Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

S
Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)

Abertura processo civil

Sandrina, a 4 de Novembro de 2019 às 11:26 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 41
Olá Comunidade!
Venho agora com mais tempo deixar-vos todas as informações que concernem a abertura do processo civil, no caso específico em que o noivo ou noiva são estrangeiros (no meu caso o noivo é francês). Para nós foi uma missão estilo 007 pois mais um dia e não conseguíamos fazer nada!O stress era enorme tanto para mim é o noivo estava insuportavelmente irritado!😲
Antes de contar a nossa história digna de James Bond, deixo -vos algumas respostas a perguntas que muitas de vocês se poderão questionar:

1. Com quanto tempo podemos começar a tratar da abertura do processo Civil? 6 meses antes.2. Posso fazer pré-reserva da data e hora? Depende das conservatórias. No nosso caso específico não podíamos.3. Com quanto tempo, no caso de eu ser a pessoa estrangeira, devo ccomeçar a pedir os documentos necessários? 1 mês antes, isto porque podem haver atrasos da conservatória, do consulado e mesmo dos CTT.4. Quero casar na quinta civilmente do que preciso é qual é o custo? Para casar na quinta é necessário abrir o processo na conservatória mas para tratar dos detalhes com a pessoa que irá à quinta fazer a cerimónia, devem ir à conservatória da freguesia onde está a vossa quinta. Passo a explicar. Eu sou de Braga, logo fomos abrir o processo à conservatória de Braga, mas para os detalhes, como a escolha de regi.e, leituras de votos( se quiserem) isso deve ser tratado com a pessoa que vis casará la na quinta. Como a nossa quinta está na zona de Guimarães, então esses detalhes devem ser tratados junto da conservatória de Guimarães. Quanto aos custos, para cerimónias fora da conservatória, o custo é de 200 euros mais o taxi ir à e volta da pessoa que se dedicará para a cerimónia. Este valor é calculado consoante os milímetros entre conservatória e a quinta. Existe ainda um custo extra de 1pp euros..e este último foi o nosso maior stress!(abaixo explico melhor).5. Quais os documentos necessários para a abertura do processo Civil? No caso de cidadãos portugueses, apenas o Cartão de cidadão é necessário. No caso de um estrangeiro, no caso específico de um francês, nascido em França e que não sabe falar portugues* sim este detalhe entra em conta! São necessários, o Vi, certidão de nascimento international( contem a traducao em todas as linguas) e um certificado de capacidade matrimonial que apenas pode ser obtido ( mais uma vez no nosso caso esoscifico) no consulado frances em Lisboa.
Como foi para nós? Reunimos todos os documentos, dirigimo-nos à conservatória, tiramos um ticket para o guichê respetivo ao casamento..pois mas aí vem a confusão.. no prmeiro dia não pudemos fazer nadinha!Não é possível abrir o processo se o noivo ou noiva estrangeiro não souber falar ou compreender a língua portuguesa. Porquê? Como sabem é necessário compreender o que se assina e porquê, então é necessário para este efeito um traductor. Mas atenção! Podem escolher alguém que saiba falar francês ( a família e amigos contam) mas não pode ser familia directa( dai a nossa dificuldade, pois a damilua do noivo nao save falar portugues e a minha familia que é franco-portuguesa esrao longe ou no estrangeiro)nem pais, irmãos, apenas primos, tios e amigos. Pois é aí ficamos bloqueados porque não tínhamos ninguém perto para nos ajudar entao tivemos que ir à uma escola de línguas estrangeiras, pagamos 50 euros e contratamos um profissional que falasse francês e português. Tivemos esse dia inteiro numa correria insuportável( conservatória, escola, telefonemas, conservatória...) isto porque, dois dias a seguir voltávamos para França e não era certo que a traductora tivesse disponibilidade, ainda por cima sexta feira( santa) era feriado! Eu estava numa pilha porque se não tivéssemos ninguém íamos embora sem poder fazer nada e o noivo agora só pode voltar a Portugal uma semana antes do casamento! Foi uma tortura, contactamos amigos, indisponíveis, até ao meu cabeleireiro que é imigrante francês fomos, ele disponibilizou-se( eu fiquei vermelha de vergonha de ter que lge pedir isso mas ele foi super prestável!) e precisamente às 18h e alguns minutos a escola telefona a dizer que está ok para a quinta feira às 9 horas...ai que alívio! Lá fomos nós no dia a seguir.. e já ficou salvaguardado para dia 18 de Abril às 15h00!! Estou tão feliz e a minha serenidade e a do noivo é palpável! Se tiverem mais perguntas não hesitem eu vou tentar responder!
Agora é real...vai passar num instante e o check mais importante para nós ficou feito!😀💑

41 respostas

Última atividade por Sandrina, a 31 de Outubro de 2020 às 17:14
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim informa-te bem do que é necessário com antecedência e nao te preocupes tudo correrá bem🙂😉
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se toda a gente consegue nós conseguiremos também 🙏🏼
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Zélia. Tem calma com organização tudo corre bem😉
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meu Deus, o que me espera... Smiley cry SOCORRO

    • Responder
  • H
    Noiva VIP Maio 2022 Maia
    Heidi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim não custa nada vou tentar ir após melhorar essa situação do covid

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mesmo assim penso que o melhor é perguntares na conservatória, para teres a certeza é Informa cão atualizada e correcta😉
    • Responder
  • H
    Noiva VIP Maio 2022 Maia
    Heidi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito obrigada, já ajudou bastante, mesmo sabendo que cada caso é um caso rsrsr

    Sou brasileira, talvez seja melhor ir ver qual documento vou necessitar ao certo para meu processo, já que resido aqui a quase 3 anos com cartão de residência e ainda estou com processo de nacionalidade .

    mas só de saber como funciona melhor o processo já fico mais calma rsrs

    • Responder
  • Sofii
    Noiva Master Agosto 2021 Torres Vedras
    Sofii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que vai ser mesmo o que vou ter que fazer. É sim também me lembrei do natal 😒
    Obrigada 😘
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois sem marcação fica mais complicado... mas envia já a carta e não esperes que te respondam porque com a época de natal esses serviços têm a tendência de deixar certas coisas para depois...vai correr bem😉
    • Responder
  • Sofii
    Noiva Master Agosto 2021 Torres Vedras
    Sofii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Infelizmente não dá pra fazer marcação online para abrir o processo, o que é uma treta. E ciei email na 2a feira que foi o que disseram pra fazer (enviar email no início de Dezembro). Vou aguardar até ao final da semana pra ver se respondem, se não envio carta que já me disseram que é mais efectivo. A cena de abrir o processo no consulado é que não é preciso traduzir nenhum documento pq eles oficializam cá, o que nos facilita Imenso. Já tentei ligar mas sem resposta. De qualquer maneira só podemos abrir processo em Fevereiro, mas quero fazer marcação pra não perder a data. Que complicação 🙈 espero ter resposta em breve 🤞
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Sofia. Nao sei como é no consulado ai em Inhlaterra, mas em França é por marcacao e a verdade é que as datas estavam todas completas e isso também foi um dos motivos que nos levou a abrir o processo na conservatória em Portugal...já viste no site do consulado para ver se fazem marcações online? E ires lá directamente não podes? Espero que se arranje 🤞🙏😊
    • Responder
  • Sofii
    Noiva Master Agosto 2021 Torres Vedras
    Sofii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu Deus que stress!
    Eu estou na mesma situação que tu, sendo o noivo inglês. Então podemos abrir o processo no consulado português e como existe acordo entre os 2 países, não é preciso tradução e eles passam um documento oficial pra depois levar à Conservatória. O stress agora é tentar arranjar marcação no consulado. Já enviei email no início da semana e ainda não obtive resposta. Queremos lá ir antes do final de Março pq no último fim de semana vamos a Portugal e queremos ir ao registo civil pra falar com alguém que nos possa ir casar à quinta. É no nosso caso também só podemos abrir o processo com 6 meses de antecedência. O meu stress é que o consulado demora imenso tempo a responder. O último email que lhes enviei demoraram 1 mês a responder 😱
    Vamos lá ver... Fico contente por teres conseguido tratar de tudo. Eles realmente não facilitam estas coisas 😒Beijinhos e tudo a correr bem 😘
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah ok😉...
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não , é português mas está tudo mesmo detalhadinho 😄
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Foi mesmo...🙃
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, o vosso processo foi uma odisseia 😩😩
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Bárbara. É precisamente para ajudar que criei este debate😉o teu noivo também é estrangeiro?
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Patrícia, é mesmo esse o intuito para que não lhes aconteça a mesma coisa😉
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada por este debate querida, sexta eu e o noivo ja vamos abrir o processo Smiley laugh

    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Óptimo debate querida sandrina ! Muito útil para noivas/os estrangeiros
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é Patrícia, foi o que disse lá na conservatória porque perguntei o que era necessario no caso de um noivo estrangeiro nascido no estrangeiro e nunca ninguém me informou da necessidade de um intérprete...mas enfim já está resolvido😉
    • Responder
  • Patricia
    Noiva Master Setembro 2019 Seixal
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns pelo grande check! Realmente é uma complicação! Poderia ter essas informações com mais antecedência para poderem planear melhor 🤷🏼‍♀️
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada Cristina😉
    • Responder
  • Cristina
    Super Noiva Julho 2021 Marco de Canaveses
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Felizmente tudo se resolveu 😉
    Parabéns por este fantástico check 😘
    • Responder
  • Isabel
    Super Noiva Março 2021 Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Espero que sim🙄
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Catarina. Foi mesmo um grande teste que acabou bem...agora já estou meio que preparada para outros testes😆 obrigada😉
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso nao sei no caso de polaco, mas penso que se o noivo perceber inglês, entao um traductor ingles está apto😉
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É sempre a andar 😉
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Sandrina, isso é que foi uma aventura. O mais importante é que tudo se resolveu. Infelizmente tem que aparecer alguma coisa para testar a nossa capacidade de resiliência. Espero que não tenham mais “testes” destes e não tarda nada estarão finalmente casados Smiley love .

    • Responder
  • Isabel
    Super Noiva Março 2021 Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai minha nossa, mas o tal tradutor podd ser para ingles? Porque nso me parece facil encontrar um profisdional que traduza para polaco ( o noivo é polaco)
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Agora é passar para os próximos checks 😜
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acredita..a mim tava-me a dar o xlique...😖mas sim agora estou muito mais descansada..e o noivo também!😀
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração