Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Joana
Noiva Constante Agosto 2021 São João da Madeira

Adotar sobrenomes

Joana, a 28 de Abril de 2020 às 16:45 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 32
Olá!!

Qual a vossa opinião acerca de adotar o sobrenome do marido?
Eu queria meter o nome dele. Por várias razões, pela tradição, por amor, porque já temos filhos e tudo ficava mais fácil e bonito. Mas o meu nome já é tão comprido e ainda acrescentar o do marido ficaria enorme.. sinceramente não sei o que fazer.. E vocês? Vão adotar o sobrenome dos maridos/esposas?Beijinho

32 respostas

Última atividade por Teresa, a 3 de Maio de 2020 às 16:35
  • Teresa
    Super Noiva Julho 2021 Vila Nova de Gaia
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não vou adotar e se isso te incomoda (teres um nome comprido imagino que seja dose), não adotes. Não há necessidade Smiley smile Sermos práticas também é um ato de amor.

    • Responder
  • Ana S
    Noivo Experiente Agosto 2021 Penacova
    Ana S ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não vou adoptar apesar de o meu nome ser curto e a conjugação dos nomes até ficar catita. Mas na minha família não há tradição de adoptar o nome do marido. A minha mãe não adoptou o do meu pai, a minha avó não adoptou o do meu avô, as minhas tias não adoptaram o nome dos respectivos maridos, portanto na minha cabeça isso nunca foi uma questão.
    E depois, claro que quem casa acredita que é para a vida toda... Mas faço atendimento ao publico em que tenho de confirmar o nome completo das pessoas, quantas vezes vou a ler o nome e a pessoa fica muito ofendida porque o apelido é do ex marido e é super constrangedor.

    • Responder
  • Joana
    Noiva Constante Agosto 2021 São João da Madeira
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Isa. 😀 Beijinhos
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Se já está tomada não penses mais nisso porque senão depois vais arrepender-te. Depois usas só 2 ou 3 apelidos no teu dia a dia e já está, não é preciso usar todo o nome eheh 😊 beijinhos e bom feriado!

    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Setembro 2020 Abrantes
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Joana Smiley smile Eu irei pôr o último nome dele e ele irá pôr o meu último nome antes do último nome dele, assim ficamos com os dois últimos apelidos iguais Smiley smile

    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Julho 2021 Alenquer
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Joana,

    Como já disseram é uma decisão muito pessoal. Por aqui eu vou ficar com o dele e ele com o meu. Ficamos com os dois ultimos nomes iguais. Confesso que me agradou muito ele decidir ficar com o meu nome também Smiley smile

    • Responder
  • Joana
    Noiva Constante Agosto 2021 São João da Madeira
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Para ele é indiferente, não se importa que eu não ponha o nome dele. Mas para mim sim é importante e faz todo o sentido. A minha mãe tem o nome do meu pai e das filhas, eu quero seguir a tradição e ter o nome do meu marido e dos meus filhos. A minha decisão já estava tomada. Só fica estranho eu ficar com 6nomes mas pronto.. ❤️
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida. Realmente é uma decisão muito pessoal e depende muito daquilo que significa para vocês a adoção de apelidos. E como vês, cada pessoa tem a sua opinião..

    O noivinho gostava que adotes o apelido?

    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Experiente Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Joana,

    Eu vou adoptar o sobrenome no noivo, pela tradição, porque acho bonito, porque acho que representa o nosso amor e porque quando tivermos filhos quero que tenhamos o nome igual. Não te preocupes em ficar comprido quando assinas podes abreviar, os filhos da minha irmã tem 6 nomes ela optou por 2 nomes próprios+ apelido de avó materno + apelido avô materno + apelido avó paterno + apelido avô paterno.

    é só uma questão de hábito vais ver que te acostumas num instante.

    Para além disso passas a ser a Sr. e a Sra. XPO o que é sempre giro de ouvir.

    Beijinhos.

    • Responder
  • Ana
    Super Noiva Março 2025 Évora (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Em princípio vou adoptar um dos apelidos do noivo!
    • Responder
  • Nelly
    Noiva Master Outubro 2021 Albufeira
    Nelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana eu vou adotar o sobrenome da Rachael. Eu vejo como vamos ser uma família vamos ter o mesmo sobrenome é muito importante para nós é o sobrenome dela é mais fácil de escrever optamos para mim ficar com o sobrenome dela
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana.
    Eu estou inclinada a adoptar o nome do meu noivo e, se assim o fizer, ficarei com 5 nomes. São muitos mas, onde moro, posso optar por utilizar só o primeiro e o último . Veremos 😁
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Julho 2021 Mirandela
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou adoptar o apelido do noivo.
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá olá Smiley smile eu não vou adoptar o nome do noivo.
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva VIP Julho 2022 Santo Tirso
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Joana,

    Eu também vou adoptar. Vivo na Alemanha e o meu noivo é alemão, o que significa que no futuro os nossos filhos só podem ter no máximo 2 sobrenomes. Por isso, como quero ter os mesmos sobrenomes que os meus filhos optámos por adoptar o nome um do outro. Eu incluo o dele no meu, e ele inclui o meu ultimo sobrenome no dele.

    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou adoptar o apelido do noivo
    • Responder
  • Cíntia
    Noiva VIP Março 2020 Porto (Concelho)
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu adotei o sobrenome do meu marido (fiquei com 5 nomes) não me arrependo e até gosto bastante de ver o Gonçalves agora😍
    • Responder
  • Rute
    Super Noiva Junho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana! Eu vou adotar! Quero criar a minha própria família, com o nosso nome...ter o nome dos meus filhos! Para mim faz todo o sentido 😍
    • Responder
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana.
    Eu vou ficar com o nome do noivo 🤗
    • Responder
  • Li Magalhães
    Noiva Experiente Julho 2021 Fafe
    Li Magalhães ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola noivinha,

    eu já alterei o meu nome.. confesso que no inicio é tudo um pouco estranho. Para mim sinceramente era indiferente mas sei que o noivo ia adorar a ideia porque toda a sua parte da família o faz. No entanto, nao quis abdicar de nenhum dos meus nomes e quando vou assinar algum documento coloco o meu primeiro e ultimo nome (de solteira) mais o apelido do noivo.. Assino com os tres nomes, tal como no cartao de cidadao.

    Mas é uma escolha muito pessoal e de facto tem de ser muito bem pensada Smiley smile


    Boa sorte Smiley heart

    • Responder
  • Elisabete
    Noiva Experiente Setembro 2022 São João da Madeira
    Elisabete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana!
    Ainda mesmo antes de ele me pedir em casamento, ele já me tinha colocado essa questão. Sinceramente eu gostaria de o fazer, mas a minha maior questão é a mesma que a tua. O meu nome já é comprido então adicionar mais um apelido... torna-se a coisa complicada 😂 A minha sogra por acaso decidiu adotar o apelido do marido, mas a minha mãe já não.
    Pensa com calma, de certeza que vais decidir pelo melhor 😘
    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Agosto 2021 Alenquer
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Joana,

    Percebo o dilema!

    Escolhemos não alterar os nossos nomes. Os nossos filhos terão os apelidos dos dois Smiley smile

    Acho que qualquer escolha é válida Smiley heart

    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana, eu vou adotar o apelido do noivo porque eu quero e quando disse que ia adotar o apelido dele, ele ficou contente ❤️
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana, eu não vou usar o sobrenome do meu noivo, não por falta de amor ou respeito mas porque eu acho que nao quero abdicar do meu ultimo nome. Foi o nome que os meus pais me deram 😍
    Mas isso é uma questão pessoal, se acharem que devem usar usem se não acharem não é por isso que vão ser mais ou menos na relação. Felicidades 🙂
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Agosto 2021 Sabugal
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha . ❤️
    Eu não sou muito fã disso . Quero ficar apenas com o nome que os meus pais me deram , para mim não faz sentido ficar com o nome do marido .
    Mas isso são opiniões , uma opinião muito pessoal 😊
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Curiosa Junho 2021 Alenquer
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Joana. Sem dúvida que é uma questão muito pessoal Smiley smile

    Eu decidi não adoptar porque não quero abdicar do nome do meu pai para ficar com o nome do pai do noivo. Vi as coisas desta forma quando pensei no assunto. Quando tiver filhos logo terão os nossos apelidos.

    Na conservatória também me disseram que é mais simples assim em termos de atualização de documentos. Caso adoptasse o nome do noivo teria que atualizar cartão de cidadão, carta de condução, etc.

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Joana 😍

    Por cá eu gostava de adoptar e ele adoptaria o meu, mas sinceramente pelas burocracias e por não gostar assim tanto da conjugação dos nossos nomes, vamos manter à partida sem acrescentar 😘

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola querida 😁 sinceramente ainda não me decidi lol
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva VIP Setembro 2021 Odivelas
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana. Acho que isso é uma questão muito pessoal, eu pessoalmente continuo em dúvida se o faço ou não. Mas estou mais para não mudar o meu nome. Beijinhos 😘
    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Novembro 2022 Porto (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida. Sinceramente não sei se o vou fazer ou não. Ainda estou a refletir sobre o assunto 🤪
    • Responder
  • Maria
    Noiva VIP Maio 2021 Oliveira de Azeméis
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá!

    Isso depende de cada um, não devemos dizer o que fazer Smiley xd

    Eu gosto de nomes compridos, é chic ahah

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, eu adotaria o apelido dele se ele adotasse o meu Smiley smile

    Vamos manter tal como estão (senão eu ficaria Rita Pereira e seria uma chatice Smiley winking ).

    Beijinho.

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração