Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

A
Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)

7 dicas para um casamento #zerowaste

Ana, a 19 de Junho de 2018 às 14:26 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 31

Hoje trago um debate inspiracional para as queridas noivas que queiram um casamento #zerowaste. Isto significa "desperdício zero". Mas "zero" é apenas um objetivo final. Se conseguirem diminuir o desperdício em apenas um detalhe já é um pequeno passo para uma festa mais ecológica e até mais poupada. Seguem 7 dicas, todas elas aplicadas no meu casamento daqui a uns meses!


1. Não usar palhinhas de plástico

Avisar o vosso espaço e catering que não vão usar palhinhas de plástico é um passo enorme para reduzir o lixo de plástico.

7 dicas para um casamento #zerowaste 1


2. Não usar talheres de plástico

Podem ser os talheres mais bonitos que nem precisam lavar, mas tentem imaginar o desperdício num casamento com 100 pessoas e 6/7 talheres por cabeça. O lixo que acabaria a flutuar nos oceanos quando há serviços de talheres lindos?

7 dicas para um casamento #zerowaste 2


3. Não usar espuma floral ou flores artificiais

A espuma artificial é um conglomerado de produtos tóxicos (fenol, formol, bactericidas e fungicidas) que não fazem nada bem ao ambiente. O mesmo para as flores de plástico. Demoram centenas de anos a decompor-se. Prefiram antes flores frescas, da época e de produção local para diminuir ainda mais a pegada ecológica. É amigo do ambiente e da carteira.

7 dicas para um casamento #zerowaste 3


4. Utilizar toalhas de tecido nos WC's

Este ponto vai ter que ser discutido na Quinta porque sei que usam um dispensador de papel nos WC. Mas não quero isso. Podem esvaziar esses dispensadores e substituir por toalhas. Espero sinceramente que seja possível e que disponibilizem as toalhas do alojamento ali também. Senão terei que levar as minhas próprias toalhas! Smiley smile

7 dicas para um casamento #zerowaste 4


5. Não utilizar garrafas de água de plástico

Há inspirações lindas para estes pormenores. Mas tirei logo daí a cabeça. Não quero produzir lixo desnecessário quando as pessoas têm acesso a água ao longo da refeição. Depois peço ao Catering para ter jarrinhos com água fresca e copos de vidro no Bar.

7 dicas para um casamento #zerowaste 5


6. Não usar copos de plástico

É muito simples mudar de copos de vidro para copos de plástico na parte da festa e bebidas servidas no bar. Novamente, vou falar com o Catering e, se fosse essa a intenção, pedir para serem usados sempre copos de vidro em todas as ocasiões.

7 dicas para um casamento #zerowaste 6


7. Não deixar sobras alimentares e reaproveitar tudo

O nosso catering durante o jantar vai ser muito restrito ao número de pessoas que vamos convidar. Mas, como em todos os locais, vai existir sempre comida extra e os buffets são feitos em qualidade e quantidade. O que já temos planeado é levar recipientes para transporte de comida e vamos ficar com a comida que sobre. Dividir entre amigos, família e o nosso próprio frigorífico para termos comida ao voltar da Lua de Mel Smiley cake

7 dicas para um casamento #zerowaste 7

31 respostas

Última atividade por Ana, a 20 de Junho de 2018 às 23:15
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Se trocarem regularmente ao longo do dia penso que será a situação ideal.

    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom! Smiley laugh Somos duas!

    • Responder
  • Cátia
    Super Noiva Setembro 2019 Santa Maria da Feira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Foi bom a menina ana nos lembrar
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mas eu acho giro guardar com as cores das flores. Nesse campo será mesmo assim.

    • Responder
  • Mafalda
    Noiva VIP Julho 2018 Santa Maria da Feira
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ana não sabia!’ Agradeço a informação vou tentar fazer isso!’
    • Responder
  • R
    Noiva Master Agosto 2018 Aveiro (Concelho)
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou usar todas estas dicas no meu dia Smiley laugh

    • Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Setembro 2018 Coimbra (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Toalhas de tecido no WC é uma péssima ideia em termos de higiene. AO fim de duas pessoas lá irem vão ficar molhadas o resto do dia. Não há forma de secarem. Os germes adoram esta situação. Não te aconselho. Nem nas empresas pequeninas se pode usar

    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ainda bem que ajudou Smiley laugh

    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Podes pedir a alguém que o saiba fazer bem, que seque o teu ramo natural. A minha mãe tem o ramo dela seco e é lindo. Smiley smile

    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Smiley laugh De nada, querida

    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O ponto sobre o buffet até tem solução mais fácil. Simplesmente chamar a Refood e eles tratam de tudo e levam para quem mais necessita Smiley smile

    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Estamos tão habituados a consumir sem pensar que depois ficamos chocados com o nosso desperdício.Smiley smile Esses balões malandros ficam para outro debate Smiley winking

    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso fica para outro debate sobre decorações Smiley laugh Mas felizmente já vejo noivas a escrever sobre isso a toda a hora!

    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acho óptimo! Considera pedir garrafas água de vidro que eles podem devolver e ser reutilizadas.Smiley winking

    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu agora já pergunto com antecedência. Se me deram as coisas como quero, compro. Senão sorrio e venho embora. E eles ficam a pensar. Smiley smile

    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    À disposição Smiley smile

    • Responder
  • Cicy
    Noiva Experiente Julho 2019 Lisboa (Concelho)
    Cicy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boas dicas querida
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimas dicas querida. E algumas são super práticas de aplicar.

    No meu caso optei pelas flores artificais no bouquet porque o quero guardar. Mas vou ponderar melhor a situação das petalas artificais.

    • Responder
  • Cátia
    Super Noiva Setembro 2019 Santa Maria da Feira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela dica fez jeito👍
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva VIP Julho 2018 Santa Maria da Feira
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada pela partilha!! Acho que só o sétimo é que me falta controlar!!
    • Responder
  • Ana Rodrigues
    Noiva Master Abril 2019 Porto (Concelho)
    Ana Rodrigues ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Um bom debate para nos fazer pensar em coisas que normalmente ninguem pensa kkkk concerteza temos que alterar a nossa estrategia quanto aos materiais que utilizamos no casamento. Como falaram aqui ja, falta só a largada dos baloes que deve ser um dos maiores danos para a natureza na minha opiniao, beijinhos
    • Responder
  • Joana
    Noiva Ativa Setembro 2018 Aveiro (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É bom ver noivas com preocupações "reais" - numa primeira leitura, acrescentava apenas a "maldita" largada de balões. Obrigada pela partilha 😉
    • Responder
  • M
    Noiva VIP Julho 2018 Loures
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela partilha das coisas que disseste acho que só as garrafas de água. E o resto do buffet sim vem connosco no dia asseguir convidamos a família a almoçar
    • Responder
  • Catnun
    Super Noiva Maio 2018 Lisboa (Concelho)
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por acaso é coisa que me irrita quando vou a Portugal é em restaurantes não servirem água da torneira e tanta vez “obrigarem-me” a comprar garrafas de água (na maioria das vezes de plástico).

    Tens ideias excelentes... só não sei se concordo a 100% com Flores reais vs artificiais. As reais só duram uns dias enquanto as artificiais duram a vida toda, podem ser reutilizadas etc.

    Na comida tambem concordo, nós reduzimos quantidades na comida do buffet à última da hora e mesmo assim ainda sobrou alguma coisa.
    • Responder
  • E
    Noiva Master Julho 2019 Ílhavo
    Ester ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelentes dicas
    Muito Obrigada pela partilha
    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, pode chegar a ser complicado mas acho que vale a pena Smiley smile Obrigada!

    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bem discutido com os espaços, por vezes até é possível. No nosso local, como também há alojamento, espero que tenham essa facilidade.

    • Responder
  • Francisca
    Noiva Master Outubro 2019 Penafiel
    Francisca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana

    Tem algumas que concordo plenamente com elas, mas outras está mais difícil de as aplicar.

    Um bom debate, muitos parabéns

    • Responder
  • Inês V.
    Top das Noivas Julho 2022 Évora (Concelho)
    Inês V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei o debate Smiley heart

    Mas é quase impossível.

    Sobretudo as toalhas no wc, e as garrafas de água.

    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu dei voltas à cabeça e consegui algo que me agrada para essa parte. A minha mãe vai levar pétalas de rosas do nosso jardim e dos vizinhos e vamos ter numa cesta de verga grande que ela tinha lá em casa. Biodegradável e reutilizável. Smiley smile

    Mas teres pensado já noutros pontos e ser tudo consciente é muito bom! Smiley laugh

    • Responder
  • S & P
    Noiva VIP Outubro 2018 Lisboa (Concelho)
    S & P ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei muito do teu debate. Em relação ao plástico utilizado vou usar o mínimo possível mas tenho noção que irei fazer algum lixo com os confetis e o arroz....
    mas talheres e utensílios será tudo lavável e reciclável! A comida também não irá ser desperdiçada pois irei levar caixas para os convidados levarem os restos do buffet para casa Smiley smile
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração