Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Isabel
Porto (Concelho)

A DGS anuncia um novo guia para a celebração dos casamentos

Isabel, a 18 de Junho de 2020 às 15:36 Publicado em Fórum Casamentos.pt 15 71

Olá Comunidade!

O amor provou que, mais uma vez, supera tudo. Após vários meses de medos e incertezas sobre o futuro dos casamentos, o grande dia de milhares de casais portugueses volta a ser uma realidade.


Depois da resolução do Conselho de Ministros, a Direção-Geral de Saúde (DGS) divulgou finalmente normas específicas que abrangem o setor nupcial no Guia de Recomendações por Tema e Setor de Atividade. Há novas orientações específicas, mas o setor ainda continua a seguir as normas de restauração. Porém, recomendamos que estejam sempre atentos às notícias e às novas orientações das autoridades, uma vez que as diretrizes mudam constantemente, de acordo com a evolução da abertura económica ou novos acontecimentos relacionados com o vírus >> artigo 5º da Resolução do Conselho de Ministros n.º 45-B/2020


Para que todos os noivos estejam informados sobre as medidas de segurança e higiene exigidas pelo órgão, preparamos o seguinte resumo:


👉Medidas de segurança para o espaço

Além de exigir o cumprimento das normas de higiene por parte dos cidadãos e funcionários e elaborar um plano de contingência próprio para a COVID-19 (orientação nº 006/2020), os estabelecimentos devem assegurar que todas as pessoas que trabalham e que vão frequentar o mesmo estão sensibilizadas para o cumprimento das novas regras. Entre os pontos mais importantes, estão estes:



◼ Igualmente, os estabelecimentos devem adotar medidas que assegurem o distanciamento entre pessoas seguindo as seguintes orientações:

    • >> O atendimento em balcão deve fazer-se com a distância de pelo menos 1 metro (idealmente 2) garantindo a sinalização devida e através de barreiras físicas que limitem a proximidade (orientação nº 011/2020).


    • >> Deve-se considerar a possibilidade de estabelecer, no interior dos estabelecimentos, algumas barreiras físicas que limitem a proximidade entre pessoas (ex.: colocação de “elementos separadores” que evitem uma aproximação excessiva entre indivíduos) (orientação nº 011/2020).


    • >> No caso de ser necessário proceder à entrega direta de materiais, o responsável deverá evitar, no limite das suas possibilidades, o contacto direto com as pessoas ou seus objetos pessoais (orientação nº 011/2020).


    • >> Dispor, sempre que possível, as cadeiras e as mesas de forma a garantir uma distância de, pelo menos, 2 metros entre as pessoas (orientação nº 023/2020).


>> Oferecer uma solução antisséptica de base alcoólica - SABA – em locais como os dispensadores de senhas, e incentivar o seu uso (através de, por exemplo, pósteres e cartazes) (orientação nº 011/2020).


>> Identificar pessoas vulneráveis (por exemplo, idosos com mais de 65 anos e com limitações físicas ou mentais perceptíveis, grávidas, acompanhantes de crianças de colo com idade igual ou inferior a 2 anos) e aplicar a legislação referente ao atendimento prioritário (orientação nº 011/2020).


  • >> Os lugares em pé, pela dificuldade de garantir a distância entre as pessoas, estão desaconselhados, assim como o self-service, buffets e dispensadores de alimentos que impliquem contato (orientação nº 023/2020).


  • >> Deve-se retirar os motivos decorativos nas mesas (orientação nº 023/2020).

  • >> Assegurar uma boa ventilação e renovação frequente de ar (orientação nº 023/2020).


  • >> A circulação das pessoas para as instalações sanitárias, que devem ocorrer em circuitos onde seja possível manter a distância adequada (orientação nº 023/2020).


  • >> Seguir as regras de desinfecção da orientação nº 014/2020.


Em relação aos convidados

Relativamente às cerimónias religiosas, é necessário ter em consideração as diretrizes da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e as diretrizes da orientação número 029/2020 relativa aos cultos. Em suma, o mais importante é manter a distância de 2 metros, usar máscara, não se deslocar a cerimónias religiosas em caso de suspeita de covid-19 e seguir as orientações de entrada, saída e gerais dos responsáveis pela organização da cerimónia e do local.

>> É necessário usar a máscara segundo a orientação nº 019/2020 (principalmente em relação ao artigo 8).

Para obter informações mais detalhadas sobre o novo guia da DGS, podem consultar o documento original e todos os links anexos.

A DGS anuncia um novo guia para a celebração dos casamentos 1

📷 Profoto Studios


71 respostas

Última atividade por David, a 8 de Julho de 2020 às 22:19
  • David
    Noivo Novato Novembro 2020 Lisboa (Concelho)
    David ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Isa. Boa noite.


    Sim, a maior restrição será ao nível da capacidade que será reduzida. 50% o que para nós não é problema.
    Empregados usarão máscara e não haverá buffet, será servido no prato.
    Música e festa será permitido.
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Dina, bom dia! Tal como lhe disse ao David, cada quinta está a adotar as suas próprias restrições, tendo sempre em conta as recomendações dadas pela DGS (referidas neste debate). Por este motivo, é importante falar com os fornecedores uma vez que as restrições que uma quinta aplique podem não ser adotadas por outra quinta. Obviamente que as restrições de cada quinta vão depender de vários fatores como o espaço em si , o staff que têm disponível, etc.

    O mais importante é seguir as recomendações dos nossos fornecedores. Beijinhos e espero ter ajudado!

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá David, bom dia. Essas são as restrições que a vossa quinta vai seguir? Como podes ler nos comentários deste debate, cada quinta vai adotar as suas medidas tendo em conta as recomendações dadas pela DGS.

    Continuação de um bom dia!

    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Agosto 2020 Lisboa (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    450 convidados são imenos e nesta altura é muito arriscado. Foi uma decisão sensata e a mais correcta neste momento. Muita força e vão ver que a vossa festa ainda vai ser melhor para o ano. Muitas felicidades para a vossa vida de casados e beijinhos
    • Responder
  • Dina
    Noiva Principiante Julho 2021 Sines
    Dina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu não dei sinal nenhum , qd ia para dar foi quando isto tudo começou.
    • Responder
  • Dina
    Noiva Principiante Julho 2021 Sines
    Dina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já adiei, a delegada de saúde do Alentejo Litoral não aceitava e eu tb tenho algum receio se alguém fica infetado e infeta outras pessoas a minha cerimónia será falada na comunicação social, eu ser acusada com bocas e a quinta também, é duro e estou a sofrer pois só faço 25 anos uma vez, vou tentar q esse dia saia da minha memória, não existe o dia 25 para mim, mas depois irei fazer uma super festa é q eu Tenho 450 Convidados, e q isto passe rápido para q todos nós tenhamos o nosso dia porque assim o merecemos. E as noivinhas aproveitem o máximo o vosso dia porque passa muito muito depressa. Beijinhos a todas
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Agosto 2020 Lisboa (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Dina, já há alguns videos e a Exponoivos já foi à tv esclarecer que as celebraçoes familiares como casamentos, baptizados são permitidos por lei e não há limite máximo de convidados desde que respeitem o 50% do espaço contratado.
    Se a quinta/ espaço não quer realizar isso é outra coisa. E aí deviam devolver o sinal e libertar-vos para procurarem outro espaço e terem outra alternativa. Vão ver que vão conseguir! Força e muitas felicidades para os vossos 25 anos!
    • Responder
  • Dina
    Noiva Principiante Julho 2021 Sines
    Dina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pelo que eu percebi é mesmo a quinta q não quer fazer eles podiam falar com o delegado de saúde da cidade e não estão interessados.
    • Responder
  • David
    Noivo Novato Novembro 2020 Lisboa (Concelho)
    David ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É numa quinta com cerimônia, almoço e festa. Provavelmente em espaço exterior. Mas segundo me disse poderia ser interior se o tempo não colaborasse. Não penso que tenha de adiar,
    • Responder
  • Dina
    Noiva Principiante Julho 2021 Sines
    Dina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois David isso é que me irrita, mas a lei já diz que podemos? Só se ele faz num restaurante, o meu é numa quinta e e almoço e jantar. Não vou casar vou comemorar bodas de prata. Por isso não queria adiar para o ano, para mim não faz sentido. Obrigada
    • Responder
  • David
    Noivo Novato Novembro 2020 Lisboa (Concelho)
    David ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Dina.


    Entretanto as regras mudaram e tenho um amigo que vai a um casamento este mês com 100 convidados, será almoço e não jantar com algumas medidas mas irá realizar-se.
    • Responder
  • Dina
    Noiva Principiante Julho 2021 Sines
    Dina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa tarde David, eu tenho um mail do dia 16 de Maio da delegada de saúde a dizer q não posso, só 20 pessoas e a dona da quinta tb já falou com a técnica de segurança q tb lhe disse q não podia. Eu ontem enviei mail porque queria perceber realmente se podemos ou não, só menos tenho outro documento, mas acho q devo esperar sentada 😂
    • Responder
  • David
    Noivo Novato Novembro 2020 Lisboa (Concelho)
    David ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pode haver casamentos com mais de 20 pessoas. A limitação é 50% da lotação. Quanto ao uso de máscara no exterior não é obrigatório e dentro ... É dúbio. Caso estejam a comer/beber não se pode usar máscara e normalmente há sempre alguma coisa na mão. Música e festa também não é proibido.
    • Responder
  • Joana
    Noiva Principiante Agosto 2022 Figueira da Foz
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou fazer o mesmo 😍 já este sábado e o segundo em 2022. Muitas felicidades! 🥰🥰
    • Responder
  • Dina
    Noiva Principiante Julho 2021 Sines
    Dina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Vanessa. O padre ligou me a dizer q podiam entrar na igreja 50 pessoas, a quinta diz q não pode fazer pq não tem autorização, a minha quinta tem capacidade para 600 pessoas e tem um jardim bem grande, mas só autorizam em estourastes, isto está tudo louco. Na quinta dava para colocar mesas de 3 em 3 metros, logo q almoçassem eu pedia para irem para a tua, mas não dá. E tenho o mail da delegada a dizer q não podemos, por isso não percebo, como é permitido, a DGS tem q ser mais clara. Vou tentar enviar um mail para ver se alguém me responde, a data aproxima se é não sei o q dizer, sei q muitos convidados não querem ir , mas queria arriscar eu só faço 25 anos este ano 😂
    • Responder
  • Susana
    Noiva Novata Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim é isso mesmo🥰🥰 vou ter direito a dois dias especiais com tudo o que tenho direito🤩
    • Responder
  • A
    Noiva Constante Agosto 2021 Azambuja
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós também vamos fazer semelhante, apenas cerimónia civil este ano com familia próxima (16 pessoas se possível) e a festa com 120 convidados adiámos para Agosto de 2021. Continuo descansada e em paz que foi a melhor decisão 🙏
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Constante Setembro 2022 Braga (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Sara,

    É com surpresa que leio o seu comentário! Obrigada pela partilha.

    Esse caso que fala no Algarve saiu nos jornais? Tem a notícia para eu ler?

    Obrigada!

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Constante Setembro 2022 Braga (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mas não era suposto permitirem os casamentos (claro, que com certas limitações, como por exemplo 50% da capacidade, etc)?

    Porque não a deixam fazer?

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Constante Setembro 2022 Braga (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Susana,

    Vai casar pela igreja e pelo civil também? e no próximo ano faz a festa (e com renovação dos votos)?

    • Responder
  • Dina
    Noiva Principiante Julho 2021 Sines
    Dina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu não sei o que dizer a minha quinta diz q não pode fazer enviei e-mail a delegada de saúde e tb disse q não era permitido, já não sei o q faça o dia está a chegar 25 de julho são bodas de prata e não sei o que dizer aos convidados.
    • Responder
  • Susana
    Noiva Novata Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu adiei a minha grande festa para o ano, mas o religioso vou manter, será daqui a 9 dias. 13 convidados é o que terei, mas acredito que será um dia muito feliz. Estou já muito ansiosa🥰
    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Outubro 2020 Lisboa (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim é o que tenho feito...o que tiver de ser será 😉 obrigada
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida Sofia! Depois da tempestade, vem a bonança. Muita força e continua em contato com os fornecedores do teu casamento para saber quais as restrições que eles tencionam adotar. Um beijinho grande Smiley heart

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Adriana! Força para vocês 😘🌈 Vamos conseguir ultrapassar tudo isto. Obrigada por partilhares a tua experiência connosco. Beijinhos!

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Ativa Julho 2021 Santa Maria da Feira
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parece tudo um pesadelo este ano. Infelizmente decidimos adiar o nosso casamento que estava planeado para o dia 7 de Agosto 2020 para o ano 2021. Estou muito tristes sobre esta situação, mas penso que foi melhor porque não queríamos casar com restrições... e tenho a sensação que cada dia que passa, há mais restrições. 😔


    Muita coragem, tenho fé que tudo vai ficar bem novamente! 😘
    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Outubro 2020 Lisboa (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela informação, isto é assustador...eu so caso em outubro e vou esperar ate mais perto para decidir se caso ou nao...porque com tanta coisa o dia de sonho mais parece um pesadelo...a todas as noivas muita força e coragem 😕🙏
    • Responder
  • Soraia
    Noiva Principiante Setembro 2020 Mação
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Https://dre.pt/dre/detalhe/tipo/0


    O que está em vigor é o que está na lei basta abrir o link que lhe enviei e ler especialmente a partir do artigo 12 que é bem explícito as regras a aplicar e como são aplicadas.Cumprimentos Luís Marques
    • Responder
  • Renata
    Noiva Curiosa Junho 2021 Montijo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Se as quintas vão ter as mesmas regras da restauração, então o uso de máscara pelos convidados quando se levantam da mesa devia ser obrigatório (excepto se for ao ar livre) porque é assim num restaurante actualmente. Se juntarmos: álcool, pessoas felizes (porque é um dia de alegria e partilha), 100 pessoas (dependendo do tamanho da quinta) e música (porque ao que parece a animação, música será permitida)....não me parece que vá haver grande distanciamento social.

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que bela informação!!!

    • Responder
  • S
    Coimbra (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa tarde
    Infelizmente isso não é verdade. É só mesmo 20 pessoas maximas para eventos. Não se reje da mesma maneira que as regras do restaurante. Porque segundo a DGS um casamento é apenas um grupo. Enquanto num restaurante os clientes entram e saem e não são da mesma família nem do mesmo grupo e só ficam por mesa famílias. Num casamento sabemos que não funciona assim. Podemos ver o exemplo que aconteceu este fim de semana no Algarve. É a mesma coisa. O responsável da Quinta leva um processo crime e fecham lhe o restaurante de imediato, multas para os noivos e os convidados seram todos obrigados a ser testados com exames. Estas informacoes obtive através do comandante do posto de GNR, com engenheiros de segurança alimentar e com advogado responsável no assunto. Espero ter ajudado.
    Vamos esperar que isto passe para voltarmos a normalidade
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, toda a razão. Ainda está tudo muito confuso e cada um tira as suas próprias conclusões mas o recomendado é que os noivos entrem em contato com a quinta e que sigam as indicações da mesma, eles sabem melhor do que ninguém que restrições podem ou não aplicar. Obrigada pela informação Luís! Um bom fim de semana Smiley smile

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração