, a vossa cerimónia, os vossos votos, e dai já conseguem ter alguma ideia. A cerimónia deve ser algo que combine convosco, independente do que os convidados possam vir a pensar. Explorem as opções e "combinem" o que gostam para ter o vosso dia perfeito.


Quantos tipos de cerimónia existem? Em Portugal apenas 2 tipos de casamentos são reconhecidos legalmente: o religioso e o civil. Mas isso não quer dizer que tenham apenas estas 2 opções.


Casamento religioso

É o típico casamento na igreja, onde a cerimónia é realizada pelo padre. Para casais religiosos, é a melhor opção. O processo é relativamente fácil, e podem percebê-lo melhor através deste debate da Milhinha. Atenção que, para casamentos na igreja,pode ser necessário fazer o CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio).

O lado menos positivo dos casamentos religiosos é estarem dependentes das vontades do padre. Alguns padres aceitam que se decore a igreja, toque certas músicas, façam alguma personalização... mas alguns não. Confirmem sempre com o vosso padre se têm autorização para o que pretendem ter e fazer no dia.

Animação (18): Cerimónias e Rituais 1

Casamento civil

Para os noivos não religiosos - ou que não fazem questão de ter um casamento na igreja - é a opção mais prática. Pode ser realizado mesmo na conservatória durante o horário de expediente, onde são permitidos convidados e tem um custo de 125€, ou noutro local à vossa escolha. Caso optem por ter a cerimónia fora da conservatória e/ou de horário de expediente, o custo será de 200€ + deslocação em taxi do conservador. Podem ler tudo mais bem explicado no debate da Sandrina.

O único senão do casamento civil é a falta de romantismo do mesmo. Caso o conservador não aceite personalizações, será apenas uma leitura de contrato.

0056-0762-IMG_5250-180706-cf-high-180706

Casamento simbólico

Não têm vontade nenhuma de passar por burocracias? Não querem casar pela igreja nem ter uma leitura de contrato como forma de casamento? Querem apenas confessar o amor que sentem um pelo outro? Então o casamento simbólico é a vossa opção. Para tal, devem contratar um celebrante que realize a vossa cerimónia, ou até mesmo recrutar algum amigo que tenha jeito para a coisa. As vantagens de ter um celebrante são muitas: terão de certeza uma cerimónia única, personalizada, e podem fazer tudo o que quiserem. Para isso é imperativo recrutar o celebrante com algum tempo de antecedência, e agendar uma reunião onde contam toda a vossa história, a vossa essência, e o que querem que seja feito no dia. Podem optar por ter uma cerimónia em outra língua, ou engraçada, ou teatral... o céu é o limite quando se fala em celebrantes.

Para o nosso dia, por exemplo, recrutamos um amigo de longa data que já celebrou casamentos antes. Não precisamos dizer muito porque já nos conhece, mas tivemos uma cerimónia com muitas risadas, algumas lágrimas, e ainda recebemos oficialmente os títulos de Queen of Makeup e King of the Kitchen. Conhecem mais algum casal que tenha tido uma cerimónia igual? Não me parece Smiley tongue

Os únicos problemas de um casamento simbólico são o custo acrescido para a contratação de um celebrante, e o facto de que este casamento por si só não é legal. Devem escolher outra data para ir à conservatória formalizar o casamento (no nosso caso foi o dia antes)

Animação (18): Cerimónias e Rituais 2

O que são rituais de união? São como um gesto extra de amor, incorporados na vossa cerimónia, e simbolizam o amor, a fidelidade, a felicidade, e muitas mais coisas. Alguns rituais de união têm uma tradição por trás, e são realizados há dezenas de anos, outros foram inventados apenas pelo simbolismo, mas são lindos à mesma.


Posso realizar algum ritual durante a minha cerimónia? Depende do tipo de cerimónia que escolhem, e de quem a celebra. Como referi, existe grande liberdade criativa quando optam por um celebrante, porém padres e conservadores podem não autorizar. É sempre melhor confirmar antes com quem vos vai casar.


Quantos rituais de união existem? Milhares. Vêm de diferentes culturas, tradições e crenças, e tem vários significados diferentes.


Cerimónia das Areias

Cada um de vocês têm um frasco com areia colorida, e juntos deitam a areia num recipiente transparente a criar o vosso padrão. Podem escolher incluir familiares e padrinhos, onde irão precisar de várias cores diferentes de areia. Esta cerimónia simboliza a união de duas vidas numa só, ou duas famílias numa. O resultado é um padrão único que podem usar para decorar a vossa casa. Podem encontrar aqui o significado das cores da areia e aqui ideias do resultado final. Em último caso, podem substituir a areia por sal, a durabilidade e o efeito são os mesmos.

Animação (18): Cerimónias e Rituais 3

Unity Candle

São utilizadas 3 velas diferentes: uma para cada um dos noivos e uma central para ser acesa. Juntos, os noivos acendem a vela central com as suas, simbolizando assim duas vidas que se juntam numa só. A tradição é que após o casamento os noivos fiquem com a vela principal, e cada vela individual seja entregue aos respectivos pais.

b7ff69_893bfa4340c04d4682e0bdb0ac466617_

Handfasting

Este ritual é uma tradição celta que simboliza a união de duas pessoas - e é a origem da expressão "tying the knot". É muito utilizado em cerimónias wiccan e pagãs, mas atualmente é muito utilizada em outros tipos de cerimónia. O oficiante convida os noivos a juntar as mãos, como forma de mostrar a livre e espontânea vontade de ambas as partes para o casamento, e passa uma corda ou tecido ao redor das mãos dadas dos noivos enquanto lêem os votos. No final procedem à troca de alianças. A noiva Joana fez um ótimo debate sobre este ritual.



Obviamente que existem muitos mais rituais de união, mas aqui ficam com algumas ideias. Na dúvida de qual tipo de cerimónia escolher, e se devem ou não incorporar rituais de união no vosso dia, tentem falar com @ voss@ parceir@ e visualizar-vos em cada uma das situações. Não tentem fazer algo por ser tendência ou porque alguém vos disse para fazer, o importante é sentir o amor e ser algo natural, em que os vossos convidados possam ver o vosso amor refletido nas vossas palavras e ações.


Smiley kiss


18 respostas

Última atividade por Jessica, a 4 de Setembro de 2020 às 11:44
  • Jessica
    Noiva Novata Maio 2021 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    Adorei. Quero fazer a cerimônia simbólica. E o casamento no cívil antecedendo a mesma. Ajudou muito a sua abordagem do tema. Obrigada 🤗
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Curiosa Setembro 2020 Setúbal (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    Ótimo debate. Obrigada
    • Responder
  • Carla
    Administradora Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar

    Obrigada pelo teu debate, Virgina! Smiley love Smiley heart


    Sempre prontas a ajudar as nossas noivinhas Smiley heart

    • Responder
  • Taninha
    Top das Noivas Setembro 2019 Vila Nova de Famalicão
    Taninha ·
    • Denunciar
    Excelente debate querida. 😍
    Nós tivemos cerimónia religiosa e no fim soltamos pombas brancas.
    • Responder
  • Nelly
    Noiva Master Outubro 2020 Albufeira
    Nelly ·
    • Denunciar
    Nós vamos ter um casamento religioso mas também vamos ter a celebração de unity candles
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar

    Excelente debate Virginia! Smiley kiss

    • Responder
  • Catarina
    Destacada Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    Óptimo debate Virgínia 😁
    Continuam a haver muitas noivinhas com dúvidas quanto a tipo de cerimônias e rituais existentes e neste debate têm toda a informação necessária. tenor.gif
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    Adorei este debate vivi e que ótima parceria 😊😊😊 olha nós tivemos religioso mas a cerimónia foi um pouco ao nosso gosto e o padre foi um fixe e aceitou
    • Responder
  • Telma
    Destacada Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    Que óptimo debate Virgínia! Muitos parabéns e obrigado 😍😘
    • Responder
  • Sandrina
    Top das Noivas Abril 2021 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    Olá Virgina. Óptimo debate não conhecia a última cerimônia 😉
    • Responder
  • Isabel
    Super Noiva Março 2021 Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    Eu estou a pensar a cerimonia de lava pés que simboliza servico, humildade e igualdade no casamento.
    Animação (18): Cerimónias e Rituais 4
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Junho 2021 Sardoal
    Catarina ·
    • Denunciar

    Que ótimo debate querida Smiley heart

    Adoro o ritual das velas +.+

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar

    Uau nem nunca tinha visto tantas "cerimónias"Smiley surprise

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Bem, um padre realmente adepto das novas mudanças ahaha eu penso que se tivesse sabido do ritual das velas antes, e tivesse falado com o nosso padre, ele teria facilitado Smiley winking

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Eu fiquei pasma quando o meu padre sugeriu que celebrássemos a cerimónia das areias em plena missa. Acho que vou optar pelas outras alternativas! Excelente pesquisa mais uma vez Virgínia! Bjs
    • Responder
  • Patricia
    Noiva Master Setembro 2019 Seixal
    Patricia ·
    • Denunciar
    Óptimo debate! Muito esclarecedor 😉😘
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar

    Super debate mesmo...

    tenor.gif

    Não conhecia o ritual das velas e gostei muito Smiley love . Se tivesse escolhido outra opção sem ser o casamento religioso faria como vocês. Casava no civil no dia antes e depois no dia seguinte convidaria uma pessoa amiga para celebrar a nossa cerimónia e faria o ritual das velas.

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    TOP! Granda Virginia!!! Orgulhooo!!! Obrigada por este debate excelente!! 😍😍😍
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados