COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Animação (13): Lançamento da Liga - tradições e alternativas

Milhinha, a 3 de Setembro de 2019 às 00:05 Publicado em Fórum Festa 4 31
Guardado Guardar
Responder

Queridas Princesas, como estão? Nem todas as tradições matrimoniais são cor de rosa. Algumas conseguem ser mesmo sombrias e a tradição da Liga é uma delas. Nunca gostei particularmente dela e agora que lhe conheço o significado, muito menos! Por isso, vou pôr mãos à obra e explicar-vos o que aprendi nas minhas pesquisas.

A Liga da Noiva (definição): peça íntima do look nupcial usada na coxa. Pode fazer conjunto com um cinto de ligas e uma lingerie sexy e está tradicionalmente ligada à pureza e virgindade, e traz sorte e felicidade ao matrimónio. Habitualmente, tem apontamentos de azul (“something old, something new, something borrowed, something blue”) para que se cumpra a tradição.

Origens: Desde a época medieval que se usava a liga para segurar as meias da noiva (antes de terem inventado collants). Depois do casamento, os homens solteiros corriam atrás da noiva para tentar obter à bruta força a dita liga pois dizia a superstição que ela traria sorte ao rapaz para conquistar a sua amada. A noiva ficava por terra com seu vestido de noiva rasgado e sujo por uma superstição. Finalmente no século XV na corte francesa, as noivas disseram “basta” e passaram a remover a liga e a lançá-la em pedaços aos convidados solteiros.

Perguntas frequentes (FAQ):

1) Qual é o lançamento da liga tradicional?

Manda a tradição que a noiva se sente numa cadeira no meio do palco e que o noivo (sem ajuda das mãos ou de outra pessoa) consiga tirar a Liga da coxa com os dentes - momento super íntimo com o casal como protagonista. Depois é o noivo que se vira de costas para todos os seus convidados solteiros e lança a liga para trás das costas. O solteiro que a apanhar tem direito a dançar a próxima música (modo slow) com a solteira que apanhou o ramo - se não forem um casal pode ser altamente embaraçoso...

A Tradição da LigaAnimação (13): Lançamento da Liga - tradições e alternativas 1

2) Quais são as alternativas ao lançamento da liga?

Nós sabemos que todos os solteiros fogem deste momento embaraçoso a sete pés como o diabo da Cruz! Por isso há que motivar os rapazes de outras formas a participar na festa:

▶️ Lançamento do "Ramo do Noivo": não, não "são flores, meu Senhor"! Imaginam o que os vossos amigos fariam para ganhar uma garrafa de whisky de boa qualidade e à borla? Tudo! Até fazer figurinha no vosso casamento. Então simulem um lançamento do "ramo", em que o noivo, de costas, lança a caixa do whisky para o corajoso que a apanhar! Como os papéis se invertem tão facilemente, hein?!

▶️ Bomba de Charutos: os solteiros gostam de fumar um bom charuto cubano para o casamento. Então, podem fazer uma manualidade em que dispõem de vários charutos em forma de bomba e colocam os solteiros numa roda com a música a tocar. Quem for apanhado com a bomba nas mãos quando a música parar, sai da roda. O último a não ficar com a bomba nas mãos, pode fumar charutos à vontade o resto da noite. Super divertido!

▶️ Jogo das Cadeiras: vi esta brincadeira com grupo de Animação num casamento recente. Juntar todos os solteiros sentados em cadeiras nas pistas de dança e dar-lhes tarefas: "Vão buscar uma flor!" Enquanto iam e vinha, a roda ficava com menos uma cadeira então o último a sentar-se ou que não trouxesse o objecto, saí do grupo. Ficamos uma boa meia hora nisto. Houve brincadeiras insólitas "Vão buscar um soutien de mulher!" "Vão buscar uma dentadura!" E no meio da loucura, toda a gende alinhou! Hahahaha

▶️ Leilão da Liga: Também muito tradicional é cortar a liga em pedaços e leiloá-los. O dinheiro reverte para a vossa noite de núpcias ou a vossa Lua-de-Mel! Super típico!

Há outras formas bem originais de fazer um jogo de solteiros. Basta puxarem pela cabeça! Deixo-vos o jogo inventado pela noivinha destacada Catarina: o Noivo da Sorte.

3) Que musicas se adequam a este momento?

Qualquer música divertida e masculina serve! Consigo enumerar algumas aqui:

· LMFAO - Sexy and I Know It

· David Carreira ft. Nego do Borel e Deejay Télio - Minha Cama

· Robin Thicke ft. T.I., Pharrell - Blurred Lines

· Katy Perry - Hot N Cold

· Eric Prydz - Call On Me

4) Quando realizar o lançamento da liga?

Habitualmente é feito após o Lançamento do Ramo da Noiva - as duas brincadeiras andam de mãos dadas! Habitualmente será em algum momento após o final do jantar e antes da abertura do Baile. Serve como uma especie de ice-breaker entre os convidados.

Espero que dêem tempo para pensar neste momento divertido da festa e quebrem as tradições! Bjs

31 respostas

• Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada Raquel! São as mais divertidas que me consegui lembrar mas há outras! Bjs
    • Responder
  • Raquel
    Noivo Ativo Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar

Excelente ideias nas musicas também eheh

Adoro!

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Tu também estás com excelentes debates! Estou sempre a citar as tuas Manualidades! Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Junho 2021 Sardoal
    Catarina ·
    • Denunciar
    Mais uma vez um debate digno da nossa Milhinha.
    Parabéns querida e obrigada pela citação 😘😘😘😘❤❤❤❤
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Vera! O meu proximo debate (e deve estar a sair do forno em breve) será sobre isso. Fica atenta! Bjs
    • Responder
  • Vera
    Noiva VIP Outubro 2020 Lisboa (Concelho)
    Vera Online ·
    • Denunciar

Por acaso estou a pensar fazer o leilão da liga porque acho engraçado e sempre é uma ajudinha ahah.

• Responder
  • Hlei
    Noiva Master Outubro 2020 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Ui ui, eu cá acho que fizeste muito bem Smiley winking
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Excelente ideia Milhinha. Acho que vais ter mais pessoas a participar só pelo prémio Smiley shame . Beijinhos

• Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar

Eu sou adepta do leilão da liga, apesar de não ter feito. Pelo menos faz-se mais uns trocos Smiley xd

• Responder
  • Ritinha
    Destacada Maio 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Vou ficar a aguardar pelo próximo debate Smiley laugh
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Sim, mas hoje em dia há “leilões” muito modernos e bem giros (será em princípio o próximo debate). O princípio da coisa também mudou: antes casávamos para conseguir prendas para começar uma nova vida. Hoje tens de ter orçamento para o casamento, não deves contar com as prendas! Bjs
    • Responder
  • Ritinha
    Destacada Maio 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    Ola Smiley smile obrigada pelo debate. Tal como tu, não sou fã desta tradição e assim que vi a história, menos fã fiquei.
    Vao saltar está parte da festa, para ser franca já não vejo o leilão da liga há anos. A último vez que aconteceu foi leilão da liga e da gravata do noivo e os convidados deixavam dinheiro numa bandeja para ficarem com um pedaço.
    • Responder
  • Ana Serrao
    Noiva Master Dezembro 2019 Madeira
    Ana Serrao ·
    • Denunciar
    Olá Milhinha
    Parabéns pelo debate, concerteza irá ajudar algumas das noivinhas!
    Beijinhos querida
    • Responder
  • Catarina
    Destacada Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Mesmo!!!😂😂
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Duas palavras para essa situação: ME-DO! 😂
    • Responder
  • Catarina
    Destacada Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    😂😂 eu já tive nesse papel. Não achei embaraçoso mas estava desejando que a dança terminasse porque o rapaz estava naquela que só por dançarmos juntos significava que estava interessada em bamorar com ele : WHATTTT??
    Acho que ele bebeu demasiadas ponchas neste caso😂
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados