COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Marta
Noiva Experiente Abril 2021 Maia

Abertura do Processo no Registo Civil online

Marta, a 16 de Dezembro de 2019 às 10:19 Publicado em Fórum Antes do casamento 5 32
Guardado Guardar
Responder

Bom dia noivinhas e noivinhos,

Deixo-vos hoje um debate muito prático.

Nós iremos casar pela Igreja, mas como é habitual necessitamos de abrir o processo no Registo Civil, com menos de 6 meses até ao grande dia, dado que a Certidão emitida apenas tem validade de 6 meses, atenção a este pormenor. Smiley winking

Estava a conversar com o noivinho quando nos daria jeito ir ao Registo abrir o processo, e nenhum de nós conseguia tirar tempo no trabalho para ir lá (precisamos de tempo, pois não sabemos quantas pessoas iríamos encontrar lá.

Fui pesquisar ao nosso amigo Google para verificar o que era necessário, e deparei-me com a opção do processo ser aberto online em vez de presencialmente. Esta opção apenas é possível no caso de optarem pelo Regime de Comunhão de Adquiridos.

Sentamos-nos à mesa, munidos do leitor de cartão de Cidadão, dos cartões e respectivas senhas (precisam da carta que vem com o Cartão de Cidadão) e do portátil, e iniciamos o processo.

- Apenas precisam de um dos Cartões de Cidadão no inicio, nós optamos pelo do noivo.

- Acedemos ao site do Registo Civil - https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/ e iniciamos o processo.

- Alguns dados aparecem por defeito, temos de preencher alguns dados, tais como, local de casamento, data hora, a nossa morada e se quiserem deixar um texto na caixa de mensagem (o noivo colocou "queres casa comigo?), após todos dos dados estarem preenchidos e submetidos, eu recebi no meu e-mail um pedido do noivo.

- Acedi com o meu CC e Senha, e tive de concordar com os dados que lá apareciam, após submeter, aparece a referência para pagamento.

- Após o pagamento, vais recebendo indicação de como está o processo.

- Quando o processo estiver concluído, tem duas hipóteses, ou vão lá directamente buscar a certidão ou pedem (que foi o meu caso) o envio para a nossa morada.

Conclusão, processo concluído sem ter de sair da casa.

O leitor de cartões, muitos portáteis já trazem incorporado, caso contrário, podem adquirir um por cerca de 12€, já me deu muito jeito e poupou muitas dores de cabeça. (alterações de morada de residência, renovação do CC, e este processo, etc.)

Desculpem o testamento espero que tenha sido útil.

Bons preparativos

Marta

32 respostas

• Andreia
    Noiva Ativa Agosto 2020 Azambuja
    Andreia ·
    • Denunciar

Olá Marta. Obrigada pela informação super útil. Nós também tratamos de abrir o processo online até porque ainda temos em isolamento. Ontem já recebi a mensagem a dizer processo concluído, o que devo fazer agora? Eles vão contactar ou devo ligar a pedir para enviarem o documento para casa? Como fizeram para depois confirmar horas e detalhes com a conservadora? Obrigada!

• Responder
  • Marta
    Marta ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Ola Samantha,

Relativamente à alteração do nome, não tenho a certeza, já fiz o pedido há bastante tempo, mas tenho quase a certeza que não.

Tudo o que fuja ao "standart", tem de ser presencial.

Podes sempre simular o processo online e ver o que aparece.

Bjs, bons preparativos

• Responder
  • Samantha
    Noiva Curiosa Abril 2021 Castelo de Paiva
    Samantha ·
    • Denunciar

Olá Marta, eu quero ficar com o apelido do meu noivo depois do casamento. Sabes me dizer se tambem é possivel alterar o nome se fizermos o pedido de registo civil online?

Obrigada Samantha

• Responder
  • Sara
    Noiva Curiosa Setembro 2021 Alenquer
    Sara ·
    • Denunciar
    Bom dia,
    A certidão que teve que solicitar para a sua morada, serve para o que?
    Nós só vamos casar pelo civil. Será que essa certidão é necessária ? Eu fiz o processo.. e liguei para o IRN do local e não me falaram em certidão.
    • Responder
  • Vanessa
    Destacada Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Ah certo 🙂🙂🙂 obrigada 🙏🏼 mesmo
    • Responder
  • Marta
    Marta ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Foram 3 a 4 dias depois de concluído, vais recebendo notificações do status do processo. No fim é que enviei um email, porque após dizer concluído, não consegues tira o documento do sistema. Tens de ir buscar ou solicitar que te enviem para casa.
    Bjs
    • Responder
  • Vanessa
    Destacada Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar

Olá querida! Quanto tempo demorou após o pagamento a indicação da declaração finalizada? Depois recebeste um email a indicar que estava pronto?

• Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Ajudaste sim, obrigada!! Smiley smile

• Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Setembro 2020 Alenquer
    Andreia ·
    • Denunciar
    Obrigada!!

Acho que vou ter de recorrer ao mesmo método e estava com algumas dúvidas... mas parece fácil!
    Beijinhos e felicidades
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Julho 2020 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada Marta 🙂
    • Responder
  • Marta
    Marta ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Olá Vanessa,

O valor é igual, 120€ e o Regime de bens que permite é o que adquiridos.

A única coisa que poucas é o tempo que perdes a ir ao Registo e esperar. Assim até à noite consegues fazer.

Espero ter ajudado.

• Responder
  • Marta
    Marta ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Olá Patrícia,

Sim, quando acedes ao Registo Civil online, eles têm de ler o teu Cartão de Cidadão.

O meu foi oferecido pelo irmão, como prenda de aniversário (claramente, prenda de informático).

Mas consegues encontrar um por cerca de 10€, em lojas de informática, algum portáteis já vem com essa função incorporada.

Espero ter ajudado.

• Responder
  • Marta
    Marta ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Olá Tatiana,

O meu foi oferecido pelo irmão, como prenda de aniversário (claramente, prenda de informático Smiley laugh ).

Mas consegues encontrar um por cerca de 10€, em lojas de informática, algum portáteis já vem com essa função incorporada.

Espero ter ajudado.

• Responder
  • Isa
    Administradora Porto (Concelho)
    Isa Online ·
    • Denunciar

Excelente debate querida Maria! Super útil já que todos os noivinhos têm de passar por isto! Obrigadaaa Smiley heart

E já que estamos no espírito natalício, temos um presente especial para ti! Participa no nosso joguinho, agradece a quem fez o teu 2019 melhor e ganha o teu presente de Natal de Casamentos.pt! Começa aqui >> A quem tens de agradecer por estar sempre presente 💌

Beijinhos Smiley heart

• Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Outubro 2020 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar

Sem dúvida que hoje em dia temos a vida muito mais facilitada.

Casamos em Outubro, mas já testámos para verificar que estava tudo OK e também iremos optar por essa solução.

Obrigada

• Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Julho 2020 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    Optima sugestão, e em quanto fica fazer online?
    • Responder

Responda a este debate

Artigos relacionados