Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Marta
Super Noiva Setembro 2021 Maia

Abertura do Processo no Registo Civil online

Marta, a 16 de Dezembro de 2019 às 10:19 Publicado em Fórum Antes do casamento 13 58

Bom dia noivinhas e noivinhos,

Deixo-vos hoje um debate muito prático.

Nós iremos casar pela Igreja, mas como é habitual necessitamos de abrir o processo no Registo Civil, com menos de 6 meses até ao grande dia, dado que a Certidão emitida apenas tem validade de 6 meses, atenção a este pormenor. Smiley winking

Estava a conversar com o noivinho quando nos daria jeito ir ao Registo abrir o processo, e nenhum de nós conseguia tirar tempo no trabalho para ir lá (precisamos de tempo, pois não sabemos quantas pessoas iríamos encontrar lá.

Fui pesquisar ao nosso amigo Google para verificar o que era necessário, e deparei-me com a opção do processo ser aberto online em vez de presencialmente. Esta opção apenas é possível no caso de optarem pelo Regime de Comunhão de Adquiridos.

Sentamos-nos à mesa, munidos do leitor de cartão de Cidadão, dos cartões e respectivas senhas (precisam da carta que vem com o Cartão de Cidadão) e do portátil, e iniciamos o processo.

- Apenas precisam de um dos Cartões de Cidadão no inicio, nós optamos pelo do noivo.

- Acedemos ao site do Registo Civil - https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/ e iniciamos o processo.

- Alguns dados aparecem por defeito, temos de preencher alguns dados, tais como, local de casamento, data hora, a nossa morada e se quiserem deixar um texto na caixa de mensagem (o noivo colocou "queres casa comigo?), após todos dos dados estarem preenchidos e submetidos, eu recebi no meu e-mail um pedido do noivo.

- Acedi com o meu CC e Senha, e tive de concordar com os dados que lá apareciam, após submeter, aparece a referência para pagamento.

- Após o pagamento, vais recebendo indicação de como está o processo.

- Quando o processo estiver concluído, tem duas hipóteses, ou vão lá directamente buscar a certidão ou pedem (que foi o meu caso) o envio para a nossa morada.

Conclusão, processo concluído sem ter de sair da casa.


O leitor de cartões, muitos portáteis já trazem incorporado, caso contrário, podem adquirir um por cerca de 12€, já me deu muito jeito e poupou muitas dores de cabeça. (alterações de morada de residência, renovação do CC, e este processo, etc.)


Desculpem o testamento espero que tenha sido útil.

Bons preparativos

Marta


58 respostas

Última atividade por Marta, a 6 de Abril de 2021 às 17:26
  • Marta
    Super Noiva Setembro 2021 Maia
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Edite,
    O processo é despoletado por um dos noivos, mas tem de ser validado pelo outro logo vais necessitar de ler os dois cartões com o leitor de cartões.
    Bons preparativos Marta
    • Responder
  • Edite
    Noiva Curiosa Agosto 2021 Seixal
    Edite ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Alguém me consegue dizer se é preciso ambos os noivos utilizarem o leitor de cartões e os respectivos códigos?
    Pergunto isto porque o meu código de autenticação bloqueou.
    Obrigada 😘
    • Responder
  • Rita
    Noiva Ativa Julho 2021 Torres Vedras
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Marta,

    No email tenho apenas o contacto genérico. No entanto, já consegui esclarecer. Pediram-me para ligar ou enviar email diretamente para a minha conservatória.

    Obrigada! Tudo a correr bemSmiley smile

    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Setembro 2021 Maia
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa noite Rita,
    Têm de ser vocês a contactar a conservatória por iniciativa própria e solicitar ou marcação para irem levar a certidão ou verificar se é possível enviar via correio. No email que receberam deverá ter um contacto da conservatória.
    Espero ter ajudado. Bons preparativos.
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Julho 2021 Braga (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada ❤️
    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Setembro 2021 Maia
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa noite Filipa,
    Se tiveres o leitor de cartão de cidadão é suficiente.
    Bons preparativos
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Julho 2021 Braga (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite!
    É necessário ter a chave móvel digital ativa?
    Beijinhos ❤️
    • Responder
  • Rita
    Noiva Ativa Julho 2021 Torres Vedras
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa tarde Marta,

    De acordo com o que descreves, encontro-me neste momento na ultima fase "- Quando o processo estiver concluído, tem duas hipóteses, ou vão lá directamente buscar a certidão ou pedem (que foi o meu caso) o envio para a nossa morada."

    Recebi hoje o e-mail a dizer que o processo está concluído. No entanto, não fui contactada por email ou telefone para ir buscar a certidão ou pelo menos a informar se terei uma cópia, caso enviem diretamente para a Paróquia. Já tentei ligar para o número que vem no email, mas a linha está incontactável. O que fazer nesta situação? Contactar diretamente a Conservatória local?

    Obrigada!

    • Responder
  • Ana Rita
    Noiva Principiante Maio 2021 Estremoz
    Ana Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá olá! 😊
    Boa, realmente foi bem rápido. Muito obrigada por avisares 😘
    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Setembro 2021 Maia
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda bem Patrícia,
    Super rápido.
    Bons preparativos
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Principiante Maio 2021 Évora (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, olha já tivemos o processo com despacho hoje.
    De domingo até hoje 2 dias.. Alívio 😌
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Principiante Maio 2021 Évora (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa noite, tem de ter leitor de cartões. Eu não comprei pedi a um colega, no entanto julgo que no jumbo box há a cerca de 14 euros.
    • Responder
  • Ana Rita
    Noiva Principiante Maio 2021 Estremoz
    Ana Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada! Smiley heart

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Principiante Maio 2021 Évora (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim sim, não tem problema.
    Nós procedemos logo ao pagamento agora é aguardar que entre em sistema... Assim que tenha novidades publico aqui
    • Responder
  • Ana Rita
    Noiva Principiante Maio 2021 Estremoz
    Ana Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Patrícia! Posso pedir que depois dês feedback quanto ao tempo de entrega do vosso certificado? Smiley winking

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Principiante Maio 2021 Évora (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Marta, já tratamos de tudo online, tudo muito intuitivo, foi super rápido


    Obrigada
    • Responder
  • Ana Rita
    Noiva Principiante Maio 2021 Estremoz
    Ana Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Marta! 🌸
    Obrigada pela tua resposta. Este ano vou fazer tudo online, seguindo as tuas dicas que me estão a ajudar muito! Beijinhos para ti 😘
    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Setembro 2021 Maia
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Patrícia, depois dá o teu feedback sobre o processo. Tentei explicar passo a passo, mas pode ter falado alguma coisa.
    Bons preparativos
    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Setembro 2021 Maia
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa tarde Ana, desculpa a demora na resposta, mas tenho andado a preparar para um exame e não tenho estado na aplicação.
    Todo o processo é muito rápido, cerca de 2 dias para te informarem que o documento está pronto (este prazo foi antes da pandemia), depois pedi a Sra. Para enviar para casa e ela foi super rápida.
    Espero ter ajudado. Bons preparativos
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Principiante Maio 2021 Évora (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Marta muito obrigada


    Vamos fazer e depois passo por aqui para dizer como correu.
    😘😘😘😘
    • Responder
  • Ana Rita
    Noiva Principiante Maio 2021 Estremoz
    Ana Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marta! 🌸
    Estava com dúvidas acerca do registo civil online e outra novinha ajudou-me e deu-me a dica do teu debate 😉 Quanto tempo demorou a teres a certidão em tua posse? Muito obrigada desde já 😘
    • Responder
  • Fábio
    Noivo Novato Agosto 2020 Abrantes
    Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e a minha noiva já fomos à conservatória marcar o dia, mas com estes stresses todos que andam tinha visto essa hipótese. Já tento reservado dá na mesma para fazer on-line? E como funciona depois a licença de casamento?
    Quanto tempo demora até ficar tudo pronto?
    • Responder
  • Ana Lúcia
    Super Noiva Junho 2021 Setúbal (Concelho)
    Ana Lúcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia Marta,


    É a mesma situação que a nossa, somos os dois Católicos 🙂. Muito obrigada pela tua ajuda 🙂. Um beijinho.
    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Setembro 2021 Maia
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Andreia,
    Desculpa apenas responder agora, mas estive ausente da aplicação.
    Após o processo concluído, eu respondi ao email que recebi da entidade, porque em lado nenhum do site conseguia obter mais nenhuma informação. Responderam muito rapidamente a indicar que teria de ir levantar lá o documento, eu respondi que como trabalhava durante o tempo de expediente não era muito fácil lá ir e se seria possível enviar via CTT, foram super simpáticos e enviaram, recebi em casa sem ter de ir lá. Espero ter ajudado de qualquer forma. Bjs bons preparativos
    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Setembro 2021 Maia
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia Ana Lúcia,
    Escolhi o casamento católico, pois somos os dois católicos.
    Quando se fala de casamento civil sob a forma religiosa, até onde sei, estamos a falar de casamentos que envolvem mais que uma religião, imagina um é católico e o outro é católico ortodoxo ou judeu. Espero ter ajudado. Bjs bons preparativos.

    • Responder
  • Ana Lúcia
    Super Noiva Junho 2021 Setúbal (Concelho)
    Ana Lúcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marta,


    Quando fizeste a abertura do processo online qual opção escolheste? Casamento Católico ou casamento civil sob a forma religiosa?
    Obrigada 🙂Felicidades para vocês 🙂
    • Responder
  • A
    Noiva Constante Agosto 2021 Azambuja
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Marta. Obrigada pela informação super útil. Nós também tratamos de abrir o processo online até porque ainda temos em isolamento. Ontem já recebi a mensagem a dizer processo concluído, o que devo fazer agora? Eles vão contactar ou devo ligar a pedir para enviarem o documento para casa? Como fizeram para depois confirmar horas e detalhes com a conservadora? Obrigada!

    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Setembro 2021 Maia
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ola Samantha,

    Relativamente à alteração do nome, não tenho a certeza, já fiz o pedido há bastante tempo, mas tenho quase a certeza que não.

    Tudo o que fuja ao "standart", tem de ser presencial.

    Podes sempre simular o processo online e ver o que aparece.

    Bjs, bons preparativos

    • Responder
  • Samantha
    Noiva Ativa Abril 2022 Castelo de Paiva
    Samantha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Marta, eu quero ficar com o apelido do meu noivo depois do casamento. Sabes me dizer se tambem é possivel alterar o nome se fizermos o pedido de registo civil online?

    Obrigada Samantha

    • Responder
  • Sofia
    Noiva Constante Setembro 2021 Alenquer
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia,
    A certidão que teve que solicitar para a sua morada, serve para o que?
    Nós só vamos casar pelo civil. Será que essa certidão é necessária ? Eu fiz o processo.. e liguei para o IRN do local e não me falaram em certidão.
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah certo 🙂🙂🙂 obrigada 🙏🏼 mesmo
    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Setembro 2021 Maia
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Foram 3 a 4 dias depois de concluído, vais recebendo notificações do status do processo. No fim é que enviei um email, porque após dizer concluído, não consegues tira o documento do sistema. Tens de ir buscar ou solicitar que te enviem para casa.
    Bjs
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração