Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

S
Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)

Abertura processo civil

Sandrina, a 4 de Novembro de 2019 às 11:26

Publicado em Fórum Organizar um casamento 41

Olá Comunidade! Venho agora com mais tempo deixar-vos todas as informações que concernem a abertura do processo civil, no caso específico em que o noivo ou noiva são estrangeiros (no meu caso o noivo é francês). Para nós foi uma missão estilo 007 pois mais um dia e não conseguíamos fazer nada!O...
Olá Comunidade!
Venho agora com mais tempo deixar-vos todas as informações que concernem a abertura do processo civil, no caso específico em que o noivo ou noiva são estrangeiros (no meu caso o noivo é francês). Para nós foi uma missão estilo 007 pois mais um dia e não conseguíamos fazer nada!O stress era enorme tanto para mim é o noivo estava insuportavelmente irritado!😲
Antes de contar a nossa história digna de James Bond, deixo -vos algumas respostas a perguntas que muitas de vocês se poderão questionar:

1. Com quanto tempo podemos começar a tratar da abertura do processo Civil? 6 meses antes.2. Posso fazer pré-reserva da data e hora? Depende das conservatórias. No nosso caso específico não podíamos.3. Com quanto tempo, no caso de eu ser a pessoa estrangeira, devo ccomeçar a pedir os documentos necessários? 1 mês antes, isto porque podem haver atrasos da conservatória, do consulado e mesmo dos CTT.4. Quero casar na quinta civilmente do que preciso é qual é o custo? Para casar na quinta é necessário abrir o processo na conservatória mas para tratar dos detalhes com a pessoa que irá à quinta fazer a cerimónia, devem ir à conservatória da freguesia onde está a vossa quinta. Passo a explicar. Eu sou de Braga, logo fomos abrir o processo à conservatória de Braga, mas para os detalhes, como a escolha de regi.e, leituras de votos( se quiserem) isso deve ser tratado com a pessoa que vis casará la na quinta. Como a nossa quinta está na zona de Guimarães, então esses detalhes devem ser tratados junto da conservatória de Guimarães. Quanto aos custos, para cerimónias fora da conservatória, o custo é de 200 euros mais o taxi ir à e volta da pessoa que se dedicará para a cerimónia. Este valor é calculado consoante os milímetros entre conservatória e a quinta. Existe ainda um custo extra de 1pp euros..e este último foi o nosso maior stress!(abaixo explico melhor).5. Quais os documentos necessários para a abertura do processo Civil? No caso de cidadãos portugueses, apenas o Cartão de cidadão é necessário. No caso de um estrangeiro, no caso específico de um francês, nascido em França e que não sabe falar portugues* sim este detalhe entra em conta! São necessários, o Vi, certidão de nascimento international( contem a traducao em todas as linguas) e um certificado de capacidade matrimonial que apenas pode ser obtido ( mais uma vez no nosso caso esoscifico) no consulado frances em Lisboa.
Como foi para nós? Reunimos todos os documentos, dirigimo-nos à conservatória, tiramos um ticket para o guichê respetivo ao casamento..pois mas aí vem a confusão.. no prmeiro dia não pudemos fazer nadinha!Não é possível abrir o processo se o noivo ou noiva estrangeiro não souber falar ou compreender a língua portuguesa. Porquê? Como sabem é necessário compreender o que se assina e porquê, então é necessário para este efeito um traductor. Mas atenção! Podem escolher alguém que saiba falar francês ( a família e amigos contam) mas não pode ser familia directa( dai a nossa dificuldade, pois a damilua do noivo nao save falar portugues e a minha familia que é franco-portuguesa esrao longe ou no estrangeiro)nem pais, irmãos, apenas primos, tios e amigos. Pois é aí ficamos bloqueados porque não tínhamos ninguém perto para nos ajudar entao tivemos que ir à uma escola de línguas estrangeiras, pagamos 50 euros e contratamos um profissional que falasse francês e português. Tivemos esse dia inteiro numa correria insuportável( conservatória, escola, telefonemas, conservatória...) isto porque, dois dias a seguir voltávamos para França e não era certo que a traductora tivesse disponibilidade, ainda por cima sexta feira( santa) era feriado! Eu estava numa pilha porque se não tivéssemos ninguém íamos embora sem poder fazer nada e o noivo agora só pode voltar a Portugal uma semana antes do casamento! Foi uma tortura, contactamos amigos, indisponíveis, até ao meu cabeleireiro que é imigrante francês fomos, ele disponibilizou-se( eu fiquei vermelha de vergonha de ter que lge pedir isso mas ele foi super prestável!) e precisamente às 18h e alguns minutos a escola telefona a dizer que está ok para a quinta feira às 9 horas...ai que alívio! Lá fomos nós no dia a seguir.. e já ficou salvaguardado para dia 18 de Abril às 15h00!! Estou tão feliz e a minha serenidade e a do noivo é palpável! Se tiverem mais perguntas não hesitem eu vou tentar responder!
Agora é real...vai passar num instante e o check mais importante para nós ficou feito!😀💑

41 respostas

  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem que nervos. A mim dava-me um ataque!
    É horrível estar numa situação dessas em que queremos resolver as coisas e parece que estamos de pés e mãos atadas.
    Mas felizmente acabou tudo bem 😁😁
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Alexandra😊
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva VIP Julho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns pelo check ❤️ isso é que é um coração forte 😉
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É verdade..Obrigada Telma😉
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Rita.
    Infelizmente no que diz respeito à parte religiosa não te vou poder ajudar mas se casares na quinta pelo civil deve ser feito na conservatoria da freguesia onde está a quinta, mas isto é específico do meu caso, pode ser que não se aplique a todos os casos 😉
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que belo debate Sandrina! Tudo acaba bem é o que importa 😍😘

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola, depois de se abrir o processo na conservatória deve ser aquela sensação “é mesmo real, vamos casar Smiley laugh
    Por acaso até tenho uma dúvida, eu vou casar pela igreja em Viseu, o nosso padre disse que podíamos abrir o processo civil em Lisboa, não era necessário que fosse na minha cidade. Sabes se é mesmo assim?
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Nelly😉
    • Responder
  • Nelly
    Noiva Master Outubro 2021 Albufeira
    Nelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns pelo esse check tão importante
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração