Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ana V.
Noiva Master Outubro 2019 Figueira da Foz

Abertura Processo Casamento Registo Civil

Ana V., a 5 de Março de 2019 às 15:24 Publicado em Fórum Organizar um casamento 2 37

Olá comunidade,

Como eu e o noivinho temos previsto ir abrir o processo no próximo mês, decidi investigar um pouco mais sobre a abertura do processo de casamento no registo civil e partilhá-lo, por se houver mais alguém na mesma situação. Como gosto de ter tudo bem organizado, "Não vá o Diabo tecê-las" como se costuma dizer, há uns meses fui à Conservatória do Registo Civil perguntar como funcionava. Embora me tenham respondido às perguntas, não desenvolveram em demasia as mesmas, daí a minha nova pesquisa. Vou-me centrar mais no casamento civil, que será o nosso, mas se houver alguém que case religiosamente e quiser dar mais informações, toda a ajuda é bem-vinda! Smiley smile

Peço desde já desculpa pelo testamento... Não é dos temas mais giros do casamento mas de grande importância!

A primeira coisa a ter em conta é que o processo se tem de abrir com 6 meses de antecedência da data pretendida. Porque não antes? Porque o processo de casamento tem o prazo de validade de 6 meses, a partir da data que o Conservador elabora o documento a autorizar o casamento. Penso que tenhamos que esperar uns dias até que nos chegue a confirmação do mesmo.

Outra coisa muito importante, é falar sobre o regime de bens e decidir qual vão escolher antes de abrir o processo, dado que teremos que informar sobre a escolha nesse momento. Dependendo do tipo de regime de bens escolhido, será um valor ou outro. O regime de bens a escolher passam pelos seguintes: Comunhão de bens adquiridos; Comunhão geral; Separação de bens; Ou ainda outro de acordo mútuo, dentro dos limites da lei.
Podem encontrar mais informações em:
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/organizar-o-processo-de/

Documentos necessários para abrir o registo: cidadãos portugueses só é necessário levar o cartão de cidadão de ambas pessoas. Se algum ou os dois noivos tiver nacionalidade estrangeira terão de levar o documento de identificação e título ou autorização de residência, passaporte ou documento equivalente.

A cerimónia pode ser realizada na conservatória ou em outro lugar, mas neste último caso, a data e horário, tem que ser sempre acordado entre os noivos e o Conservador.

E como não podia deixar de ser, os custos...
Para o processo e registo do casamento tem um custo de 120€ (quando se opte pela comunhão de bens adquiridos). Aqui imagino que se trate dos casamentos celebrados na conservatória e os religiosos.
OU Para o processo e registo do casamento celebrado fora da conservatória ou nesta (mas fora do horário de funcionamento) tem um custo de 200€. Normalmente paga-se a deslocação do Conservador à parte.

Bom e finalmente, só comentar que se pode abrir o processo presencialmente - não tem porque ser a conservatória de residência - ou online - e neste caso é preciso ter um leitor de cartão de cidadão.

Deixo ainda alguns links:

https://justica.gov.pt/Servicos/Iniciar-processo-de-casamento?utm_source=Backlink&utm_medium=widget%20Justica.gov.pt&utm_campaign=Processo%20de%20Casamento

http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/quando-e-que-posso/

http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/regime-de-bens-para-o/

Na teoria parece ser um bicho de sete cabeças mas na prática penso que será muito mais fácil! Smiley sexy

Um beijinho e bons preparativos! Smiley kiss

37 respostas

Última atividade por Ana V., a 10 de Julho de 2019 às 07:43
  • Ana V.
    Noiva Master Outubro 2019 Figueira da Foz
    Ana V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vais ver que não 😊
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Curiosa Outubro 2023 Marinha Grande
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que medo de falhar ar alguma coisa
    • Responder
  • Ana V.
    Noiva Master Outubro 2019 Figueira da Foz
    Ana V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O processo é relativamente fácil ☺️ se querem que o/a conservador/a se desloque à Quinta, com 1 ano/9 meses de antecedência podes ir ou ligar para a conservatória para fazer uma pré reserva do dia e horário do casamento e depois é só ir lá com os 6 meses de antecedência abrir o processo. Algumas conservatórias aceitam a pré reserva, outras não, portanto é uma questão de veres com a vossa 😊
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Curiosa Outubro 2023 Marinha Grande
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não queremos ir diretamente ha igreja.
    Preferimos fazer tudo na quinta, como se fosse na igreja 😊😊
    • Responder
  • Ana V.
    Noiva Master Outubro 2019 Figueira da Foz
    Ana V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Daniela. Então porquê? Vão casar pelo civil ou pela igreja?
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Curiosa Outubro 2023 Marinha Grande
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que medo de me falhar isto
    • Responder
  • Suely
    Noiva VIP Setembro 2019 Rio Maior
    Suely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana,

    Obrigada pela partilha Smiley winking Também vamos dar entrada este mês Smiley smile

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela resposta detalhada. Vou-me informar junto da conservatória😉
    • Responder
  • Ana V.
    Noiva Master Outubro 2019 Figueira da Foz
    Ana V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Sandrina. Fico contente Smiley smile Tendo o leitor do cartão de cidadão, diria que podias abrir o processo online. Mas dado que o teu noivo é estrangeiro e tem de apresentar adicionalmente a certidão de nascimento (vê o comentário da Tânia muito detalhado sobre este tema!) não sei como funcionará... O melhor será ligar para a Conservatória, ou se possível pedir a algum familiar/amigo que se possa deslocar até lá, e perguntar qual é o processo nestes casos.
    A data e horário tem de ser acordado entre vocês e o Conservador em questão. Têm que dizer que o casamento será no dia 18 de abril, para a hora X. O/A Conservador/a dirá se é possível ou não ou em que horários têm disponibilidade. Se estiverem ocupados nesse horário, explicaram-me que o que normalmente fazem é adiantar ou atrasar 30 minutos o horário indicado pelos noivos, dependendo das deslocações. Em último caso, penso que recomendarão outras conservatórias para que possam celebrar a cerimónia. Espero que ajude! Smiley kiss

    • Responder
  • Ana V.
    Noiva Master Outubro 2019 Figueira da Foz
    Ana V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Raquel! Espero que também seja o nosso caso, para não ter de pensar mais no assunto, eheheh Smiley kiss

    • Responder
  • Ana V.
    Noiva Master Outubro 2019 Figueira da Foz
    Ana V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Vera. De nada Smiley smile

    • Responder
  • Ana V.
    Noiva Master Outubro 2019 Figueira da Foz
    Ana V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada Sofia Smiley smile

    • Responder
  • Ana V.
    Noiva Master Outubro 2019 Figueira da Foz
    Ana V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Patrícia. Eu também quero ir assim que puder. Falta muito pouco para entrarem na vossa contagem decrescente dos 6 meses Smiley love

    • Responder
  • Ana V.
    Noiva Master Outubro 2019 Figueira da Foz
    Ana V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Sara. Para mim também o foi, até para organizar as minhas próprias ideias. Beijinho

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Muito obrigada elucidou-me porque vamos casar apenas pelo civil e vai ser na quinta.. tenho uma dúvida se me souberes responder. Eu sou portuguesa mas vim viver para o estrangeiro e o noivo é estrangeiro. Dizes que a validade é de 6 meses, eu caso no dia 18 de Abril de 2020, então se abrir o processo em Dezembro deste ano eu tenho de la ir ou posso fazer isso a distância ou no consulado? É eles dão a data logo ou de acordo com o que tiverem disponível? Como sei se no dia 18 Abril 2020 a conservatória tem uma hora disponível para o nosso casamento? Obrigada e dcp o texto longo.
    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom debate Ana! ^^

    No nosso caso tivemos logo a aprovação do processo na hora ^^

    • Responder
  • Vera
    Noiva VIP Outubro 2020 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana.

    Muito obrigada pela partilha! Smiley smile

    • Responder
  • Sofia
    Noiva VIP Maio 2019 Maia
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana! Parabéns pelo teu debate, muito elucidativo Smiley smile

    • Responder
  • Patricia
    Noiva Master Setembro 2019 Seixal
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela partilha, faço os 6 meses dia 20 deste mês e estamos a pensar ir nesse mesmo dia ou no seguinte para despachar de uma vez!
    • Responder
  • Sara
    Noiva VIP Novembro 2019 Coimbra (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela partilha querida!!!

    Acho super importante este debate
    Beijinhos
    • Responder
  • Sara
    Noiva VIP Novembro 2019 Coimbra (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Terás apenas que pagar os 200€ querida!
    Beijinhos 😘
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Espero que sim! Costumo seguir o lema de: perguntar não ofende. Em diferentes reuniões, coloquei questões que pensava serem parvas e não foram

    • Responder
  • Ana V.
    Noiva Master Outubro 2019 Figueira da Foz
    Ana V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Lady! O teu debate é de grande ajuda 😊
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana. Expuseste as coisas de uma forma muito clara, parabéns por isso. Permite-me colocar aqui um debate que fiz sobre perguntas que coloquei no dia em que abri o processo: https://comunidade.casamentos.pt/forum/registo-civil-as-perguntas-a-fazer--t184095

    • Responder
  • Ana V.
    Noiva Master Outubro 2019 Figueira da Foz
    Ana V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A informação que vi é do IRN e entrei no link, depois de teres dito, e há lá uma nota muito pequenina a dizer isso da certidão de nascimento, mas não mencionam todos esses detalhes. Ainda bem que viste, pode vir a ser útil para alguém! ☺️
    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Junho 2019 Mafra
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não sei se está no site do IRN. Eu sei não porque vá com casar com estrangeiro, mas sim porque trabalho com o consulado português e são esses os documentos que pedimos 😊
    • Responder
  • Ana V.
    Noiva Master Outubro 2019 Figueira da Foz
    Ana V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Realmente não vi esse detalhe em nenhum lado 😬 Obrigada pela informação adicional, Tânia!
    • Responder
  • Ana V.
    Noiva Master Outubro 2019 Figueira da Foz
    Ana V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Patrícia! Eu fui uma delas, por isso é que também fui investigar melhor 😅
    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Junho 2019 Mafra
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana! Nós já abrimos o nosso em dezembro 😊
    apenas uma correção, para cidadãos estrangeiros terão que levar certidão de nascimento emitida a menos de 6 meses, se o país do nubente fizer parte dos países da convenção da haia os documentos tem q ser legalizados pela apostila e devem levar ainda certificado de capacidade matrimonial 😊
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana ! Ótimo debate ! Cada vez mais há noivinhas com dúvidas sobre este tema
    • Responder
  • Ana V.
    Noiva Master Outubro 2019 Figueira da Foz
    Ana V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eheh, espero que sim, até porque eu andei um pouco perdida com isto! Smiley xd

    • Responder
  • Ana V.
    Noiva Master Outubro 2019 Figueira da Foz
    Ana V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Taninha. Ainda bem Smiley smile Há tanta informação e em tantos sítios que uma pessoa perde-se. Falta pouco começarem a contagem oficial dos 6 meses Smiley kiss

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração